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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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RodrigoCarvalho

[PEZINHO] - Mid Bass de 5" ou 6"

Recommended Posts

 

Pra SQ, pico de 2dB jah comeca a ficar ruim, e pezinho respondendo -3dB em 80Hz nao serve (teria que ser uns 50 Hz, isso falando em -3dB em relacao ao pico de resposta) .

Hhehe honda civic da Rally Som, detentora de varios titulos da IASCA, usa corte HPF em 80hz pro peitinho e 80 hz pro sub hehe!!

Ah, essa que 80Hz não serve pra SQ foi boa...

Mogar, reveja seus conceitos!!!

 

Até meu Home-Theater é cortado em 80Hz.

80Hz é um corte muito bom...

 

Abraços.

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tenho um mid bass E2K em pezinho de 2,5l selado e tá tocando muuuuuito!!!!!!

 

1000000x melhor do q em free-air

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Soh uma coisa. Num sistema SQ, nao se deve em hipotese alguma ter um sub localizavel, i.e., que vc consiga identificar a posicao do sub. Isso com 80Hz de corte, eh algo MUITO dificil de se conseguir.

 

 

Em muitos HTs que jah escutei, com poucas notas de piano vc jah aponta com o dedo o local do sub. Isso estah errado. Ateh kits de ht da Nakamichi (que chegam a custar mais de 15000 reais) tem esse problema, e num HT isso eh muito mais frustrante que no carro. O unico sistema ht que eu escutei que nao dava pra identificar o sub com caixas pequenas foi um com caixas bookshelf B&W e um sub B&W tb cortado em 40 Hz, numa sala tratada acusticamente, e o local do sub escolhido a dedo.

 

 

Quanto ao fato do carro da Rally som ter ganhado etapas da Iasca, tem 300 outros fatores, que nao soh o local de onde vem as frequencias graves, que interferem bastante, mas particularmente, me irrita escutar os graves vindo de tras do carro.

Editado por Mogar

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Pra SQ, pico de 2dB jah comeca a ficar ruim, e pezinho respondendo -3dB em 80Hz nao serve (teria que ser uns 50 Hz, isso falando em -3dB em relacao ao pico de resposta) .

Hhehe honda civic da Rally Som, detentora de varios titulos da IASCA, usa corte HPF em 80hz pro peitinho e 80 hz pro sub hehe!!

Ah, essa que 80Hz não serve pra SQ foi boa...

Mogar, reveja seus conceitos!!!

 

Até meu Home-Theater é cortado em 80Hz.

80Hz é um corte muito bom...

 

Abraços.

Cara, a bronca é o duto que fica grande...e assim... tem outros casos envolvidos, a potencia por frequencia (que n é plana como a selada e etc).

 

Quando eu chegar em casa eu posto aqui tudinho pra vc ver nos gráficos

 

Abraços

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Pra SQ, pico de 2dB jah comeca a ficar ruim, e pezinho respondendo -3dB em 80Hz nao serve (teria que ser uns 50 Hz, isso falando em -3dB em relacao ao pico de resposta) .

Hhehe honda civic da Rally Som, detentora de varios titulos da IASCA, usa corte HPF em 80hz pro peitinho e 80 hz pro sub hehe!!

Ah, essa que 80Hz não serve pra SQ foi boa...

Mogar, reveja seus conceitos!!!

 

Até meu Home-Theater é cortado em 80Hz.

80Hz é um corte muito bom...

 

Abraços.

Ele não tem que rever conceito nenhum não hein...

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Pra um SPL com qualidade acho que o corte em 80Hz tá bom demais!!!

E eu tava só zuando o Abreu...

Mas pra SQPL o lance é pegar um mid de 6" sim!!!

Só que botar ele num pezinho de 2,5L é sacanagem sim!!!

Hehe...

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Qto aos cortes, não da pra dizer nada que possa ser considerado como certo. Tudo vai depender do ambiente sonoro que vc esta!! Não da pra se dizer que 80 hz é o ideal sempre ou que 40 hz é o minimo para um som SQ. Isso não existe. Td depende do local!!

Editado por bigbota

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Pelo menos p/ mim, quanto mais restrita a faixa de utilização do sub, melhor.

Meu pezinho tá sendo feito p/ descer até 30Hz.

40Hz já com bastante presença.

O sub se vira p/ tocar dai p/ baixo.

 

P/ mim, em SQ, esse é o esquema que vira.

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Bem galera, como ta a força?

 

Gente, eu tava aqui analisando e vi que grande partes dos mids dee 6" pra ele tocar 100% correntamente em pesinho a litragem do caixa fica em torno dos 10 litros em caixa selada ou dutada.

 

Porém para um mid-bass de 5" a litragem cai pra média de 4 ou 5 litros pra dá a frequencia 100% correta, agora tem um pequeno problema, os que analisei todos eles são aplicados para caixa dutada :/.

 

O que vcs acham?

 

Abraços

mid range de 5 no pesinho e mid bass de 6 nas portas!!

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de repente não precisaria fazer um pezinho baixasse tanto assim!!! Mas blz!!

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Pra SQ, pico de 2dB jah comeca a ficar ruim, e pezinho respondendo -3dB em 80Hz nao serve (teria que ser uns 50 Hz, isso falando em -3dB em relacao ao pico de resposta) .

Hhehe honda civic da Rally Som, detentora de varios titulos da IASCA, usa corte HPF em 80hz pro peitinho e 80 hz pro sub hehe!!

Ah, essa que 80Hz não serve pra SQ foi boa...

Mogar, reveja seus conceitos!!!

 

Até meu Home-Theater é cortado em 80Hz.

80Hz é um corte muito bom...

 

Abraços.

Ele não tem que rever conceito nenhum não hein...

Tem sim...

No meu Home-Theater por exemplo, fica clarissimo onde o sub está.

E não é problema nenhum saber de onde ele está, pois ele está na frente, junto as caixas frontais. Agora se vc fechar os olhos, vc pode jurar que o grave está vindo das caixas frontais e não dele.

 

O que no carro não se pode sentir é o grave vindo de traz, isso sim é errado, mas o grave vindo da frente é perfeitamente correto.

No meu carro eu sei o tempo todo que o sub está na mala (Sei porque instalei-o lá), mas se entrar uma pessoa que não conheçe, vai perguntar se o sub está dentro do painel... E consigo esse efeito perfeitamente com o sub cortado em 80Hz.

Com a caixa antiga eu não conseguia, mas com essa nova, por conta da nova posição do duto, esse efeito ficou muito bom.

 

Logo, o que importa não é o corte utilizado, e sim a "afinação" do sistema...

 

E isso não é conseguido somente com bons equipamentos, no meu caso por exemplo, era a caixa que estava com o duto na posição errada...

 

Abraços.

Editado por Abreu

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Pra SQ, pico de 2dB jah comeca a ficar ruim, e pezinho respondendo -3dB em 80Hz nao serve (teria que ser uns 50 Hz, isso falando em -3dB em relacao ao pico de resposta) .

Hhehe honda civic da Rally Som, detentora de varios titulos da IASCA, usa corte HPF em 80hz pro peitinho e 80 hz pro sub hehe!!

Ah, essa que 80Hz não serve pra SQ foi boa...

Mogar, reveja seus conceitos!!!

 

Até meu Home-Theater é cortado em 80Hz.

80Hz é um corte muito bom...

 

Abraços.

Ele não tem que rever conceito nenhum não hein...

Tem sim...

No meu Home-Theater por exemplo, fica clarissimo onde o sub está.

E não é problema nenhum saber de onde ele está, pois ele está na frente, junto as caixas frontais. Agora se vc fechar os olhos, vc pode jurar que o grave está vindo das caixas frontais e não dele.

 

O que no carro não se pode sentir é o grave vindo de traz, isso sim é errado, mas o grave vindo da frente é perfeitamente correto.

No meu carro eu sei o tempo todo que o sub está na mala (Sei porque instalei-o lá), mas se entrar uma pessoa que não conheçe, vai perguntar se o sub está dentro do painel... E consigo esse efeito perfeitamente com o sub cortado em 80Hz.

Com a caixa antiga eu não conseguia, mas com essa nova, por conta da nova posição do duto, esse efeito ficou muito bom.

 

Logo, o que importa não é o corte utilizado, e sim a "afinação" do sistema...

 

E isso não é conseguido somente com bons equipamentos, no meu caso por exemplo, era a caixa que estava com o duto na posição errada...

 

Abraços.

Tambem já vi Home-Theaters com o sub atraz do sofá, que se vc fechasse os olhos, poderia jurar que o grave estava vindo da frente.

 

Isso vai depender de uma série de fatores, principalmente da acustica da sala.

 

No carro tambem vai depender muito da sua acustica e formato, o meu Focus por exemplo, é um Hatch, ou seja, tem a mala dentro da cabine. Porem lutei um bocado para conseguir fazer o grave entrar na cabine dele com perfeição...

Cheguei a fazer 3 caixas para conseguir o efeito que tenho agora.

 

Então, novamente isso não depende do corte utilizado, claro que um corte mais baixo, facilita as coisas, mas não é ele quem define como seu sistema vai tocar.

 

Abraços.

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Nao estou apoiando ninguem, sei como devem ser feitos os cortes pra SQPL e SQ, mas uma coisa q aprendi nessa vida de som e foi o seguinte:

 

"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Editado por jvfonseca

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Naoestou apoiando ninguem, sei como devem ser feitos os cortes pra SQPL e SQ, mas uma coisa q aprendi nessa vida de som e foi o seguinte:

 

"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

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Essa da caixa selada descer até 25 hz com pouca atenuação como vc disse deve-se ao reforço sonoro que a cabine do carro deu no seu sistema. Caso vc pegasse um RTA e levantasse a curva de resposta do interior do seu carro, vc veria um pico nessa regiao ou em outras. Como ja sabemos o carro geralmente da um reforço nas frequencias mais baixas!!!

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Naoestou apoiando ninguem, sei como devem ser feitos os cortes pra SQPL e SQ, mas uma coisa q aprendi nessa vida de som e foi o seguinte:

 

"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

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"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Tenho cd original de teste de frequencia, fiz o teste no encontro do RJ, todos viram. Vai de 5 em 5 hz e da pra ouvir claramente, atenuado, mas eh som. Nao eh so tremedeira nao. Tanto q em 20hz ele ja nao toca nada, so treme um pouco, em virtude do amp tb, q fica fervendo nessa frequencia. Ele trabalha de 20 pra cima.

 

Como o Abreu disse, no site tem mp3 a 192k tb q faz isso, mas fiz no cd mesmo. Esse cd comeca em 10hz, ai nem botei pq o amp tava tao quente q fiquei com medo de queimar. Se fosse o AudioArt ate fazia, ele toca de 5Hz pra cima, pelo menos ta no manual.

 

[]s

Editado por jvfonseca

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"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

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"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

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Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

Pois eh...

 

15hz não, mas se vc quiser 25Hz, eu tenho um 6x9 aqui que vai ter dar isso!

Acha dificil? Procura ai no Forum que tem um topico meu mostrando ele...

 

Abraços...

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"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

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Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

Seu pezinho so nao vai ate 15hz pq nao foi desenvolvido pra isso, eh frequencia de sub. Mas ja vi mid tocar 20hz, tava num caixao, mas tava tocando ehehehe.

 

Por isso q falei, a pratica eh diferente da teoria

 

[]s

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Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

Pois eh...

 

15hz não, mas se vc quiser 25Hz, eu tenho um 6x9 aqui que vai ter dar isso!

Acha dificil? Procura ai no Forum que tem um topico meu mostrando ele...

 

Abraços...

Pode ser...

Uns 3L deve resolver, não?

 

[]

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Exato, o carro fechado funciona como um habitaculo perfeito acusticamente para a transferencia de baixas frequencias

 

[]s

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"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

Pois eh...

 

15hz não, mas se vc quiser 25Hz, eu tenho um 6x9 aqui que vai ter dar isso!

Acha dificil? Procura ai no Forum que tem um topico meu mostrando ele...

 

Abraços...

Pode ser...

Uns 3L deve resolver, não?

 

[]

eh falante de 5"? Tem pezinhos dutados de 5L q tocam 20Hz.

 

[]s

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Naoestou apoiando ninguem, sei como devem ser feitos os cortes pra SQPL e SQ, mas uma coisa q aprendi nessa vida de som e foi o seguinte:

 

"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

Seu pezinho so nao vai ate 15hz pq nao foi desenvolvido pra isso, eh frequencia de sub. Mas ja vi mid tocar 20hz, tava num caixao, mas tava tocando ehehehe.

 

Por isso q falei, a pratica eh diferente da teoria

 

[]s

Hehehehee, mid a 20hz já eh algo meio complicado...

Mas sub a 20Hz tem uns que tocam, e bem...

 

Já viu Hinor Cruzader tocando a 20Hz? Pois eh... Eu já! Como já falei algumas vezes tenho um amigo que faz sub`s para Home-Theater e um dos falantes que ele usa é o Cruzader, ISSO MESMO, HINOR!

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Naoestou apoiando ninguem, sei como devem ser feitos os cortes pra SQPL e SQ, mas uma coisa q aprendi nessa vida de som e foi o seguinte:

 

"Na maioria das vezes a teoria nao se justifica na prática".

 

Ou seja, ja vi coisas q considerava impossiveis acontecer em sistemas de som. No meu carro por exemplo, eu tenho 2 upgrades antigos (2001, nem tem escrito upgrade) em uma caixa selada mtt bem vedada recomendada pela Bomber. Consigo fazer os subs tocarem 25hz com atenuacao aceitavel, e tocam mesmo. Nessa caixa a ressonancia ficou em torno de 45hz, o q eu considerava impossivel num upgrade, ainda mais em caixa selada, pois na outra caixa ficava em torno de 60hz. Quem entra no meu carro acha q tem papao, E2K, mas sao upgrades.

 

Ja vi mtt gente aqui dizendo q o melhor posicionamento do sub eh apontado para o parachoque. Ouvi e vi mtts sistemas com subs na lateral virados um para o outro ou subs apontados para o teto q tocavam mtt mais do que os apontados pro parachoque. Tudo tem q ser testado.

 

Competidores de SPL ficam toda hora mexendo no Duto para acharem a melhor posicao, e nao usam teoria pra isso.

 

Ou seja, pode ser q um sub cortado em 80hz fique "invisivel" no sistema como pode ser q um sub cortado a 40hz fique totalmente "visivel" no porta-malas. A teoria nos da uma nocao aproximada do que queremos, mas temos q tentar na pratica, principalmente o pessoal que compete

 

[]s

Como vc sabe que o seu sub está descendo até 25Hz?

Pegando as MP3 no site da autosom.net. lá a mulherzinha diz que frequencia é e depois toca.

 

Eu tenho isso num CD Original, e meu sub responde a 20Hz... :) Parece lorota, mas eh isso ae... Caixa de 65L dutada com sintonia em 24Hz... "Tem coisas que só um MTX faz para vc"... Heheheheheheee...

 

Abraços.

Bom, depois dessa espero 15Hz no meu pezinho!

Pois eh...

 

15hz não, mas se vc quiser 25Hz, eu tenho um 6x9 aqui que vai ter dar isso!

Acha dificil? Procura ai no Forum que tem um topico meu mostrando ele...

 

Abraços...

Pode ser...

Uns 3L deve resolver, não?

 

[]

eh falante de 5"? Tem pezinhos dutados de 5L q tocam 20Hz.

 

[]s

Que pezinho dutado vc já viu tocando 20Hz?

 

Acho que nem o do Mdiana chega em 20Hz!

E tem uns bons 11L lá...

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