Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
bssardinha

Preparando o Motor

Recommended Posts

e ae galera?

quase nunca eu posto alguma coisa aqui, mas de uns dias pra cá comecei a me interessar por motor e etc.

 

tenho um polo 2004 1.6 hatch.

Vou colocar rodas aro 16 e rebaixar meu carro, só pra alinhar o pneu com o paralama, e com o som que vc pode ver na minha assinatura!

tenho medo de quando colocar as rodas o carro perca mais o rendimento que já perdeu com o som, daí queria fazer uma alguma coisa pra melhorar o motor dele!

fala aí alguma coisa que posso fazer no carro pra garantir pelo menos uns 10 a 20 cavalos sem aumentar muito o consumo e não diminuir a vida útil do carro!

Ah, se possível, queria uma coisa reversível...vc sabe né, o carro perde muito na revenda quando mudado o motor e tal!

 

Se possível queria uma coisa muito detalhada, explicando o que é cada coisa, faixa de preço que posso encontrar no mercado, e boas marcas que possívelmente poderei usar!

 

Abraço

Bruno

 

 

Obs: Nada de Turbina ok? :P

Editado por bssardinha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ae galera?

quase nunca eu posto alguma coisa aqui, mas de uns dias pra cá comecei a me interessar por motor e etc.

 

tenho um polo 2004 1.6 hatch.

Vou colocar rodas aro 16 e rebaixar meu carro, só pra alinhar o pneu com o paralama, e com o som que vc pode ver na minha assinatura!

tenho medo de quando colocar as rodas o carro perca mais o rendimento que já perdeu com o som, daí queria fazer uma alguma coisa pra melhorar o motor dele!

fala aí alguma coisa que posso fazer no carro pra garantir pelo menos uns 10 a 20 cavalos sem aumentar muito o consumo e não diminuir a vida útil do carro!

Ah, se possível, queria uma coisa reversível...vc sabe né, o carro perde muito na revenda quando mudado o motor e tal!

 

Se possível queria uma coisa muito detalhada, explicando o que é cada coisa, faixa de preço que posso encontrar no mercado, e boas marcas que possívelmente poderei usar!

 

Abraço

Bruno

 

 

Obs: Nada de Turbina ok? :P

Bom, vamos as sugestões:

 

ganhar 15 a 20Cv num carro de 101 Cv representam cercade 15 a 20% (dãããã) de acréscimo, o que não é pouco.

 

A opção aspirada para dar alguma coisa perto disso seria mais ou menos:

 

1) Filtro de ar com duto de captação

2) Escape mais livre

3) Coletor de escape dimensionado (não sei se já existe para este motor e carro)

4) Chip de potência

 

Retrabalho no corpo de borboletas é inviável pois o sistema usa drive-by-wire (EPC ou E-Gas como preferirem), sistemas nitro tbm são ligeiramente complicados pois necessitam de artefato eletrônico que garanta que a borboleta esteja aberta mesmo qdo o pedal já esteja (a borboleta abre diferentemente do pedal)

 

[]s Jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...

 

A princípio, TODOS no mundo quer um carro potente, econômico, que não dê manutenções, etc e talz... Mas a mecânica/física não "aceita" isso... Sempre haverá perdas, seja da espécie que for e sempre haverá limites, seja qual for o limite tmb... :( É froids isso...

 

Imagine o seguinte... Imagine que em automóveis ( Não só em automóveis, ok? ) funciona como uma "balança" daquelas antigas, que vc colocava uns pesinhos de um lado e o produto do outro... No meio ficava o indicador. Os "pesos" são a física, o produto seu carro/sistema e o indicador seu objetivo.

 

Vc só consegue modificar seu produto... Logo, se vc "fuçar", algo sairá do equilíbrio... Logo o seu objetivo já começa a "pender" para algum lugar... Difícil consciliar ambas as partes, ok?

 

E tenha em mente o seguinte... Não existe milagre. Vc tem aquilo que vc investiu! Ou por um acaso vc consegue quebrar os 180dB com seu sistema de som?!? Possível é de se passar a barreia dos 180dB... Basta ter grana. :legal:

 

Vamos entaum para a mecânica: ;)

 

Um ganho de 20cv em um motor 1.6 já é algo "não menosprezível". Principalmente nesse motor que tem uma potência específica mais "elevada". Com 112cv e 1600cc vc tem uma potência específica de 70cv/l de motor.

 

Na minha opinião, motores de rua tem um limite "psicológico" de uns 80cv/l... Mais que isso, seria interessante utilizar motores maiores e/ou sobre-alimentação, devido a conforto e investimento tmb.

 

A princípio, vc pode trabalhar corpo de borboletas, chip, filtro, coletor de escape, escape e um comandinho mais "esperto"... Tudo isso é reversível e muuuitas pessoas sequer desconfiariam que ser carro tem ( exceto o filtro, que é aparente, né! ) Só perceberiam que o carro "anda bem" qnd forem comprar! :P

 

O "segredo" disso estaria no conjunto chip e comando... Não que os demais parâmetros sejam menosprezíveis... Mas um bom acerto de injeção e ingnição com o novo perfil do comando, muda o ânimo de muuuitos motores.

 

Não conheço a diagramação do comando para o Polo... Não deve ser das mais mansas não, pois trata-se de um motor de boa potência específica. Portanto, o comando de válvulas começará a lhe trazer alguns inconvenientes do tipo, marcha lenta com umas leves pipocadas, falta de torque em baixa e um consumo um pouco maior... Principalmente se vc não quiser "taxar" o motor, o que seria irreversível. Ou reversível com troca do cabeçote/pistões.

 

Retirar um tiquinho do cabeçote tmb é legal, mas dependendo do que for feito, voltar o carro para gasolina pode ser "arriscado". Mas seria de boa valia, principalmente para reaver um pouco do torque perdido em baixa com o novo comando.

 

A princípio, uma listinha "mais ou menos assim" lhe traria algum benefício:

 

Filtro de baixa restrição;

Corpo de borboletas maior;

Comando ( algo em torno dos 276°/280° quem sabe )

Coletor de escape;

Escape completo;

Aumento na taxa de compressão ( pode ser uma leve rebaixada no cabeçote );

Chip no Álcool.

 

Marcas e preços não sei te precisar... Mas tranquilamente nisso vai mais de R$1500 para fazer. O chip na minha opinião é crítico. Se vc não tiver um profissional capacitado e experiente, o desempenho não será alcançado... E o investimento não terá o devido retorno. Com o perigo do carro ficar bem "beberrão" ainda por cima!

 

Daqui a pouco vem um pessoal mais experiente e lhe dá mais algumas dicas! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ae galera?

quase nunca eu posto alguma coisa aqui, mas de uns dias pra cá comecei a me interessar por motor e etc.

 

tenho um polo 2004 1.6 hatch.

Vou colocar rodas aro 16 e rebaixar meu carro, só pra alinhar o pneu com o paralama, e com o som que vc pode ver na minha assinatura!

tenho medo de quando colocar as rodas o carro perca mais o rendimento que já perdeu com o som, daí queria fazer uma alguma coisa pra melhorar o motor dele!

fala aí alguma coisa que posso fazer no carro pra garantir pelo menos uns 10 a 20 cavalos sem aumentar muito o consumo e não diminuir a vida útil do carro!

Ah, se possível, queria uma coisa reversível...vc sabe né, o carro perde muito na revenda quando mudado o motor e tal!

 

Se possível queria uma coisa muito detalhada, explicando o que é cada coisa, faixa de preço que posso encontrar no mercado, e boas marcas que possívelmente poderei usar!

 

Abraço

Bruno

 

 

Obs: Nada de Turbina ok? :P

Bom, vamos as sugestões:

 

ganhar 15 a 20Cv num carro de 101 Cv representam cercade 15 a 20% (dãããã) de acréscimo, o que não é pouco.

 

A opção aspirada para dar alguma coisa perto disso seria mais ou menos:

 

1) Filtro de ar com duto de captação

2) Escape mais livre

3) Coletor de escape dimensionado (não sei se já existe para este motor e carro)

4) Chip de potência

 

Retrabalho no corpo de borboletas é inviável pois o sistema usa drive-by-wire (EPC ou E-Gas como preferirem), sistemas nitro tbm são ligeiramente complicados pois necessitam de artefato eletrônico que garanta que a borboleta esteja aberta mesmo qdo o pedal já esteja (a borboleta abre diferentemente do pedal)

 

[]s Jr

Over...

 

Que eu saiba esses motores do Polo novo tem 112cv na versão 1.6 e 116 na 2.0. O torque no 2.0 não precisa nem comentar que é beeem maior, né?!? ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ae galera?

quase nunca eu posto alguma coisa aqui, mas de uns dias pra cá comecei a me interessar por motor e etc.

 

tenho um polo 2004 1.6 hatch.

Vou colocar rodas aro 16 e rebaixar meu carro, só pra alinhar o pneu com o paralama, e com o som que vc pode ver na minha assinatura!

tenho medo de quando colocar as rodas o carro perca mais o rendimento que já perdeu com o som, daí queria fazer uma alguma coisa pra melhorar o motor dele!

fala aí alguma coisa que posso fazer no carro pra garantir pelo menos uns 10 a 20 cavalos sem aumentar muito o consumo e não diminuir a vida útil do carro!

Ah, se possível, queria uma coisa reversível...vc sabe né, o carro perde muito na revenda quando mudado o motor e tal!

 

Se possível queria uma coisa muito detalhada, explicando o que é cada coisa, faixa de preço que posso encontrar no mercado, e boas marcas que possívelmente poderei usar!

 

Abraço

Bruno

 

 

Obs: Nada de Turbina ok? :P

Bom, vamos as sugestões:

 

ganhar 15 a 20Cv num carro de 101 Cv representam cercade 15 a 20% (dãããã) de acréscimo, o que não é pouco.

 

A opção aspirada para dar alguma coisa perto disso seria mais ou menos:

 

1) Filtro de ar com duto de captação

2) Escape mais livre

3) Coletor de escape dimensionado (não sei se já existe para este motor e carro)

4) Chip de potência

 

Retrabalho no corpo de borboletas é inviável pois o sistema usa drive-by-wire (EPC ou E-Gas como preferirem), sistemas nitro tbm são ligeiramente complicados pois necessitam de artefato eletrônico que garanta que a borboleta esteja aberta mesmo qdo o pedal já esteja (a borboleta abre diferentemente do pedal)

 

[]s Jr

Over...

 

Que eu saiba esses motores do Polo novo tem 112cv na versão 1.6 e 116 na 2.0. O torque no 2.0 não precisa nem comentar que é beeem maior, né?!? ;)

o over está certo. O polo 1.6 tem 101cv!

Loko, me diz uma coisa. Chipar o carro no alcool é uma coisa reversível?

e o que seria um escape mais livre?

 

 

[]'s

Bruno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Over...

 

Que eu saiba esses motores do Polo novo tem 112cv na versão 1.6 e 116 na 2.0. O torque no 2.0 não precisa nem comentar que é beeem maior, né?!? ;)

Vc tá "loko" heheheh

 

o 1.6 tem 101 Cv a 5.400 e uns 14 Kg de torque, o 2.0 tem 116 Cv e uns 17 e pouco Kg de torque...

 

 

Existe (existiu na verdade) um motor 1.6 16v de 125Cv na europa, mas éra a versão antiga, chamada aqui de SR (na verdade um parente do EA827)

 

[]s jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Over...

 

Que eu saiba esses motores do Polo novo tem 112cv na versão 1.6 e 116 na 2.0. O torque no 2.0 não precisa nem comentar que é beeem maior, né?!? ;)

Vc tá "loko" heheheh

 

o 1.6 tem 101 Cv a 5.400 e uns 14 Kg de torque, o 2.0 tem 116 Cv e uns 17 e pouco Kg de torque...

 

 

Existe (existiu na verdade) um motor 1.6 16v de 125Cv na europa, mas éra a versão antiga, chamada aqui de SR (na verdade um parente do EA827)

 

[]s jr

Yeap...

 

Fiquei "Loko" de vez!!! :ol

 

C tah certo... O SR era o mais potente...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

malditos , vcs tem uma tabela na cabeça né?! uhauhauh carajo! hehe

 

mas ae e se vc taxar e deixar na gasola , havera risco ?nao uma talhada no cabeçote mas bem leve e continuar rodando na gasola e tambem chipar na gasola, rola?\\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae galera, voces tem alguma foto mostrando onde fica o Filtro de baixa restrição,

Corpo de borboletas maior, Comando, Coletor de escape, Escape e etc???

serve tambem algum site onde tenha fotos com textos explicativos...To boiando aqui no assunto! :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae galera, voces tem alguma foto mostrando onde fica o Filtro de baixa restrição,

Corpo de borboletas maior, Comando, Coletor de escape, Escape e etc???

serve tambem algum site onde tenha fotos com textos explicativos...To boiando aqui no assunto! :pirou:

Dificil...cada carro é de um jeito, no seu tem a tampa de ci ma do motor que fiuca o filtro tem que tirar...

 

corpo de borboletas impossível usar maior porque é sistema drive-by-wire (sem cabo)

 

comando fica dentro do motor, no cabeçote

 

coletor e escape são aqueles canos quew saem do motor...

 

[]s jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae galera, voces tem alguma foto mostrando onde fica o Filtro de baixa restrição,

Corpo de borboletas maior, Comando, Coletor de escape, Escape e etc???

serve tambem algum site onde tenha fotos com textos explicativos...To boiando aqui no assunto! :pirou:

Dificil...cada carro é de um jeito, no seu tem a tampa de ci ma do motor que fiuca o filtro tem que tirar...

 

corpo de borboletas impossível usar maior porque é sistema drive-by-wire (sem cabo)

 

comando fica dentro do motor, no cabeçote

 

coletor e escape são aqueles canos quew saem do motor...

 

[]s jr

over, é muito complicado isso cara! =)

fala aí, oque vc faria no meu lugar...Não coloco uma turbina no meu pelo aumento do consumo (o carro já é muito beberrão) e pelo preço tmb!

to sem grana nenhuma agora.

Fala alguma coisa relativamente barata que já teria um rendimento razoavel.

Abraço

Bruno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae galera, voces tem alguma foto mostrando onde fica o Filtro de baixa restrição,

Corpo de borboletas maior, Comando, Coletor de escape, Escape e etc???

serve tambem algum site onde tenha fotos com textos explicativos...To boiando aqui no assunto! :pirou:

Dificil...cada carro é de um jeito, no seu tem a tampa de ci ma do motor que fiuca o filtro tem que tirar...

 

corpo de borboletas impossível usar maior porque é sistema drive-by-wire (sem cabo)

 

comando fica dentro do motor, no cabeçote

 

coletor e escape são aqueles canos quew saem do motor...

 

[]s jr

over, é muito complicado isso cara! =)

fala aí, oque vc faria no meu lugar...Não coloco uma turbina no meu pelo aumento do consumo (o carro já é muito beberrão) e pelo preço tmb!

to sem grana nenhuma agora.

Fala alguma coisa relativamente barata que já teria um rendimento razoavel.

Abraço

Bruno

Dificil dizer... ainda mais pra ganhar 20Cv como vc quer...

 

chip + filtro + escape te dão uns 10 Cv e olhe lá...

 

deve sair mais de R$ 450 + R$ 170,0 + R$ 320,00

 

um Kit nitro sai uns R$ 2.400,00

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
chip + filtro + escape te dão uns 10 Cv e olhe lá...

 

 

10cv já é um começo!

over, me fala uma coisa...aqui em salvador acho que n existe ninguem que consiga fazer esse trabalho direito!

tem como vc explicar como faria esse trabalho no meu carro?

e quais as marcas e modelos que devo comprar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

10cv já é um começo!

over, me fala uma coisa...aqui em salvador acho que n existe ninguem que consiga fazer esse trabalho direito!

tem como vc explicar como faria esse trabalho no meu carro?

e quais as marcas e modelos que devo comprar?

Ah rapá, num tem muito segredo

 

Chip num tem como saber apenas confiar, escape e filtro sóolhando em foto

 

[]s jr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10% eh bem razoável para algo leve, mas sinceramente naum vale a pena.

Vc que curte som, vai ficar com um ronco alto por causa do filtro e do dimensionado. Eh muiito chato para quem curte som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mas dinas, esse barulho é alto até em rotações baixas?

Se vc tiver um conjunto para hi-end/sq, pode ser que isso venha a incomodar um pouco sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, eu tenho um polo 1.6 igual ao teu. Quero saber qnt o teu faz? qnts km/l pq o meu bebe muito tmb!

o motor é o mesmo do golf 1.6. é o EA 111.

Teve um carinha aqui que turbou o carro dele, mas ainda nao sei se prestou.

Como o carro tem E-GAS (acelerador eletronico) acho dificil um turbo.

 

O q eu pretendo fazer no meu é trocar o filtro de ar e chipar! O meu problema é q eu teria q mandar minha central pra NASCAR (onde eu faria o serviço) e ai é meio complicado! e qm sabe num dia q tivesse sobrando um nitro.

 

Pra ganhar mais potencia do q com essas modificacoes só com rebaixamento de cabecote, troca de bico, etc...ou seja: aspirar o motor.

 

Dá uma olhada no site da NASCAR que o dono de lá comprou um polo hatch e reprogramou o chip, colocou o filtro de ar e um nitro! e parece q ficou forte.

 

Trocando td o escape dele conseguiria alguma melhoria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então cara, eu tenho um polo 1.6 igual ao teu. Quero saber qnt o teu faz? qnts km/l pq o meu bebe muito tmb!

o motor é o mesmo do golf 1.6. é o EA 111.

Teve um carinha aqui que turbou o carro dele, mas ainda nao sei se prestou.

Como o carro tem E-GAS (acelerador eletronico) acho dificil um turbo.

 

O q eu pretendo fazer no meu é trocar o filtro de ar e chipar! O meu problema é q eu teria q mandar minha central pra NASCAR (onde eu faria o serviço) e ai é meio complicado! e qm sabe num dia q tivesse sobrando um nitro.

 

Pra ganhar mais potencia do q com essas modificacoes só com rebaixamento de cabecote, troca de bico, etc...ou seja: aspirar o motor.

 

Dá uma olhada no site da NASCAR que o dono de lá comprou um polo hatch e reprogramou o chip, colocou o filtro de ar e um nitro! e parece q ficou forte.

 

Trocando td o escape dele conseguiria alguma melhoria?

Gasper, meu carro está fazendo cerca de 9km no litro. Mas gosto muito do carro...Acho que tem boa potência e gosto do câmbio também. O problema vai ser quando colocar as rodas, porque com o som já perde um rendimento monstro!

quanto o seu faz com o litro?

Quanto o problema do barulho do escape, acho que n me incomodaria...Meu som é SPL e n SQ. Não acho que seria um barulho significante quando estiver andando com o som ligado!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gasper, meu carro está fazendo cerca de 9km no litro. Mas gosto muito do carro...Acho que tem boa potência e gosto do câmbio também. O problema vai ser quando colocar as rodas, porque com o som já perde um rendimento monstro!

quanto o seu faz com o litro?

Quanto o problema do barulho do escape, acho que n me incomodaria...Meu som é SPL e n SQ. Não acho que seria um barulho significante quando estiver andando com o som ligado!

:legal:

Po cara, entao o meu tem algo errado. o meu carro tem aro 15" original e uma caixa com 2 subs de 12", nd muito significante. E ele tá fazendo 7 e as vezes 7,5 km/l. Ando sem ar qnd dá. Qnd nao dá nao tem jeito (aqui em belém é muito quente e muito úmido) só com ar.

 

Nao notei essa perda mostruosa q vc falou! Mas tmb nao to com a mala cheia! Coloquei susp. de rosca no carro e dei uma abaixadinha! Tá show o carro! adoro ele tmb. Cambio com engate preciso e embreagem macia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...