Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Fiat Strada: veja o que melhorou (ou piorou) na nova geração

Recommended Posts

Postado em
strada-2021-14-e1586200525288.jpgLado a lado, as versões de entrada e top de linha da nova geração da picape mais vendida do BrasilFernando Pires/Quatro Rodas

Quase 25 anos depois do lançamento da primeira Strada, a Fiat enfim revelou uma geração inteiramente nova. Embora a antiga ainda servisse (e continuará servindo) muito bem para o trabalho, a picapinha carecia de modernidade e principalmente, segurança.

Mas você deve estar se perguntando se a nova Strada é realmente tão melhor assim do que a antiga, e para isso, fizemos uma listinha das principais diferenças entre os dois modelos. E principalmente, se vale a troca pela nova.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Bem, a nova Strada melhorou bastante. Mesmo assim pode deixar os donos da antiga com saudades de alguns itens.

Continua após a publicidade
fiat-strada-volcano-22.jpgPortas traseiras convencionais facilitam acessoFernando Pires/Quatro Rodas

Entre os pontos positivos da nova geração, a Strada ganhou itens importantes como ESP e air bags laterais, nunca oferecidos no modelo antigo. A estrutura também é mais moderna, o que se traduz em mais segurança para os ocupantes em caso de acidentes. Segundo a Fiat, a rigidez torcional melhorou 10%.

A outra melhoria óbvia são as quatro portas da versão cabine dupla. Agora a Strada ficou mais parecida com um compacto normal, com uso do banco traseiro facilitado pelas portas convencionais.

A antiga usava uma solução paliativa, com uma porta de abertura invertida, apenas do lado do passageiro. Além disso, o espaço na segunda fileira, diminuto na Strada antiga, cresceu bastante na nova e agora permite um uso mais pleno.

stradaadventureestudio009.jpgMaçaneta de abertura da terceira porta está escondida na coluna B falsaDivulgação/Fiat

O visual também está mais moderno e a Stradinha ganhou itens “bacanas” como faróis de leds na versão de topo e uma central multimídia própria, ante a com ares de acessório chinês usada na picape antiga.

Continua após a publicidade

Além disso, embora a Strada permaneça com os mesmos 4,47 m de comprimento, há mais espaço também na caçamba. A versão cabine dupla pulou de 650 litros para 844 litros de volume. A capacidade de carga, no entanto, permaneceu nos 650 kg.

fiat-strada-endurance-2020-9.jpgStrada cabine Plus leva 1.354 litros e 720 kg na caçambaFernando Pires/Quatro Rodas

É na versão com cabine simples, porém, onde o modelo antigo se mostra ligeiramente superior. Na nova geração, a Fiat “uniu” as antigas versões de cabine simples e estendida numa única configuração de carroceria, intermediária entre as duas.

A nova picape leva mais volume e peso do que as duas antigas, com 1.354 litros e 720 kg, e tem cabine maior do que a antiga simples. Mas o espaço interno ainda é cerca de metade do oferecido pela antiga cabine estendida, o que pode fazer a diferença para quem costumava levar mais itens a salvo no interior da picape do que solto na caçamba.

A antiga cabine estendida levava até 685 kg na caçamba, com a simples chegando a 705 kg.

Continua após a publicidade

O que a antiga Strada também não tinha era sistema de molas para aliviar o peso da tampa da caçamba. Esse sistema, presente na nova, facilita a abertura e o fechamento do compartimento.

fiat-strada-endurance-2020-29.jpgVão na cabine Plus é menor do que antiga cabine estendidaFernando Pires/Quatro Rodas

Outro ponto que os donos do modelo antigo podem reclamar está sob o capô. Agora, a Strada mais potente tem 109 cv, extraídos do motor 1.3 litro usado também em Argo e Cronos. A antiga versão de topo Adventure usava um valente 1.8 16v de mais saudáveis 132 cv.

Embora mais antigo, o 1.8 levava a antiga Strada de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, ante 12,4 segundos da nova 1.3, de acordo com dados da montadora. A Strada Volcano até é ligeiramente mais leve do que a antiga Adventure, mas a diferença no desempenho é notável.

Fiat-Strada-Hard-Working-1.4-2014-e1593701338312.jpgAntiga Strada continua à venda em versões de entradaDivulgação/Fiat

Além disso, quem usava a picape em terrenos arenosos poderá sentir falta do Locker, o bloqueio mecânico do diferencial acionado por um botão no painel. Agora, o bloqueio é feito de forma eletrônica, usando os sensores do ESP e os freios. O sistema é engenhoso e funciona, mas pode não ter a mesma efetividade do antigo em situações mais complicadas.

Continua após a publicidade

Em todo caso, a nova Strada representa um avanço e tanto para a Fiat, além de marcar o fim (quase) definitivo de todos os modelos ainda baseados na plataforma do primeiro Palio.

O “quase” é porque a Strada antiga continua à venda, como opção de entrada, já longe do prestígio de outrora.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

unnamed-e1595011203513.jpg<span class="hidden">–</span>Arte/Quatro Rodas

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...