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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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2Furious

Gostaria de umas dicas pra fazer um ASPRO no AP !

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Fala galera, gostaria de umas dicas pra fazer um ASPRO no meu mancomóvel, é um Verona 91 LX 1.8 AP Alcool , com carburador BROSOL SOLEX 2E. O carro ta muito bom de motor, ele todo original ta andando muito bem. Gostaria de algumas dicas pra começar .. quais principais itens desse carro que tenho q comprar pra sarrufar ? Na verdade ja comecei meu "ASPRO" hehehehe, já dei uma limpa no carbura e deixei o segundo estágio como mecânico .. hehe, NOSSA, já é o primeiro passo ... rs :vts Mas sério , quero deixar o bicho invocado e nervoso, pq ADORO ver um MANCO TOSCO , supostamente "caidinho" chamando a Ivete Sangalo (POEIRAAAAAAAAA!!!!!!!!) quando bota lado a lado de um q menospreza só pq o carro é velho ... Conto com as dicas de vcs ... se puderem me passar uma lista agradeço .. mas tipo .. NADA DE TURBO por enquanto.

 

Muito obrigado.

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Guest TuCa

Coletor 4x1

uma boa taxada no cabeçote...

comando

esse carburador, se quiser trocar, põe uma weber 40

alcool

velas pra alcool e cabos especiais

 

e mais algumas coisinhas...

 

mas isso ai é o arroz com feijão dos carros de rua "aspros"

 

abraços

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Tuca, valeu mesmo mas

se puder colocar uma referência mais ou menos de cada coisa ... me ajudaria ... por ex. qual coletor ? qual comando ? .....

 

Brigadaum

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Ai q mongol eu huahuhuahua

so depois de movido o topico q percebi q postei no lugar errado

 

faiz parte huahuahuahua

mals ae

 

 

dicas ?

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Coletor de escape 4x1

Restante do escape com 2 polegadas e 1 abafador

Sem filtro de ar ou com filtro esporte

Trabalhar a giclagem (dai tem que ir testando mesmo) algo em torno de 150 no primeiro estagio e 190 no segundo iria bem ao meu ver para o 1.8 e 2E

Taxa no cabeçote para algo em torno de 14

Comando mais bravo , pode optar por um 280 ja que passando muito disso seu carbura não vai alimentar muito bem.

Velas melhores umas 9 da ngk ta bom

Uma avançada no ponto travando um pouco ele pra deixar o avanço em uns 6 graus

Nisso seu carro ja ganha um folego bom.

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Depende de quanto vc quer e quanto vc dispõe ( $$$ ) pra montar...

 

Muito provavelmente seu carro tem tuchos mecânicos... Já é um começo... ;)

 

Primeiro... Abrir o motor e verificar o estado geral de TODAS as peças... Dependendo, se o motor já estiver cansado, melhor refazer ele por completo. Só para garantir uma maior durabilidade depois de preparado...

 

2E e aspro... Hummm... Tah valendo... Mas não espere muito desse buras não... Interessante seria adotar um 3E... Melhor ainda seria as "Webona deitadas" ou mesmo as Solex "deitadas" da Alfa Romeu ( Né Mario Augusto?!? Hiehiehiehie... ) Filtro pra quê?!? *rs* Vc não andará em estradas de terra... :rolleyes: Mas convém por uns de baixa restrição...

 

Um comandinho mais "sarado"... Algo com um lift de uns 11/11,5mm, na casa dos 280/286°... Creio ser algo bastante "forte" para um carro do dia-a-dia... Já lhe trará uma marcha lenta meio pipocante... Já não será tão agradável dirigir no transito pesado... Mas creio ser uma boa opção.

 

Um belo sistema de escape... Nesse manco fica até fácil confeccionar um bom coletor de escape pois o motor é transversal. Se vc quiser adicionar uma sonda lambda, seria interessante... Não para ficar com "luizinha" piscando no painal ( Afinal de contas seu carro não é árvore de natal! :angry: ) mas para vc conseguir um melhor acerto e pra previnir possíveis quebras por falta de comb... Entenda/estude o pq de um Hallmeter e não subestime-o... ( Uma boa ferramenta para ajustar e preservar o manco! )

 

Usar pistões do motor a álcool ( 12,5:1 ) e uma leve rebaixada no cabeçote para vc ter uma taxa na casa dos 14/14,5:1 de taxa de compressão. Quem sabe se sobrar uma grana, mandar alargar as válvulas para 40mm e 35mm, trabalhar as sedes das válvulas, etc... Equalizar em bancada de fluxo é imprescindível... ( Esses trabalhos no cabeçote é caro! :( )

 

Um trato no sistema de ignição tmb é recomendável, né?!? :legal: Bobina mais fortinha, velas mais frias ( Grau 9 quem sabe... ) cabos melhores...

 

Sobrou outra grana, encurte o câmbio. Vc sentirá que o carro vai mudar pra caramba o comportamento com isso! Câmbios mais curtos são mais indicados para motores com uma prep aspro.

 

O dia que vc for no banheiro e limpar o #$%^#$%^#$%^# com notas de 100 dólares ( Zuera... ), o dia que lhe sobrar uma grana, alivie o motor... Aliviar bielas, pistões, volante do motor, etc... Depois acostume-se com a aspereza do motor... Hehehe....

 

E por ae vai...

 

Existe muita coisa que se pode fazer num carro para melhorar sua performance!

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Guest TuCa

não esqueça tb da embreagem de cerâmica...

 

embreagem é a alma do negócio!!!

 

pode ter certeza! flw

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não esqueça tb da embreagem de cerâmica...

 

embreagem é a alma do negócio!!!

 

pode ter certeza! flw

Em um motor com pouco torque, como a maioria dos aspro, não pedem uma embreagem tão mais "forte" assim como um motor sobre-alimentado "pede".

 

Enquanto a original "guentar", vai firme!

 

:legal:

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Po ae VALEU MESMO PELAS DICAS!

Era exatamente as informações que eu tava esperando ...

Negócio é deixar o manco pipocando de nervoso mesmo, qual comando mais "tenso" de todos daria nesse carro ? to nem muito ae pra marcha lenta não hehehe, só saio com o carro final de semana mesmo ... esse ae é pra zuação.

 

A minha única preocupação é a taxa no cabeçote ... :(

 

De resto, vou sair sarrufando ele ...

 

Se possível ... gostaria de pedir q vcs colocassem uma estimativa de preço de cada coisa que foi citada ... pq nesse carro to por fora mesmo .. só pra eu ter uma leve idéia.

 

MUITO OBRIGADO MESMO!!! VALEU MESMO PELA FORÇA AE!

 

 

(se alguem quiser postar mais dicas ... tamos ae ...)

 

:mac1

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Guest TuCa
não esqueça tb da embreagem de cerâmica...

 

embreagem é a alma do negócio!!!

 

pode ter certeza! flw

Em um motor com pouco torque, como a maioria dos aspro, não pedem uma embreagem tão mais "forte" assim como um motor sobre-alimentado "pede".

 

Enquanto a original "guentar", vai firme!

 

:legal:

se ele colocaR tudo isso q vc mencionou no post acima é necessário sim...

 

olhe o PV, imagina com embreagem original...

 

sei la, mas sou daqueles q acham q cerÂmica devia vir de fábrica...hehehhehehhe

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não esqueça tb da embreagem de cerâmica...

 

embreagem é a alma do negócio!!!

 

pode ter certeza! flw

Em um motor com pouco torque, como a maioria dos aspro, não pedem uma embreagem tão mais "forte" assim como um motor sobre-alimentado "pede".

 

Enquanto a original "guentar", vai firme!

 

:legal:

se ele colocaR tudo isso q vc mencionou no post acima é necessário sim...

 

olhe o PV, imagina com embreagem original...

 

sei la, mas sou daqueles q acham q cerÂmica devia vir de fábrica...hehehhehehhe

Fala Rapeize!

 

Olha só, fui hoje na oficina, ae vi o preço de um comando nervoso pro manco, um 280 la ta saindo 200 reais novo (esqueci o nome exato dele) mas esse é do tipo q sarrufa mas deixa a marcha lenta um tesão (segundo o preparador). Bem como conheço o dono da oficina, perguntei se tinha um mais TENSO e ele me ofereceu pelo mesmo preço um 290 nervozzzaçoo que ta numa saveiro que acabou de ganhar um campeonato de arrancada ... mas é usado .. qual dois dois vale mais a pena ? e outra coisa MUITO IMPORTANTE .....

 

Não quero mexer no cabeçote original por isso vou comprar outro pra taxar...

só q nao to com grana pra isso agora ..

 

O 280 ELE ME GARANTIU Q PODE FUNCIONAR BELEZA MESMO SEM TAXA.

O 290 ELE DISSE QUE SÓ BOTANDO PRA VER SE VAI PRECISAR TAXAR OU NAO ... MAS CASO FUNCIONE SEM TAXAR POR ENQUANTO PODE DEIXAR NUMA BOA ? TEM PERIGO DE BABAR NADA NAO ? NAO VAI BATER NEM EMPENAR NADA ? CORRE O RISCO ? SE FOR PRECISO FICO COM O 290 PRA NAO PERDER A OPORTUNIDADE E ANDO COM O MANCO NO SAPATO ATE PEGAR UM CABEÇOTE PREPARADO.

 

Por favor me ajudem ae com a opinião de vcs .. não gostaria de mexer errado e jogar dinheiro fora. Muito obrigado.

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Ahh eu esqueci de comentar ..

Quero justamente colocar o comando 290 pq posteriormente vou pegar com ele uma Weber 40 e colocar .... dae gostaria de saber se pra trocar o 2E pela weber se precisa trocar mais alguma coisa .... me falaram q tem q trocar a "MESA do CARBURADOR" ... q q eh isso ? precisa mesmo ?

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Ahh eu esqueci de comentar ..

Quero justamente colocar o comando 290 pq posteriormente vou pegar com ele uma Weber 40 e colocar .... dae gostaria de saber se pra trocar o 2E pela weber se precisa trocar mais alguma coisa .... me falaram q tem q trocar a "MESA do CARBURADOR" ... q q eh isso ? precisa mesmo ?

Sem querer desmerecer ninguem, mas comandos acima de 268° já começam a interferir na ML (obio tem que ver Lobe center e outros parãmetros), 272° ainda traz uma lenta aceitável...maior que isso é dificil ver um comando que num peça uma ML em 1.100 RPM

 

outra com 280° o 2E restringe um pouko, seria bom um 3E pelo menos

 

comando 280° pra cima já pede uma taxa um poucom mair, pelo menos 1 ponto pra não perder tanta força em baixa

 

 

[]s jr

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290­° já é um comando bastante "brabo"...

 

Ele só vai "despertar" o motor com o giro bem alto...

 

Cuidado para não se empolgar e deixar as válvulas flutuarem.

 

Seria interessante o uso de molas mais fortes...

 

Se bem que, com um comando desses, até as válvulas já serão "pequenas"...

 

Um comando de tal diagramação ( 290° típico para aspro ) já começa a deixar toda a parte por onde passa os gases "sub-dimensionadas".

 

Um belo investimento num cabeçote e um cambio mais curto lhe trariam um carrinho legal para dar umas "esticadas" nos FDS... Sem dizer no buras. 2E ficaria bem "restritor".

 

 

:legal:

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Cara o meu medo eh colocar o 290 sem eu ter taxado o cabeçote ainda e começar a "bater" as paradas ... vai q empena alguma coisa ... ae ferrou.

Logico, ja to colocando o 290 pq "fica pro futuro" hehe, mais por questao de oportunidade ... pq por mim ficava com um 280 "suave" mesmo ... sem taxa.

 

E no caso pro meu carro .. com bura 2E alcool e esse 290 qual seria o maximo de taxa "ACEITAVEL SEM RISCO" ? e qual seria a "IDEAL" ?

 

Mais uma vez valeu mesmo pelas dicas.

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Taxa eu não sei, mas se for o Cabeçote do AP rebaixando 1,4mm fica muito bom e sem risco nenhum de quebra por taxa excessiva. E o IDEAL (leia-se máximo) seria 2,5mm de rebaixamento. Só que dai nem pensar em colocar 1 gota de gasolina misturada no álcool, dai só álcool puro mesmo! Mas COM CERTEZA entre um comando 280 com taxa original e um 290 com 2,5mm rebaixado... vai de segunda opção - vai virar um canhãozinho!

Fabiano.

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não esqueça tb da embreagem de cerâmica...

 

embreagem é a alma do negócio!!!

 

pode ter certeza! flw

Em um motor com pouco torque, como a maioria dos aspro, não pedem uma embreagem tão mais "forte" assim como um motor sobre-alimentado "pede".

 

Enquanto a original "guentar", vai firme!

 

:legal:

Carro aspro tem POUCO TORQUE ???????? ta loco ?

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Carro aspro tem POUCO TORQUE ???????? ta loco ?

Yeap! :legal:

 

Comparado a um sobre alimentado, ele tem pouco torque sim...

 

Exemplo... B16A x 250S... Cada um com aprox 160cv.

 

B16A -> +/- 15.3kgfm a altas 7000 rpm...

 

250S -> +/- 29,1kgfm ( quase o dobro do japa ) a 4500 rpm...

 

( Fonte BestaCars... )

 

:rolleyes:

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Carro aspro tem POUCO TORQUE ???????? ta loco ?

Yeap! :legal:

 

Comparado a um sobre alimentado, ele tem pouco torque sim...

 

Exemplo... B16A x 250S... Cada um com aprox 160cv.

 

B16A -> +/- 15.3kgfm a altas 7000 rpm...

 

250S -> +/- 29,1kgfm ( quase o dobro do japa ) a 4500 rpm...

 

( Fonte BestaCars... )

 

:rolleyes:

toma coragem e anda no perverso pra vc ver c tem pouco torque...

 

ou leva um arado no posto que eu aro a bandeirantes inteira com ele !!

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E me desculpa , mas aspro tem bem mais torque em baixa que qqr turbo ai !

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Não sabia que o solo da Bandeirantes é bom pra plantar feijão!

Vou investir e garantir meu futuro! :legal: :lol:

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Carro aspro tem POUCO TORQUE ???????? ta loco ?

Yeap! :legal:

 

Comparado a um sobre alimentado, ele tem pouco torque sim...

 

Exemplo... B16A x 250S... Cada um com aprox 160cv.

 

B16A -> +/- 15.3kgfm a altas 7000 rpm...

 

250S -> +/- 29,1kgfm ( quase o dobro do japa ) a 4500 rpm...

 

( Fonte BestaCars... )

 

:rolleyes:

toma coragem e anda no perverso pra vc ver c tem pouco torque...

 

ou leva um arado no posto que eu aro a bandeirantes inteira com ele !!

Com vc dirigindo?!?

 

NEM MORTO!!! :P

 

Tem muito "apego" ao meu "couro"!!!

 

Já nasci com ele e pretendo morrer grudado nele!!! *rs*

 

Tah bom... Tah bom...

 

Verei se tomo coragem e ando contigo seu vale-nada!!! ;)

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