Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
viteixeira

Ajuste do Ganho para o Tweeter

Recommended Posts

Boa tarde, galera!

Depois de alguns anos sem mexer no som do meu Civic G9, aproveitei a quarentena para fazer um upgrade e, durante a regulagem, me surgiu uma dúvida.

A alteração que eu fiz foi a seguinte: instalei um amplificador mono dedicado ao Subwoofer e, aproveitando os canais liberados no amplificador quatro canais, instalei o Kit 2 Vias numa configuração ativa, utilizando o crossover da HU.

Os equipamento instalados agora são:

HU Pioneer AVH-X5880TV;

Amplificadores DAT PR4160 (4 x 85W em 4 Ohm) e DAT PR500 (1 x 250W em 4 Ohm);

Tweeters e Mids do Kit 2 Vias Hertz ESK 165L.5; e

Subwoofer Hertz ES250.

Minha dúvida tem a ver com o ajuste de ganho para os Tweeters.

No caso dos Mids e do Sub, eu tenho utilizado um multímetro para o ajuste.

No entanto, no caso dos Tweeters, eu li em sites gringos que a utilização do multímetro não é muito recomendada, porque supostamente eles não fazem uma medição correta da potência em frequências muito diferentes da frequência da rede elétrica.

Além disso, no manual do produto e no site da Hertz, não tem a especificação da potência RMS dos Tweeters, apenas a de pico - Power Handling - Peak W 150 (Hi-Pass Filtered @ 3,5 kHz - 12 dB Oct.

Como vocês recomendam que eu faça o ajuste? Por puro ouvido??

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, e ai @viteixeira, blz fiii?! Kkk

Cara, seu set tá ativo, então vc pode fazer de ouvido mesmo. Cortes e ganhos de maneira a integrar e equilibrar mids e tuítas.. vai brincando ai e qualquer dúvida que surgir, vc volta aqui que tentamos te ajudar, ok?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o fabricio falou mesmo, ate pq os tw muito altos vão ficar irritantes...entao d ouvido da pra fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ajuste de ganho eh pra fazer o casamento entre a saida do player e a entrada do amp. Entao, a principio nao importa se na saida do amp tem um tweeter, um subwoofer ou uma driver com corneta, tanto faz. Ou seja, se voce nao trocou o player, nao tem que mexer no ganho. 

O unico jeito decente que eu conheco de ajustar o ganho eh com um osciloscopio, e nao faco ideia de como voce poderia fazer isso com um multimetro. De ouvido nao tem precisao nenhuma, mas se voce nao ouve em volume alto da pra enganar.

Depois de tudo ajustado, se voce quiser usar o ajuste de ganho pra atenuar algum canal que ficou sobressalente, nao tem problema, mas, nesse caso, nao pode aumentar o ganho, soh diminuir.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...