Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
jefe92ramos

Subwoofer custo/benefícios.

Recommended Posts

Boa noite sou novo no fórum e esse é meu primeiro post, então já vou pedindo desculpas pelos meus erros. 

Andei dando uma olhada nos tópicos mas ñ achei nada que esclarecesse minhas dúvidas, ao contrário me deram novas duvidas. Sendo assim venho humildemente pedir ajuda aos mais sábios e pacientes com os mais leigos no assunto!

Seguinte estou pensando em comprar um subwoofer custo/benefício e "popular" no mercado de som automotivo. As opções seriam Bomber One 12" 200W RMS ($150), Bomber UpGrade 12" 350W RMS  ($160) e até um Bomber UpGrade 15" 350W RMS  ($270) todos bobina simples 4 ohms e no modelo mais recente.

A ideia seria comprar um SD400.4 EVO e ligar o sub em um bridge de 4 ohms 200W RMS. Os outros dois canais q sobrariam eu ligaria um par de 6x9 Bravox 220W RMS sabendo q o SD manda somente 65W RMS a 4 ohms por canal oq já será melhor q meu radio Positron q manda somente 20W RMS por canal. Possuo dois falantes originais nas portas da marca Bravox mas ñ lembro modelo e potência.

Curto todos os estilos musicais mas sou apaixonado pelos graves e subgraves das músicas. Então a grande dúvida é qual deles ira me atender na questão de graves macios internos e q ao abrir o porta malas com volume baixo/médio o sub não suma a ponto de parecer q estão tocando somente os 6x9, (levando em consideração a categoria desses subs).

Em questão de caixa pelo q vi no manual os de 12" pedem 50L e o de 15 pede 70L. Atualmente meu meio de locomoção é um Uno Mille (sem escada no teto kkk). Por enquanto ñ pretendo usar dois subs pois preciso de algum espaço no porta malas para levar a mãe no mercado. MAS futuramente até penso em comprar um SD 800.4 EVO etc e adicionar mais um sub e esse SD 400.4 EVO poderia ficar para o par de 6x9 mais um Driver e um twitter.

Já escutei dois Bomber Dub 12" tocando e achei os graves estranhos sem definição (creio q a caixa foi mal dimensionada), um Spyder Nitro 12" 700W RMS e achei um sub sem graça  (mono nota), dois Pioneer Cara Preta modelo mais antigo de 12" que ao meu ver os subs ñ valem oq pedem neles ($) e por ultimo dois Bravox UXP 12" 500W RMS que os graves e subgraves me agradaram mas o custo do sub está na casa dos $300. Creio q se vcs m recomendem em últimos casos o Bravox UXP eu conseguiria usar ele com os 200W RMS sem mandar distorções por um tempo mas foge um pouco dos valores. E creio q já n seja mais um projetinho custo/benefício.

Já ouvi falar q subwoofer bom e q desce bem seria acima de 15". Como vcs viram são mtas dúvidas e pouco orçamento no momento para investir no projeto, nunca escutei Bomber One e Upgrade pessoalmente e ñ conheço alguém q tenha pois moro em cidade pequena no RS e aqui 90% dos q curtem som usam woofer de 12" pra pancadão e na minha opinião fica um som enjoado de ouvir, nesses casos ja ouvi Tornados de 15" e 18" tocando com mala aberta e o grave fica show pro meu gosto mas já é outra categoria de som $ e ñ vou m iludir por enquanto. Mas creio q com a ajuda de vcs algum projetinho saia do papel...

Abraços e q Deus abençoe a todos os membros e ñ membros do fórum. 

Bom, vou dar a minha contribuição.

Primeiro entre a escolha do subwoofer, pelo valor ser muito parecido eu já descartaria o Bomber One por ser um modelo bem de entrada e iria no Bomber Upgrade de 12", o de 15" não é muito legal não.

Uma coisa que tu tem que ter em mente é que o Bomber Upgrade desce porém não são subgraves pesados, digo pesado na sensação que tu tem ao sentir os sons de baixa frequência que o subwoofer reproduz, é um subgrave mais leve. Digo isso porque já tive dois em uma SD1200 e isso não quer dizer que ele seja ruim, é só uma característica dele.

Já utilizei um em uma SD400.4 da mesma forma que pretende utilizar, fica interessante, preenche bem o carro, pode ligar dessa forma inicialmente que acredito que vá te agradar.

O Bomber Upgrade toca bem pra fora, claro que não é um woofer que vai jogar o som longe e dar aquele gravão de tremer a po*** toda, mas toca bem sim, não faz feio.

Só uma observação que faço, tu quer ouvir subgrave forte, musica de low bass, vidros vibrando e esse tipo de coisa? Se a resposta for sim, vai ter que partir pra algo mais bruto e que consequentemente vai custar BEM mais caro...

Agora a respeito dos upgrades que você pretende fazer, tu tem duas opções, gastar um pouco mais e ter um som legal pra tocar pra fora (qualidade e SPL) ou gastar um pouco menos e ter um som que grita pra fora, só.

A opção de gastar um pouco menos é essa que tu disse ai, comprar outro módulo (tem que ser de um canal, esqueça o SD800.4 para dois subwoofers), uma corneta e um tweeter, cortes por capacitor e fim.

A outra opção é tu comprar um outro módulo e se for manter os upgrades eu recomendo a SD1200.1, um médio de 8" (tem vários modelos, depende do teu bolso) e um Driver TI (que eu recomendo o JBL D220Ti, sem ser o trio), os cortes tu faz por um processador de áudio, não é caro, pode ser um PX1 que te atende tranquilo. Ai ficariam dois Bomber Upgrade na SD1200, o médio em um bridge e o driver no outro bridge da SD400.4, os 6x9 tu pode ligar novamente no player. Vai ter um som gostoso de ouvir, dá pra animar um churras tranquilo e relativamente forte. 

Claro que tu não precisar sair comprando tudo de uma vez, só se programar e comprar aos poucos que dá tudo certo.

O interessante desse ultimo setup que te disse, é que daria pra tu fazer uma caixa pra cada Upgrade (iguais obviamente) e que caibam uma do lado da outra no porta malas e o médio e driver em uma caixa juntos (tu só separa os fios de cada um), ai o dia que tu precisar do porta malas mas não quiser ficar sem grave, tu pode tirar a caixa de voz (medio e driver), tira a caixa de um Upgrade e deixa um só lá ou se precisar ir pra algum lugar mas não der pra levar os dois subwoofers, deixa um só e a caixa de voz, fica um set modular.

Edited by alanleite28
  • Like 2
  • Upvote 1