Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Especial férias: nove dicas de ouro para uma direção segura na estrada

Recommended Posts

abre-atencao-e1562267521146.jpgCelular e direção: risco de acidente 23 vezes maiorQuatro Rodas

Dirigir exige concentração e boa condição física e mental. Por isso, a primeira atitude a tomar é escolher um bom horário para viajar: o ideal é dar preferência àquele em que seu corpo está mais disposto.

A segunda é encarar a própria viagem como parte do passeio e não como um tempo insuportável que o separa do local de destino.

Dirigir de forma consciente e generosa significa levar em consideração as emoções das outras pessoas que estão no carro – fazer ultrapassagens ousadas ou andar sempre muito rápido pode ser desafiador para quem está ao volante, mas, além de ser perigoso, é desgastante para os demais passageiros.

Eliminada a questão da pressa, planeje uma parada a cada duas horas e encare como um momento de relaxamento e não um pit-stop que vai lhe tirar posições em uma corrida.

Não tente bater recordes pessoais na estrada: revezar o volante com outro motorista a cada 150 km ou 200 km também é uma boa tática, pois a viagem se torna menos cansativa.

Já não é novidade que a lei é rígida na questão das bebidas, portanto nenhuma gota de álcool pode estar no seu corpo ao pegar no volante. A multa por dirigir alcoolizado é de R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Se for configurado crime ao volante por estar alcoolizado, o motorista pode pegar uma pena de seis meses a três anos.

Além disso, o álcool afeta o córtex frontal, responsável pela coordenação motora, e também o cerebelo, responsável pelo equilíbrio e leitura espacial. Então, espere para beber (e comemorar) quando chegar ao seu destino.

O sono é outro inimigo da direção. Alguns remédios costumam dar sonolência, por isso é importante saber os efeitos dos medicamentos antes de ir para a estrada. Ansiolítico, nem pensar. Relaxantes musculares também não ajudam.

Além disso, o próprio cansaço da viagem pode provocar sonolência. Nesses casos, pare no primeiro posto e beba um café ou algo que lhe desperte. Nas paradas da estrada, procure comer alimentos leves, mas que dão energia.

Uma alimentação pesada (especialmente carne, que demora para fazer a digestão) provocará sono ao volante. Uma massa leve (sem molho) ou arroz integral “recarregam sua bateria rapidamente.

Finalmente, o uso do celular deve ser descartado. Se o carro tiver espelhamento, ótimo, use-o para ouvir músicas ou como navegador. Ou deixe a tarefa para o carona.

A distração com o próprio aparelho aumenta em 23 vezes o risco de acidentes, segundo um estudo realizado nos EUA.

Outro estudo, feito na Inglaterra, revela que o envio de mensagens ao volante retarda o tempo de reação em 35%, ou seja, quase três vezes mais do que a demora provocada pelo álcool.

Como dirigir de forma segura

1. Conheça seu carro

Parece bobagem, mas saber as características de seu carro é a primeira lição para realizar uma viagem segura. Se o seu veículo é um SUV, já saiba que o centro de gravidade dele é mais alto, o que prejudica a estabilidade nas curvas.

Se o automóvel é muito pesado, a distância numa frenagem de emergência será maior. Se for uma picape grande, lembre-se de que seu comportamento dinâmico na estrada é mais parecido com o de um caminhão.

Se o motor tem pouca potência, certamente as ultrapassagens serão mais demoradas.

2. Bagagem é coisa séria

Não adianta ter os pneus bem calibrados se você deixar a mala gigante, o engradado de cerveja e o cunhado de 110 kg do mesmo lado, enquanto do outro lado o peso está muito menor.

Procure distribuir o peso no carro para que ele tenha equilíbrio ao rodar. E nunca deixe peças pesadas soltas, pois em caso de acidente elas podem atingir a cabeça de alguém de forma muito violenta.

A bagagem também não pode encobrir a visão do vidro traseiro.

3. Não transforme o cinto de segurança em corda

Ele deve ser usado por todos os ocupantes. E não deixe que o passageiro da frente deite o banco e fique com o cinto na altura do pescoço, pois isso pode ser fatal em caso de acidente, com o efeito de uma forca.

4. Posição de dirigir tem regras

O assento do motorista não é um sofá no qual você deve deitar com o braço esticado apenas para alcançar o volante. O banco deve ser regulado de forma a garantir o melhor movimento do seu corpo.

As pernas não podem ficar muito esticadas. O encosto deve ficar numa posição que permita que, com os braços esticados, seus punhos toquem a parte superior da direção sem mexer os ombros quando você fizer um “xis” com os braços.

O volante deve ser segurado com as duas mãos. E a posição correta das mãos é tipo “10 para as 2” ou “15 para as 3” num relógio imaginário.

5. luzes ligadas

Os faróis mostram a posição do seu carro na estrada, especialmente numa ultrapassagem. Por isso, devem estar sempre ligados, mesmo de dia. À noite, jamais use farol alto ao cruzar com outro carro.

6. Ultrapassagem não é disputa

Se o outro carro dificultar sua passagem, espere outra oportunidade. A maioria dos acidentes frontais acontece nas retas, pois muitos motoristas não calculam corretamente a sua velocidade e a velocidade do veículo na direção contrária.

Procure fazer ultrapassagens sempre no início das retas, fora da faixa contínua, para ter mais tempo de recuar ou completar a ultrapassagem. O ideal é iniciar a ultrapassagem com o motor em rotação alta, para ter bom desempenho.

Ultrapassar pela direita é permitido nas rodovias de duas ou três faixas, se o seu carro estiver mais rápido, mas não é permitido “cortar” o carro pela direita e depois retornar à faixa da esquerda (isso dá multa de R$ 130,16, mesmo valor para quem não dá passagem pela esquerda quando ela é solicitada).

7. Freie sempre antes da curva

Nem piloto de Fórmula 1 freia quando está fazendo a curva, mas sim antes dela. O carro deve ser freado em linha reta e a reaceleração deve ser suave ao contornar a curva. Procure fazer a tangência correta na curva, sem a necessidade de corrigir a trajetória.

8. Acostamento não é pista

Mesmo nos momentos de congestionamento, nunca use o acostamento como pista de rodagem. Você pode atrapalhar um carro de socorro, por exemplo, ou provocar um acidente, pois essa manobra não é esperada pelo carro da frente.

A infração para quem ultrapassa pelo acostamento em rodovias é gravíssima, com multa de R$ 1.467,35.

9. Fuja do “sabão” na chuva

Pneu careca na chuva é igual a carro de F-1 com pneu slick: é rodada na certa. Dá para dirigir com segurança na água, desde que os pneus estejam em bom estado e a visibilidade não esteja muito ruim.

Aumente a distância para o carro da frente e evite ultrapassagens em alta velocidade com spray do outro carro. Atenção: nunca “pise” na faixa, pois a tinta funciona como um sabão para os pneus.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...