Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FMatos

Alguem ja tentou???

Recommended Posts

(...)

Pessoal, quanto a questão de 2 x Fs é porque a LT é uma caixa de faixa estreita (+- 4 oitavas) (...)

Sandrão, que mal lhe pergunte, as 4 oitavas que vc cita vão da Fs do falante até 4xFs? não consegui interpretar direito o gráfico do artigo do CCDB, se assim for acho que fica até mais fácil, arrumando um falante de Fs por volta dos 20 Hz temos a via de subgrave numa linha de 2 ou 4 metros, o que não é impossível de conseguir.

capa, a linha aberta é a de 1/4 do comprimento de onda, a fechada é a de 1/2.

Pelo que eu entendi, são 2 oitavas antes e duas depois de 2xFs, sendo que a sugestão dele de ganho de SPl é o não uso de material fono e uma banda de uma oitava antes e uma depois, ou seja, da Fs até 3x Fs.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voltei a ler o artigo do CCDB, em cima disso que o Kleber falou, e fiquei preocupado... de fato, a banda passante em uma LT sintonizada a 2x Fs do falante vem desde a Fs, pico em 2xFs, volta pra "normal" a mais ou menos 3xFs e continua caindo até 4xFs, depois torna a voltar pra "normal". o problema é que essa "normal", segundo o que tá no artigo, fica em nada mais, nada menos que -12 dB de função de transferência!!! (vide figura 5)

de fato, quando testei o mid no cano solto (sem forração interna), o grave deu uma estendida legal, mas o que saía pela outra extremidade tava de fato parecendo "caixa de uma nota só", além de misturado com a saída da fase-membrana do cone totalmente modulada pela reverberação do interior do cano e hediondamente fora de fase com o próprio cone. o revestimento matou quase que completamente essa saída de fase-membrana, mas não mudou quase nada no grave (fase-pistão), que continuava saindo (e bem - tou achando importante que quem esteja experimentando com as LT arrume um jeito de prender o revestimento, senão ele vai sendo ejetado pra fora do cano, ainda que devagar, no meu caso colocar um cotovelo de 90º já resolveu).

minha preocupação é a seguinte, pelo "olhômetro" a banda passante da LT seca não chega a perfazer uma oitava, considerando -3 dB como limiar de função de transferência. com o revestimento, a melhora é patente, mas a teor da figura 9, a eficiência do conjunto cai a um patamar baixíssimo, tudo nivelado mas a -12 dB...

só que aí sai a figura 11, projeto do CCDB pra falante de 8´, e tá lá, -3 dB a 30Hz, pico de +5 a 60, -2 a 100, +3 a 200, -1 a 300 e plano a partir de então - se ele tivesse enchido a linha com material fono esses picos e vales se atenuariam, certo? até o 0 dB ou pra baixo?!?! e outra, a função de transferência que tá no artigo é em relação ao falante, à saída da linha ou ao sistema inteiro?

alguém seguindo a minha viagem? eu não me preocupo com função de transferência BAIXA, apenas com função de transferência PLANA, e em relação ao conjunto, não apenas ao cone ou à saída da linha. (no caso, tou cogitando usar o midbass em radiação direta, daí precisar do resultado do sistema - pra via de subgrave e radiação indireta, tudo fica mais simples!)

Editado por supersonico

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Supersonico,achei que era o contrario.

Coloquei um fullrange 3'' Aiwa em um cano de 3'' por + ou - 70cm,so para ver o que dava...

Resultado: Que doideira,muito bom o som do full,ele responde medios bastante encorpados... Nem se compara em ''freeair'' como ele tocava.

Quem tiver um full de 3'',vale apena testar...

Capa, comprar com o full em free air não rola... quando testei meus Sony em free air quase me arrependi de ter gasto dinheiro neles. Depois que botei um deles na caixinha de papelão mesmo, o resultado foi OUTRO. Simplesmente diferente. O problema todo é que em free os componentes de baixa frequância somem, o som perde peso... só fica aquele som de corneta. Amanhã eu corto o tubo (não fiz hoje por falta de coragem... hehehe), preparo o absrovente e tudo, e toma-lhe! Pretendo fazer testes com 3 tamanhos de tudo... pra isto eu tenho 1 metro aqui... hehehehe. Primeiro vou testar com 1 metro pra ter uma idéia do que muda na resposta, depois 50 cm e depois os 35 cm que eu estimo ser o tamanho aproximado do ideal.

Dependendo de como ele responder nos testes, eu compro mais 2 full destes, e preparo 2 LTs pra usar no computador... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Testei ontem a noite um negócio que fiz com uma caxinha troni de comp... (daqueles que tem um wooferzinho que custa 40 conto).

Comprei duas junções de PVC com 3" de diâmetro x 10cm...

Colei o full na ponta, e imendei as junções, totalizando + ou - 20cm, enchi de algodão de polimento até a boca. O amplificador fpi o do próprio sub, que deve fazer um corte em uns 450Hz...

O SPL é ridículo, mas acreditam que dá pra tirar uns gravezinhos gostosos desse full?

A intenção era melhorar o woofer que veio no conjunto, e pelo menos ouviindo em volume beeeeem baixo, o full desce gostoso, e é bem musical (acredito que a uns - 15dB... rs)

Mas como ouço som baixo na casa da dona onça, ficou até razoável! rs

Semana que vem vou comprar uns fulls na santa ifigênia e continuar brincando com canos de PVC... brincadeira divertida essa!

[]s

Doug

Compartilhar este post

Link para o post
Revivendo...

É possivel fazer uma LT para falantes 6''?  É para som residencial.

seas.JPG

Fala ai pessoal, então eu to querendo fazer um caixa de subwoofer do tipo LT com dois falante de 6" sera que vai dar certo( pra por no meu quarto), então o ganho dela é inferior a selada, dutada e band pass.

Os falante virado pra baixo tem alguma coisa a ver.

Eu estava pensando em fazer igual a essa da imagem.

bose_acoustmod.gif

Abs :vts

Editado por Fred

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...