Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

radras

Brava 1.6 16v Aspirado

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá Pessoal!!

Sou de Salvador e tenho um Brava 1.6 16v 2002 aspirado com filtro duplo fluxo, cold air intake,corpo de borboleta alterado,velas mais frias NGK grau 7,cabos de vela especiais(8.5mm), chip de potência e escape de 2 pol com dois abafadores Jk.

Gostaria de adicionar um comando mais nervoso ao carro e queria saber de vcs qual a graduação recomendada, lembrando que tenho como prioridade um maior torque em baixas rotações (entre 2000 e 5000 rpm).

Grande Abraço!

Editado por Eric Inafuku
Postado em

No caso... tem q por 2 comandos não?

Rpz.... disso eu não entendo, kem poderia te dar uma dica é o Loko do fórum, manda 1 mp pra ele...

Ta no alcool o carro? Qto fica o consumo?! Qtos cv? e o torque?

Deve tá muito r0x!! Parabéns!!

Postado em

Olhem as "buchas" que uns caras me metem... Segue parte da MP que o radras me mandou!!!:

...P.s. O pessoal do fórum me indicou você dizendo que manjava do assunto...

Huehueheu... Acreano Fela Da Mãe!!! EU TE MATO!!! :P

Ps: Ainda bem que eu já me expliquei pra ele que sou um simples entusiasta!!!

Bom... Vamos ao que interessa!

Primeiro é o seguinte...

Ou vc idealiza seu motor para ser aspirado ou idealiza-o para ser sobre-alimentado... Vc já parece que decidiu-se pela sobre-alimentação. Pois bem!

Já saiba que, se vc preparar um motor para FUTURAMENTE receber um sobre-alimentador ( A grande maioria dos casos no BR ainda é o turbo-compressor ou só "turbo" ), seu desempenho/consumo/suavidade, sem o acessório, pode não ser das melhores e/ou não ser o que vc espera pelo o que vc investiu... :( Fica o aviso!

Bom... Vc tem um motor que já tem uma boa potência específica... Deve girar algo em torno dos 65/70cv/l, o que já é algo alto para os padrões de conforto/dirigibilidade em trânsito. Algo muito além disso sem sobre-alimentação fica fadado da constantes queimadas de embreagem, escapes barulhentos, motor com funcionamento "áspero", etc...

Um simples kit turbo, sem muitas frescuras, já lhe trará um ganho bem expressivo no seu motor, haja visto que ele já rende bem originalmente. Creio que, com álcool e 0,8 de pressão a barreira dos 200cv seja ultrapassada com uma certa tranquilidade.

A questão do comando ( comandoS no seu caso ) é bastante delicada. Primeiro que, esse motor não é tão difundido no Brasil. Achar BONS comandos para ele será uma boa "brincadeira". Muito provavelmente vc achará comandos importados... Bem baratinho$ por $inal... :(

Segundo é que ele é um motor multiválvulas e como a grande maioria dos multiválvulas, ele já rende bem, é um motor "girador", tem o torque/potência máximos em rotações mais elevadas, etc... Qualquer "deslize" em uma escolha de comandos pode não ser muito benéfica.

Um motor de rua sobre-alimentado não precisa girar tanto... Precisa de acerto® ( Marca registrada do Billie... :rolleyes: ) E motores turbo não precisam de comandos com muito cruzamento de válvulas, como um carro aspro nescessitaria.

Não sei te dizer uma graduação de comando que lhe seria "agradável". Algo em torno dos 278°, quem sabe?!? Lift?!? Desconheço... E nesse motor, comandos com muito lift pode gerar uma inexperada "atropelada" de válvulas... *rs* Há, geralmente, muito pouco espaço entre as cabeças dos pistões e das válvulas... Lobe center?!? Tmb não poderia girar na casa dos 108°... Alias!!! Beeem longe disso! Quem sabe uns 115° ( ou até mais ) Haveria muito cruzamento... Vc ATÉ ( Veja bem!!! ATÉ! ) poderia tentar tirar um pouco disso com um simples reenquadramento dos comandos ( lógico que se vc gastar com um par de comandos, vc gastará com um par de polias reguláveis para eles, não é mesmo?!? ), mas mesmo assim seria um servicinho bem "tosco". O mais recomendável seria um par de comandos para turbo. Precisaríamos ver com alguém que conhecesse bem esse motor, a ponto de indicar um par de comandos que satisfaça essas condições todas e mesmo assim, vc poderia não ter um motor ao seu gosto.

Partindo do princípio que esse motor já tem um rendimento banstante "aprazível", creio eu que, se vc primeiramente espetar um caracol com um kitzinho básico, seria mais interessante. Logicamente com os devidos acertos de injeção e de ignição.

Vc de cara, já ganharia uma boa dose de potência só com o kit básico... Futuros Up's no motor poderiam ser pensados depois da instalação do kit, porém tudo isso tem um limite físico.

Tentar deixar um motor "forte" para depois turbinar, pode não ser muito interessante. Muito provavelmente alguma parte dele ficará "subestimada" e poderá ocorrer quebra/sair das especificações mecânicas qnd for dada a sobre-alimentação. Sem dizer que, para se ter a sensação de ganho de potência depois disso, só injetando uma boa grana...

Creio que indo aos poucos, vc poderá notar se a diferença está em um chip remapeado, em um enquadramento de comando, em uma nova turbina, etc... Como diria um amigo meu: "É melhor vc ir fazendo aos poucos e saber de onde vem a diferença, do que sair tudo de uma vez. É melhor o carro lhe trazer vários prazeres ao longo da preparação a trazer um bloco de potência a perder a graça em 15 dias..."

Celto?!?

Tenho que voltar pro trampo... :banghead

Postado em
Aqui vai uma idéia de como fica o 1.6 16v SOMENTE COM 0.8 DE PRESSÃO E UM ÓTIMO ACERTO!

dynocpt.jpg

TOMA TOMA TOMA!!!

Fala Lebra!!!

Qua acerto escroto é esse?!!!!!!!! 260cv e 35 de torque com 0,8kg?!!! PQP!!!! Imagine o que esse bicho nao ta andando!!!!! 900 kg de peso com 260 cv de potência é um CANHÃO!!! A relação peso-potência é simplesmente absurda!!!

São 3,5kg/cv. Dá pau em muito supercarro por aí!!!

Bom saber que meu motorzim pode chegar a isso. :vts

Abração

Postado em
Mas que tem "algo mais" nesse motorzinho, isso tem... *rs*

Teria que ter em todos porque um 1.6 16v com Kit turbo tira uns 210 Cv com 0,8Bar...e uns 250 com 1,2Bar

Ou o Dina não foi bem calibrado, ou não souberam efetuar a correção de temperatura e umidade....nota que todos os valores estão altos....

[]s Jr

Postado em

ai meu camarada pelo visto tu sabe muito

tenho um brava 1.6 e vou turbina-lo, vc pode mandar uma relação de itens a ser comprados, pra mim evitar gastos desnecessários????

valu abraço e um bom ano

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...