Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
HoverCraft

AFINAÇÃO DE DUTO

Recommended Posts

Sobre a forma como poderia afinar meu duto. Dêem dicas ai.

Minha caixa: (tem divisão central)

Se o cálculo tiver certo:

(A+B/2)xHxL = 53.130 Cm³ pra cada falante (já retirada a medida da madeira)

Total = 106,260 Litros

Atualmente uso um duto de 3" (7,5cm) x 11cm Fb: 38,9 Hz

* Poderia usar 2x 3"(7,5cm) x 11cm Fb: 55,1

Pra tocar:

HINOR ROAD 12”

Impedância: 4 ohms

Potência RMS: 250 w

SPL (1w/1m): 94,2 dB

Resp. Freq: 30-4000 hz

Diâmetro da bobina: 2”

Fs: 30 hz

Re: 3,7 ohms

Qms: 3,99

Qes: 0,45

Qts: 0,41

Vas: 161,5 litros

Sd: 0,0547 m2

Vd: 0,273 litros

Xmax: 5 mm

Bl: 10,6 T,m

Queria saber se vai ficar soprando d+.. num sei como se chama esse efeito!

Eu gosto de ouvir muito grave dentro... :legal:

Por isso optei por um duto de 3" (n cabe de 4"), mas poderia por 2x3" e regular bem a profundidade... já usei um extensor com 17cm, ficando 28cm.. não gostei ai tirei... ficou meio descontrolado o grave! Sem definição!

Postem ai ajudas! Vai prejudicar o som quando for pra ouvir fora deixando o Fs tão baixo? :ol

Será que não dá pra regular no Xover do módulo? Vou comprar o RS4510.

Editado por HoverCraft

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

up!? Postem!

Tem dois Posts pq esse eu criei pq achei que já tinha solucionado todas as dúvidas sobre o módulo e pra que mais gente que entendesse de afinação pudesse opinar! :)

Qual o programa que a galera usa pra fazer aquelas pré-regulagens?

É o WinisdAlpha ou o WinisdBeta?

Editado por HoverCraft

Compartilhar este post

Link para o post
up!? Postem!

Tem dois Posts pq esse eu criei pq achei que já tinha solucionado todas as dúvidas sobre o módulo e pra que mais gente que entendesse de afinação pudesse opinar! :)

Qual o programa que a galera usa pra fazer aquelas pré-regulagens?

É o WinisdAlpha ou o WinisdBeta?

A galera usa mais o alpha!

Luiz Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Luiz Daniel! :legal:

Iai galera... ALGUEM RESPONDE SOBRE A AFINAÇÃO DO DUTO? :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Soh para entender melhor: eh uma caixa de 106 litros pra dois falantes de 12, com 1 duto de 3 pol x 11 cm para cada falante?

Compartilhar este post

Link para o post
Soh para entender melhor: eh uma caixa de 106 litros pra dois falantes de 12, com 1 duto de 3 pol x 11 cm para cada falante?

Ok! Exatamente...

Com divisória!

Compartilhar este post

Link para o post
Ok! Exatamente...

Com divisória!

Eu acho que os parametros estam errados pois meu win isd não aceito salvar o falante.

Da uma confirida ai!

Luiz Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vi no Bassbox vai soprar sim....vai ter 41m/s de vel. do ar ... e outra a caixa ta dando um pico de 2.4 em 80 Hz... ta dando tambem um F3 de 46.61 Hz

da pra decer mais....mas tria de ter mais litragem

Uma selada da mesma medida ficaria boa... com 59 Hz de F3

Compartilhar este post

Link para o post

Com os parâmetros postados por você e com 720 rms do power one ...

No WinISD alpha, vai soprar.

63 m/s a 20 HZ

56 m/s a 30 HZ

47 m/s a 40 HZ

40 m/s a 50 HZ

31 m/s a 60 HZ

PODE IR ATÉ NO MÁXIMO 50 M/S. COM 40 M/S JÁ COMEÇA A TER PROBLEMAS. COM 50 M/S É SOPRO.

Nas freqüencias baixas (até 40 HZ) vai soprar. Ce pode mudar o duto, colocando dutos de 4 pol, ou colocar mais 2 de 3 pol. Pode também colocar um corte passa alta (filtro subsônico) a 40 HZ.

Se for colocar dutos de 4 pol terá de ter 23 cm cada. Se for colocar 4 de 3 polegadas, terá de ter 28,3 cm cada.

Só uma coisa. A excursão do cone tá em 19mm a 63 Hz. A seu sub só pode ir até 10mm.

Compartilhar este post

Link para o post
Com os parâmetros postados por você e com 720 rms do power one ...

No WinISD alpha, vai soprar.

63 m/s a 20 HZ

56 m/s a 30 HZ

47 m/s a 40 HZ

40 m/s a 50 HZ

31 m/s a 60 HZ

PODE IR ATÉ NO MÁXIMO 50 M/S. COM 40 M/S JÁ COMEÇA A TER PROBLEMAS. COM 50 M/S É SOPRO.

Nas freqüencias baixas (até 40 HZ) vai soprar. Ce pode mudar o duto, colocando dutos de 4 pol, ou colocar mais 2 de 3 pol. Pode também colocar um corte passa alta (filtro subsônico) a 40 HZ.

Se for colocar dutos de 4 pol terá de ter 23 cm cada. Se for colocar 4 de 3 polegadas, terá de ter 28,3 cm cada.

Só uma coisa. A excursão do cone tá em 19mm a 63 Hz. A seu sub só pode ir até 10mm.

Valeu... :legal:

Mas dá mais opções ai.. aqui so dá pra colocar 2x 3"x até 28cm

Como poderia fazer pra trabalhar sem esfolar o fone...

xlim de 18mm ia esfolar a bibina!

Com a xmax de 10mm acho que dava pra fazer!

Valeu mesmo Golo. Diz mais ai. :+1

Compartilhar este post

Link para o post

up!

Aliás dá pra por 3 dutos de 3"

Como ficaria?

Esse efeito (sopro) prejudica muito o som?

Me explica...

Eu possui um falante de 8" Bravox que numa caixa com + ou - 40cm de comprimento, 30 de altura e 25cm de largura, com um duto de 2" com 11cm. a frente da caixa era de um comensado de camadas(1cm)... no ponto do duto agente tinha deixado apenas uma camada, retirando três camadas.. ficava 0,25cm naquele ponto ao redor do duto... SEM O DUTO, a caixa soprava horrores... em músicas de grave dava pra sentir a uns 3 metros de distância da caixa.. mas o fone mesmo excursando além do limite não fazia o pocpoc... característico quando tinha duto! ficava lá sofrendo paca... parecia que ia sair da suspenção!!! uhahuahua...

Alguem explica ai pq?

Editado por HoverCraft

Compartilhar este post

Link para o post
up!

Aliás dá pra por 3 dutos de 3"

Como ficaria?

Esse efeito (sopro) prejudica muito o som?

Me explica...

Eu possui um falante de 8" Bravox que numa caixa com + ou - 40cm de comprimento, 30 de altura e 25cm de largura, com um duto de 2" com 11cm. a frente da caixa era de um comensado de camadas(1cm)... no ponto do duto agente tinha deixado apenas uma camada, retirando três camadas.. ficava 0,25cm naquele ponto ao redor do duto... a caixa soprava horrores... em músicas de grave dava pra sentir a uns 3 metros de distância da caixa.. mas o fone mesmo excursando além do limite não fazia o pocpoc... característico quando tinha duto! ficava lá sofrendo paca... parecia que ia sair da suspenção!!! uhahuahua...

Alguem explica ai pq?

mais tarde te explico tenho que sair agora. Vamos ver se outra pessoa pode explicar melhor. :legal:

Qualquer coisa de madrugada te respondo

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu não tiver aqui.. posta assim mesmo! VALEU GOLO!

Uma correção que fiz foi que ele fazia essa coisa de assoprar muito e não estalar em extrema excursão quando tava sem o duto...

Com o duto ele não suportava tanto grave, ai usava ele sem duto mesmo... arrasava aqui em casa! quando meus amigos sentavam na sala pra ouvir som, sentiam de longe o sopro do falante nas pernas!!! eheheh!! Fazia o maior sucesso! Era como chamavam: o Ventilador de 8" da BRAVOX!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma correção que fiz foi que ele fazia essa coisa de assoprar muito e não estalar em extrema excursão quando tava sem o duto...

Com o duto ele não suportava tanto grave, ai usava ele sem duto mesmo... arrasava aqui em casa! quando meus amigos sentavam na sala pra ouvir som, sentiam de longe o sopro do falante nas pernas!!! eheheh!! Fazia o maior sucesso! Era como chamavam: o Ventilador de 8" da BRAVOX!!!

Gostaria que você me explicasse o que impede de aumentar o furo na caixa e colocar dutos de 4 polegadas? Você me falou de colocar 3 dutos de 3 polegadas, porém a caixa tem 2 auto-falantes e possui uma divisória no meio? Se tem uma divisória não dá! Vai ficar 2 dutos para 1 falante e 1 duto para o outro. Vão bater diferentes. Sobre aumentar o duto, você irá aumentar a sintonia da caixa. Isto vai mudar um pouco o grave, o ar nos dutos e a excursão do sub. Só para ter uma idéia : Com 2 dutos de 3 pol e 27,26 cm, terá uma excursão maior (22 mm a 55 Hz) só que o sopro irá praticamente sumir. O problema é que vai detonar o sub rapidinho, estragando o aranha e toda a suspensão dele. Também irá ganhar um pouco de SPL em baixa freqüencia e perder em freqüencias mais altas.

Para diminuir a excursão do sub, você terá de diminuir a caixa. Para isso pode colocar uns pet de 2 litros cheio de areia dentro da caixa para diminuir a litragem. Eu em particular tenho minhas dúvidas sobre o xmax que o winisd mostra. Meu sub já era para ter detonado a muito tempo de acordo com este programa, mas o sub ta belezinha, como novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria que você me explicasse o que impede de aumentar o furo na caixa e colocar dutos de 4 polegadas? Você me falou de colocar 3 dutos de 3 polegadas, porém a caixa tem 2 auto-falantes e possui uma divisória no meio? Se tem uma divisória não dá! Vai ficar 2 dutos para 1 falante e 1 duto para o outro. Vão bater diferentes. Sobre aumentar o duto, você irá aumentar a sintonia da caixa. Isto vai mudar um pouco o grave, o ar nos dutos e a excursão do sub. Só para ter uma idéia : Com 2 dutos de 3 pol e 27,26 cm, terá uma excursão maior (22 mm a 55 Hz) só que o sopro irá praticamente sumir. O problema é que vai detonar o sub rapidinho, estragando o aranha e toda a suspensão dele. Também irá ganhar um pouco de SPL em baixa freqüencia e perder em freqüencias mais altas.

Para diminuir a excursão do sub, você terá de diminuir a caixa. Para isso pode colocar uns pet de 2 litros cheio de areia dentro da caixa para diminuir a litragem. Eu em particular tenho minhas dúvidas sobre o xmax que o winisd mostra. Meu sub já era para ter detonado a muito tempo de acordo com este programa, mas o sub ta belezinha, como novo.

Quando falei em por 3 dutos de 3" falei pra cada falante, ficaria 6 dutos no total. Desculpa o mal entendido.O que me impede de colocar 1 duto de 4" é que não cabe! os de 3" ficam no limite inferior lateral! Poderia por outros no limite superior central (onde pretendia colocar cornetas pequenas) e + dois arrochados no superior em cima dos falantes!

O efeito de sopro prejudica o som? Anula graves d+ ou algo?

Compartilhar este post

Link para o post

Com mais dois dutos de 3 pol ( total de dois dutos por falante), não terá problemas com sopro. Então coloque 4 de 3 polegadas com 28,3 cm cada duto. Lembre-se o duto deve ficar um pouco distante da parede da caixa (coloco uns 7 cm). Se isto for impossível coloque dutos com curvas. Não tem problemas para o som colocar dutos com curvas. Evite usar os "joelhos" e sim dutos que tem curvas, que já são fabricados assim.

O sopro não corta o grave, mas é um barulinho muito chato. Minha caixa ta soprando em freqüências muito baixas (30Hz). O sopro na minha caixa está muito pouco 50 m/s a 30 Hz. Se não for problema furar e colocar + 1 duto em cada falante, se não atrapalhar muito em seu projeto, fure.

Compartilhar este post

Link para o post
Com mais dois dutos de 3 pol ( total de dois dutos por falante), não terá problemas com sopro. Então coloque 4 de 3 polegadas com 28,3 cm cada duto. Lembre-se o duto deve ficar um pouco distante da parede da caixa (coloco uns 7 cm). Se isto for impossível coloque dutos com curvas. Não tem problemas para o som colocar dutos com curvas. Evite usar os "joelhos" e sim dutos que tem curvas, que já são fabricados assim.

O sopro não corta o grave, mas é um barulinho muito chato. Minha caixa ta soprando em freqüências muito baixas (30Hz). O sopro na minha caixa está muito pouco 50 m/s a 30 Hz. Se não for problema furar e colocar + 1 duto em cada falante, se não atrapalhar muito em seu projeto, fure.

Qual o FB da caixa pra 4 dutos de 3" 28,3cm?

Pra tocar pra fora é melhor que FB?

Aquela sua indicação de excursão não ficou muito longa por causa da potência extra de de 120Wrms (Falante 240 /Módulo 360), pq só vou utilizar a potência até o limite!

Valeu GOLO.. :legal:

Vc tá ajudando muito meu projeto! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

se alguem puder calcula novamente minha caixa.. ela tem 67 litros sem contar com o altofalante.. e já descontando a madeira... o altofalante eh um E2k 12 D4 ligado em paralelo no corzus 1002 jogando 600rms teoricos a 2ohm. o duto que tem nela eh de 4 polegadas com 39cm.

obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Qual o FB da caixa pra 4 dutos de 3" 28,3cm?

Pra tocar pra fora é melhor que FB?

Aquela sua indicação de excursão não ficou muito longa por causa da potência extra de de 120Wrms (Falante 240 /Módulo 360), pq só vou utilizar a potência até o limite!

Valeu GOLO.. :legal:

Vc tá ajudando muito meu projeto! :rever1:

Valeu. Estamos aqui para ajudar! :legal:

A Frequencia dos dutos será a mesma que você tinha colocado (Fb: 38,9 Hz

). É que quando se coloca mais um duto, para se ter a mesma freqüencia os dois dutos devem aumentar de tamanho. Para ser mais claro: Vamos pensar no seu caso 1 falante para 1 caixa de 53,1 litros. Com 1 duto de 3 polegadas a 38,9 hz deverua ter 11,2 cm. Com 2 dutos de 3 pol, para se ter a mesma frequencia 38,9 o duto deve aumentar para 28,3. Estes números se consegue com programas de simulação de caixa como o WinISD. Eu não sei qual conta que se faz.

"Pra tocar pra fora é melhor que FB?". Isto realmente não sei, mas penso (não é certeza) que a frequencia deve ser mais alta, pois freqüencias muito baixas têm dificuldade de viajar no ar.

"Aquela sua indicação de excursão não ficou muito longa por causa da potência extra de de 120Wrms (Falante 240 /Módulo 360), pq só vou utilizar a potência até o limite!"

De um modo ou de outro o falante apesar de ser de 240, vai receber 360 rms. Controle bem o ganho. Você sabe como fazer isto?

Compartilhar este post

Link para o post
se alguem puder calcula novamente minha caixa.. ela tem 67 litros sem contar com o altofalante.. e já descontando a madeira... o altofalante eh um E2k 12 D4 ligado em paralelo no corzus 1002 jogando 600rms teoricos a 2ohm. o duto que tem nela eh de 4 polegadas com 39cm.

obrigado.

Não tenho os parâmetros do 2k D4, se puder...

Fiz cálculos com 2k D2. O resultado não foi muito animador não.

Tirando a litragem do sub e duto, fiz uma simulação com caixa com 63l e 28,9 Hz (duto).

A 40 hz a excursão do cone chega a 26,244mm. O máximo é 16 mm. De 32 Hz a 64,5 Hz está ultrapassando os 16 mm. O duto não está soprando. O ground delay está com 20 m/s a 30 Hz e a 80Hz com 1,8 m/s, ou seja, está acima de 15 m/s o que teoricamente provoca som embolado (principalmente em rock).

Na minha opinião a caixa está muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu aumentar mais um duto a excursão vai aumentar?

Minha intenção é fazer uma caixa que bata bem pra fora e não perca os graves dentro...

Queria que a galera postasse: :vts

A litragem; o falante(potência rms); tamanho/quantidade de dutos e a Fb das suas caixas... e o uso...

Uso (INTERIOR ou EXTERIOR)? SPL/SQPL?

Valeu galera... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu aumentar mais um duto a excursão vai aumentar?

Minha intenção é fazer uma caixa que bata bem pra fora e não perca os graves dentro...

Queria que a galera postasse: :vts

A litragem; o falante(potência rms); tamanho/quantidade de dutos e a Fb das suas caixas... e o uso...

Uso (INTERIOR ou EXTERIOR)? SPL/SQPL?

Valeu galera... :legal:

aumentando um duto, você sai diminuir a freqüência deste, dando um pico menor e a uma freq menor. Som para fora depende do falante utilizado (principalmente wolfer) e eu ACHO que a freq do duto deve ser alta, tipo uns 50m 55Hz (dutos menores).

SPL = Sound pressure Level, ou seja mais Db, mais som, som mais alto.

SQPL = Só com falantes importados e caros. É Sound Quality Pressure Level. Não tem falantes nacionais que façam isto.

Parece que este falante que está usando é para fora. Você tem fotos dele? Posta aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Tai a foto dele: :rever1:

road.jpg

Bom já que a galera não posta suas frequência... <_< Esquece!

Quando se ouve som pra fora é costume de regular a frequencia de corte do crossover pro sub tocar frequencias mais altas neh? Falei besteira? É pra evitar que ele excursione muito tocando frequencia baixas?

Olha como ficaria o gráfico, pra ter uma idéia da perda/ganho que teria caso utilizasse fb:55hz(vermelho) e caso usasse fb:39hz verde!

55hz: de 60hz a 200hz apresenta um ganho considerável/pico 99,979dB(77,43hz)

39hz: de 30hz a 50hz apresenta um ganho considerável/pico 97,099dB(76,95hz)

Estou querendo ficar com 55Hz pq na minha caixa antiga o grave so ficava bombando a partir de 40hz. Ai to considerando a comparação a partir dos 40hz, se ficar com Fb:39hz vo sentir falta fora de mais força no grave de 60hz a 90hz que antigamente me parecia tocar mais forte fora! Num sei se ficou muito viável a comparação dos gráficos... editei os parâmetros do Road com uma certa dificuldade :pirou: ... Foi no winISD alpha!

post-5-1092701052.jpg

Editado por HoverCraft

Compartilhar este post

Link para o post
Quando se ouve som pra fora é costume de regular a frequencia de corte do crossover pro sub tocar frequencias mais altas neh? Falei besteira? É pra evitar que ele excursione muito tocando frequencia baixas?

Olha como ficaria o gráfico, pra ter uma idéia da perda/ganho que teria caso utilizasse fb:55hz(vermelho) e caso usasse fb:39hz verde!

55hz: de 60hz a 200hz apresenta um ganho considerável/pico 99,979dB(77,43hz)

39hz: de 30hz a 50hz apresenta um ganho considerável/pico 97,099dB(76,95hz)

Estou querendo ficar com 55Hz pq na minha caixa antiga o grave so ficava bombando a partir de 40hz. Ai to considerando a comparação a partir dos 40hz, se ficar com Fb:39hz vo sentir falta fora de mais força no grave de 60hz a 90hz que antigamente me parecia tocar mais forte fora! Num sei se ficou muito viável a comparação dos gráficos... editei os parâmetros do Road com uma certa dificuldade :pirou: ... Foi no winISD alpha!

Nó Lindão o wolfer!

Bom começando...

Isto é um Wolfer e não um subwolfer. Ele foi feito para tocar frequencias mais altas e não entre 20 e 40 hz. Por este motivo na minha opinião é melhor colocar dutos com frequencias mais altas. Com este falante você não vai sentir muito o som, pq este não é o objetivo dele. Se for comprar o Roadstar power one ficará ótimo para o Road.

Isso mesmo, som para fora, corte mais alto. O corte exato não sei, mas no site www.autosom.net deve ter algum artigo falando sobre isso. Eu acho que um se chama "montando seu trio". Por mim o corte deve ficar lá pelos 125 Hz, 150 Hz.

Realmente com dutos em frequencias mais altas como o exemplo colocado por você a excursão do wolfer ficará:

Road em 39 Hz:

30 hz = 20,8 mm

40 hz = 4,2 mm

50 hz = 14 mm

60 hz = 18,8 mm

70 hz = 18,4 mm

80 hz = 15,7 mm

100 hz = 10,5 mm

125 hz = 6,8 mm

road a 55 hz

30 hz = 40,7 mm

40 hz = 20 mm

50 hz = 7 mm

60 hz = 6,7 mm

70 hz = 14 mm

80 hz = 15,1 mm

100 hz = 10,7 mm

125 hz = 6,8 mm

Pode-se perceber que com duto sintonizado mais alto, a excursão é maior em fq baixa e menor em fq alta. Se utilizar o duto a 55 hz use um filtro subsônico (mesmo que crossover passa alta) a 45 hz. Isso pq a 30 hz o sub vai excursionar 40mm. Vai explodir!! hehehe

No WinISD utilizando o amplificador que você tinha escolhido, sendo 720 rms total para os dos wolfers, você terá:

road duto 39 hz

30 hz = 111,6 Db

40 Hz = 117,8 Db

50 Hz = 122,0 Db

60 Hz = 124,5 Db

70 Hz = 125,5 Db

80 Hz = 125,4 Db

90 Hz = 125,4 Db

100 Hz = 125 Db

125 Hz = 124,6 Db

Road 55 Hz

30 hz = 106,7 Db

40 Hz = 114,2 Db

50 Hz = 120,2 Db

60 Hz = 125,1 Db

70 Hz = 125,5 Db

80 Hz = 128,0 Db

90 Hz = 128,5 Db

100 Hz = 127,1 Db

125 Hz = 125,7 Db

Ou seja toca 39, toca melhor fq mais baixas (o que não é bom para fora pois não sente). Com 55 toca melhor para fora, mas acho que 55 é muito alto, faça teste com 50 hz e veja se consegue mais SPL (Db) a 50 Hz.

Como faz para copiar gráficos do WinISD alpha e postá-los aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu GOLO!!!!! :rever1:

Bem sobre como postar os gráficos... fiz o seguinte:

Ajustei o gráfico no WinISD num tamanho razoável na tela;

Dei PrintScrean (Tecla do teclado msm :P )

Abri o paintbrush colei, recortei a área do gráfico e dei o crop pra ficar só o gráfico e não toda a tela exibida no monitor;

Salvei como JPG.

Abri esse JPG com o Office Picture Manager (qq um que possa salvar um JPG com menas qualidade ou apenas reduzir o tamanho) e pus pra reduzir a qualidade da imagem.

A imagem passou de 42Kb pra 24Kb ai já da pra anexar aqui no post!!! :legal:

Da pra evitar alguns passos se tiver programas mais decentes... fui da forma mais rústica!!! :ph34r:

VALEU!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...