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Eric INFK

como cuidar de eixos cardans e diferenciais

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10/08/2004 - 19h33

Veja como cuidar de eixos cardans e diferenciais dos 4x4

da Folha Online

 

É necessário conhecimento especializado para realizar a manutenção de utilitários e off-roads, que possuem algumas peças que só fazem parte de veículos com tração nas quatro rodas. "Embora pareçam serviços simples, os reparos em cardans e diferenciais requerem conhecimento específico e ferramental apropriado", diz José Antonio Gorgone, consultor técnico da Dana.

 

Responsável pela transmissão de força do motor para o diferencial, o cardan equipa todo veículo de tração traseira com motor dianteiro. Uma das preocupações na sua manutenção é a lubrificação, que atenua as conseqüências das altas temperaturas e grande esforço ao qual o cardan é submetido.

 

Realizada sempre em dia e com a graxa correta, a manutenção correta garante o perfeito funcionamento e maior durabilidade do componente.

 

"A Dana recomenda o uso de lubrificantes EP2 à base de sabão de lítio", ressalva Gorgone. Caso o veículo seja usado mais na cidade, aconselha-se a lubrificação a cada 15.000 km ou 20.000 km percorridos, ou a cada três meses, o que ocorrer primeiro. Em uso rodoviário, os prazos são menores: de 8.000 km a 13.000 km ou um mês.

 

Já nas aplicações severas ou fora-de-estrada é necessário lubrificar o eixo a cada 3.000 km a 5000 km ou um mês. "Caso o cardan do veículo tenha trabalhado sob água, no caso de enchentes e travessia de rios, ou na lama, em caso de atolamentos, deve ser lubrificado imediatamente", alerta.

 

Outro cuidado que se deve ter é com certas adaptações no cardan. Quando o comprimento do eixo é aumentado ou diminuído, ele passa a funcionar em condições fora do padrão que provocam problemas como ruídos e quebra de componentes. Se for realmente indispensável fazer alterações, deve-se procurar alguma oficina especializada.

 

Eixo diferencial

 

Tão importante quanto o cardan para o sistema de transmissão, o eixo diferencial aumenta a força do motor transmitida às rodas, diminuindo a velocidade da rotação e alterando o sentido do movimento em 90 graus. O componente também permite que as rodas traseiras girem em velocidades diferentes quando necessário.

 

Composto por dezenas de peças com ajustes muito sensíveis, o diferencial exige uma regulagem extremamente precisa para permitir máximo desempenho e não gerar ruído. Com isso, a manutenção requer alta capacidade técnica. Se algum conserto não for feito da maneira adequada, o eixo pode apresentar desgaste prematuro.

 

Fazer a lubrificação correta também é fundamental para o desempenho e durabilidade da peça. O óleo deve ser mantido sempre no nível recomendado e dentro do prazo de troca.

 

Caso o componente seja submerso, deve-se substituir o lubrificante. Nos diferenciais comuns, sem sistema de tração positiva (blocante), deve ser usado óleo hipóide multiuso EP 85 W 140 API GL 5. Já nos diferenciais blocantes, deve ser óleo LS 85 W 140 GLI 5.

 

Tração positiva

 

Já os modelos equipados com sistema de tração positiva precisam de cuidados especiais na lubrificação, pois abastecer estes diferenciais com o mesmo óleo dos eixos comuns ou óleos mais finos para câmbio pode acabar com os discos de fricção do sistema --eles não conseguem entrar com facilidade entre os discos e não têm a viscosidade necessária para evitar o atrito entre as peças.

 

O ideal para estes problemas não ocorram é utilizar nesses eixos sempre lubrificante original do fabricante ou óleos hipóides com especificações LS 85 W 140 API GL 5.

 

"Caso haja negligência na lubrificação dos componentes do sistema de transmissão de força, a peça terá sua vida útil afetada e pode quebrar", explica Gorgone. Uma boa dica para quem participa de trilhas e ralis é, depois das provas, lubrificar o cardan e os diferenciais e observar ruídos e folgas e os componentes ficaram submersos

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carajo, entao o cara que faz trilha tem que lubrificar imediatamente? ta bom que pegue agua ou lama , mas esse termo imediatamente ficou meio estranho nao? se o cara ta la no interior nao sei da onde e tem que rodar seus mil quilometros ai , ele ta lascado?

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Huehuehue...

 

Tenho um amigo aqui em Oz que ele tem um CJ ( ui! ) 75 com o motor de Maverick L4. Ele costuma fazer trilhas e mesmo para ele ( na verdade o pai dele ) é mecânico, a brincadeira é cara e cheia de "surpresas".

 

Mas é LOKO ver o bichinho entrando e saindo do lamaçal!!! :legal:

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uhauhauah é ignorante o negocio, meu pai tem um jeep , tracao e reduzida, velho o negocio puxa ate predio uhauhhuauha animal!!!

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Será q isso tb se aplica a 4x4 de passeio??Nunca lubrifiquei nada :unsure:

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Será q isso tb se aplica a 4x4 de passeio??Nunca lubrifiquei nada :unsure:

Num carro de passeio, principalmente que não deve pegar inundações/terra/lama, etc não deve ser tão hardcore não Scooby...

 

Mas convém dar uma olhadinha, né?!? Afinal são partes móveis... E partes móveis são "doidas" para apresentar desgastes... :(

 

:legal:

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