Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Eric INFK

como cuidar de eixos cardans e diferenciais

Recommended Posts

10/08/2004 - 19h33

Veja como cuidar de eixos cardans e diferenciais dos 4x4

da Folha Online

 

É necessário conhecimento especializado para realizar a manutenção de utilitários e off-roads, que possuem algumas peças que só fazem parte de veículos com tração nas quatro rodas. "Embora pareçam serviços simples, os reparos em cardans e diferenciais requerem conhecimento específico e ferramental apropriado", diz José Antonio Gorgone, consultor técnico da Dana.

 

Responsável pela transmissão de força do motor para o diferencial, o cardan equipa todo veículo de tração traseira com motor dianteiro. Uma das preocupações na sua manutenção é a lubrificação, que atenua as conseqüências das altas temperaturas e grande esforço ao qual o cardan é submetido.

 

Realizada sempre em dia e com a graxa correta, a manutenção correta garante o perfeito funcionamento e maior durabilidade do componente.

 

"A Dana recomenda o uso de lubrificantes EP2 à base de sabão de lítio", ressalva Gorgone. Caso o veículo seja usado mais na cidade, aconselha-se a lubrificação a cada 15.000 km ou 20.000 km percorridos, ou a cada três meses, o que ocorrer primeiro. Em uso rodoviário, os prazos são menores: de 8.000 km a 13.000 km ou um mês.

 

Já nas aplicações severas ou fora-de-estrada é necessário lubrificar o eixo a cada 3.000 km a 5000 km ou um mês. "Caso o cardan do veículo tenha trabalhado sob água, no caso de enchentes e travessia de rios, ou na lama, em caso de atolamentos, deve ser lubrificado imediatamente", alerta.

 

Outro cuidado que se deve ter é com certas adaptações no cardan. Quando o comprimento do eixo é aumentado ou diminuído, ele passa a funcionar em condições fora do padrão que provocam problemas como ruídos e quebra de componentes. Se for realmente indispensável fazer alterações, deve-se procurar alguma oficina especializada.

 

Eixo diferencial

 

Tão importante quanto o cardan para o sistema de transmissão, o eixo diferencial aumenta a força do motor transmitida às rodas, diminuindo a velocidade da rotação e alterando o sentido do movimento em 90 graus. O componente também permite que as rodas traseiras girem em velocidades diferentes quando necessário.

 

Composto por dezenas de peças com ajustes muito sensíveis, o diferencial exige uma regulagem extremamente precisa para permitir máximo desempenho e não gerar ruído. Com isso, a manutenção requer alta capacidade técnica. Se algum conserto não for feito da maneira adequada, o eixo pode apresentar desgaste prematuro.

 

Fazer a lubrificação correta também é fundamental para o desempenho e durabilidade da peça. O óleo deve ser mantido sempre no nível recomendado e dentro do prazo de troca.

 

Caso o componente seja submerso, deve-se substituir o lubrificante. Nos diferenciais comuns, sem sistema de tração positiva (blocante), deve ser usado óleo hipóide multiuso EP 85 W 140 API GL 5. Já nos diferenciais blocantes, deve ser óleo LS 85 W 140 GLI 5.

 

Tração positiva

 

Já os modelos equipados com sistema de tração positiva precisam de cuidados especiais na lubrificação, pois abastecer estes diferenciais com o mesmo óleo dos eixos comuns ou óleos mais finos para câmbio pode acabar com os discos de fricção do sistema --eles não conseguem entrar com facilidade entre os discos e não têm a viscosidade necessária para evitar o atrito entre as peças.

 

O ideal para estes problemas não ocorram é utilizar nesses eixos sempre lubrificante original do fabricante ou óleos hipóides com especificações LS 85 W 140 API GL 5.

 

"Caso haja negligência na lubrificação dos componentes do sistema de transmissão de força, a peça terá sua vida útil afetada e pode quebrar", explica Gorgone. Uma boa dica para quem participa de trilhas e ralis é, depois das provas, lubrificar o cardan e os diferenciais e observar ruídos e folgas e os componentes ficaram submersos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

carajo, entao o cara que faz trilha tem que lubrificar imediatamente? ta bom que pegue agua ou lama , mas esse termo imediatamente ficou meio estranho nao? se o cara ta la no interior nao sei da onde e tem que rodar seus mil quilometros ai , ele ta lascado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huehuehue...

 

Tenho um amigo aqui em Oz que ele tem um CJ ( ui! ) 75 com o motor de Maverick L4. Ele costuma fazer trilhas e mesmo para ele ( na verdade o pai dele ) é mecânico, a brincadeira é cara e cheia de "surpresas".

 

Mas é LOKO ver o bichinho entrando e saindo do lamaçal!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uhauhauah é ignorante o negocio, meu pai tem um jeep , tracao e reduzida, velho o negocio puxa ate predio uhauhhuauha animal!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será q isso tb se aplica a 4x4 de passeio??Nunca lubrifiquei nada :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Será q isso tb se aplica a 4x4 de passeio??Nunca lubrifiquei nada :unsure:

Num carro de passeio, principalmente que não deve pegar inundações/terra/lama, etc não deve ser tão hardcore não Scooby...

 

Mas convém dar uma olhadinha, né?!? Afinal são partes móveis... E partes móveis são "doidas" para apresentar desgastes... :(

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...