Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

DUVIDA

Recommended Posts

Galera, existe algum cálculo para ver qual é o comprimento de cada onda?

Tipo, eu sei que a frequencia de 40 hz tem comprimento dee 340 m/s, e as demais? como faço para descobrir?

Tá faltando só isso para eu concluir os estudos sobre HORN :D

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

então tá faltando um pouco mais, pois 340m/s é a velocidade aproximada do som

comprimento de onda (lambda), é o período vezes a velocidade do som

portanto,

comprimento = (1/f) * 340

para 40Hz, dá 8,5 metros

Compartilhar este post

Link para o post

e que venham as HORNS agora!!! hehehe

depois posta tudo aih

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bem galera, outra dúvida:

a corneta eu "escolho" a frequencia que ela vai começar a reproduzir.

Fiquei na duvida no seguinte:

Devo usar esse corte de frequencia do mesmo estilo de capacitor? EX.: SE EU QUERO CORTAR EM 80 HZ EU PONHO 160 HZ PRA ELA CORTAR NOS 80?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ficou difícil de entender, mas vamos lá

freqüencia de corte, ou onde começa a tocar, ou o que seja, é definido por f3, ou o ponto onde a pressão é de -3dB em relação ao resto, metade da pressão

pra calcular capacitor, usamos a formaula da reatância capacitiva, cujas variáveis são a CapacitÂncia (o que queremos encontrar), freqüencia e a reatância

o que a gente faz é pegar o ponto onde a atenuação será de 3dB, ou seja, quando a reatância tiver o mesmo valor da impedância do falante, pois aí teremos metade da potência sendo dissipada contra metade indo pra ele. Bingo, alí eh f3.

Troca reatância pela impedância e esta aí nossa fórmula

no caso da horn vocÊ tem que ver esse se "começa a tocar" segue o mesmo ideal de f3 que mostrei alí

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

ih cara, o artigo fala sobre cortar os tweeters no dobro da freqüencia de ressonância, oq não tem realmente nada a ver com o que você escreveu, muito menos com oq escrevi

afinal não sei mais de qual corte você tah falando, corte no roll off da caixa, corte ativo, passivo, passa alta, passa baixa? boiei!

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkk... deixa eu tentar te explicar.

Vamos lá... o bocal da corneta, dependendo tamanho, vc seleciona o limite inferior da gama de áudio que ela vai reproduzir.

Minha dúvia é a seguinte:

Como vou selecionar essa gama?

Nessa artigo que eu postei, vc "corta" as frequencias consideerando 1 oitava certo? EX.: se for 80 hz vc tem que calcular o capacitor em base dos 160 hz. Isso como corte passa alta.

Considerando que a corneta vai dá um ganho acima da frequencia que vc vai selecionar de acordo com o tamanho do bocal dela, eu devo considerar esse ganho tb a 1 oitava?

Abraços

PS. FOI MAL N CONSEGUIR PASSAR A TRANSPARENCIA, É QUE DEPOIS DE 100000000 DE FÓRMUILAS O CARA FICA COM A MENTE CANSADA AEHEAHEAHA

Compartilhar este post

Link para o post

não tem fórmula mágica nas cornetas dos drivers tbm, o pessoal usa esta aproximação de 2*fs mas você pode fazer o corte que julgar apropriado

da mesma maneira, o corte inferior da sua Horn deve ser viável pelo falante a ser utilizado e sistema em questão, ou seja, faça um corte onde o falante esteja respondendo sem problemas de excursão ou perdas naturais, e onde case com as outras vias do seu sistema

sem fórmulas, sem magia, somente projeto

(está descobrindo pq projetar caixas LT MTL Horn e etc é tão soda?)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tu ainda n entendeu

o aqui o desenho do que eu quero dizer, ela dá um ganho em deeterminada faixa, porém vc escolhe a partir de que faixa ela vai dar o ganho sacas?^

Abraços

post-5-1092192380.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

acho que dessa vez eu tinha respondido certo

depende do teu sistema, em quantas oitavas vai haver o ganho, qual será a ordem de grandeza dele, etc

nem sei qual o falante, nem qual o sistema, sem saber nada eh impossivel escolher esse range aih

Compartilhar este post

Link para o post

Mas assim, quando colocamos um faklante em um caixa, ele altera a sua rfequenciua de ressonancia :D

Devo considerar o pico do caixa (100 hz) como FS?

Compartilhar este post

Link para o post
Mas assim, quando colocamos um faklante em um caixa, ele altera a sua rfequenciua de ressonancia :D

Devo considerar o pico do caixa (100 hz) como FS?

claro que não...

dá mais umas lidas em artigos sobre o assunto, pois pra mexer nesse nível de cálculo de caixas complexas está falando um pouco de base sobre parâmetros de alto-falantes, caixas, e os dois juntos, bem como sobre sistemas de PA e suas vias, cortes, sobre thielle-small, etc

se não vai ser complicado

mas respondendo: a fs do sub é sempre a fs do sub, a fb da caixa é a da caixa, alterações de parâmetros qdo in box, como Qtcb e etc, são assuntos muito mais complexos

se a sintonia da tua caixa dependesse da FS do falante, que dependeria da sintonia da caixa, você nunca ia conseguir projetar

Compartilhar este post

Link para o post

A tá, eu cheguei a pensar por uma instante que atravéz da configuração do caixa ele alterava a frequencia de ressonancia do falante :P

Mas eu tava meio lerdo ontem a noite :P calculo pacas aeheahaehaehea

Bem, agora to com a minah mente mais calma, podemos continuar a discurssão :P

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
A tá, eu cheguei a pensar por uma instante que atravéz da configuração do caixa ele alterava a frequencia de ressonancia do falante :P

Abraços

So tome dois cuidados...

Não adianta forçar uma frequencia muito baixa em uma Horn.. FICA ENORME DE MAIOR DE GRANDE, dá quase pra morar dentro dela... 45 Hz é limite pratico... e não force uma resposta muito extendida tambem , pois fica muito complicado de fazer a paredes com a curva certa, logo a chances de distorção são BEM altas..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

So tome dois cuidados...

Não adianta forçar uma frequencia muito baixa em uma Horn.. FICA ENORME DE MAIOR DE GRANDE, dá quase pra morar dentro dela... 45 Hz é limite pratico... e não force uma resposta muito extendida tambem , pois fica muito complicado de fazer a paredes com a curva certa, logo a chances de distorção são BEM altas..

[]

Sandro

Xá cmg :D

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...