Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Gustavooo

Set Gol - 4 Upgrade - 1600w

Recommended Posts

LEOHz, verdade cara não estou querendo desmerecer sua experiencia em sistemas de som, gostei muito dos seus projetos que vi aqui no fórum.

Mas o que vc não percebeu é que na verdade o sub de 1000W tem um conjunto magnético mais forte. É por isso que muitos PAs estão utilizando woofers com metade da potencia, mas com ímã de neodímio.

Eu não quis falar sobre parâmetros T&S pq esses parâmetros mudam constantemente com o tempo e com a temperatura tb.

Tenho outro gráfico que vai fazer vcs pensarem um pouco mais sobre potencia.

 

jEAdpjI.jpg

 

zuCe86E.jpg

 

 

mvmgnn6.jpg

 

 

O certo mesmo é testar na pratica não da para confiar muito em simulações eu sei.

Mas eu fiz isso com meu TEAC e MTX e o resultado foi que mesmo com menos potencia consigo tirar mais subgrave de sub pequeno em caixa grande.

 

Mas tb não vou ser estupido de ir contra a física e dizer que 1000W é menos que 200W.

A questão aqui é custo beneficio mesmo, onde o único lado negativo em usar subs baratos é o tamanho da caixa.

 

Quer economizar espaço e tem grana pra gastar, use um de 15 com amplificador forte.

Quer economizar dinheiro e tem espaço para usar, use subs pequenos com amplificador médio.

 

 

Edit:

Caramba!

O problema são os upgrades mesmo! Até meu TEAC japonês é melhor que os upgrades infelizmente...

 

Fiz uma simulação com o FB Audio 3000 15, Bomber Upgrade 12 e o MTX RT12

 

m7M0g81.jpg

 

 

HXGF3o0.jpg

 

Xmax:

 

Bomber Upgrade 12 = 9,5mm

TEAC SW300 12 = 10mm

MTX RT 12 = 16mmm

FB 3000 15 = 25mm

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

okay cara!!! vc tem um bom entendimento da teoria sobre Winisd... mas vamos na pratica...

 

imagina um Teac numa caixa de 400L.... qualquer musica tocada por vc com 500w, vai fazer o cone VOAR!!

ja o Adire Brahma de 15" numa caixa de 150L... msm alimentando com 800w, eh certeza q vai tocar qualquer musica melhor do q o TEAC!!!

 

um Sub de 12" de 300w numa caixa de 400L, ja se comporta como se fosse um Baffle Infinito... entao raramente vc vai conseguir um desempenho similar ou superior a um sub mais potente subalimentado!!

 

vc vai ter uma pequena faixa de frequencia q pode ganhar do sub mais potente!!! mas lembrando q vc vai estar esforçando muuuuuito o sub mais fraco.... e o sub mais forte vai estar trabalhando frio (sem atingir nem 50% do seu Xmax).....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

okay cara!!! vc tem um bom entendimento da teoria sobre Winisd... mas vamos na pratica...

 

imagina um Teac numa caixa de 400L.... qualquer musica tocada por vc com 500w, vai fazer o cone VOAR!!

ja o Adire Brahma de 15" numa caixa de 150L... msm alimentando com 800w, eh certeza q vai tocar qualquer musica melhor do q o TEAC!!!

 

um Sub de 12" de 300w numa caixa de 400L, ja se comporta como se fosse um Baffle Infinito... entao raramente vc vai conseguir um desempenho similar ou superior a um sub mais potente subalimentado!!

 

vc vai ter uma pequena faixa de frequencia q pode ganhar do sub mais potente!!! mas lembrando q vc vai estar esforçando muuuuuito o sub mais fraco.... e o sub mais forte vai estar trabalhando frio (sem atingir nem 50% do seu Xmax).....

Foi mal eu não deixei claro que são 4 subs nessa caixa gigante. Todos os subs de 12 que simulei estão em 4 unidades na mesma caixa. Queria mostrar que mesmo com 4 subs de 12 simples o projeto fica mais barato que com 1 de 15.

Mas a verdade mesmo é que eu gosto sim desses projetos com subs de 15 ou até 18 polegadas, eu queria montar um assim.

O problema é o preço que desanima.

E ainda tem o fato da borda e aranha serem muito duras nesses alto falantes só para vender modulo.

 

Mas continuem postando projetos grandes e caros. É um colírio para os olhos esses walled! :legal:

 

Ah! Sobre o de 15 trabalhar com metade do xmax, isso só aconteceu com o brahma o FB com seus 25mm teve usar somente metade da potência para não ser danificado.

Sem falar que o meu MTX RT12 de 16mm não chegou nem na metade do xmax aplicando metade da potencia suportada e ainda rendeu o mesmo em SPL.

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...