Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FernandoMoretti

Ajuda com projeto para saveiro

Recommended Posts

Mano sintonia em 40hz?
É trio! No minimo 50hz se nao, nao vai sair som pra fora.

40hz quem usa é p.a em caixa de alto Desempenho e com acoplamento.

# Exemplo pra vocês, olha o manual do SDS 2.7k 18"

caixa Profissional - 170litros, sintonia em 45hz, hpf em 40hz.

Trio automotivo - 100litros, sintonia em 50hz, hpf 45hz.

Isso serve pra 99% dos alto falantes automotivos, não adianta deixar abaixo de 50hz porque não vai tocar de mala aberta(a não ser que você tenha um paredão).

Minha caixa dos tornados estava a 48hz, não tocava nada de mala aberta, nada mesmo.. subi pra 55hz e ficou muito melhor, em todas as musicas eu so tive ganho.(hpf em 40hz)

A do meu SDS 2.7 estava m 47hz(erro de montagem) não tava rendendo nada.. subi pra 52hz, ficou muito melhor.. tocando desde hungria a wesley safadao..

Não adianta tentar fazer caixa plana pra trio, em trio voce tem que por o pico na região aonde vai ter o uso da caixa, ou seja o ideal é ter alto ganho, porem na maior área possível. um bom target pros picos é em 60/70hz, é aonde vai estar a maior parte das musicas.. rachão é 80/90hz (minas).

Simulei o mesmo protech(que por sinal eu nao gostei.. fs em 58hz num "subao" é piada) pode ver como usei uma caixa muito menor, sintonia condizente com trio que é 50hz(e ainda é baixa e "flat"), veja como o rendimento é muito maior na area 50hz até 180/200hz que é aonde age o alto falante de 15"

n3xh53.jpg

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo isso tudo depende muito, EU por exemplo sempre busco um som o mais FLAT possível em um trio no máximo dos máximos um pico de 3dB já da e sobra agora quanto ao ideal ser ter ganhos altos nos picos discordo plenamente, isso só serve pra racha pois para escutar musica fica um som chato e repetitivo "mono-nota".

Quanto a sintonia em 40hz não significa que meu HPF será em 40hz só fiz isso para dar uma alisada na resposta da caixa.
quanto a sua caixa ter ficado menor... a minha simulei para 2 subs ou seja a sua também dará 200l exatamente igual a minha kkkk 

Compartilhar este post

Link para o post

Victor entendo o que voce quer dizer, mas te garanto que se usar essa sintonia ai, a potencia rms do falante ja vai fazer ele explodir o xmax..

Fora que sintonizar em 40hz e cortar em 50hz nao faz sentido.

Repara que a resposta da sua caixa nao ficou flat, ficou totalmente fora do normal, a faixa de resposta ficou estranho.

Fora que mesmo com sintonia baixissima no teve resposta abaixo dos 50hz.

Hoje em dia temos processador/crossover digital que seja.. Custando 300reais.. E voce pode acertar os vales e picos sem matar o rendimento..

Nao adianta voce sintonizar uma caixa flat que nao vai conseguir emitir som.

Subgrave so se consegue com acoplamento, nao adianta descer a sintonia..

Deixa eu te falar, eu nao gostei nem um pouco desse protech pelas simulaçoes, o que voce achou?

O bicho parece morrer abaixo de 55hz com qualquer sintonia praticamente.

E nois, ^^

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post

Link para o post

Victor entendo o que voce quer dizer, mas te garanto que se usar essa sintonia ai, a potencia rms do falante ja vai fazer ele explodir o xmax..

Repara que a resposta da sua caixa nao ficou flat, ficou totalmente fora do normal, a faixa de resposta ficou estranho.

Hoje em dia temos processador/crossover digital que seja.. Custando 300reais.. E voce pode acertar os vales e picos sem matar o rendimento..

Deixa eu te falar, eu nao gostei nem um pouco desse protech pelas simulaçoes, o que voce achou?

E nois, ^^

O protech sub600 de 15 era bom mas esse aí realmente não parece ser o bicho. Quanto aos tornados de 15 não acho eles ruins não. Numa caixa de 75 Litros por câmara, sintonizada em 50hz fica muito bom, e sintonizar caixa em 40hz também acho ser desperdício (já fiz e não gostei). Editado por Alex-SDS

Compartilhar este post

Link para o post

E nois, ^^

Bom dia amigo, busquei caixa flat mas n encontrei por causa dos parâmetros, o amigo esta a procura de produtos baixo custo logo deduzi q um processador não seria viavel no momento para ele. minha curva ficou estranha assim Pq coloquei o parâmetro Z 8ohms mas utilizando o Re do sub 4ohms por n ser informado o de 8 no manual , já corrigi.

É realmente esse sub pela simulação não me agrada muito também não kkk abraços. Quanto a sintonizar em 40 e cortar em 50hz é perfeitamente normal, a curva de resposta muda e vc não ultrapassa o xmax por estar cortado em 50hz. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado novamente pela força galera.

Então pelo visto não compensa investir nesses subs mesmo.

Melhor ir de tornado ou vocês tem outra sugestão ?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado novamente pela força galera.

Então pelo visto não compensa investir nesses subs mesmo.

Melhor ir de tornado ou vocês tem outra sugestão ?

Cabe alto falante de 18" na caçamba sem problemas ? ou so cabe de 15" ?

se for de 15" não recomendo usar o tornado 2200, ele é aleijado praticamente, não rende pra fora satisfatoriamente. eu indico sds 2.7k, vulcano 3.8...

se for de 18" voce pode usar o tornado 2200, sds 2.7k, sub800, vulcano 3.8 etc..

o vulcano é um tornado com maior rendimento.. inclusive mais ataque sem perder o subao, porem os vulcanos geralmente sao caros.

Compartilhar este post

Link para o post

A caçamba da saveiro está livre só pro som, então cabe tranquilo um de 18 la, e nessas opções o tornado seria mais viável porque eu consigo pegar um de 18 1500rms por 600 conto.

Antes do tornado passou pela minha cabeça montar 4 unlike de 15 de 350rms (170 conto cada um), mas nunca vi um desse tocando. 

Tenho medo de lotar a caçamba da saveiro e não tocar nada. Alguém conhece o falante ?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui se paga ~400 numa sds 2.7k 18"

Compartilhar este post

Link para o post

eu ouvi uma s10 com um woofer da bomber de 18" que me fez perguntar ao dono que falante era aquele. foi o grave de woofer mais parecido com sub que já ouvi até hoje.

tava sendo tocando por um modulo da boog.

trio nao é minha praia nem meu setup favorito, mas confesso que fiquei de cara com o rendimento de um unico falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser uma caixa bem rígida, amp muito bem alimentado e caixa e sintonizada ali pelos 45~50hz!

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui se paga ~400 numa sds 2.7k 18"

Meu novo sonho de vida é morar ai bloom kkkk já estaria com uma carretinha só com sds 18" kkk

Compartilhar este post

Link para o post

No site do fabricante não ta dando pra ver os parâmetros, mas consegui pegar em um site de vendas :

Alto Falante Woofer Unlike Unf 157 R4 15” 350w Rms

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

• Woofer de 15"
  • Bobina Simples de 4 Ohms
  • Potência: 350W RMS
  • Frequência: 52,3Hz
  • Cone de Celulose com fibra de vidro
  • Corpo de Alumínio
  • Polo ventilado
  • Borda de tecido com 3 ondas
  • Centragem progressiva
  • QMS 5,81
  • Vas 198,3L
  • Xma 4,5 mm
  • Sd 840
  • QES 2,11
  • Re 3,2 Ohms
  • Spl: 93,32 Db

Compartilhar este post

Link para o post

Corre disso !

vai no que é tradicional, marca conceituada..

procure alguns videos e topicos a respeito dos principais altofalantes, depois filtre pelo seu interesse (preço, tamanho, potencia, etc).

pesquise principalmente, tornado, vulcano, oversound sub800, eros sds 2.7, snake hpx.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, se for pra montar 4 unlike de 15, eu preferia comprar só uma "de qualidade" agora, e ir montando o resto aos poucos.

Esse falante só vai te dar raiva a médio prazo =\

Tenta pegar um falante "recondicionado", que tu acha por 300 dinheiros (SDS)... e mais pra frente vc troca o reparo pelo original, qdo estiver com grana sobrandpo!

Compartilhar este post

Link para o post

Certo galera, obrigado pelas opiniões, vou de tornado mesmo, modelo 18SWT3000.

Gostaria de pedir só mais uma coisa  :+1

Me ajudem com a caixa para ele por favor, projeto simples sabe, só uma caixa quadrada com duto redondo numa sintonia bacana que toque bem o gravão mas não fique sem ataque (seria uns 50 hz ?).

Compartilhar este post

Link para o post

AXrdRQF.jpg

Simulei seguindo o manual dele, que sugere caixas de 100 a 130litros, pelo que vi ele é bem picudo, então pra ficar um meio termo eu simulei numa caixa maior, 120 litros a 50hz.

Vai ter um rendimento forte apartir dos 50hz, então pode por hpf em 45hz.

A caixa tem 120litros, 2dutos de 100mmx8cm

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.

Caso você queira ainda mais ataque, só ir cortando que a sintonia vai subindo.

mas se ficar igual ao gráfico, acredito que não será necessário alterar.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza então, muito obrigado a todos que dedicaram um pouco o seu tempo para me ajudar

Se Deus quiser logo logo o projeto ta montadinho.

Deus abençoe vocês amigos  :rever1:  :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...