Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Vinymf

Melhor opção para caixa de 30l brutos.

Recommended Posts

Boa noite galera.

Tenho um bomber new edge de 10" 150w, numa caixa de 30l, com duto de 2polegadas. Ele está ligado, num BB 3000gl em um bridge casando a impedância perfeitamente. 

Não gosto mt do som dele gostaria de algo mais forte e com mais qualidade. Se possível mantendo essa caixa (nem gastar mt). 

Pensei em manter essa caixa por questões de espaço. Sou bem leigo com equipamentos automotivos.

Pensei em substituir o sub, ou por outro de 10", podendo alterar o duto. Ou talvez num de 12", transformando a caixa em selada.

Mesmo assim, não sei se teria o rendimento esperado, pois gostaria de spl com qualidade. Uso 100% interno. 

Cogitei entre:

MTX RT10-04 - 250w

Protech light - 420w

Shocker twister - 650w

Qual deles seria o melhor?

MTX, sei que é uma marca de renome msm sendo um sub de entrada acredito que teria mt qualidade, porém não sei a respeito de spl.

Os subs protech, vi que a anos atras, eram mt conceituados aqui no forum. Segundo o vendedor é mt melhor que o shocker (claro que seria, segundo ele). Uma empresa q praticamente sumiu do mercado, não tem nem um site direito, e só vende por mercado livre. Não me inspira mt confiança.

O shocker, é bem difícil de achar comentários sobre. Sempre vejo comentários mais a respeito de woofers. Quase sempre são elogios. Parece ser mais voltado pro SPL com qualidade tipo o que busco. 

30litros, talvez ficasse bom num sub de 12 pra caixa selada. Mas não queria algo "seco" como esse sub atual.

O som, é pra tocar de hip hop a rock. Projeto para um 206 hatch, o que acho que facilitaria meu objetivo.

Será que da pra ter bom rendimento com essa caixa, ou é melhor acabar indo pra uma maior?

Visando custo beneficio, as 3 opções que cogitei são boas, teria algum outro sub que vale a pena ver?

Daria um bom upgrade em relação ao sub atual? 

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub de 10" em dutada de 30l brutos, talvez o upgrade seria uma opção. São um excelente custo x benefício!

Apesar que acho essa caixa um pouco "picuda". Nos testes que fiz, achei a felicidade com esse sub numa caixa de 37L internos livres!

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre vejo recomendações do upgrade, principalmente de 10. Acompanhei um projeto com ele, pra uso residencial, numa caixa de exatos 30 litros tb. Msm sendo alimentado por um bridge do TS400, ele chega a bater bobina. E o preço é pouca coisa menor do que os outros. Vale a pena?

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre vejo recomendações do upgrade, principalmente de 10. Acompanhei um projeto com ele, pra uso residencial, numa caixa de exatos 30 litros tb. Msm sendo alimentado por um bridge do TS400, ele chega a bater bobina. E o preço é pouca coisa menor do que os outros. Vale a pena?

Bate bobina por conta da falta de um crossover adequado com filtro subsônico.

Se bem montado é um excelente falante!

Compartilhar este post

Link para o post

spl com qualidade ? sela a caixa e pode usar o mtx 250w ou mesmo o upgrade de 12'', sao as melhores opçoes q vc citou ! caixa dutada eh dificil usar em qualidade pq tem pico alto e fica mais lento o sub. ambos os subs vai tocar mt mais q seu atual set

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Bate bobina por conta da falta de um crossover adequado com filtro subsônico.

Se bem montado é um excelente falante!

O sub ta ligado no low pass fixo do Ts400. Talvez seja a falta do filtro msm.

spl com qualidade ? sela a caixa e pode usar o mtx 250w ou mesmo o upgrade de 12'', sao as melhores opçoes q vc citou ! caixa dutada eh dificil usar em qualidade pq tem pico alto e fica mais lento o sub. ambos os subs vai tocar mt mais q seu atual set

Hbp2in6.jpg

Simulando no Winisd, ficou dessa forma. Acredito que o MTX em caixa selada, não deve ficar mt bom não. Detalhe que o upgrade eu simulei em caixa dutada o de 10 polegadas, e o de 12 em caixa selada.

UilyD3d.jpg

Pelos graficos, parece que o shocker tem uma curva de resposta melhor, junto com o mtx na caixa dutada. Faltam alguns parametros do protech. Tentei simular dos UXP tb, mas a bravox não informa nada tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale lembrar que se esse é o volume interno total da caixa, dutos e falantes devem ser descontados nessa conta de volume ao simular no programa.

Considerando uns 2.5l ocupados pelo falante e ~1.5 pelo duto, essa caixa vai ficar ainda menor!

Compartilhar este post

Link para o post

graficos sao graficos.....um sub de 12'' ja toca 3db a mais só pela area de cone e deslocamento. A pratica eh realmente outra, e ja pude comprovar. te garanto q esse mtx de 250 toca mais bonito q os outros, agora se qr meio termo vai no upgrade msmo. O mtx vai tocar mto mais ''gordo'' o som dele eh diferente, vai por mim.....upgrade nao eh toda essa farinha ai nao, pra mim nao tem nda demais, qndo vc escuta subs gringos com parametros tops ai a coisa ja muda mto ! Se puder da uma procurada tem mt sub bom de baixa potencia, tente achar um Re audio ou um fosgate p2 daquele cone azulado, mtx do cone prata antigo, esses sim tocam demais.

Compartilhar este post

Link para o post

graficos sao graficos.....um sub de 12'' ja toca 3db a mais só pela area de cone e deslocamento. A pratica eh realmente outra, e ja pude comprovar. te garanto q esse mtx de 250 toca mais bonito q os outros, agora se qr meio termo vai no upgrade msmo. O mtx vai tocar mto mais ''gordo'' o som dele eh diferente, vai por mim.....upgrade nao eh toda essa farinha ai nao, pra mim nao tem nda demais, qndo vc escuta subs gringos com parametros tops ai a coisa ja muda mto ! Se puder da uma procurada tem mt sub bom de baixa potencia, tente achar um Re audio ou um fosgate p2 daquele cone azulado, mtx do cone prata antigo, esses sim tocam demais.

Fosgate e MTX sonho de consumo......kkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei doido pra pegar esses dias, havia um cara vendendo um 7515 prata desses, por 170 reais. Se fosse de 12, não pensaria meia vez... Ficou tempos vendendo ainda. Quando decidi pegar, ele vendeu. O upgrade sinceramente não me agradou mt não. Até pq, acho que o conjunto magnetico dele, deve ser igual a do new edge.

Tem um Questo, qs250 de 12 vendendo aqui por 150 reais. Simulando nesse volume, não pareceu ser vantagem não. 

Quero justamente esse grava gordo, que preenche o ambiente.

Uso um conjunto de caixas da LG em casa, da linha metal bass (cromados ainda), ligadas num BB3600 com o sub de 10" no bridge. Ouvindo a musica the weeknd the hills em casa, parece outra música. Timbre mt melhor, e mt mais agradável. Isso pq acredito que nas especificações técnicas, esse sub não é la essas coisas.

O mtx 1004, ta saindo por 280 reais, 300 o de 12. Tem pioneer 309 novo aqui por 200, msm preço do shocker de 10. 

No geral, vc acha que o mtx de 10 vale mais a pena que esses outros? O de 12, a mtx recomenda 35l em caixa selada. O q me deixaria em dúvida ainda, entre o de 10 ou de 12 do msm modelo.

Shocker vc conhece?

Fosgate e MTX sonho de consumo......kkkkkkkkkk

Sempre fui doido nos quadrados. Tanto os kicker, quanto os MTX... kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

acho q o de 12'' msm na selada ja vai tocar legal cm 30L. dps mais pra frente vc planeja uma selada bonita combinando com o porta malas ai, num mdf de 20mm com pelo menos uns 38litros e ja era ! é um investimento de sub q vc vai usa-lo por mts anos facil ! a diferença de 20 reais pro de 12'' é mt pouca pra nao se pega-lo ! obs: o 7512 da mtx era um canhao, eu sempre sonhava na epoca no 8512 de 500w, o negocio tinha 24mm de xmax cara.....ignorante mas na epoca nao tinha bala na agulha pra um desses ou msmo um T9 haha

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando o tópico, troquei do módulo. Peguei um SD400.4. Não quero ter que colocar mais uma bateria.

De certa forma isso limita um pouco mais o projeto, agora o sub tem q ser bobina dupla de 4homs, pra usar um bridge em cada bobina.

Apareceu a oportunidade de pegar um philips, CSP 1200 tb, parece que é próprio pra uso em caixa selada, mas a philips não informa nada. Parece ter sido reformado tb. 

nwRiwdl.jpgDkAJ9EL.jpg

Ou melhor partir pra uma certa ignorancia.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-879803796-subwoofer-fosgate-punch-dvc-10-rfp-1210-400rms-_JM

Vcs encarariam? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...