Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Caixa para 2 JBL GTO 12".

Recommended Posts

Tenho um par de uxp em caixa com duto retangular em L bate muito forte, bem mais q na duto redondo...

Por isso assim que der vou fazer uma, estou curioso para "ver" o resultado já que tá tocando muito bem para dois subs de 350Wrms na dutada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como fez a caixa para os 2? fotos? qual litragem e qual usava com duto redondo?

Pq ainda tenho, que arriscar fazer uma dessa para vê se consigo melhora alguma coisa nos 2 que tenho

Já troquei duto, tamanho da caixa, com manta interna, sem, com duto comprido, com curva sem curva, só essa que ainda não kkkkkk

É só fazer igual a minha só que com 100 litros para tocar misto, e um pouco maior para tocar mais pra dentro, o duto que fiz é 32x5cm o comprimento +ou- 60 cm, agora se precisa aumentar por ser dois não sei essa informação só quem sabe simular para dá uma luz. O bom é vc fazer a medição do jeito que está e depois para ter certeza o que mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

As medidas serão as seguintes, "internas" L 65,6 A 39,6 P 47 duto de 6x39,6x57, descontando o duto da parte de trás "duto curvo" vai ficar com 114L bruto, qual será a sintonia? só falta saber para terminar o projeto.

Estou pensando em faze-la com os cantos arredondados pintada com batida de pedra e duto laranja, será que fica bom? quero algo diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

É só fazer igual a minha só que com 100 litros para tocar misto, e um pouco maior para tocar mais pra dentro, o duto que fiz é 32x5cm o comprimento +ou- 60 cm, agora se precisa aumentar por ser dois não sei essa informação só quem sabe simular para dá uma luz. O bom é vc fazer a medição do jeito que está e depois para ter certeza o que mudou.

Sim e não

Pq se for camara unica, como um sub interage com o outro, pode ter diferença na litragem

Lembro de algum manual de sub, que vinha falando de litragem para usar 2 sub em uma caixa, acho que era Mtx

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um único duto com as medidas que vc passou 29Hz.

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e não

Pq se for camara unica, como um sub interage com o outro, pode ter diferença na litragem

Lembro de algum manual de sub, que vinha falando de litragem para usar 2 sub em uma caixa, acho que era Mtx

Então o correto é  ter divisão, agora fiquei na dúvida já que o desenho já está feito. A minha intenção é fazer o duto no canto.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post

Link para o post

Bom se procura, no forum deve encontrar alguns tópicos antigoos falando disso

Da epoca que o Ernany postava bastante e fazia vários testes, principalmente com sub pioneer

Pq camara unica depende sub, modulo que vai usar, caixa que vai fazer - pode resultar em ganho ou perde

pode gera ganho por acomplamento dos subs, e que passam a tocar diferente, como se fosse um sub de 24 (2x12) ou pode gera cancelamento entre os sub

Por isso na dúvida a camara separada é mais segura de não errar, por isso tem caixas com duto retangular no meio da caixa entre os sub, pq ai consegue separar cada sub

Mas como vc que vai fazer, melhor jeito de descobrir vai ser testanto então

Ainda tenho uma dúvida, que essa não lembro de ver nada sobre se fizer o duto retangular em uma caixa trapezoidal e ficando com inclinação no duto diferente desses 90º, se isso interfere na caixa também

Pq no meu caso queria fazer uma caixa nesse estilo, mas tentando aproveita bem o espaço do porta mala só com 1 sub e para esse caso melhor saida deve ser o duto redondo mesmo com curva, mas um dia ainda testo kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Bom se procura, no forum deve encontrar alguns tópicos antigoos falando disso

Da epoca que o Ernany postava bastante e fazia vários testes, principalmente com sub pioneer

Pq camara unica depende sub, modulo que vai usar, caixa que vai fazer - pode resultar em ganho ou perde

pode gera ganho por acomplamento dos subs, e que passam a tocar diferente, como se fosse um sub de 24 (2x12) ou pode gera cancelamento entre os sub

Por isso na dúvida a camara separada é mais segura de não errar, por isso tem caixas com duto retangular no meio da caixa entre os sub, pq ai consegue separar cada sub

Mas como vc que vai fazer, melhor jeito de descobrir vai ser testanto então

Ainda tenho uma dúvida, que essa não lembro de ver nada sobre se fizer o duto retangular em uma caixa trapezoidal e ficando com inclinação no duto diferente desses 90º, se isso interfere na caixa também

Pq no meu caso queria fazer uma caixa nesse estilo, mas tentando aproveita bem o espaço do porta mala só com 1 sub e para esse caso melhor saida deve ser o duto redondo mesmo com curva, mas um dia ainda testo kkkkkk

Mais isso deve servir para duto redondo tbm? o problema é fazer e não ficar bom, sei que grave vai dar só que quero tirar o máximo deles, por dúvida vou refazer o desenho e colocar o duto no meio. Será que é necessário uma divisão entre os dutos?

Compartilhar este post

Link para o post

Mais isso deve servir para duto redondo tbm? o problema é fazer e não ficar bom, sei que grave vai dar só que quero tirar o máximo deles, por dúvida vou refazer o desenho e colocar o duto no meio. Será que é necessário uma divisão entre os dutos?

É bom ter uma "parede" dividindo os duto, pelo menos no começo do duto, senão acaba ficando como caixa de camara unica

Faz uma pesquisa rápida ai, de caixa duto retangular para 2 sub, que vai encontrar alguns projetos

(no outro tópico que vc criou, lembro de postar umas imagens, de umas caixas até meio curvas)

Compartilhar este post

Link para o post

É bom ter uma "parede" dividindo os duto, pelo menos no começo do duto, senão acaba ficando como caixa de camara unica

Faz uma pesquisa rápida ai, de caixa duto retangular para 2 sub, que vai encontrar alguns projetos

(no outro tópico que vc criou, lembro de postar umas imagens, de umas caixas até meio curvas)

Vou dá uma pesquisada antes de terminar o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja usei com camara unica e camara separada, mesmo com duto retangular. Nao senti diferença nas duas a não ser por ela ficar melhor travada com as chapas maiores (a de cima e de baixo, frontal e traseira, mas isso é facil de resolver. Com câmara unica existe uma pequena distorção entre os alto falantes, mas a impressão é que toca "melhor"..

Como serao dois subs com uma unica camara, nao pode bobear nessa questao de travar as chapas, teve uma que eu fiz sem travar e a caixa andava no porta malas, imagina o cancelamento que isso gera.

Um amigo faz caixas trapezoidais com duto retangular, apesar da diferença nas áreas, a caixa toca muito bem..

Compartilhar este post

Link para o post

Diego vc me animou de novo e vou acabar arriscando em câmara unica mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um único duto com as medidas que vc passou 29Hz.

A sintonia ainda está muito baixa, o que pode ser feito para subir um pouco sem diminuir o comprimento do duto já que se diminuir não terá mais a curva. A diferença de 29hz para 33hz muda muito para escutar rock? porque a caixa do UXP está sintonizada em 33hz e toca muito bem esse tipo de musica

Se diminuir a litragem sobe a sintonia?

Editado por Danilodb

Compartilhar este post

Link para o post

Bom antes de fazer a caixa, faz um teste na sua caixa atual tampando os dutos com alguma coisa nem que seja usando umas almofadas

para vc ouvir eles tocando em selada, como esta querendo fazer outra caixa e já fez vários testes, faz mais esse para conhecer um sub em caixa selada

E vai ouvir umas músicas de rock com uma caixa selada, só para ver a diferença, vai gastar apenas tempo

E um dos jeito de mudar a sintonia da caixa sem mudar o volume é alterando o duto, em comprimento ou área

Pq preocupado em manter a curva?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom antes de fazer a caixa, faz um teste na sua caixa atual tampando os dutos com alguma coisa nem que seja usando umas almofadas

para vc ouvir eles tocando em selada, como esta querendo fazer outra caixa e já fez vários testes, faz mais esse para conhecer um sub em caixa selada

E vai ouvir umas músicas de rock com uma caixa selada, só para ver a diferença, vai gastar apenas tempo

E um dos jeito de mudar a sintonia da caixa sem mudar o volume é alterando o duto, em comprimento ou área

Por que queria fazer outra bem parecida com a do UXP. 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora pintou outra dúvida referente ao duto retangular, como medir o comprimento do duto com e sem ter a curva? Se a caixa tiver 48cm interno de profundidade e o duto tiver 6cm de largura portanto a parede do duto terminará os mesmo 6cm da parede do fundo da caixa e portanto terá 42cm ? E o duto curvo como se mede? Penso que se o duto que fica paralelo ao fundo tiver 10cm de comprimento terá um total de 58cm de comprimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu manter o tamanho do duto e diminuir a litragem a sintonia sobe?

Compartilhar este post

Link para o post

O duto deve ser medido seguindo uma linha no meio dele.

Vou fazer o desenho do duto e medir para tirar a dúvida, mas ainda estou em dúvida sobre aumentar a sintonia da caixa sem mexer no duto, me ajudem por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ta fazendo a caixa e tentando aprender

Tenta baixa algum programa e simular alguma coisa, fazer uns testes mudar volume, duto ou abaixa o aplicativo da jbl tools que tem uma opção de cálculo de caixas

Para entender melhor o que vc está fazendo e as mudanças que procura

Ou no autosom.net tem artigos explicando como fazer projetos de caixa

Compartilhar este post

Link para o post

Como ta fazendo a caixa e tentando aprender

Tenta baixa algum programa e simular alguma coisa, fazer uns testes mudar volume, duto ou abaixa o aplicativo da jbl tools que tem uma opção de cálculo de caixas

Para entender melhor o que vc está fazendo e as mudanças que procura

Ou no autosom.net tem artigos explicando como fazer projetos de caixa

Estou pesquisando só que cada vez mais fica complicado sem resposta direta, pelo que li e se entendi se diminuir apenas a litragem o que ocorre é que o pico muda de "lugar" se tava em 50hz pode passar para 40hz "só como exemplo" sei que cada sub responde de um jeito em caixa pequena e outros de outra forma em caixa grande. VLW.

Compartilhar este post

Link para o post

Baixei o JBL Tools e estou mexendo, me pareceu interessante vou tentar aprender antes de finalizar o projeto, fst-lobo vlw pela dica e assim que der coloco algo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai brincando no programa, mudando, simulando as caixas que tem para ter uma ideia te ajuda ter uma noção do que está fazendo

Tenta baixa o winISD, acha fácil na internet algum versão beta ou de teste para vê as curvas de resposta do sub em cada caixa

Quando diminui litragem afeta o comportamento da curva de resposta do sub, oq pode mudar a região de pico de lugar, pode aumentar ou diminuir o pico
Pode conseguir uma resposta mais plana ou com mais pico, não é uma coisa tão simples de ir alterando

O duto que altera a sintonia da caixa mais facilmente, mas não é muito simples essas mudanças

Caixa selada que comentei por exemplo, tem vantagem de ser mais plana a resposta do sub geralmente e mais rápido, então para um estilo de musica como o rock que tem batidas e mudanças rápidas o sub é capaz de reproduzir melhor o som, a caixa ainda tem vantagem de ficar bem menor, mas pode diminuir os picos na resposta e spl, então cada caixa tem vantagens e desvantagens, caixa dutada dependo litragem tem muito spl e pode aplicar muita potencia ou toca bem subgrave e pouco spl, cada projeto tem uma finalidade

Compartilhar este post

Link para o post

Vai brincando no programa, mudando, simulando as caixas que tem para ter uma ideia te ajuda ter uma noção do que está fazendo

Tenta baixa o winISD, acha fácil na internet algum versão beta ou de teste para vê as curvas de resposta do sub em cada caixa

Quando diminui litragem afeta o comportamento da curva de resposta do sub, oq pode mudar a região de pico de lugar, pode aumentar ou diminuir o pico

Pode conseguir uma resposta mais plana ou com mais pico, não é uma coisa tão simples de ir alterando

O duto que altera a sintonia da caixa mais facilmente, mas não é muito simples essas mudanças

Caixa selada que comentei por exemplo, tem vantagem de ser mais plana a resposta do sub geralmente e mais rápido, então para um estilo de musica como o rock que tem batidas e mudanças rápidas o sub é capaz de reproduzir melhor o som, a caixa ainda tem vantagem de ficar bem menor, mas pode diminuir os picos na resposta e spl, então cada caixa tem vantagens e desvantagens, caixa dutada dependo litragem tem muito spl e pode aplicar muita potencia ou toca bem subgrave e pouco spl, cada projeto tem uma finalidade

Por isso que tenho dúvidas, então por que se tem o costume em fazer as caixas maior que a indicada pelo fabricante? será que dessa forma as respostas sempre serão mais planas? acredito que poucos usam programas para verificar como pode ficar antes de realizar o projeto e vai mais no chute mesmo ou não.? Ainda não decidi como vai ficar a caixa porque li muitas coisas e uma é "se eu estiver errado me corrijam por favor" que quando a caixa tem maior litragem a potência aplicada  não pode ser muito maior que o sub suporta para que não passe do X-max, só como exemplo o meu som, mais que o dobro da potência aplicada nos subs numa caixa maior do que está e com duto maior tbm pode acontecer de perder o controle do cone? ou bater bobina?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...