Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eduardo Mrack

Ajuda nos agudos - misto trio/SQ - Driver Ti ou Super Tweeter

Recommended Posts

Olá amigos, gostaria da ajuda dos mais experientes na escolha dos componentes finais do meu set. Inicialmente eu pretendia um sistema de alta qualidade, mas conforme fui aprendendo no fórum e comprando os componentes, acabou se tornando um trio. Anda quero uma alta qualidade, dentro do projeto. Sou bastante sensível a timbres, fadiga sonora e linearidade de frequências, pois sou um entusiasta da música bem como vocalista e guitarrista.

Basicamente o sistema irá reproduzir Heavy Metal e algo de Power Metal, vocais pronunciados e melódicos com instrumentais cheios de nuances. ( Iron Maiden, Black Sabbath, Helloween, Angra, Edguy e por aí vai ).

Não pretendo tocar para quarteirões a distância, mas que tenha um bom volume e qualidade com a mala aberta para um ambiente de tamanho médio ( exemplo : encontro de carros, praças, num encontro de amigos em uma chácara ) e também que se ouça com algum volume o som do carro passando com a mala fechada, enfim.

Não tenho pretensão de disparar alarmes nem nada do tipo, se resume a um volume razoável, com o máximo de qualidade possível. 

Após o trio estar completo, pretendo instalar um Kit duas vias na frente, ( Hertz Esk 165.3 ) e usar TA. Porém não é para agora, eu quero ajuda com o trio da mala

O carro é um Chevette. Vou listar os componentes que já tenho e no final a minha dúvida.

Player - Pioneer DEH 7880Bt

Amplificador - MXR x4k5 - 4x88w _ 2x250w ( em brigde ) reais e já testados, se quiserem posso fazer um review deste amp. com ótimo CxB. 

Subwoofer - para quebra galho tenho UM Selenium 12SW2. Pretendo um NAR ou Questo mais para frente, ou ainda um Keybass Panther. 
Caixa selada sempre, para ter um bom controle da excursão já que algumas musicas tem graves de ataque muito rápidos ( pedal duplo ) sintonizada em 50~60Hz, ( +/-55 litros ) a definir. Não terei espaço para 2 subs, então será apenas um, de qualquer forma. Tocará até os 100Hz.

Mid rangers - 2 Keybass 8KW3 ( 8" - caixas seladas de 20 litros cada, sintonia da caixa em 114Hz ) HPF em 100Hz. Eu esperava mais destes Keybass. Não têm os 95Db prometidos pelo fabricante e apresentam um ruído chiado desagradável entre os 150~300Hz. De qualquer forma irei usá-los. Eles respondem bem até os 3KHz 

Tenho a bateria do Carro de 60 Ah e irei usar outra de 60Ah na mala.
Comprarei outro amplificador assim que possível.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora a minha real dúvida : driver Ti ou super tweeter para os agudos e médio-agudos ??

D220Ti + corneta curta quadrada ou 
ST 302-x - usarei crossovers passivos em abos os casos.

Como falei, os Mids tocam bem até os 3Khz, porém os ST pegam de 5Khz para cima.

Os drivers Ti seriam cortados de 2KHz para cima, e eu cortaria os mids LPF em 2KHz, mas pergunto, os Ti respondem acima dos 12,5Khz com linearidade e qualidade ? 15Khz ? 18KHz audíveis ? 

Acho terrível aquele agudo de chocalho, da casa dos 5Khz, tshhh tsshhh, mas aprecio e busco demais os agudos de pratos de condução e splash de pratos de ataque, bem como as nuances para cima dos 12,5Khz, os agradáveis e simbilantes tss tss tss, de curta duração.

E aí ?

Mids tocando Full + Super Tweeters ( ST302-x ) ou
Mids até 2KHz + Driver Ti ( D220 Ti )

Lembrando que quero linearidade e destaque nos agudos acima de 12,5Khz. Não me incomoda destaque na voz, na verdade até busco ela, porém quero este destaque lá no high.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deixo claro que não tenho como usar FENÓLICO + ST , pois não terei como casar as impedâncias. A dúvida é basicamente : D220Ti ou ST 302-x ( usarei L-Pad para atenuar em ambos os casos ). Tocará em paralelo com os mids, em estéreo, usando as Bridges de 250w.

Muito obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa parceiro blz pura? Bom para o projeto que você quer ficou meio complexo. Para os estilos de músicas e bandas que você curte, é caixa selada mesmo para o subwoofer. Só que, como você quer montar um sistema de trio-elétrico, a caixa selada não vai rolar de mala aberta. Caixas seladas só rendem de porta-malas fechado.

No seu caso aí se você quiser rendimento de mala aberta com subwoofer, a solução é partir para um subwoofer menor e com bastante ataque, mas em caixa dutada.

Eu acredito que um N.A.R de 10" de 200Wrms numa caixa dutada pequena (25 litros no máximo) vai te satisfazer.

Quanto aos midranges, a caixa para eles está muito grande. Já que vai aproveitar eles, coloque dois dutos de 2" em cada câmara desses midranges.

Para a parte dos agudos eu te sugiro de usar tweeters normais e não super-tweeters. Super-tweeter tem muito SPL e resposta muito agressiva nos agudos, mesmo se esse alto-falante for de boa qualidade. E quanto ao uso de driver de titanium, idem no caso dos super-tweeters.

Você pode comprar um par de tweeters Selenium 1TW1, esses tweeters respondem a partir de 2,5KHz com o crossover original.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelas respostas Dudu !!! Vou considerar o que tu disse. O problema que vejo em caixas dutadas par ao sub é a perca de controle do cone, embola bastante, mas sim, gera um SPL bem melhor. Não sei se meu sistema será de fato um trio, por isso coloquei como misto, enfim...

Sobre os mids, em simulação, só comecei a conseguir uma resposta razoavelmente plana com os 20 litros mesmo, com menos que isso fica com muito pico e não pouco SPL perto dos 100Hz.

Sobre não usar ST nem Driver, é complicado. Pois preciso de algo com a potência perto do que os mids suportam, - 125w, pois terão de tocar em paralelo com os mids para a impedância ficar nos 4 Ohms. Cada bridge manda 250w máximos.

Já ouvi os 1TW1 e gosto muito deles, porém, são 8Ohms 65w e teriam que ser instalados em paralelo, casados com os mids, ou seja, torrariam fácil, mesmo atenuando. 

Vou pegar dois ST emprestados amanhã e instalar com os mids, se eu gostar do resultado vou nos ST302-x , senão vou partir para os drivers Ti. 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelas respostas Dudu !!! Vou considerar o que tu disse. O problema que vejo em caixas dutadas par ao sub é a perca de controle do cone, embola bastante, mas sim, gera um SPL bem melhor. Não sei se meu sistema será de fato um trio, por isso coloquei como misto, enfim...

Sobre os mids, em simulação, só comecei a conseguir uma resposta razoavelmente plana com os 20 litros mesmo, com menos que isso fica com muito pico e não pouco SPL perto dos 100Hz.

Sobre não usar ST nem Driver, é complicado. Pois preciso de algo com a potência perto do que os mids suportam, - 125w, pois terão de tocar em paralelo com os mids para a impedância ficar nos 4 Ohms. Cada bridge manda 250w máximos.

Já ouvi os 1TW1 e gosto muito deles, porém, são 8Ohms 65w e teriam que ser instalados em paralelo, casados com os mids, ou seja, torrariam fácil, mesmo atenuando.

Vou pegar dois ST emprestados amanhã e instalar com os mids, se eu gostar do resultado vou nos ST302-x , senão vou partir para os drivers Ti.

1tw1 acho que é 4 ohms e os drivers e Tweeter são geralmente 8 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem um problema no seu raciocinioCom

o o mid e o tweeter tocam frequência diferentes, se ligar um tweeter de 8 ohms em paralelo com um mid de 8 ohms

O mid continuara recebendo a potência que receberia em 8 ohms e não em 4 ohms

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, pelo o que li e pelo o que pude entender, vc quer um som para tocar com a mala fechada e abrir a mala em lugares médios. O sub que você quer escolher (NAR ou QUESTO) não vai te atender, não vai render para fora e falo isso por experiencia própria. Abriu a mala o grave some. Outra coisa, se quer qualidade, corre de usar corneta, ainda mais sendo TI. Elas vão encobrir facil todo o seu sistema, além de terem o som metálico e estridente. 

Pega um parzinho de 8pw3, põem numa caixa cornetada com 1 drive d200 e 1 tweeter st200. (para usar para fora) Vai ter um sonzinho básico, simples mas equilibrado. Pega um Questo para tocar interno, NA MINHA opinião, são melhores que o nar. Pega um kit 2 vias legalzinho e faz um palco sonoro bacana, voce que curte rock, vai ficar muito legal. O Questo pode ser o de 12" 250 rms, o kit indico um de entrada que achei bacana (inclusive tenho 1) o audiophonic ks 6.2. O módulo você já tem para o sub e o kit 2 vias.

Ficaria legal assim, um sozinho bacana para dentro e quando quiser abrir a mala, só ligar o parzinho de 8pw3 com a corneta e o tweeter.

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi os 1TW1 e gosto muito deles, porém, são 8Ohms 65w e teriam que ser instalados em paralelo, casados com os mids, ou seja, torrariam fácil, mesmo atenuando. 

Os 1tw1 são de 4ohms e suportam 70Wrms.

Quanto aos drivers e tweeters em paralelos com os midranges,  se for ligá-los todos juntos sem divisor de frequência nenhum, vão casar impedância sim, só que os drivers e os tweeters vão tocar as mesmas frequências dos midranges e com isso vão queimar.

Os subwoofers N.A.R são voltados para qualidade e tem bom controle de cone e ataque, tanto em caixa dutada ou selada. Só que a sensibilidade desses subs são bem baixas e os drivers e super-tweeters vão acabar abafando todo o restante do set pelo fato desses tipos de alto-falantes terem a sensibilidade muito alta.

Você pode mandar até 30Wrms para um driver e super-tweeter que eles vão tocar alto ainda. 50Wrms já está bom demais para cada alto-falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem um problema no seu raciocinioCom

o o mid e o tweeter tocam frequência diferentes, se ligar um tweeter de 8 ohms em paralelo com um mid de 8 ohms

O mid continuara recebendo a potência que receberia em 8 ohms e não em 4 ohms

Sim, e é exatamente a ideia, dividir os 250w, metade para cada componente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, pelo o que li e pelo o que pude entender, vc quer um som para tocar com a mala fechada e abrir a mala em lugares médios. O sub que você quer escolher (NAR ou QUESTO) não vai te atender, não vai render para fora e falo isso por experiencia própria. Abriu a mala o grave some. Outra coisa, se quer qualidade, corre de usar corneta, ainda mais sendo TI. Elas vão encobrir facil todo o seu sistema, além de terem o som metálico e estridente. 

Pega um parzinho de 8pw3, põem numa caixa cornetada com 1 drive d200 e 1 tweeter st200. (para usar para fora) Vai ter um sonzinho básico, simples mas equilibrado. Pega um Questo para tocar interno, NA MINHA opinião, são melhores que o nar. Pega um kit 2 vias legalzinho e faz um palco sonoro bacana, voce que curte rock, vai ficar muito legal. O Questo pode ser o de 12" 250 rms, o kit indico um de entrada que achei bacana (inclusive tenho 1) o audiophonic ks 6.2. O módulo você já tem para o sub e o kit 2 vias.

Ficaria legal assim, um sozinho bacana para dentro e quando quiser abrir a mala, só ligar o parzinho de 8pw3 com a corneta e o tweeter.

Obrigado pela resposta e pelas sugestões amigo.

Realmente, quero um bom som interno e poder abrir a mala de vez em quando. Entendi, subwoofers morrem com a mala aberta, vou considerar isto. 

Realmente os drivers Ti tem uma sensibilidade bem alta, mas eu acreditava que conseguiria atenuar com o L-pad e talvez ter uma linearidade no sistema. Eu nunca ouvi um Ti, mas vou acreditar em você então.

Sobre fenólica mais ST, como comentei lá em cima, eu não vou conseguir casar as impedâncias pois a princípio eu precisava de apenas mais UM componente 8ohms para instalar em paralelo coms os meus mids de 8ohms e usar as bridge de 4 ohms do Amp.

Ah, sobre os 8pw3, acho eles horrorosos em timbre e controle da excursão do cone, Fui bem criterioso na escolha dos mids, comparei muitos. Os Keybass 8 Kw3 foram a coisa mais perto do ideal que meu dinheiro podia pagar, e mesmo não tendo me impressionado, são incomparavelmente superiores aos 8pw3 e me arrisco a dizer que à maioria dos woofers de 8 que vemos a venda por aí

Muito obrigado de qualquer forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Os 1tw1 são de 4ohms e suportam 70Wrms.

Quanto aos drivers e tweeters em paralelos com os midranges,  se for ligá-los todos juntos sem divisor de frequência nenhum, vão casar impedância sim, só que os drivers e os tweeters vão tocar as mesmas frequências dos midranges e com isso vão queimar.

Os subwoofers N.A.R são voltados para qualidade e tem bom controle de cone e ataque, tanto em caixa dutada ou selada. Só que a sensibilidade desses subs são bem baixas e os drivers e super-tweeters vão acabar abafando todo o restante do set pelo fato desses tipos de alto-falantes terem a sensibilidade muito alta.

Você pode mandar até 30Wrms para um driver e super-tweeter que eles vão tocar alto ainda. 50Wrms já está bom demais para cada alto-falante.

Dudu, como eu falei lá na descrição eu usarei sim crossovers passivos bem definidos, seja qual for o componente que eu decida usar.

Pesquisei sobre os 1tw1 e realmente me parecem uma ótima opção, terei que jogar com o meu set, mas estou tendendo para eles, posso usar o canal individual do amp de 88w para cada um e a bridge de 250w para o sub. Aí para os mids compro outro amp que me atenda. Eu só acho estranho esses tweeters começarem em 2,5Khz e suportarem tanta potência, em teoria são muito mais resistentes do que qualquer super tweeter do mercado. É no mínimo estranho.

A idéia era fornecer sempre pelo menos 50% a mais da potêcia nominal para os falantes, moderando o volume claro e evitando ondas quadradas, mas custa caro.... 

Eu ainda fico bem curioso com as Ti, gosto da curva de resposta da 220Ti, queria a opinião de alguém que as use junto de mids de 8 polegadas.

Obrigado até aqui pessoal. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...