Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Vitor RJ

Projeto de Qualidade sem Subwoofer - Jeep Compass 2017

Recommended Posts

Amigos,

Acabei de comprar o novo Jeep Compass 2017 Limited, pego o carro daqui a 10 dias. Tentei comprar ele com um pacote de opcionais no qual ele vem com o som da beats de 506 watts rms incluído subwoofer montado pela fábrica mas o tempo de espera estava muito grande e acabei comprando o carro padrão com um som tradicional: sem módulo, central de 8.4 polegadas original jeep e falantes fracos.

Sou meio leigo no assunto mas gostaria de dar um bom upgrade nesse sistema de som, sem alterações no veículo e sem a instalação de subwoofer para preservar a mala e a originalidade do veículo. Gostaria de manter a central multimídia original e usar um módulo amplificador compacto por dentro do painel.

Pensei no seguinte projeto:

- Amplificador compacto que caiba dentro do painel do carro

- Kit Duas Vias de qualidade que desça até os 40Hz e compense um pouco a falta do subwoofer nas portas dianteiras

- Coaxiais ou MidBass de qualidade nas portas traseiras

- Processador de Áudio Digital (esse aqui estou pensando ainda)

Em relação as marcas e produtos pensei nesses aqui, quero gastar no máximo 3k nesse projeto.

- Módulo Audiophonic Sensation HP 4000 - 4 Canais de 75 rms ou outro compacto de qualidade

- Kit Duas Vias Morel, Focal, MB Quart, Hertz ou NAR

- Coaxiais ou Mid Bass Morel, Focal, MB Quart, Hertz ou NAR

Algumas dúvidas:

1 - Quais falantes compensariam a falta de um subwoofer? Algum que desça até os 40hz?

2 - O que seria melhor para as portas de trás, midbass, coaxiais ou midwoofers?

3 - Será que vale a pena colocar um processador de áudio digital barato e compacto da stetsom para limpar o sinal da central?

Agradeço a atenção de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o que vc quer custa caro!

Os kits que tem melhor performance nos graves custam metade ou pouco mais que a metade deste seu orcamento...

Seria necessário tratar as portas..

Amp eu recomendaria um Fosgate 4.6x na bridge pra alimentar apenas o kit, que forneceria aproximadamente 130w pra cada kit...

Eu iria de focal da linha KR...

Uma opção boa seria o KRX2,

Neste caso deveria pegar um amp 2 canais forte pois ele trabalha em 2ohm.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gustavo, 

Então, eu não quero muito volume, quero apenas qualidade para dentro do carro e ter um grave bacana sem subwoofer.

Será que não tem um meio termo? Esse amplificador que você recomendou é muito grande, quero algo compacto para deixar por dentro do painel.

Sem querer abusar, chegou a dar uma olhada na minhas dúvidas na parte inferior do post?

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Até mesmo se vc tratar muito bem a porta e usar um kit MBquart Q ou Premium, ou um kit RE Audio XXX, perceberá q subwoofer faz falta.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alves,

Qual é o melhor kit 2 vias em termos de grave até uns mil reais?

Não daria pra colocar um midwoofer ou midbass nas portas de trás pra ajudar um pouco os graves?

Obrigado pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que seria overkill utilizar um kit top com amplificador meia-boca e hu original.

Sabendo que você não irá utilizar subwoofer de jeito nenhum, eu seguiria a idéia do gustavo.

Não tem a necessidade de utilizar falantes nas portas traseiras (coaxial), mas caso decida utilizar use da mesma marca de mesma linha do kit 2 vias (mesmo timbre).

Trate as portas, caso contrário todo investimento em kit 2 vias será em vão.

E não terá o resultado de um sistema com subwoofer, mesmo o midbass descendo legal.

"3 - Será que vale a pena colocar um processador de áudio digital barato e compacto da stetsom para limpar o sinal da central?" NÃO!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que seria overkill utilizar um kit top com amplificador meia-boca e hu original.

Sabendo que você não irá utilizar subwoofer de jeito nenhum, eu seguiria a idéia do gustavo.

Não tem a necessidade de utilizar falantes nas portas traseiras (coaxial), mas caso decida utilizar use da mesma marca de mesma linha do kit 2 vias (mesmo timbre).

Trate as portas, caso contrário todo investimento em kit 2 vias será em vão.

E não terá o resultado de um sistema com subwoofer, mesmo o midbass descendo legal.

"3 - Será que vale a pena colocar um processador de áudio digital barato e compacto da stetsom para limpar o sinal da central?" NÃO!

Dcarminw,

Por que não vale a pena o processador de áudio digital? Ele não limparia o som da central multimídia original?

Sobre as portas traseiras, seria interessante colocar um outro kit 2 vias da mesma marca?

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Dcarminw,

Por que não vale a pena o processador de áudio digital? Ele não limparia o som da central multimídia original?

Sobre as portas traseiras, seria interessante colocar um outro kit 2 vias da mesma marca?

Obrigado pela atenção.

Processador desses mais baratos não vão melhorar o sinal, podem atrapalhar.

2 vias somente na frente.

Quanto mais simples o projeto, melhor.

Minha dica. Seguindo seu orçamento de 3k: use seu player original + amplificador + kit 2 vias. Dê preferência para Kit 2 vias com um timbre que agrade, somente em segundo lugar leve em consideração o quanto ele desce.

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor, essa coisa de limpar o sinal de uma central ruim é uma ilusão. É algo que foi criado não sei por quem, mas é fruto de pura imaginação. Veja que um sinal que foi degradado não pode ser restaurado de forma alguma, afinal, se foi degradado, houve perda de dados, e se perdemos esses dados e não temos acesso a eles, como restaurá-los? Teria que ser um algorítmo de bola de cristal.

Talvez você ache que pode não restaurar, mas "dar uma melhorada". Te digo que dependendo do processador ele talvez até tenha recursos que prometam isso, mas na verdade ele só estará te enganando de alguma forma para o som parecer melhor. Todo processamento envolve perdas, ainda mais quando existe uma conversão analógico-digital.

Por curiosidade, onde vai o subwoofer original? O que tem nesse local no seu carro, que não tem subwoofer de fábrica?

Editado por Bernardo Chianca

Compartilhar este post

Link para o post

Alves,

Não daria pra colocar um midwoofer ou midbass nas portas de trás pra ajudar um pouco os graves?

Obrigado pela atenção

Eles farão a mesma coisa q os dianteiros e continuará ñ sendo um sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor, essa coisa de limpar o sinal de uma central ruim é uma ilusão. É algo que foi criado não sei por quem, mas é fruto de pura imaginação. Veja que um sinal que foi degradado não pode ser restaurado de forma alguma, afinal, se foi degradado, houve perda de dados, e se perdemos esses dados e não temos acesso a eles, como restaurá-los? Teria que ser um algorítmo de bola de cristal.

Talvez você ache que pode não restaurar, mas "dar uma melhorada". Te digo que dependendo do processador ele talvez até tenha recursos que prometam isso, mas na verdade ele só estará te enganando de alguma forma para o som parecer melhor. Todo processamento envolve perdas, ainda mais quando existe uma conversão analógico-digital.

Por curiosidade, onde vai o subwoofer original? O que tem nesse local no seu carro, que não tem subwoofer de fábrica?

Bernardo,

Verdade o que você falou, não tinha parado pra pensar sobre isso e olha que trabalho na área de TI. rs

O subwoofer do original beats vai na mala com super acabamento feito pela fábrica:

Jeep_Compass_Trailhawk_030.jpg

E nas portas traseira tem até tweeter:

novo-jeep-compass-2017-carplace-33-774x5

O meu como não tem esse pacote opcional vem com a porta traseira lisa e apenas caixa de roda no mala.

Esse pacote opcional vem com 8 falantes (parece ser dois kits 2 vias) e mais subwoofer, totalizando 506 rms da beats.

Porém a fila de espera desse opcionais já passa dos 90 dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Processador desses mais baratos não vão melhorar o sinal, podem atrapalhar.

2 vias somente na frente.

Quanto mais simples o projeto, melhor.

Minha dica. Seguindo seu orçamento de 3k: use seu player original + amplificador + kit 2 vias. Dê preferência para Kit 2 vias com um timbre que agrade, somente em segundo lugar leve em consideração o quanto ele desce.

Entendi, já tirei da cabeça a ideia de processador, vou de central original + kit 2 vias + amplificador + coaxiais (traseira) + tratamento das portas.

O problema que não entendo muito de som, e não conheço os timbres.

Quero um amplificador que caiba dentro do painel do carro ou abaixo do porta-luvas e sem nenhum fio a mostra.

Poderia me recomendar um set dentro desse orçamento de 3k a 4k?

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal seria escutar alguns kits para ter uma idéia do que te agrada.

Escutei poucos kits pra opinar, porém dos que escutei posso te dizer que me agradam os Kits das linhas Radioactive e Uranium (esse muito bom) da Ground Zero, o kit E62C da Helix que utilizo no meu set e gosto e o DLS linha Scandinavia (esso porém foge do orçamento).

Não esqueça de escolher bons cabos RCA, recomendo Leyline do colega Bernardo Chianca aqui do fórum.

Você mora no Rio, dá uma passada na BRS e fala com o Cézar pra escutar alguns kits lá, pode ajudar na escolha.

Agora amp pequeno mesmo que possa caber de baixo do painel/porta-luvas, o único que me vem a cabeça é o SD 400.4 EVO. Já pensasse em pôr o amp de baixo do banco dianteiro? Acredito que dê pra colocar um amp lá e que fique escondido.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se o seu carro vem com aquele espaço livre, nada te impede de mandar fazer uma caixa de fibra de vidro e colocar um subwoofer exatamente no mesmo lugar e ocupando exatamente o mesmo espaço. Vale muito a pena. Te garanto.

Vale também a pena caprichar no tratamento das portas. Vendo pelas fotos, tive a impressão que cabe um amplificador embaixo do banco traseiro, não seria uma opção?

Sobre os equipamentos, pra fazer boas escolhas você vai ter que pesquisar, estudar, e ir atrás. Som vai muito de gosto e para não errar você precisa conhecer qual é o seu gosto e quais marcas vão te ajudar a atingir um set que te satisfaça. Nesse processo vale conversar com o Renê, da R2Audio (e-commerce) e com o Cézar da BRS sound (loja física aí no RJ). Sabendo isso, você vai encontrar muita coisa garimpando nos classificados do fórum e com os próprios lojistas recomendados acima. Meu contato com o Cézar se resume a conversas pelo whatsapp, mas sou cliente do Renê há alguns anos e recomendo a experiência.

Caso tenha alguma dúvida e caso queira conversar sobre a parte de cabeamento (trabalho com RCAs, como o dcarminw indicou), estou à disposição!

Não esqueça de escolher bons cabos RCA, recomendo Leyline do colega Bernardo Chianca aqui do fórum.

Obrigado pela indicação!

Compartilhar este post

Link para o post

Sei q a ideia é não usar um sub, mas sinceramente, não vai ter nenhum kit que fará o papel do sub com qualidade, quero dizer q se o mid conseguir descer muuuito, vai atrapalhar as altas, então e um corberto curto ai essa situação.

Onde vai o sub original, vc consegue tranquilamente fazer uma caixa de fibra, e se bem feita não vai lhe ocupar nada de espaço e fica com igual ou ate.melhor acabamento que o original.

Pelo fato da central quase nunca ser das melhores em termos de sonoridade, minha opinião seria investir num ampli pequeno, tipo o sd, que é beem barato, um kit de melhor qualidade, daria ate p entrar ai um v30, se acha com bons preços nos usados, ainda sobraria mais da metade do orçamento.

Com a sobra do valor, da p comprar bons cabos, e instalar um sub de 8" sob o banco, me parece q tem espaço suficiente ali...não altera a originalidade do carro, economiza em cabos e fica barato p fazer uma caixa p ele.nesse local, vai te agradar bastante o resultado.

Pode manter sim um coaxial nas traseiras, mas não investiria muito nesse ponto, o próprio original vai t servir.

Compartilhar este post

Link para o post

Gustavo,

Então, eu não quero muito volume, quero apenas qualidade para dentro do carro e ter um grave bacana sem subwoofer.

Será que não tem um meio termo? Esse amplificador que você recomendou é muito grande, quero algo compacto para deixar por dentro do painel.

Sem querer abusar, chegou a dar uma olhada na minhas dúvidas na parte inferior do post?

Obrigado pela atenção.

Li tudo, mas um mid descer a 40Hz tem que ser um kit muito bruto!

Eu recomendo um Audison AV K6, vai te atender razoavelmente bem...

Amp eu recomendo um arc mini 125.4, já que é indispensável o amp ser pequeno...

Compartilhar este post

Link para o post

Alves,

Obrigado pela atenção

Focal v30

Compartilhar este post

Link para o post

Cara use um sub pequeno ali naquele lugar vc vai ver q num vai comprometer em nada o tamanho da mala...

Um exemplo é um sub caro, mas se por exemplo vc colocar um morel ultimo de 8" a caixa com 10 litros seu carro vira do avesso ele tem 1000 RMS...

Existem opções baratas tipo os questo de 8" que usam baixa litragem e iria corrigir bem este deficiência nas baixas frequências...

Compartilhar este post

Link para o post

tb faria uma caixa lateral para um sub de 8"... se tivesse grana iria de re audio ou jl w1, agora se grana for problema tem até sub de 8 que o baboo ta vendendo no class por 40 reais...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...