Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[FullPower] Conheça o incrível Plymouth “Terracuda“ criado por Chip Fo

Recommended Posts

abrecuda_move

Por: Eduardo Bernasconi / Fotos: João Mantovani

Uma célebre frase no mundo dos customizados tem tudo a ver com o projeto deste Plymouth Barracuda 1970: “o customizador é tão bom quanto o cliente permite que ele seja”. Daren Metropoulos, de Connecticut, na Costa Leste dos Estados Unidos, cruzou o país até chegar à Foose Design, na Califórnia (Costa Oeste), para realizar o sonho de ter um autêntico Foosificado em sua garagem. O pai de Daren era cliente do pai de Chip Foose e, agora, os filhos fazem negócios entre si.foose-terracuda-fullpower-0132E o próprio Daren começou a brincadeira: mostrou um relógio Breitling de estimação para o customizador e queria um carro na tonalidade do mostrador, de alumínio anodizado. Foose pediu para ficar um dia com a jóia e avisou que seria difícil compor uma tinta que ficasse igual ao tom do relógio de magnata. Resumo: o Breitling ficou em suas mãos durante seis semanas, até ele conseguir chegar na cor que você vê na carroceria acima.

foose-terracuda-fullpower-0213Ao vivo, mais parece um camaleão, com várias tonalidades, no marrom batizado de TerraCuda. Ficou tão bom que virou uma das cores da linha assinada por Foose e fabricada pela Basf, nos Estados Unidos. Em nossa visita ao Sema Show, o customizador perguntou se o fotógrafo João Mantovani poderia clicar o carro em algum lugar de Huntington Beach, debaixo de sol, para ter registrada essa variação de cor. Mantovani teve de aceitar o pedido e foi até a praia, rapidão, para alguns cliques.foose-terracuda-fullpower-0167O vice-presidente da Foose Design, Carson Lev, acompanhou João, que estava com nosso antigo diretor de arte, Wlamir Vecchi. O rolê durou uma tarde inteira — de trabalho e diversão —, a bordo do Cuda com 525 cv de potência no motor V8, com cabeçotes Hemi e injeção eletrônica sequencial, a gasolina.foose-terracuda-fullpower-2178Na época, esse 6.4 podia ser comprado na rede autorizada Dodge/Mopar, dos States, por valores entre US$ 15.700 e US$ 19.000. Foi a escolha de Foose para um motor que funcionasse todos os dias, sem estresse. O câmbio é um Tremec, de cinco marchas e — pode parecer incrível — de acionamento manual, diferente da preferência da maioria dos gringos, pelos automáticos. Como Daren é um colecionador e tem muitos automáticos impecáveis e originais, se era para ousar, que fosse até na transmissão.foose-terracuda-fullpower-2141A adaptação do conjunto motor/câmbio exigiu algumas mudanças na dianteira do TerraCuda. A suspensão, por exemplo, é de um Corvette C5, para dar mais estabilidade e ficar ao gosto de Foose. “As rodas dianteiras têm um posicionamento esquisito no carro original, ficam muito para fora e adiantadas. Ao adotarmos a suspensão do esportivo da Chevrolet, corrigimos isso”, conta o customizador.foose-terracuda-fullpower-0157Dos 17 meses para customização, foram investidas muitas semanas na área frontal, a fim de conseguir o comportamento e estilo desejados. Afinal de contas, as rodas Foose Fishtail seriam bem grandes: aro 19” na frente e 20” atrás. A parte traseira também precisou de um bom tempo para receber o four-link Art Morrison com diferencial Ford 9” e acomodar os pneus Pirelli P Zero 305/35!foose-terracuda-fullpower-0322Ao ver o Plymouth prontinho e rodando, é difícil imaginar que se leva tanto tempo e custa tão caro ter algo assim na garagem. Somente nos para-choques, os profissionais da Foose Design investiram 400 horas em funilaria e acabamento! As peças originais foram seccionadas e modeladas com ferramentas de precisão, como martelo, solda, serra… E isso nos leva a outro ditado muito comum nas oficinas: “Sobrou, cortou. Faltou, soldou!”.foose-terracuda-fullpower-0098Após chegarem a um veredicto sobre o formato e posicionamento dos dois para-choques, agora mais rentes à carroceria, outro trampo: antes do cromo, cada um tomou de 12 a 16 banhos de cobre até ficarem impecáveis para cromação. Entre um banho e outro, o lixamento fino e cuidadoso mostrava se a superfície estava perfeitamente lisa ou se ainda era preciso trabalhar nela.foose-terracuda-fullpower-0204A própria carroceria, irmã gêmea dos Dodge Challenger que vieram depois do Cuda, exigiu atenção. Fixada a uma rotisserie, aquelas que giram o carro para se trabalhar de cima a baixo, tudo foi alisado. Maçanetas saíram de cena, as lanternas foram levemente embutidas e o assoalho foi modificado para esconder abafadores e outros componentes que querem aparecer onde não devem.foose-terracuda-fullpower-0314Pouco mais de um mês foi gasto na preparação para a pintura. Em seguida, o Cuda recebeu cor e polimento, trampo que levou outras semanas, com direito às faixas e pinstriping em duas cores, que também valorizam os detalhes da criação.foose-terracuda-fullpower-0109Tanto investimento do lado de fora significa ter um interior igualmente incrível. Foose tem patrocínio dos bancos Cobra e gosta de usar a linha de fibra de carbono. Apesar de ser um material que vale a pena deixar à vista, o carbono foi coberto com couro — o mesmo utilizado nas Ferrari —, importado da Itália especialmente para o revestimento de painel, portas e assentos.foose-terracuda-fullpower-2148O encosto dos bancos, onde não há revestimento, também foi pintado no marrom TerraCuda. Os carpetes do assoalho e tapetes foram feitos à mão, com espessura dantesca, que bem poderia virar um cobertor lá em casa. Sem miséria! Os fãs de tecnologia e aparatos especiais vão gostar do controle remoto para abrir portas e tampa do porta-malas. O capô é aberto manualmente, pelo lado de fora (não há alavancas internas para liberá-lo). Há quem prefira manter as maçanetas a correr o risco de ficar fora do carro, caçando o cabo de emergência para abertura. Mas, o sistema não titubeou em momento algum durante as fotos.foose-terracuda-fullpower-0198Tudo isso pode parecer história de pescador, daquele que pegou um peixe gigante, nesse caso, muito valioso! Mas, essa é a realidade de um customizado com preocupação nos detalhes e investimento praticamente infindável: um carro que acelera, freia, faz curvas… Que funciona mesmo! E ainda tem estilo, exclusividade e algo que divide pessoas da mesma classe social: bom gosto!

FICHA TÉCNICA

Motor: Oito cilindros, 6.4, 16V, OHV

Alimentação: Injeção eletrônica, gasolina

Potência: 525 cv

Torque: 68,5 kgfm

Transmissão: Manual, cinco marchas, tração traseira

Freios: Dianteira e traseira: discos ventilados

Pneus: Dianteira: 245/35 / Traseira: 305/35

Rodas: Dianteira: aro 19” / Traseira: aro 20”

Upgrade: Chassi, funilaria, pintura, motor, câmbio, suspensão, rodas, pneus, freios, escape, bancos, revestimento interno, painel, som

GALERIA DE FOTOS

foose-terracuda-fullpower-2165foose-terracuda-fullpower-2162foose-terracuda-fullpower-2154foose-terracuda-fullpower-0320foose-terracuda-fullpower-0306foose-terracuda-fullpower-0193foose-terracuda-fullpower-0183foose-terracuda-fullpower-0178foose-terracuda-fullpower-0172foose-terracuda-fullpower-0165foose-terracuda-fullpower-0150foose-terracuda-fullpower-0132foose-terracuda-fullpower-0123foose-terracuda-fullpower-0120foose-terracuda-fullpower-0112foose-terracuda-fullpowerfoose-terracuda-fullpower-0093foose-terracuda-fullpower-0088foose-terracuda-fullpower-0077foose-terracuda-fullpower-0064

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
WlH8HLt6SUk

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...