Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[FullPower] Nissan GT-R ganha preparação no Brasil para passar dos 700

Recommended Posts

gtr_abre

Da Redação / Fotos: João Mantovani

O GT-R R35, lançado em 2007, é o que existe de melhor quando o assunto é carro esportivo japonês. Ele acaba de ser lançado oficialmente no Brasil por R$ 900 mil, com garantia e importação da própria Nissan. Só aqui no País já tem Godzilla rodando há um tempão e com preparação das bravas. Original, já tem potência de sobra, tração nas quatro rodas, freia muito, tem um visual insano… E, como a maioria dos bólidos superesportivos, é financeiramente inviável para a maioria de nós, pobres mortais… Então, ou você tem dinheiro para comprar a caranga, ou trabalha na FULLPOWER e aproveita enquanto faz a matéria (ou se contenta com uma versão de videogame).nissan-gtr-700cv-fullpower-15

No caso do empresário e piloto de Arrancada Marcos Barbosa Afonso, de 35 anos, competidor da categoria Turbo A com um Gol preparado pela equipe Lelo, nem mesmo o GT-R original era suficiente para total satisfação. Quando adquiriu esse exemplar 2010, imediatamente resolveu fazer um upgrade no carro que, para muitos, já nasceu perfeito. “O GT-R é animal, acelera demais e freia muito, mesmo original! Um carro assim merecia uma apimentada”, contou o piloto. A primeira “pitada” foi feita pela German Racing Scaps. O escapamento original foi totalmente removido e deu lugar a tubos de inox de 3,5”, sem nenhum abafador, deixando um ronco, digamos… Animal demais! Se dar um rolê pelas ruas e avenidas de São Paulo com um GT-R já chama um “pouquinho” de atenção, com esse escapamento, ficou quase impossível passar despercebido. Desde as baixas rotações, o barulho estridente invade o habitáculo. Mas, quando o giro sobe pra valer, acima das 4 mil rpm, o som fica realmente intimidador! nissan-gtr-700cv-fullpower-3
Logo após este upgrade, o GT-R foi levado para o dinamômetro da Sapinho Câmbios, onde apontou um ganho de 80 cv no motor. Nada capaz de assustar Marcos, acostumado a domar um Gol de Arrancada com mais de 800 cv. Foi quando decidiu que o Nissan merecia ganhar ainda mais potência. Para isso, mandou seu brinquedinho para a preparadora paulista Illicit Customs. O motor V6 biturbo (código VR38DETT) permaneceu intocado internamente (pistões, bielas, comandos…). A novidade chegou para o sistema de alimentação, que ganhou um kit da americana AAM Competition, composto por tubos de pressurização em alumínio de 3” de diâmetro, duas válvulas blow-off sequenciais (HKS) e reprogramação da americana Cobb Tuning.

nissan-gtr-700cv-fullpower-27
O novo acerto de injeção foi feito através de um sistema chamado AcessPORT, da Cobb Tuning. “Este dispositivo vem com 20 mapas instalados, com programações que diminuem a potência do motor, em um ‘modo manobrista’, por exemplo, ou adicionam performance, já que alteram pressão de turbo e combustível”, explica o preparador Roberto Moreno. Ele completa: “neste carro, subi a pressão de turbo para 1,2 kg, com pico de 1,5 kg. Com isso, a potência já deve ter chegado perto dos 750 cv. O carro mudou muito com a nova calibração e, se antes ele era animal, agora é simplesmente estúpido e chega a levantar fumaça dos pneus nas arrancadas mais fortes”.

nissan-gtr-700cv-fullpower-37
Depois do bate-papo, chegou a hora de sentir a transformação do “Godzilla”. Primeira engatada, pé no porão e, mesmo com tração nas quatro rodas, a fera tem força para derreter a borracha dos pneus — 255/45 na dianteira e 285/35 na traseira, todos de aro 20”. O som do escape e a velocidade que o carro se desloca realmente congelam o trânsito, que limita a brincadeira. Para voltar à normalidade, pé no freio e outro susto: com pinças Brembo que “alicatam” discos de 380 mm, o carro ancora com violência.

nissan-gtr-700cv-fullpower-21
O preparador Beto Moreno conta que o trabalho desta transformação é bem rápido. “Já peguei o carro com o escapamento pronto. O mais demorado é trazer o kit da AAM Competition dos States. Isso porque, com tudo na mão, instalamos as peças e acertamos o carro em apenas um dia de trabalho, sem necessidade de nenhuma adaptação maior ou recortes no carro. O Marcos nem acreditou quando liguei para ele no final da tarde e disse que já podia vir buscar o GT-R”, conta.

nissan-gtr-700cv-fullpower-20
Mesmo assim, diz que está trabalhando para melhorar. “Fizemos uma aquisição de dados do funcionamento do carro e mandamos a central para a Cobb. Lá, eles farão um acerto ainda melhor para funcionar com a nossa gasolina, cheia de etanol. Além disso, adicionaremos o ‘Launch Control’, um controle de largada para conseguir levantar o giro para 5.000 rpm no momento da arrancada”, revela o orgulhoso preparador.

nissan-gtr-700cv-fullpower-28
Quer saber quanto custa essa brincadeirinha na época, sem contar o preço do carro? O preparador revela: “Com escapamento todo de inox, kit de pressurização, válvulas, mão-de-obra… Chegou bem perto dos R$ 30 mil”, afirma Moreno.  Lindo, forte, poderoso, imponente… E, como dizem por ai: este é o supercarro que definitivamente pode ser pilotado por qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas, para mim, diversão para apenas um dia de trabalho. Depois, sou obrigado a voltar para o “meu mundo” e entrar na garagem do Xbox 360 ou do PlayStation, carregar as pilhas dos controles e fuçar sem dó no meu GT-R virtual.

FICHA TECNICA

Motor – V6, 3.8, 24V, biturbo
Alimentação – Injeção eletrônica, gasolina
Potência – 750 cv (estimados)
Torque – 95 kgfm (estimados)
Transmissão – Sequencial, 6 marchas, tração integral
Freios – Brembo de 380mm
Pneus – Dianteira: 255/45 / Traseira: 285/35
Rodas – aro 20”, alumínio forjado
Upgrade – Injeção, escape, pressurização

GALERIA DE FOTOS

nissan-gtr-700cv-fullpower-39nissan-gtr-700cv-fullpower-38nissan-gtr-700cv-fullpower-36nissan-gtr-700cv-fullpower-35nissan-gtr-700cv-fullpower-34nissan-gtr-700cv-fullpower-33nissan-gtr-700cv-fullpower-30nissan-gtr-700cv-fullpower-24nissan-gtr-700cv-fullpower-25nissan-gtr-700cv-fullpower-23nissan-gtr-700cv-fullpower-22nissan-gtr-700cv-fullpower-19nissan-gtr-700cv-fullpower-18nissan-gtr-700cv-fullpower-14nissan-gtr-700cv-fullpower-13nissan-gtr-700cv-fullpower-12nissan-gtr-700cv-fullpower-11nissan-gtr-700cv-fullpower-10nissan-gtr-700cv-fullpower-7nissan-gtr-700cv-fullpower-6nissan-gtr-700cv-fullpower-5

 

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
Cn_AvUX28pg

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...