Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Antônio Souza

Alguém já utilizou Eros sds 2.7k numa t18?

Recommended Posts

3 colunas de arranjo em linha (line array) não é mais arranjo em linha!

Guia de ondas só cumpre seu papel com vaaarias delas! Pelo menos 8 (considerando a bomber 1")

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre vejo esse projeto, do saudoso mestre carlos correia, seria interessante substituir os falantes de 18' por 15'?

TG4gCi7.jpg

7jJFMW2.jpgO4b73Ko.jpg

Editado por Antônio Souza

Compartilhar este post

Link para o post

Outra sugestão seria esta, com 20 woofers de 15 + 5 de 12' + 6 drivers. 

CkhY2BQ.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é usado na frente dos trio eletricos da bahia, joga muuuuuuito longe po! (o ultimo projeto)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é usado na frente dos trio eletricos da bahia, joga muuuuuuito longe po! (o ultimo projeto)

então Bloom, joga longe demais! Eu vou puxar um cordão de isolamento com mais ou menos 100 metros de corda. Será que é melhor usar esse projeto que as t18? Sei que são propostas diferentes, mas tenho essa dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

então Bloom, joga longe demais! Eu vou puxar um cordão de isolamento com mais ou menos 100 metros de corda. Será que é melhor usar esse projeto que as t18? Sei que são propostas diferentes, mas tenho essa dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra jogar longe assim, pode ser melhor mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Qual falante ficaria bacana nessa caixa em? Não faço ideia, mas pensei em utilizar o sds 2.7 ou vulcano 3.8

Por isso que um projeto não é uma tarefa das mais simples.

Se deseja escolher o projeto acima, tem um porém que irei explicar.

Aí que é o problema.

Essas caixas são ótimas, mas não são para falantes de potência nominal alta, pela questão da ventilação ao falante,

Elas eram usadas com WPU que eram falantes aí com 450 a 500w de nominal e estes falantes com nominal baixa, praticamente desapareceram.

Os únicos remanescentes, são os PW5 e a linha ESX da Snake que eu lembre agora. 

Eu acho que as únicas perdas que teria em relação ao uso de falantes mais potentes, seria o timbre e o SPL, evidentemente, porque os de maior potência nominal, recebem maior potência aplicada.

Os de nominais mais baixas exigiram amplificação menor e por consequência menor consumo (menos baterias). Tem menos problemas de compressão térmica, o que gera perda de rendimentos.

E nessa quantidade de 20 falantes, vai poder ter uma resposta bem baixa e como já foi dito, com longo alçance.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Como ele pretende usar essa caixa pra GRAVES, creio que role de tentar coloca-los invertidos, pra não ter bronca com a ventilação.. e usar falantes mais parrudos!

Compartilhar este post

Link para o post

Ameniza e não resta dúvida, mas ainda assim acho inviável, até porque é muito profunda e a troca de calor com o meio é bem reduzida.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas melhor pouca do que inexistente!

Em tempo, o falante invertido nessa caixa ainda teria troca melhor que uma dutada comum!

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que um projeto não é uma tarefa das mais simples.

Se deseja escolher o projeto acima, tem um porém que irei explicar.

Aí que é o problema.

Essas caixas são ótimas, mas não são para falantes de potência nominal alta, pela questão da ventilação ao falante,

Elas eram usadas com WPU que eram falantes aí com 450 a 500w de nominal e estes falantes com nominal baixa, praticamente desapareceram.

Os únicos remanescentes, são os PW5 e a linha ESX da Snake que eu lembre agora. 

Eu acho que as únicas perdas que teria em relação ao uso de falantes mais potentes, seria o timbre e o SPL, evidentemente, porque os de maior potência nominal, recebem maior potência aplicada.

Os de nominais mais baixas exigiram amplificação menor e por consequência menor consumo (menos baterias). Tem menos problemas de compressão térmica, o que gera perda de rendimentos.

E nessa quantidade de 20 falantes, vai poder ter uma resposta bem baixa e como já foi dito, com longo alçance.

Andei lendo alguns tópicos e a discussão realmente era esta,ventilação. Procurei alguns falantes citados, assim como você disse, não achamos deles mais, justamente pelo mercado, que vende apenas Wrms. Qual seria a solução? utilizar falantes como os esx ou inverter como o daniel disse? Não sei o que aconteceria com a resposta, pois nunca vi invertidas. Trocar pelas Planar horn "Euclides" ou DG seria bacana? Penso em utilizar os de 15" como os sds, pela quantidade que consigo colocar. 20 eros sds de 15" tem mais spl que "Apenas" 8 t18. Reduzir as t18 seria interessante? Digo no sentido de diminuir a altura e aumentar a profundidade, tenho que simular pra ver o que acontece. Pois diminuindo a largura e aumentando a profundidade, consigo colocar 12 t18, aí a brincadeira fica mais interessante. Bom, são muitas idéias que vão surgindo, não vou fazer nada precipitado, pois, como vocês sabem, gastar 40..50K num projeto e não ficar do meu gosto é complicado.Podemos também explorar novas idéias, outros tipos de gabinete. O objetivo é sonorizar para 400..500 pessoas, com muita pressão, espaço aberto, em mais ou menos 100..110 metros de corda. E aí? 

Como ele pretende usar essa caixa pra GRAVES, creio que role de tentar coloca-los invertidos, pra não ter bronca com a ventilação.. e usar falantes mais parrudos!

Quais falantes seriam estes? Sds, vulcano, etc? por que o target bass não desce nada, além do xmax pífio...

Ameniza e não resta dúvida, mas ainda assim acho inviável, até porque é muito profunda e a troca de calor com o meio é bem reduzida.

Mas melhor pouca do que inexistente!

Em tempo, o falante invertido nessa caixa ainda teria troca melhor que uma dutada comum!

Compartilhar este post

Link para o post

Andei "fuçando" o fórum, no tópico trio iniciantes, e acabei vendo algumas coisas interessantes... http://imgur.com/6YGoD seria bacana colocar 12 dessas? projetos turbo bass me interessam, pela proposta de jogar longe com pressão. 

Outro ponto, vi algumas manifold's de 15" e me interessaram também. Com algumas modificações, consigo colocar 10 manifolds no reboque, totalizando 20 falantes de 15", seria interessante também. Mas e aí? 20 de 15 nas mani ou 12 de 18" nas turbo bass?  Esta imagem é a da manifold que peguei no tópico e eu copiaria, é uma hipótese.. porém, gosto daquele sub grave macio, caracterísco dos falantes de 18', nada daquele toc toc, este é meu receio quanto aos de 15".

CUTh5aK.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal, passei o dia lendo sobre as planar horn, chamadas vulgarmente de "euclides"...nisso, encontrei no site da eros o projeto denominado "canhão de 18 automotivo" e fiquei com algumas dúvidas, pois mandei um email para o suporte da eros e eles me disseram que este projeto tem pico em 51 hz :blink:  :blink: . Bom, vamos a elas:

1) Com um túnel reduzido, de aproximadamente 90 cm, 43 cm para cada câmara, como é possível ter uma freq. de pico destas? https://autoforum.com.br/topic/217879-calculo-caixa-de-som-canh%C3%A3oeuclides/ nestetópico, o bloom explica que teria que ter pelo menos 1 metro de vão, para começar a ficar flat a resposta (só ficaria a 1,8m de vão). O chamado "vão" é o túnel? 

2) Vi que este gabinete é muito utilizado no nordeste, mas lá se tocam musicas diferentes (forró e afins), com picos muito altos e indesejáveis para o meu gosto. Seria interessante fazer o projeto que a empresa disponibilizou? 

3) Em alguns posts, relataram que se utilizar em grande quantidade (de 8 pra cima), fica interessante e desce "bem", jogando longe e cumprindo uma meta que estipulei para o meu projeto, alguém que tenha usado pode comentar a respeito?

Desculpem perguntar tudo neste post, mas evitei de floodar e criar vários tópicos aleatórios, além de mostrar desde o início o desenvolvimento de um projeto, assim, pode ser repassado para outros usuários.

O dito cujo abaixo! obrigado pessoal 

OXb4RLE.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

FB = sintonia da caixa! Não que ela toque bem necessariamente nisso!

Ela pode ter FB em 51hz e só responder bem a partir de 60hz!

Compartilhar este post

Link para o post

C

FB = sintonia da caixa! Não que ela toque bem necessariamente nisso!Ela pode ter FB em 51hz e só responder bem a partir de 60hz!

Sim, exatamente isto, porém, me informaram que 51 hz é o PICO, sendo que em nenhuma simulação, consegui este resultado. Sempre com picos de +6 db na região de 75~85hZ

Compartilhar este post

Link para o post

Seria muita loucura colocar uma expansão (80 cm de comprimento) em frente a saída ou da boca da caixa t18?
Vejo esse artificio nas caixas "Euclides" fora o comprimento normal delas, nos paredões utilizam um prolongamento das caixas.

maxresdefault.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Seria muita loucura colocar uma expansão (80 cm de comprimento) em frente a saída ou da boca da caixa t18?

Vejo esse artificio nas caixas "Euclides" fora o comprimento normal delas, nos paredões utilizam um prolongamento das caixas.

maxresdefault.jpg

Bom Andre, sinceramente, não sei! Nunca vi as t18 "alongadas", o Daniel é mais indicado pra falar sobre isso, eu nunca tive t18. De qualquer forma, creio que não influenciaria tanto assim. Boa colocação! 

Compartilhar este post

Link para o post

A T18 por si só já responde MUITO bem!

Lá na boate, a gente alugava um som que era.. às vezes 8x18" Magnum e às vezes 8x18" SDS 818.

Trocamos por 4 T18 com 18sub800.. tocou mais que 8x18" magnum e uns 80% do SPL das 8x18" SDS!

Sendo que no som que a gente alugava era um amp 4.0 (4.000wrms aplicados) pros graves, e nas T18 era um canal do ETELJ 6000, enviando menos de 3000wmrs (pq NUNCA clipava).

BTW, se tiver interesse, tô vendendo o etelj! Chega no INbox! hahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, este seria o projeto com as planar horn, da eros. Seriam:

- 16 Eros sds 2.7k 18" 

- 12 Drivers Sd 3100 TI Snake

- 8 Woffers 12" Snake HPX 2120 

Obs: Sei que vai sobrar bastante TI com relação aos médio/grave, porém, mais pra frente vou acrescentar mais 8 MG de 12"UsZ8JxV.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Um driver casa certinho com 2 HPX! =)

E um conjunto desses (2 HPX + 1 driver) acompanha fácil 4x18"

Compartilhar este post

Link para o post

Um driver casa certinho com 2 HPX! =)

E um conjunto desses (2 HPX + 1 driver) acompanha fácil 4x18"

Vou utilizar 4 Drivers no alto e os 8 hpx de início, quando possível, dobro o conjunto! Em breve fotos da construção dos gabinetes... :legal:  :legal:  :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o ângulo de cobertura horizontal desse modelo de corneta? Se for grande, essas que ficam acima da caixa de grave, estarão gerando cancelamentos e se forem muito grande até as lateriais já correriam risco, dependendo da distância entre as abas e se não puder fazer uma leve ângulação nelas.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...