Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[FullPower] Saiba tudo sobre a Ford F100 1956 que Chip Foose ganhou no

Recommended Posts

FOTO_ABRE-foose

Texto: Eduardo Bernasconi / Fotos: João Mantovani

[Esta matéria foi publicada originalmente na FULLPOWER 88]

Além dos carros incríveis customizados em apenas uma semana, o programa Overhaulin’, do Discovery Channel, ficou famoso pelas pegadinhas com os donos dos veículos. Com a maioria dos quase 100 modelos modificados em cerca de 90 programas, divididos em cinco temporadas, foi simulado um furto do veículo e havia atores vestidos como policiais, no melhor estilo Pegadinha do Mallandro, Topa Tudo por Dinheiro… O maestro das modificações, Chip Foose, provou do próprio veneno: há alguns anos, o então produtor do programa, Bud Brutsman, armou a tal pegadinha para o customizador. Foi simulado o roubo de sua picape Ford F-100, uma das 127 mil fabricadas em 1956.

ford-foose-fullpower-19Aos 14 anos, Foose comprou a picape de seu pai, Sam, que tinha uma oficina onde ele passava dia e noite. As alterações foram baseadas em algumas linhas que Foose havia traçado para o utilitário e o patriarca da família se encarregou de pegar os tais rascunhos para o projeto do Overhaulin’. Chamado de Overlord, o episódio levou cinco meses para ser filmado, pois a mesma equipe que finalizava um carro por semana ainda montava a picape, em paralelo, trabalhando escondido do mestre.

ford-foose-fullpower-21O cara ficou tão surpreso quanto os participantes do programa e hoje esse é o único veículo que o californiano, com 45 anos, diz não vender por nada. Ele promete passá-lo para seu filho, Brock.
Diferente dos episódios convencionais, a picape pronta foi revelada no estande da Roush Performance, durante o Sema Show 2006. Foose foi às lágrimas, assim como seu pai, esposa e muita gente que viu de perto a gravação.

ford-foose-fullpower

BX MotorCrazy_610x200Conhecida pelos motores e modelos Ford endiabrados, a Roush, evidentemente, enfiou um V8 do mal sob o capô de altura reduzida — uma das idéias dos desenhos de Foose. Comprovamos isso durante um rolê da Foose Design até a praia (Huntington Beach), distante alguns quilômetros. O fotógrafo João Mantovani foi a passeio com o customizador ao volante. “Dione” nem precisou gastar o inglês meia-boca dele com o cara. Afinal, essa é uma experiência para ficar calado e apreciar! Mas em português bem claro, quando chegamos à avenida da praia, ele confessou: “A picape anda muito e o cara acelera bem. A-NI-MAL!”.

ford-foose-fullpower-6Mesmo com relações longas, o câmbio automático de três velocidades parece curto. Os sapatos BFGoodrich 305/35 R20 na traseira não suportam o torque do big block de 7,4 litros e lixam com força. Claro, são 60 kgfm, é para borrachar feito gente grande!!! Como cheguei atrasado ao ensaio — uma falta de respeito, perdão, pois eu estava acertando as fotos do Supra que você verá na página 54 —, tive que me contentar com algumas manobras com a picape. Há um bom tempo, não pegava um antigo assim, nervosão, carburado. O quadrijet Holley 770 cfm acerta a proporção de ar e gasolina a caminho do motor e exige apenas uma casquinha do acelerador, enquanto se vira a chave para o veoitão funcionar. Ou seja, foi só bater na chave com um pouco de pé direito para os escapes gritarem. Coisa linda! Os 455 cv roncam ao serem acordados e a lenta, pouco acima de 1.000 rpm, convida para uma volta mais agressiva.

ford-foose-fullpower-8

Sorteio Meguiars_610x200Foose confessa que curte o carro no limite. “Amo essa F-100. Primeiro, porque é o carro que aprendi a dirigir, aos 12 anos. Segundo, porque foi do meu pai e será do meu filho, Brock. Só não sei daqui quanto tempo, nem se será com esse big block. Não há dinheiro que me faça vendê-lo”, confessa o especialista, acelerado para ir à reunião de pais e mestres na escola dos filhos. Eu, curioso, ele, com pressa, perguntei o que acontece ao rodar sem espelhos externos nesta “fifty six” e com placa traseira preta, que nem sequer existe na Califórnia. Sem titubear ele responde: “Sem espelhos, o estilo melhora e a placa preta eu pintei sem dó!”. Ficou melhor mesmo.

ford-foose-fullpower-26O interior também tem um estilo que dá raiva, tanto pela qualidade quanto pelo acerto de cores. O galão em laranja dá um acabamento arrojado para quebrar a sobriedade do preto e cinza. O pinstriping do painel acompanha o revestimento. Painel e volante originais mantêm a classe do F-100. Foose garante que não mexe nesse carro, pela história do episódio e por ter sido feito com a participação de seu pai. Porém, ele conta que na F-100 pensada por ele e desenhada anteriormente, há detalhes que serão feitos em uma das outras duas F mantidas no estacionamento de sua oficina. “Além de alterações visuais leves, algo necessário nesse modelo é mais espaço para as pernas. Então, vou cortar a parede corta-fogo, perto dos pedais e jogar mais para frente, cerca de 10 cm. Como o cofre do motor é grande, não vai fazer diferença para a frente, mas, sim, para quem rodar na picape com essa alteração”, comenta. Ok, mestre, anotado!

ford-foose-fullpower-3Rodas Foose Design e uma pintura espelhada, muito lisa e com direito a um pin duplo (cinza), seriam suficientes para quem gosta de ver um carro lindo — e olha que esse tem vidros brancos, como todos os projetos do customizador. Entretanto, os gigantes discos de freios nas quatro rodas, com pinças Baer estampadas com o logo Foose mostram que o buraco é mais embaixo. A caçamba de madeira, imaculada, não leva nada depois da reforma e assim será. Perguntado se na traseira não há muito freio para pouco peso, Foose responde: ”Nem uso muito o freio. O pouco que rodo é para acelerar.” Assim, ele se despediu e saiu fritando os pneus no estacionamento fechado para as fotos, a caminho da escola dos filhos. Realmente, ele usa a F-100 com o acelerador apertado!

Ficha Técnica:

  • Carroceria:
  • Modelo: Ford F-100 1956
  • Tipo: Motor dianteiro longitudinal, tração traseira
  • Motor:
  • Modelo: Roush V8 451SRFE
  • Potência e torque: 455 cv e 60 kgfm
  • Dimensões: 7.387 cm3
  • Bielas: Scat, forjadas
  • Pistões: Wiseco, forjados
  • Cabeçotes: Edelbrock, de alumínio, 16 válvulas
  • Escape: Tubos de 3,0”
  • Alimentação: Carburador quadrijet Holley, 770 cfm, filtro de ar Roush, bomba de combustível mecânica
  • Taxa/combustível: 10:1, gasolina
  • Ignição: MSD
  • Transmissão:
  • Câmbio: Automático, três marchas autoblocante
  • Suspensão:
  • Dianteira: Independente, Art Morrison
  • Traseira: Eixo rígido com feixes de mola
  • Freios e rodas:
  • Freios: Discos ventilados e perfurados nas quatro rodas
  • Rodas: Foose Wheels 19”x 8,5” na dianteira, 20”x10” na traseira
  • Pneus: Dianteira: BFGoodrich 255/40 R19 / Traseira: BFGoodrich 305/35 R20
  • Modificações:
  • Alinhamento para deixar paralelos o teto, parte inferior da janela e estribos, redução de altura do capô, pintura, suspensão Art Morrison, motor Roush, escape, rodas, pneus, remoção de espelhos

BX-Sparco_610x200

Galeria de fotos:

ford-foose-fullpower-20ford-foose-fullpower-27ford-foose-fullpower-25ford-foose-fullpower-22ford-foose-fullpower-18ford-foose-fullpower-5ford-foose-fullpower-4ford-foose-fullpower-2

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
l3wLl9_hiL0

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...