Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

Tupia de bancada DIY

Recommended Posts

Estou fazendo um bafle bem complicado e não estava dando certo, dei um passo atrás e resolvi fazer logo minha tupia de bancada.

Agora preciso comprar uma placa de mdf com fórmica para substitui o tampo da foto que serviu apenas para gabarito.

Agora vou começar a fazer os moldes e guias.

 

Se alguém tiver sugestões agradeço.

 

post-78718-1471812561,7902_thumb.jpeg

post-78718-1471812583,3726_thumb.jpeg

post-78718-1471812567,9957_thumb.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, hein.

Enquanto terminava a frente de um dos pezinhos, pensava "Puxa, que legal que nunca aconteceu nada comigo usando essa tup...", nem consegui terminar o pensamento a m.... da tupia prendeu na bermuda!

Resultado final: uma bermuda rasgada e um testículo temporariamente danificado. Desde o episódio comecei a admirar as tupias de bancada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afff, tenho receio quando uso esmirilhadeira, muito bruto.

 

Tô aqui pensando como fazer os moldes. Nós EUA vi vários kits legai,as por aqui não achei nada.

Vou passar na papelaria amanhã para ver se vendem réguas com círculos de até umas 4 Pol.

Acima disso consigo girando a peça com o centro preso na bancada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou montando uma muito parecida, porém com a possibilidade de usar tico tico também invertida.

 

Mas não comprei a tupia ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou montando uma muito parecida, porém com a possibilidade de usar tico tico também invertida.

 

Mas não comprei a tupia ainda

Eu também pensei em usar placas de alumínio para cambiar entre tupia e tico-tico, mas como tenho pressa, e hoje tudo estava fechado, fiz com o que tinha disponível.

 

Foram 5 horas de trampo. Amanhã quero ver se já consigo finalizar um bafle.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,vou ver se consigo um daqueles pés de máquina de costura por aqui!

Daria uma base bem pesada e tenho um pedaço de MDF de 18mm atirado que completaria a mesa 

Tenho uma circular também, além da tupia manual, talvez possa fazer uma bancada pra múltiplas ferramentas. Vai requerer um belo estudo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de usar bastante cheguei a conclusao que fica mais pratico usar uma chapa em aluminio para prender a tupia. Vou ver se faco esse upgradre e posto umas fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de usar bastante cheguei a conclusao que fica mais pratico usar uma chapa em aluminio para prender a tupia. Vou ver se faco esse upgradre e posto umas fotos.

aha! Era bem o que eu tava pensando vendo essas fotos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, já pensei nisso, mas acabei indo um pouco alem, apesar de não ter iniciado a contruçao ja comecei as pesquisas e algumas coisas eu ate já comprei. Uma cnc usando motor de passo, dremel e mais algumas coisas, não sai tão caro, e vai ser algo simples. Pra fazer alguns trampos vai agilizar muito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando em 3, 2, 1...

Comprei uma serra circular e vou montar ela invertida numa chapa de madeira grossa que tenho aqui, junto com uma tupia manual que vou fixar em outro ponto da mesma bancada. Vai ficar tipo um multifuncional de marcenaria! Vou tentar tirar umas fotos pros palpiteiros começarem a me ajudar com o projeto da bancada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da para fazer com furadeira também, é possivel usar as brocas e fresas da tupia para não improvisar com rolamento na broca comum ou algo que pode acabar em acidente...

Sim. Enquanto ninguem respondia fiquei vendo videos no youtube, lendo reviews e tudo que aparecia sobre bancada pra multiferramentas eletricas e portatil. Resolvi incluir uma furadeira de bancada com manivela e tudo junto a uma esmirilhadeira ou serra-ferro pois meu "Novo Projeto" portatil precisa trabalhar com madeira e metal. E tera uma lixadeira lateral adaptada pra furadeira.

A ideia basica seria somente ter "bases" pra ferramentas manuais espalhadas invertidas numa mesma bancada o mais eficientemente dispostas pra facil uso total das mesmas e pequena o suficiente pra caber num hatch com encosto banco traseiro baixo sem esforço ou lascados no carro. Que ainda acomode fios, carregue ferramentas manuais outros itens de uso comum em locais especificos e identificados pra melhor eficiencia e proteçao dos mesmos. Preciso dar um jeito de desenhar o projeto pra mostrar aqui a ideia primordial e descrever os itens que ja tenho pra montar logo, dentro das minhas possibilidades tecnicas e financeiras!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tenho tupia manual, fresas,  furadeira, serra circular, e a madeira que deve ser um compensado duplo duns 20 ou 25mm cada pra fazer a base e a tampa da bancada, talvez ate alguma lateral...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema em tudo em uma mesma mesa SQ de pobre, pode ser quando quiser corta uma chapa um pouco maior

e os outros equipamentos atrapalharem

 

Ou deixa eles de forma que fica fácil tirar quando quiser corta uma peça maior com a serra circular

 

Eu já vê uma mesa pra serra circular na leroy merlin, esses dias tava pensando em ir vê se ainda existe essa mesa por la

para cortar algumas madeiras com mais precisão que na tico tico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema em tudo em uma mesma mesa SQ de pobre, pode ser quando quiser corta uma chapa um pouco maior

e os outros equipamentos atrapalharem

 

Ou deixa eles de forma que fica fácil tirar quando quiser corta uma peça maior com a serra circular

 

Eu já vê uma mesa pra serra circular na leroy merlin, esses dias tava pensando em ir vê se ainda existe essa mesa por la

para cortar algumas madeiras com mais precisão que na tico tico

exato, foi o primeiro desafio do projeto e ja foi resolvido! A parte central da bancada precisa estar livre pra correr a guia de corte, que vai ate o limite da tupia no outro lado. Com isso uso a mesma guia pra tupia! Colocarei o resto das ferramentas proximos a tupia. A guia de corte tera opçao pra trabalhar em 45 graus entao ficara livre pra usar a tupia com madeira maiores mesmo com alguma ferramenta proxima. Pensei na circular o mais proximo possivel da outra borda e aiguma especie de "base-movel" pra poder trabalhar sozinho com uma chapa grande, algo como pes com rolamentos alinhados no sentido do corte de forma a simular uma serra daquelas profissa que a propria base ja suporta uma chapa, mas no meu projeto a chapa que vai deslizar sobre a serra. Sim, as ferramentas precisam ser plug and play e ja estou a procura de algum metal pra superficie da bancada. Sigo derretendo uns neuronios aqui...

Editado por SQ de pobre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...