Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LG Lelis

Dúvida mtx thunder

Recommended Posts

Fala, galera, tudo bom?

Seguinte, vou contar a historia do meu som que não foi projetado e foi sendo montado aos poucos(e ainda esta) por questões financeiras e tals.

Eu tenho uma banda voxer 9.8 980w 4 canais(bridged 490x2 2 ohms) e uma hurricane 4.160 sendo a banda pro mono e a hurricane pro stereo

e meu dvd player é um dos piores possiveis(lenox dos mais baratinhos)

tinha antes uma caixa, talvez não perfeita pra 2 caras pretas w309  com  2 selenium d200 e 2 super tweeter(resumindo, caixa trio)

e recentemente adquiri um mtx thunder 9512 44 e montei a caixa dutada conforme a mtx pede.

como o thunder são 2 bobinas de 4 ohms, não casou com a banda que é bridge de 2 ohms, mas pelo que li no manual da banda, a perda de potencia é em torno de 30 a 40%. e pros caras pretas a impedancia estava casada

A voxer não tem muito controle de som, é feito por uns chips na parte de tras dela e tals. E não mudei nada apos colocar o mtx

A questão é, o mtx mesmo diante dessas circunstancias, bateu bem e forte, mas achei que pelo que ele seja, não ficou tão mais forte que os 2 caras pretas(ficou levemente forte pra dentro do carro, mas pra fora foi consideravelmente melhor).

Será que é por conta do dvd player e a potencia que ele n esta rendendo o que poderia ou ele não é la TANTA coisa perto dos 2 W309?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá certo para ligar em uma bridge, mas é pouco. Ele suporta mais de 1500 RMS. A caixa que a MTX recomenda é para subgrave, não vai tocar bem "pra fora". Melhor projetar uma com menos volume e sintonia mais alta, mas lembre-se que ele é um subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei uma banda viking 5000w num preço bom na cidade e acho que vou acabar pegando ela pra 1 sub, talvez futuramente outro sub. Pra não jogar muita potencia pro sub, to pensando em por um fusivel de uns 140~160A pra potencia não puxar mais do que isso pra não forçar o sub. Seria uma boa ideia? A banda sairia por cerca de 750 a 800 reais

Compartilhar este post

Link para o post

Seu tópico ta área errada.

Pra alimentar um banda 5000w vc vai precisar de muita alimentação, mas poderia ter pelo menos o suficiente para a potencia que quer aplicar, usando impedância mais alta ou com ganho baixo. Esse seu sub tem um proposito diferente dos Pioneer, não que seja pior, mas são apelos diferentes. O mtx é voltado aos subgraves, o Pioneer é mais misto, com sensibilidade mais alta. Aplicando a mesma potencia os Pioneer vao "tocar mais". O mtx suporta mais potencia, então alimentando bem ele, vai ficar bem forte tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Alias, prefiro mil vezes o mtx aos pioneers heehe

sobre a área errada, eu suspeitei que fosse errada mesmo, mas como era o primeiro post não tenho muita noção mesmo.

Sobre a banda, a ideia é não "cobrar" mais que uns 1500~1600w do mtx ate porque eu ainda não tenho nem mega capacitor nem outra bateria auxiliar, então, "limitar" a viking 5000w tanto por impedancia ou por ganho reduzido ja estava em mente, visto que é muita potencia pra uma estrutura ainda pouco trabalhada, mas pra um começo, limitando ela desse jeito, acredito que deva fazer um estrago ^^

Sobre o mtx, achei esquisito que, com menos potencia(ele deve estar entre 580 a 680w) ele ta tocando e tremendo o carro mais que os 2 caras pretas, pouca coisa mas ja ta, visto que eu dava 980w pros cara preta

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Com fusível vc não vai limitar a potência aplicada, com a impedância pode limitar sim, mas tem que ver qual impedância, pq talvez ainda manda bastante potência

Outro problema que nesse caso, um módulo desse fica com pouca bateria, abaixando muito a voltagem pode fazer ele estragar, no seu caso a bateria auxiliar é indispensável, pra tocar bem e evitar problemas

Mas são sub bem diferente mesmo, vai estranhar o som dele comparado com pioneer

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post

Link para o post

se nao pensa em adicionar outro sub igual, vai de ampli entre 1500~2500w mais q isso eh desperdicio. venda o banda 9.8 pois nao tera mais utilidade. 2pioners vao ter mais spl sim, agora ja no subgrave axo q o mtx deve levar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava pensando em por mais 2 baterias que tem aqui em casa, consideradas não ruins, mas ainda seguram carga. Sobre a potencia, eu iria regular a potencia pelo ganho baixo e colocando um dijuntor ou fusivel pra que a potencia entregue aprox uns 1600w rms no máximo, ai ele desarma, pra eu não prejudicar o sub.
Outra potencia de menor potencia pra 1 sub só seria melhor opção, mas eu pagaria 750 em uma banda viking sendo que a outra opçãos eria uma banda ice 2500w por 680. Não compensa mais a viking nesse caso?

Compartilhar este post

Link para o post

Usando uma impedancia maior voce consegue um maior controle do cone do alto falante, tirando isso daria tudo na mesma se acertar pra usar apenas a voltagem de saida desejada com alimentação adequada.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo preço compensa a viking, seu sub 4+4 em paralelo fecha as bobinas em 2ohm, compre uma viking 5000 1ohm e ficará perfeito e assim a usará em 2ohm !

Compartilhar este post

Link para o post

O cara acabou vendendo a viking no dia que eu ia comprar. Ele me ofereceu uma boss ol 6000 que da 6kw em 1 ohm e 4.4kw em 2 ohms nova por 700. Será que presta?

Compartilhar este post

Link para o post

fo** que nao tem nem um led de CLIP (fator importante nesse seu caso) e ainda é xingling. É usado? sei la, eu iria em algum nacional.

exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684339891-modulo-soundigital-3000wrms-sd30001d-amplificador-digital-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690824400-modulo-banda-ice-3002-3000w-rms-amplificador-potencia-2-ohms-_JM

Editado por diego.twim

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o cara que iria me vender a viking tinha um som que era 2 marretadas de 1200w, uma corneteira com 2 drives e 2 tweeters e a viking por 1700 e me vendia a viking separada, mas ai quando fui comprar ele ja havia vendido. Ele tem loja de som e falou que me fazia essa boss por 700 nova. Mas eu olhei bem e ja vi que que nem no site da bossaudio tem e sem contar que 700 numa potencia de 6kw... é muito duvidoso em qualidade...

Obrigado pelos links, acho que vou acabar pegando essa banda ice ou essa soundigital é melhor?

Desde ja agradeço a você e a todos que tem me ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...