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apalareti

Testes com RTA

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Galera, estou apanhando um bocado das medições. Resolvi estudar mais para poder postar análises com um mínimo de fundamento.

O buraco agora é bem mais em baixo.

Em se tratando de RTA nem tanto, mas na função transferência ainda tenho muitas dúvidas. Medi meu carro e a fase ficou algo indecifrável.

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Galera, estou apanhando um bocado das medições. Resolvi estudar mais para poder postar análises com um mínimo de fundamento.

O buraco agora é bem mais em baixo.

Em se tratando de RTA nem tanto, mas na função transferência ainda tenho muitas dúvidas. Medi meu carro e a fase ficou algo indecifrável.

Coloca fotos de como ficou, quem sabe podemos ajudar e apreender mais também.

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Vamos lá, vou colocar 3 gráficos em sequência. Sendo o primeiro apenas uma análise com rta, e os demais em função transferência.

O primeiro caso o som não é agradável, é um set que não se enquadra em SQ, usa hu original, conversores hi/low, dois amps AB, kit 2 vias, e 2 subs de 12.

 

27RKzKd.jpg

 

Como não tem entrada auxiliar, não deu pra usar a função transferência.

Nisito, ainda não tive tempo de fazer as alterações que  você sugeriu.

 

Ai fiz a medição do meu carro, porém o conector p2 do auxiliar está dando problema, já comprei um conector top e assim que der vou comprar um bom cabo. Ai refaço a medição.

jujRnzD.jpg

 

A curva de resposta do sub me parece muito boa, e o novo corte (lpf 60 12db/8 e hpf 60 24db/8) deu uma transiçao mais suave. Acabaou com a minha dúvida se inversão de polaridade, o delay de 20cm parece ter deixado a fase em harmonia com os mids.

Dai em diante fiquei pensando no que o Nisito falou sobre as portas detonarem a resposta dos mids. Neste carro tenho que adicionar a espuma em volta dos mids e trocar os cabos dos falantes que são originais do carro (era para ser um carro provisório hehehe). A resposta me parece muito ruim, pois sempre vejo curvas de respostas planinhas nos gráficos da galera.

 

O mic já está calibrado, será que estou usando average time incorreto, resolução incorreta? O mic estava posicionado como sempre vejo, sob o encosto de cabeça do motorista.

 

Outra coisa me chamou a atenção, a mudança de fase abaixo de 2k. Tudo me faz crer que o corte do cross passivo está aqui, por volta de 1.800hz. Confere? o TW do morel tempo desce tudo isso?

 

Desta frequência em diante a fase vira um balaio. Embora esteja feliz com o ajuste de  TA, será que o volume usado na medição causou muita reflexão? Devo procurar um ajuste de TA que mantenha a fase linear?

 

 

Ai medi em ambiente pequeno e fechado um sistema bem mais poderoso que acabei de construir para locação (por isso também estou enrolado), um mini line array com 16 falantes de 3 pol e 2 subs de 15, ativo e com processador, são 2.400 wrms de amplificação profissional. Já me disseram que preciso medir em local aberto, mas vamos lá...

 

7hp8nKE.jpg

kJ0xzcY.jpg

 

Aqui já pirei de novo. O sub me deu uma resposta muito estranha, com vários vales. Notei que o grave fica mais forte em outros cômodos, talvez esse seja o problema do ambiente pequeno.

A fase se inverte em 70 hz. porém o corte está em 120hz LR 24db/8, e os full a 150hz LR 12db/8. Ai tenho outra inversão entre 200 e 300hz. Não consigo nem imaginar porque?

O acoplamento ficou entre 4Khz, então também não deve ser isso.

O som é muito agradável, e diria que está acima do set do gráfico do meu carro, que considero um SQ.

 

1 - Devemos perseguir uma fase linear em todo espectro?

2 - O que deve ser considerado pico ou vale? Uma faixa de 1000hz a 1005hz, ou 1000 a 10020hz, ou 1000 a 1200hz? Quantos dbs? Até que ponto é perceptível, e até onde é preciosismo?

3 - Essas inversões de fase podem ser causadas também pela reflexão de ambientes (no carro e no line), ou é somente delay e cortes que podem causar inversão?

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To no celular, provavelmente eu vá comer parte das explicações, mas vou tentar

 

Vamos lá, vou colocar 3 gráficos em sequência. Sendo o primeiro apenas uma análise com rta, e os demais em função transferência.

O primeiro caso o som não é agradável, é um set que não se enquadra em SQ, usa hu original, conversores hi/low, dois amps AB, kit 2 vias, e 2 subs de 12.

 

27RKzKd.jpg

 

Sub em caixa selada (provavelmente) e corte alto, inevitavelmente vai gerar aquele tipo de curva, ainda

Não tem pra onde fugir, tem q cortar mais baixo e aplicar potência, e se contentar que não vai tirar todo SPL possível

O pico mais alto, antes de deacer o corte, provavelmente é o ponto de ressonância do carro

Supondo q o carro tenha de 2 a 3m de comprimento de habitáculo, vamos tentar fazer umas contas

344/3/2=57Hz

344/2/2=86Hz, bingo, parece ser um hatch e no ponto de medição há interferência construtiva de ondas estacionárias

Uma coisa é fato, qquer medição feita em ambiente confinado vai apresentar essas variações altissimas, como aqueles 20dB q tu marcou no segundo pico, são os modos, ou estacionárias, agindo, e isso vai até pelo menos 200Hz,pode ver que depois as variações são bem menores

 

Como não tem entrada auxiliar, não deu pra usar a função transferência.

Nisito, ainda não tive tempo de fazer as alterações que você sugeriu.

 

Ai fiz a medição do meu carro, porém o conector p2 do auxiliar está dando problema, já comprei um conector top e assim que der vou comprar um bom cabo. Ai refaço a medição.

jujRnzD.jpg

 

A curva de resposta do sub me parece muito boa, e o novo corte (lpf 60 12db/8 e hpf 60 24db/8) deu uma transiçao mais suave. Acabaou com a minha dúvida se inversão de polaridade, o delay de 20cm parece ter deixado a fase em harmonia com os mids.

Dai em diante fiquei pensando no que o Nisito falou sobre as portas detonarem a resposta dos mids. Neste carro tenho que adicionar a espuma em volta dos mids e trocar os cabos dos falantes que são originais do carro (era para ser um carro provisório hehehe). A resposta me parece muito ruim, pois sempre vejo curvas de respostas planinhas nos gráficos da galera.

 

O mic já está calibrado, será que estou usando average time incorreto, resolução incorreta? O mic estava posicionado como sempre vejo, sob o encosto de cabeça do motorista.

 

Outra coisa me chamou a atenção, a mudança de fase abaixo de 2k. Tudo me faz crer que o corte do cross passivo está aqui, por volta de 1.800hz. Confere? o TW do morel tempo desce tudo isso?

 

Confere, mesmo q o o corte seja maisnalto, o tw não deixa de tocar abaixo abaixo do ponto de corte, logo a alteração de fase depende tanto da Fs (onde naturalmente há rotação de fase pra todo falante) do tw como do tipo de crossover

 

Desta frequência em diante a fase vira um balaio. Embora esteja feliz com o ajuste de TA, será que o volume usado na medição causou muita reflexão? Devo procurar um ajuste de TA que mantenha a fase linear?

Reflexão existe independente do volume de medição o RT60 vai ser o mesmo medindo a 100dB ou a 50dB, e sim, justamente elas q fazer isso com o fase, pode tentar melhorar, mas sanar não consegue

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Ai medi em ambiente pequeno e fechado um sistema bem mais poderoso que acabei de construir para locação (por isso também estou enrolado), um mini line array com 16 falantes de 3 pol e 2 subs de 15, ativo e com processador, são 2.400 wrms de amplificação profissional. Já me disseram que preciso medir em local aberto, mas vamos lá...

 

7hp8nKE.jpg

kJ0xzcY.jpg

 

Aqui já pirei de novo. O sub me deu uma resposta muito estranha, com vários vales. Notei que o grave fica mais forte em outros cômodos, talvez esse seja o problema do ambiente pequeno.

A fase se inverte em 70 hz. porém o corte está em 120hz LR 24db/8, e os full a 150hz LR 12db/8. Ai tenho outra inversão entre 200 e 300hz. Não consigo nem imaginar porque?

O acoplamento ficou entre 4Khz, então também não deve ser isso.

O som é muito agradável, e diria que está acima do set do gráfico do meu carro, que considero um SQ.

Não consegue mesmo ter noção da resposta medindo em ambiente fechado, independente do volume ou do posicionamento, o que tu está medindo é resposta da iteração da fonte direta com as reflexões, e novamente, os modos detonam a respoata do sub, pra se livrar disso só com um tanto de matemática, ou teste pratico

 

1 - Devemos perseguir uma fase linear em todo espectro?

2 - O que deve ser considerado pico ou vale? Uma faixa de 1000hz a 1005hz, ou 1000 a 10020hz, ou 1000 a 1200hz? Quantos dbs? Até que ponto é perceptível, e até onde é preciosismo?

3 - Essas inversões de fase podem ser causadas também pela reflexão de ambientes (no carro e no line), ou é somente delay e cortes que podem causar inversão?

1 Devemos, mas dificilmente chegaremos nela, ajustando graves já está bom, dependendo da situação

2 o ouvido consegue fazer distinção de 1dB em ondas senoidais e 3dB em música (por isso alguns fabricantes informam resposta dos equipamentos em +- 3dB, por isso exiate a F3 quando se calcula uma caixa de sub), contudo, variação de 10dB é extremamente desagradável em subgrave, mas quase imperceptível no extremo agudo

3 sem duvida!

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Obrigado Cristiano, vou pensar aqui como melhorar os sets dos carros. O primeiro e um new civic blindado com pequena abertura no tampao, o segundo (sq) e uma palio weekend.

Ja o line vou leva-lo a um espaco gramado e aberto para medir novamente.

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Na medição do carro, se for segui na risca o que diz o gráfico da phase, seu mid está com polaridade invertida. Inverta e escute como ficou. Se não funcionar inverta um lado de cada vez. 

 

 

No PA, quanto a rotação de fase não tem muito problema não, nem quando ela muda de positivo para negativo, como o médio no ultimo gráfico.

A unica coisa que tem de muito errado né o delay no ponto de crossover, vai deixar o grave mais linear.

Aproveita e tira um pouco desse agudo em 10k. Somos menos sensíveis a vales do que picos, se tirar um pouco desse agudo, o som deve ficar um pouco melhor na audição.

Mas messa em ambiante aberto, ai sim terá uma boa referencia.

 

 

Quanto a resolução do Smaart, se não me engano uso 1/16 tanto para a fase quanto para a a magnitude. Depois de esgotar todas as possibilidades de ajuste com posicionamento, crossover etc. Uso 1/32 para procurar algum pico para corrigir no  eq. 

E te falo 90% dos problemas na resposta se corrige com crossover, volume, fase e delay, EQ é só pra minimos detalhes e nunca passando de 6db.

Editado por Nisito BH-MG

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Na medição do carro, se for segui na risca o que diz o gráfico da phase, seu mid está com polaridade invertida. Inverta e escute como ficou. Se não funcionar inverta um lado de cada vez.

 

 

No PA, quanto a rotação de fase não tem muito problema não, nem quando ela muda de positivo para negativo, como o médio no ultimo gráfico.

A unica coisa que tem de muito errado né o delay no ponto de crossover, vai deixar o grave mais linear.

Aproveita e tira um pouco desse agudo em 10k. Somos menos sensíveis a vales do que picos, se tirar um pouco desse agudo, o som deve ficar um pouco melhor na audição.

Mas messa em ambiante aberto, ai sim terá uma boa referencia.

 

 

Quanto a resolução do Smaart, se não me engano uso 1/16 tanto para a fase quanto para a a magnitude. Depois de esgotar todas as possibilidades de ajuste com posicionamento, crossover etc. Uso 1/32 para procurar algum pico para corrigir no eq.

E te falo 90% dos problemas na resposta se corrige com crossover, volume, fase e delay, EQ é só pra minimos detalhes e nunca passando de 6db.

Qual gráfico vc diz que o mid está com polaridade invertida. O primeiro carro (rta) ou o segundo (transferência)?

 

No line vou rever os cortes e acertar o pico nos 10k.

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Qual gráfico vc diz que o mid está com polaridade invertida. O primeiro carro (rta) ou o segundo (transferência)?

 

No line vou rever os cortes e acertar o pico nos 10k.

o segundo, o de transferência.

Não tenho certeza, mas essa rotação de 80hz até 800hz, está muito estranha.

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o segundo, o de transferência.

Não tenho certeza, mas essa rotação de 80hz até 800hz, está muito estranha.

Vou aproveitar e trocar os cabos, depois te falo. Valeu

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Como estão as configurações desse sistema de PA? Caixas, cortes, etc

Subsônico em 35hz 48 dB/8, lpf em 120hz 24/8 e hpf em 150hz 12/8.

Tudo LR

Editado por apalareti

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