Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

Testes com RTA

Recommended Posts

Ops, já que deu a deixa vou começar a te incomodar!

Tô dando uma pesquisada no Itunes sobre os RTA, caso saiba de algo avisa aí!

Comprei uns aparatos pra gravar áudio aqui, (com um bom microfone e bem sensível) e sempre quis ter um RTA, talvez junte ambas as ideias agora...

Abraço,

Guga

Opa... não esquenta.

Microfone de RTA, tem que ser OMNIDIRECIONAL de preferencia especifico para medições.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então já f.... tudo, Meu At4040 é cardidoid!

Testa já que comprou, mas grandes chances de não ficar muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande ideia! pra captação de vozes e alguns instrumentos ele é muito bom mesmo, bem plano.

Não custa tentar, só que ainda tenho que aprender a mexer no Macbook antes disso....

Compartilhar este post

Link para o post

Grande ideia! pra captação de vozes e alguns instrumentos ele é muito bom mesmo, bem plano.

Não custa tentar, só que ainda tenho que aprender a mexer no Macbook antes disso....

Vai usar a placa de som onboard dele? Seria de grande valia uma externa que fizesse no minimo 24bit por 96khz

Compartilhar este post

Link para o post

A minha é uma roland FA-66, vai até 192 [¨]

Ótimo... testa ela certinho e ve se o microfone te atende, senão troque ele por um especifico e inicie a brincadeira

Compartilhar este post

Link para o post

Um dia chego lá,usando um RTA bom.No momento uso um rta no celular (app) com um microfone plugado na entrada do fone de ouvido e deu pra ver falhas no meu sistema ,tinha muitos vales apos ajustar fico um som mais agradável,menos fadigante.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dia chego lá,usando um RTA bom.No momento uso um rta no celular (app) com um microfone plugado na entrada do fone de ouvido e deu pra ver falhas no meu sistema ,tinha muitos vales apos ajustar fico um som mais agradável,menos fadigante.

Qual microfone utilizou?

E qual app? TrueRTA?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, estou de volta.

Tambem parti para o uso do RTA, 

Uso uma umc-404hd e mic dbx.

Smaart v7.

E uso a Função TF do Smaart. Ficou outra coisa o som. Equilíbrio foco e precisão que nunca tinha  conseguido nos sistemas. 

Hoje o top-end ficou um pouco prejudicado, pois tive uma queima em um dos full que usava, e fui obrigado a colocar um genérico de pior qualidade

As fotos vão mais tarde....

2u4rg1u.jpg

9lhcgy.jpg

2lvmlix.jpg

ny8psi.jpg

Editado por Nisito BH-MG

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, estou de volta.

Tambem parti para o uso do RTA, 

Uso uma umc-404hd e mic dbx.

Smaart v7.

E uso a Função TF do Smaart. Ficou outra coisa o som. Equilíbrio foco e precisão que nunca tinha  conseguido nos sistemas. 

Hoje o top-end ficou um pouco prejudicado, pois tive uma queima em um dos full que usava, e fui obrigado a colocar um genérico de pior qualidade

As fotos vão mais tarde....

É uma ferramenta muito boa, consegue "enxergar" cancelamento o de fase, frequência e etc... Sabendo usar, vira um tremendo aliado.

:legal: 

Compartilhar este post

Link para o post

Apalareti,

Conseguiu fazer os testes? 

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um monte de testes, um monte de alinhamento, mas todos nos sistemas de casa.

Me enrolei com um projeto de PA. A semana que vem chegam meus processadores.

Muita marcenaria e construção de um mini line array.

Tirei uma caixa de sub do carro da esposa, a outra parou de funcionar, ainda nem consegui religr o fio. Ela está reclamando e não estou com tempo nem de respirar.

Vou demorar um pouquinho para postar os testes, mas por outro lado estou aprendendo a lidar melhor com o rta, e principalmente a interpretar melhor os gráficos.

Logo termino de montar os 18 falantes, aí vou medir os carros e posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

A única medição que fiz no carro foi sem a função transferência, preciso arrumar o cabo para o auxiliar.

Mas já mudei completamente a eq e os cortes de frequência. É melhorou muito, foram configurações que nunca tinha tentado simultaneamente, acho que de ouvido jamais teria chegado nisso.

A única medição que dá pra adiantar foi a do decibelímetro. 110 dB.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fiz os testes com a espuma para os mid bass. Alinhei todo o sistema. O resultado foi bem interessante. Estou com fotos e os gráficos do rta. Vou organizar tudo e ver se amanhã consigo postar, pois hoje estou só a xerox.

Massa plástica nas duas caixas do sub, conectores nas caixas, pintura, espuma por dentro, espuma e Eva nas portas e alinhamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Apalareti,

Muito interessante seus avanços! Maravilha, está colhendo bons resultados.

Vou acompanhá-lo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a demora, estive muito ocupado nas últimas semanas com um outro projeto de áudio, mas finalmente consegui organizar minimamente o teste do anel de espuma no mid bass instalado na porta.

Vamos lá:

Antes gostaria de deixar algumas considerações:

- Os testes com RTA são um laboratório, e espero que todos participem no intuito de evoluir no aprendizado.

- Sei que existe material já publicado tratando dos assuntos descritos aqui, porém a ideia é relacionar efeito e causa, e evoluir o assunto do prático ao teórico em doses homeopáticas, entendendo melhor o quão relevante cada assunto terá no resultado final de um set.

- Não pretendo falar sobre marcas para evitar discussões que fujam ao conceito do áudio.

- Mesmo que óbvio para alguns, pode ser novidade para outros, por tanto, vamos respeitar o estágio de aprendizado de cada um.

- NÃO SOU PROFESSOR. APENAS ME DISPUS A MONTAR UM RTA E PUBLICAR MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO FORMA DE APRENDER TROCANDO EXPERIÊNCIAS. GOSTARIA QUE FOSSE APENAS UM GRUPO DE QUEM QUER ESTUDAR E EVOLUIR.

- Espero que os mais experientes nos guiem nesse caminho.

TESTE:

- Avaliar os efeitos de um anel de espuma entre o mid bass e o forro de porta.

- Tentar alinha um sistema com poucos recursos.

O sistema avaliado está montado em um carro sedã (blindado, uma desgraça para o sub).

HU original com regulagem apenas de bass e treble, balanço.

Conversores hi/low

ampli ab 2 canais para kit duas vias de 6 pol. TW sobre painel apontados para o teto + ou - na direção do freio de mão.

L-pad de -3db para os TW.

Crossover original do kit

ampli ab 4 canais usados em duas bridges para dois subs de 12 em caixa dutada.

Portas tratadas externamente com aramida (blindagem), e chapa interna com manta asfáltica auto adesiva.

Equipamento usado para medição:

Placa M-Audio Fast track pro

Mic DBX RTA

Smart v7

Medições individuais feitas a 3cm dos transdutores.

Medição do set feita com o mic preso sob o encosto de cabeça, portas fechadas, e ninguém dentro do veículo.

Medição do TW

O corte indicado no manual através de um gráfico sugere algo entre 2,5k e 3k. O manual ainda indica que o TW chegaria com força aos 20k, mas na verdade não passou de 16k.

Uma pergunta: O pico em 2k seria uma falha do crossover, ou um problema de acústica do veículo?

TRHycxj.jpg

Medição do Mid Bass

A questão do corte se repete no mid. A varião da curva de resposta, como o meu ouvido já tinha adiantado não é boa. Muita variação

L1hswMs.jpg

Curva de resposta do kit

Aqui fiquei ainda mais decepcionado.

vfRO1i4.jpg

Colocação dos aneis de espuma sobre eva.

nly7s3x.jpg

bXsT9Kb.jpg

Agora vamos as medições do kit com e sem espuma.

Houve uma pequena melhora principalmente na região entre 1 e 2,5 k que é a que mais me incomodava.

Mas definitivamente, as telas e o tubo dos forros de porta me desagradam muito. Pior ainda para os suportes originais de TW que testei, tiram o brilho e mudam a resposta.

dV111S8.jpg

Agora vamos ao alinhamento com os subs.

O corte comum em 80 hz se mostrou um desastre nesse carro e nesta caixa dutada. Havia um pico próximo aos 80 hz que parecia ressonar por volta de 150hz. Ficava muito desagradável de ouvir.

Coloque então na regulagem mínima do amp que indicava 30hz, e para minha surpresa veio um som bem mais agradável e equilibrado. De ouvido eu diria que o corte está em 60hz, como a regulagem do corte no amp é por botão e uma escala em serigrafia, creio que o filtro deve ser de primeira ordem, e a serigrafia não está muito lá precisa.

rUSWhxy.jpg

Resultado final:

Valeu a pena ter feito os aneis de espuma, são um bom paliativo para quem ainda não pode eliminar essas telas do forro original. As respostas ficaram mais suaves entre 1 e 2 k que me incomodam tanto.

Percebo que o kit está com resposta longe ainda de um sq, por isso essa saga de buscar soluções continua. Quem sabe uma rede zobel e um crossover mais eficiente não sejam os próximos passos.

Quanto aos subs, medi as caixas fora do carro, e não observei colorações significativas. Já fui atrás de montar um filtro lpf, mas para cortar baixo o indutor ficaria gigantesco e pesado, além de caro, então por enquanto continua com o xover do amp. De qualquer forma é o que menos me incomoda, tanto por que já está mais agradável, como também por ser menos prioritário que o os problemas do  kit.

Um processador resolveria isso facilmente, assim como uma hu descente. Mas também acaba a brincadeira e o aprendizado.

Vamos andando pelo caminho mais dífícil por enquanto.

Conto agora com as correções, sugestões, e opniões de vocês.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou a fazer medição dos autofalantes fora do carro?

Não. É nem sem o forro da porta. Devia ter aproveitado e feito isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, ficaria mais fácil analisar e separar o que é comportamento natural do falante e o que problema do sistema

Aquele pico nos 2k do tw pode ser um Q muito alto (e bota alto nisso) no crossover, um reforço pela posição/local de instalação, ou até pode ser que em vez de pico em 2k ternha um vale entre ali e 5k, ou tudo junto misturado rsrsrs

A medição do tw pode ser feita mais de perto, menos de 0,5cm se tiver como, e com uma dose homeopática de potência, pra tentar driblar influências externas na curva dele, depois comparar as duas pra ver se consegue isolar o comportamento do driver do comportamento dele em conjunto com o veículo

A propósito, mediu os dois lados?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, ficaria mais fácil analisar e separar o que é comportamento natural do falante e o que problema do sistema

Aquele pico nos 2k do tw pode ser um Q muito alto (e bota alto nisso) no crossover, um reforço pela posição/local de instalação, ou até pode ser que em vez de pico em 2k ternha um vale entre ali e 5k, ou tudo junto misturado rsrsrs

A medição do tw pode ser feita mais de perto, menos de 0,5cm se tiver como, e com uma dose homeopática de potência, pra tentar driblar influências externas na curva dele, depois comparar as duas pra ver se consegue isolar o comportamento do driver do comportamento dele em conjunto com o veículo

A propósito, mediu os dois lados?

Medi sim, e se comportaram iguais.

A distancia de medição do TW e a potência também variou. Tenho feito isso buscando eliminar interferências. Notei também que quando se mede os médios próximo demais ao centro do falante surgem vales enormes, então busco a melhor média que normalmente encontro a alguns centímetros e fora do centro.

Compartilhar este post

Link para o post

vou tentar passar minhas experiencias com o RTA.

Primeiro, carregou a curva de correção do mic no Smaart?. isso faz diferença, não altera os picos mas à pontos onde tem mais de 3db de correção no microfone. 

Segundo, em termos de resposta, tiro as medições dos falantes para prever alguns cortes fora do carro, depois de instalado tiro as curvas para tentar relacionar as curvas entre falante e carro. Tirando em uma falante por fez desligando os outros.

Através dessa analise descobri que minha porta tem um reforço de mais de 6 db em 200hz. causado pela vibração do forro. 

Terceiro, se sua HU tiver entrada auxiliar, use a função de transferência, ela é ideal para tentar regular qualquer sistema, pois mostra toda a curva de fase do sistema. Ai começa a ter relação de polaridade e delays, para correção do sistema. 

No seu caso que está sem esse parte dos delays, uma inversão de fase dos TW pode acabar com muitos problemas no alinhamento.

Tw de seda com 1" ou mais polegadas é normal morrer em 14k 16k. Já testei vários de baixo e médio custo, e praticamente todos tem essa deficiência.

Quanto a resposta dos mid não tem como fugir muito disso não, a resposta na porta fica muito irregular, principalmente se o MId ficar próximo ao chão. A não ser que parta para um door pod ou pesinho.

Em termos de tentativas de melhora eu tentaria um l-pad de 6db para o TW e deixaria o mid full, acredito que deixaria o sistema mais linear.

Compartilhar este post

Link para o post

vou tentar passar minhas experiencias com o RTA.

Primeiro, carregou a curva de correção do mic no Smaart?. isso faz diferença, não altera os picos mas à pontos onde tem mais de 3db de correção no microfone.

Segundo, em termos de resposta, tiro as medições dos falantes para prever alguns cortes fora do carro, depois de instalado tiro as curvas para tentar relacionar as curvas entre falante e carro. Tirando em uma falante por fez desligando os outros.

Através dessa analise descobri que minha porta tem um reforço de mais de 6 db em 200hz. causado pela vibração do forro.

Terceiro, se sua HU tiver entrada auxiliar, use a função de transferência, ela é ideal para tentar regular qualquer sistema, pois mostra toda a curva de fase do sistema. Ai começa a ter relação de polaridade e delays, para correção do sistema.

No seu caso que está sem esse parte dos delays, uma inversão de fase dos TW pode acabar com muitos problemas no alinhamento.

Tw de seda com 1" ou mais polegadas é normal morrer em 14k 16k. Já testei vários de baixo e médio custo, e praticamente todos tem essa deficiência.

Quanto a resposta dos mid não tem como fugir muito disso não, a resposta na porta fica muito irregular, principalmente se o MId ficar próximo ao chão. A não ser que parta para um door pod ou pesinho.

Em termos de tentativas de melhora eu tentaria um l-pad de 6db para o TW e deixaria o mid full, acredito que deixaria o sistema mais linear.

Caro Nisito, obrigado pelas dicas, vou atrás de resolver cada ponto colocado.

Depois vou refazer todos os testes.

Infelizmente a hu original não tem nenhuma entrada, mas ainda assim vou tentar fazer o teste de fase fora do carro para saber se o kit tem um bom alinhamento.

Quanto a curva de correção do mic não encontrei nada, só comentários sobre calibração para medir spl, e para isso estou com um decibelímetro.

Já pesquisei na harman e não achei nada além das informações técnicas do mic. Vou dar uma lida no manual do smart para ver se há um método genérico.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei um arquivo entitulado DBX RTA M AES.txt no Diyaudio http://www.diyaudio.com/forums/equipment-tools/257292-dbx-rta-m2-condenser-mic.html

http://www.diyaudio.com/forums/equipment-tools/257292-dbx-rta-m2-condenser-mic.html

A primeira coluna referese a frequência, a segunda a correção em dbs.

20 -0.3
25 -0.2
31.5 -0.3
40 .0.1
50 -0.2
63 0
80 0
100 0
125 0
160 0
200 0.1
250 0.1
315 0.1
400 0
500 0
630 -0.1
800 -0.2
1000 -0.3
1250 -0.3
1600 -0.3
2000 -0.1
2500 0.1
3150 0.3
4000 0.6
5000 1.0
6300 1.7
8000 2.9
10000 5.0
12500 6.5
16000 6.0
20000 1.9

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...