Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

Testes com RTA

Recommended Posts

Pessoal,

Montei um RTA com uma placa M-Audio Fast Track Pro e um Microfone DBX RTA.

Comprei alguns conectores e cabos para montar o loop e gerar um sinal de referência.

Comecei alguns testes com o True RTA, mas vou baixar o Smart.

A ideia deste tópico é comparar questões comuns durante a implementação de um SET.

Ex.: A diferença que um anel de espuma tem entre o mid e o forro, tratamento da porta, ajustes de filtros, uso de eq, bass bosst, loudness, posicionamento de TW, caixas seladas e dutadas, diferença de cabos para TW, e etc..

Queria que vocês me ajudassem nas idéias dos testes, procedimentos, calibragens e etc...

Como resultado seria legal termos gráficos para fácil entendimento de todos.

Vocês me ajudam a aprender sobre análise com RTA, e todos podemos colher os resultados.

Inicialmente tenho um desafio no set da patroa, que como já postei em outro tópico tenho tido dificuldade em eliminar alguns picos de frequência. Neste set já instalei um L-pad, e agora preciso colocar o anel de espuma entre mid e forro. Pretendo medir kit original, com l-pad, e por fim com anel. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Montei um RTA com uma placa M-Audio Fast Track Pro e um Microfone DBX RTA.

Comprei alguns conectores e cabos para montar o loop e gerar um sinal de referência.

Comecei alguns testes com o True RTA, mas vou baixar o Smart.

A ideia deste tópico é comparar questões comuns durante a implementação de um SET.

Ex.: A diferença que um anel de espuma tem entre o mid e o forro, tratamento da porta, ajustes de filtros, uso de eq, bass bosst, loudness, posicionamento de TW, caixas seladas e dutadas, diferença de cabos para TW, e etc..

Queria que vocês me ajudassem nas idéias dos testes, procedimentos, calibragens e etc...

Como resultado seria legal termos gráficos para fácil entendimento de todos.

Vocês me ajudam a aprender sobre análise com RTA, e todos podemos colher os resultados.

Inicialmente tenho um desafio no set da patroa, que como já postei em outro tópico tenho tido dificuldade em eliminar alguns picos de frequência. Neste set já instalei um L-pad, e agora preciso colocar o anel de espuma entre mid e forro. Pretendo medir kit original, com l-pad, e por fim com anel. 

Tenho algo bem parecido, porem uso uma Behringer UM2 com microfone Behringer ECM8000, e uso o Smaart 7 de software. 

Calibração varia do que vc tem, software, hardwares e etc...no mais, para a função RTA não é necessário calibragem, somente para o decibelímetro.

Dai vc calibra o sistema num set de referencia seu, usando uma frequência pura na casa de 1khz, porem é obrigatório ter um decibelímetro portátil para a medição, (OS DOIS DEVEM FICAR ALINHADOS) dai vc compara a medição do software com a do decibelímetro, caso tenha diferença, altere os parâmetros para que fique igual ao do decibelímetro.

Há inúmeros tutoriais de calibração do Smaart no Youtube, o meu preferido é o canal do Flávio Goulart

https://www.youtube.com/channel/UCEW8HDjHsN1OGvK6VaJOXaQ

:legal:

Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post

Link para o post

Oopaa..legal heim!!!

Sempre quis saber exatamente o q acontece com certas alterações e cagadas q fazemos no set...kkk, principalmente em questão de cabos.

Vo fica d zoio aqui.

Qndo termina ai vc me empresta ele heim..hauhauhauhau

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post

Link para o post

Oopaa..legal heim!!!

Sempre quis saber exatamente o q acontece com certas alterações e cagadas q fazemos no set...kkk, principalmente em questão de cabos.

Vo fica d zoio aqui.

Qndo termina ai vc me empresta ele heim..hauhauhauhau

Na verdade o RTA tem a melhor função de analisar a curva de resposta ACÚSTICA, analise elétrica (com relação a cabos) são outros 500, também dá pra fazer com RTA.

Com RTA vc consegue analisar os direcionamentos (aqueles que vcs falam on axxis, off axxis e etc...) e comparar o que mais se aproxima de uma resposta PLANA, bom para evitar uso indevido de EQ, T.A e Cross e extrair o máximo da construção.

Infelizmente muitos ouvem com os olhos e com os ouvidos alheios, quando realmente começa a se ouvir com os PRÓPRIOS OUVIDOS, um novo mundo se abre.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim..mas com o rta vc pode "ver" a diferença por exemplo na troca d um cabo q supostamente por exemplo capa as altas ou baixas...poderia ser notado no rta.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim..mas com o rta vc pode "ver" a diferença por exemplo na troca d um cabo q supostamente por exemplo capa as altas ou baixas...poderia ser notado no rta.

Não é o ideal pois a medição que vc faz no habitáculo do veiculo é ACÚSTICA, há milhares de variantes que podem interferir no resultado, fica difícil saber se o responsável é ou não o cabo. a melhor analise de cabo num RTA é a elétrica.

Em muitos casos vc troca o cabo e a resposta no gráfico é bem parecida.

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã estarei com o decibelímetro em mãos.

Quanto ao software não pretendo investir os US$ 1000 do smart, talvez um true rta de 1/6 oitava por US$ 70.

Quanto aos métodos, queria direcionar a questões mais simples inicialmente. Evoluir gradativamente.

Fiz uma primeira medição e fiquei de cara!!!

Virei a hu do avesso. Se tivessem me sugerido as regulagens que o rta me sugeriu não teria acreditado.

Afff mudou tudo, muito legal!

Compartilhar este post

Link para o post

A intenção seria justamente essa, trocando só o cabo, mantendo todos os ajustes e observar qual seria a interferência na resposta audível, que é o que importa p nós, a resposta final do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã estarei com o decibelímetro em mãos.

Quanto ao software não pretendo investir os US$ 1000 do smart, talvez um true rta de 1/6 oitava por US$ 70.

Quanto aos métodos, queria direcionar a questões mais simples inicialmente. Evoluir gradativamente.

Fiz uma primeira medição e fiquei de cara!!!

Virei a hu do avesso. Se tivessem me sugerido as regulagens que o rta me sugeriu não teria acreditado.

Afff mudou tudo, muito legal!

Cuidado com os ajustes, pois um acerto no EQ em qualquer frequência acima de 3dB não é bom sinal. outro porem é que a cada medição, vem um resultado diferente, e a cada ajuste vc fica lutando contra a acústica do carro.

Baixe a versão de teste do Smaart, ou se preferir me chama no PV que te passo ele na versão full.

Leia bastante sobre efeito pente, cancelamento de fases e etc...

Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post

Link para o post

A intenção seria justamente essa, trocando só o cabo, mantendo todos os ajustes e observar qual seria a interferência na resposta audível, que é o que importa p nós, a resposta final do sistema.

Jefferson,

Existe inúmeros artigos sobre o uso de RTA e acertos de sistema no geral, dá uma estudada sobre, pois o assunto é tão complexo quanto imagina

Vale muito a pena!

Compartilhar este post

Link para o post

Jefferson,

Existe inúmeros artigos sobre o uso de RTA e acertos de sistema no geral, dá uma estudada sobre, pois o assunto é tão complexo quanto imagina

Vale muito a pena!

Ahh simm...sei q tem inumeros estudos, e eu mesmo não sei nada a respeito de rta.

Mas tenho essa curiosidade de ver o q influencia na resposta final a troca de um determinado cabo por exemplo, eletricamente eu sei q tem diferença nem tem o que questionar, mas queria saber na resposta final do sistema...

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando com curiosidade!

Acho que tenho hardware pra montar um RTA caseiro e gostaria muito de ficar fazendo essas análises prática baseadas não só no meu ouvido...

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado com os ajustes, pois um acerto no EQ em qualquer frequência acima de 3dB não é bom sinal. outro porem é que a cada medição, vem um resultado diferente, e a cada ajuste vc fica lutando contra a acústica do carro.

Baixe a versão de teste do Smaart, ou se preferir me chama no PV que te passo ele na versão full.

Leia bastante sobre efeito pente, cancelamento de fases e etc...

Já li e vi diversos vídeos sobre comb filters, cancelamentos, fase e etc... Chegou aquele momento laboratório do aprendizado. Fixar e testar se entendi o que estudei. Obrigado pelas dicas, e se puder continuar nos acompanhando seria ótimo.

Quem sabe este tópico não possa ser pequeno grupo de estudo!

Compartilhar este post

Link para o post

Manda p nois ai acompanhar..os gráficos e ajustes q fez

Tenho dois sets:

Set A

O meu é composto por hu Kenwood DDX7071, amp dat EX5, kit 2 vias Morel Tempo 6, sub JL 10w3v3 - 2 ohm em selada de 18litros.

Cabeamento Shock, rca shock pro.

Set B

O da patroa é hu original clarion do New Civic, kit 2 vias DAT CK 650, amp Sony xplod 250wrms dois canais para o kit, amp DAT PR4160 para dois Fosgate R2D2-12 em caixas dutadas.

Cabeamento tiaflex/permak, rca diy plug santo Ângelo + cabo Philips.

Depois de algumas mudanças o cabeamento ficou misturado, e devo trocar em breve.

Teste 1

Primeiro teste, vou comparar a curva do set A sem nenhum ajuste e filtro, apenas por segurança vou manter os xover passivo do kit, e vou desligar o sub.

Ligo o sub, vou para a configuração que usava, e depois faço o alinhamento com rta.

Teste 2

Set B, vou tirar o l-pad, depois volto com ele, e depois meço quando fizer o anel de espuma entre o mid e o forro.

Infelizmente ambos os sets já tem porta tratada, mas se alguém aqui da zona sul (aeroporto de Congonhas) quiser trazer um carro sem tratamento, medir, tratar, e medir novamente, é só falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Só não entendi uma coisa, L-Pad pra tirar um pico? Não seria um notch pra isso?

No mais, melhor coisa q tem é botar a mão na massa

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro de tudo, faça uma medição com a HU Default (ajustes zerados, flat) e salve, depois faça uma medição com os ajustes que vc considera o ideal e salve também.

analise as duas medições.

Faça isso fora do carro e num ambiente silencioso, sei que para quem usa uma HU que requer ajuste na tela, isso fica difícil, mais fácil para quem usa um DSP via USB.

Na pratica, para se ter uma resposta plana, é melhor "tirar" de onde há excessos do que "colocar" onde há faltas, um ajuste com +3db em qq frequência, tende a ter colorações, é sempre bom ter cuidado.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão,um l-pad atenuaria o tweeter como um todo,e não apenas em uma região específica do espectro.Dependendo o caso uma zobel tb consegue corrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão,um l-pad atenuaria o tweeter como um todo,e não apenas em uma região específica do espectro.Dependendo o caso uma zobel tb consegue corrigir.

Acho que o Zobel só estabiliza a impedância do driver com a do amplificador, ele não atua em picos de frequência ou estou enganado? 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Zobel só estabiliza a impedância do driver com a do amplificador, ele não atua em picos de frequência ou estou enganado? 

Agora eu fiquei com a pulga atrás da orelha,até onde eu sei a zobel faz com que a resposta seja mais plana devido o fato do amplificador enxergar uma impedância continua, teoricamente mandando a mesma potencia em toda a faixa de frequência,deixando o sinal mais linear,nas bordas de resposta,e quase sempre o pico fica nessa faixa da transição.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, o l-pad foi para atenuar o tw. É que citei que no set tenho vários problemas, inclusive picos.

Não é um sq, e tenho poucos recursos. Esse set vou usar para comparação. Set 1 e Set 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do REW que é free...

Já usei Spectral Lab e True RTA.

Uso mesa 502 USB da Beringher com mic DBX rta.

Pra calibrar fiz por comparação. Regulei o sistema, medi em uma RTA 30 e fiz a curva de calibração pra obter níveis similares.

Segue vídeos de como se regular com auxilio do REW.

está em diversas parte dá uma acompanhada é bem interessante.

Editado por murilo_som

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do REW que é free...

Já usei Spectral Lab e True RTA.

Uso mesa 502 USB da Beringher com mic DBX rta.

Pra calibrar fiz por comparação. Regulei o sistema, medi em uma RTA 30 e fiz a curva de calibração pra obter níveis similares.

Segue vídeos de como se regular com auxilio do REW.

https://www.youtube.com/watch?v=-i8cxJaDyjg

está em diversas parte dá uma acompanhada é bem interessante.

Legal Murilo, fiquei curioso, depois vou experimentar o REW.

Ontem terminei a montagem do rta. Agradeco ao Robson Lira pelas horas dedicadas em pleno sabado.

Ficou assim:

Smaart v7.2

Placa m-audio fast track pro 2 canais

Mic dbx rta

Cabo mic santo angelo, plugs xlr santo angelo

Cabo para entrada de referência santo angelo com plugue xlr anphenol. Função transferência.

Decibelimetro Xing Ling para calibracao de spl.

Hoje é meu dia, vou curtir com a familia. Semana que vem tem novidades.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Legal Murilo, fiquei curioso, depois vou experimentar o REW.

Ontem terminei a montagem do rta. Agradeco ao Robson Lira pelas horas dedicadas em pleno sabado.

Ficou assim:

Smaart v7.2

Placa m-audio fast track pro 2 canais

Mic dbx rta

Cabo mic santo angelo, plugs xlr santo angelo

Cabo para entrada de referência santo angelo com plugue xlr anphenol. Função transferência.

Decibelimetro Xing Ling para calibracao de spl.

Hoje é meu dia, vou curtir com a familia. Semana que vem tem novidades.

Opa... Pode contar comigo, se quiser marcar um dia, podemos fazer um dia de acerto, faz o antes e depois dos ajustes.

Se precisarem de ajuda para montar seus RTA, podem contar comigo.

Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... Pode contar comigo, se quiser marcar um dia, podemos fazer um dia de acerto, faz o antes e depois dos ajustes.

Se precisarem de ajuda para montar seus RTA, podem contar comigo.

Ops, já que deu a deixa vou começar a te incomodar!

Tô dando uma pesquisada no Itunes sobre os RTA, caso saiba de algo avisa aí!

Comprei uns aparatos pra gravar áudio aqui, (com um bom microfone e bem sensível) e sempre quis ter um RTA, talvez junte ambas as ideias agora...

Abraço,

Guga

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...