Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leoo

Ajuda em projeto

Recommended Posts

Bom dia pessoal! Peço ajuda para um "novo" projeto de som, agradeço a quem tiver paciência de ler e me ajudar.

Antes:

Carro: Corsa Hatch

Player: Pionner DEH-2280UB

Modulos: Buster 1600gl e Power One

Alto-falantes:

Kit 2 vias Bravox CS60B (Instalado no local original na frente ligado no Buster)

Coaxiais Bravox de 5' (Instalado na traseira, local original ligado no player)

2 Sub Selenium Flex 2+2ohms 300w rms 12' (em caixa dutada, ligados nas bridges do Pone) 

4 6x9 pentaxiais selenium (em caixa tampão dutada ligados no Buster)

MegaCapacitor 1F Fosgate

Bateria Heliar 75a

Montei o som com dicas do fórum, fiquei uns 4 anos com ele até vender o carro semana passada. Vendi para o novo dono com o player, o kit 2 vias, coaxiais, megacapacitor e a bateria (não me diga...). Retirei o restante dos equipamentos para o novo carro.

Minhas impressões:

Gostava muito do som e a acústica do Corsa ajuda muito.

Uma coisa que sentia falta era um pouco mais de trabalho na faixa dos woofers dos 6x9.

Achava a caixa tampão pequena, devia ter uns 20 litros para os 4 6x9..

Sentia falta de um pouco mais de grave com mala aberta apesar de não ser o proposito e de ouvir 90% do tempo com mala fechada.

Dessa vez queria que sobrasse um pouco de espaço na mala.

Agora:

O novo carro muito provavelmente será um HB20.

Pensando em manter todos os equipamentos e adquirir:

CM com saída RCA 

Megacapacitor 2F Fosgate

Caixa selada 32L para os 6x9

Bateria (a maior que couber)

Acho que esse seria o caminho mais simples e barato, mas andei hibernando no mundo do som durante esse tempo, então eu prefiro saber a opinião de vocês, o que acham? Estou aberto a mudanças seguindo o mesmo proposito.

Obs.: Tenho um corzus 4 canais encostado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se sua pretensão é um sq eu substituiria os 6x9 por um sub woofer e usaria seu amplificador que provavelmente é um pwr1004 e caso seja,é um bom amplificador.caso seu carro venha com um kit 2 vias OEM apenas amplificaria com dois canais do amp e usaria com muito cuidado,e o bridge pro sub.

Compartilhar este post

Link para o post

6x9" para renderem bem nos médio-graves, a caixa precisa ser grande, algo em torno de 40 litros para 4 6x9", ou então deixar eles em free-air num tampão bem reforçado mesmo e aplicando hpf em 100Hz, que assim eles vão render bem nos médio-graves.

Para esse novo carro eu trocaria os subwoofers. E pra não perder espaço no pm, colocaria um par de subs de 10".

Compartilhar este post

Link para o post

Se sua pretensão é um sq eu substituiria os 6x9 por um sub woofer e usaria seu amplificador que provavelmente é um pwr1004 e caso seja,é um bom amplificador.caso seu carro venha com um kit 2 vias OEM apenas amplificaria com dois canais do amp e usaria com muito cuidado,e o bridge pro sub.

A pretensão seria um som SPL mesmo, se pudesse melhorar o rendimento pra algum momento usando mala aberta, ótimo!

No caso eu ainda possuo os 4 6x9, os 2 sub woofer, o Pone e o Buster 1600.

O carro vem com 4 falantes OEM

Compartilhar este post

Link para o post

A pretensão seria um som SPL mesmo, se pudesse melhorar o rendimento pra algum momento usando mala aberta, ótimo!

No caso eu ainda possuo os 4 6x9, os 2 sub woofer, o Pone e o Buster 1600.

O carro vem com 4 falantes OEM

Bom custo-benefício para se ter um bom SPL pra tocar vários estilos de músicas: Bomber Upgrade de 12".

Esquece de ligar os 4 falantes OEM do carro no amplificador. Eles não vão aguentar a potência aplicada! Deixe eles amplificados pelo cd-player mesmo se for manter eles no carro.

Se vai utilizar os 6x9", faz um tampão reforçado que tá sussa!

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser spl e algum rendimento de mala aberta, pode ir nos equipamentos que você já tem mesmo. Te agradaram por 4 anos ne hehehe caixa pra 6x9 pode fazer grande, se não quiser uma caixa muito grande pode ir de selada.

Compartilhar este post

Link para o post

6x9" para renderem bem nos médio-graves, a caixa precisa ser grande, algo em torno de 40 litros para 4 6x9", ou então deixar eles em free-air num tampão bem reforçado mesmo e aplicando hpf em 100Hz, que assim eles vão render bem nos médio-graves.

Para esse novo carro eu trocaria os subwoofers. E pra não perder espaço no pm, colocaria um par de subs de 10".

Dudu, apesar da caixa ter ficado pequena e improvisada achei o resultado melhor do que free-air pros 6x9. Eu usava hpf em 120Hz

Bom custo-benefício para se ter um bom SPL pra tocar vários estilos de músicas: Bomber Upgrade de 12".

Esquece de ligar os 4 falantes OEM do carro no amplificador. Eles não vão aguentar a potência aplicada! Deixe eles amplificados pelo cd-player mesmo se for manter eles no carro.

Se vai utilizar os 6x9", faz um tampão reforçado que tá sussa!

Os flex são deliciosos de mala fechada, mas em ambiente completamente aberto e com os woofers dos 6x9 calados eu não tinha grave.

Tô pensando em usar sua medida, 40l selada pra ver se rendem.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser spl e algum rendimento de mala aberta, pode ir nos equipamentos que você já tem mesmo. Te agradaram por 4 anos ne hehehe caixa pra 6x9 pode fazer grande, se não quiser uma caixa muito grande pode ir de selada.

Kkkkkk, é isso que fico pensando. Quero melhorar alguns pontos mas se possível manter os mesmos equipamentos pq consegui me aquietar por 4 anos com esse set, sendo que só no 1º ano fiz 3 ups com a ajuda do fórum pq não tava satisfeito.

Me sugeriram também só adicionar 1 par de 6x9 e melhorar a caixa.

De qualquer forma, tô pensando em fazer nesse pegada da foto pra economizar espaço. A caixa tampão toma muito espaço

i6qqvYH.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pelos seus relatos, ja pensou em partir pra woofer e drive? Os 6x9 são bacanas pra dentro com o subwoofer tbm, mas se você quer adicionar mais e mais pra tocar pra fora, talvez o ideia seria usar algum woofer voltado para subgraves, com médio grave e drive, provavelmente precisaria de menos equipamentos para tocar igual, pois esses equipamentos costumam ter uma sensibilidade muito maior. É apenas uma sugestão, vendo que seu foco é mais pra fora do que pra dentro, se quiser algo misto mesmo poderia colocar algum sub mais forte e fazer um upgrade de amplificador talvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pelos seus relatos, ja pensou em partir pra woofer e drive? Os 6x9 são bacanas pra dentro com o subwoofer tbm, mas se você quer adicionar mais e mais pra tocar pra fora, talvez o ideia seria usar algum woofer voltado para subgraves, com médio grave e drive, provavelmente precisaria de menos equipamentos para tocar igual, pois esses equipamentos costumam ter uma sensibilidade muito maior. É apenas uma sugestão, vendo que seu foco é mais pra fora do que pra dentro, se quiser algo misto mesmo poderia colocar algum sub mais forte e fazer um upgrade de amplificador talvez.

Vc tem razão, tô com um som interno satisfatório tentando arrancar desempenho misto... mas antes de mexer em tudo vou ao menos fazer uma tentativa com os equipamentos atuais, agora sem improvisar na montagem.

Cada sub estava em uma caixa de 45l com duto de 3' e nos 6x9 havia uma caixa tampão de 20l com 2 dutos de 2'. Estou pensando em manter as medidas para os subs fazendo agora uma caixa unica aproveitando toda a largura do porta malas  e dobrar a litragem da caixa dos 6x9 fazendo selada e inclinada um pouco pra fora.

Adquirir um kit 2 vias pra por na frente...

Sei que não vai haver milagres mas o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...