Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Joc@

[Dúvidas] Primeiro Projeto!

Recommended Posts

2x12 alimentados por 500rms cada teoricamente teria 4 vezes o spl de 1 x 12 alimentado com 500 rms (vai ter o dobro de área e o dobro de potencia). Mas depende do uso, se aquecer a bobina ela perde eficiência.

Então já vou pensar em um UP pra daqui a uns 6 meses.

Tive uma ideia muito louca, porém que pode ser muito eficaz. Comprar aquelas caixas Bazooka e colocar em cima do tampão traseiro. Vou perder o retrovisor Central, mas o grave interno aí ficar animal no sedan.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive uma ideia muito louca, porém que pode ser muito eficaz. Comprar aquelas caixas Bazooka e colocar em cima do tampão traseiro. Vou perder o retrovisor Central, mas o grave interno aí ficar animal no sedan.

No tampão não vai dar, não cabe de 12. Estou pensando em colocar uma Bazooka de 12 nos pés do passageiro do meio (banco de trás), virado para cima, com o upgrade de 12. As dimensões são 50x53x35cm, dá 59 litros.

O que vcs acham, a litragem tá boa pra interno? O local é bom ou acham melhor deixar na mala mesmo???

No tampão não vai dar, não cabe de 12. Estou pensando em colocar uma Bazooka de 12 nos pés do passageiro do meio (banco de trás), virado para cima, com o upgrade de 12. As dimensões são 50x50x33, da 59 litros. O que vcs acham, a litragem tá boa? O local é bom ou acham melhor deixar na mala mesmo???

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pitaco:

Um Banda VX 2.4 ab 4 x 90 watts a 02 ohms ou duas bridges de 180 rms a 04 ohms (meu kit morel maximo funciona assim - amp ganho no mínimo ).

Subwoofers, podem ser dois Upgrade 10" modelo novo  bobina simples 04 ohms enfiados dentro de uma caixa dutada (com divisória ) e 35 litros brutos pra cada sub.

Amp mono um Banda ICE 1200 de 01 ohm com carga de 02 ohms (subs de 04 ohms cada ligados em paralelo = 02 ohms) . Também pode ser ICE1500 01 ohm  e também ICE1604 de 04 ohms (aí ligaria os subs em série = 08 ohms).

Não recomendo nada outro nacional atual POIS NUNCA VI NEM OUVI nenhuma linha nova de amps (e nem vou ouvir). Jamais viria aqui recomendar o que não conheço.

OBS:  Sobre  2 subs de 12 com 500 rms aplicados renderem 4x o SPL de 01 sub de 12" com os mesmos 500 rms, NÃO PROCEDE .

Você tem um ganho de 03 db ao dobrar a área de superfície de cone com os mesmos 500 watts rms aplicados.

03 db a mais significa DOBRAR a pressão sonora , e não dobrar o volume, este seria com um ganho de 06 db.

Espero ter ajudado alguma coisa

abraço :legal:

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pitaco:

Um Banda VX 2.4 ab 4 x 90 watts a 02 ohms ou duas bridges de 180 rms a 04 ohms (meu kit morel maximo funciona assim - amp ganho no mínimo ).

Subwoofers, podem ser dois Upgrade 10" modelo novo bobina simples 04 ohms enfiados dentro de uma caixa dutada (com divisória ) e 35 litros brutos pra cada sub.

Amp mono um Banda ICE 1200 de 01 ohm com carga de 02 ohms (subs de 04 ohms cada ligados em paralelo = 02 ohms) . Também pode ser ICE1500 01 ohm e também ICE1604 de 04 ohms (aí ligaria os subs em série = 08 ohms).

Não recomendo nada outro nacional atual POIS NUNCA VI NEM OUVI nenhuma linha nova de amps (e nem vou ouvir). Jamais viria aqui recomendar o que não conheço.

OBS: Sobre 2 subs de 12 com 500 rms aplicados renderem 4x o SPL de 01 sub de 12" com os mesmos 500 rms, NÃO PROCEDE .

Você tem um ganho de 03 db ao dobrar a área de superfície de cone com os mesmos 500 watts rms aplicados.

03 db a mais significa DOBRAR a pressão sonora , e não dobrar o volume, este seria com um ganho de 06 db.

Le la que são potencias diferentes, em um ele aplica 500wrms em um sub de 12, no outro são 500wrms em CADA subwoofer, 1000wrms total, em dois subs.

Compartilhar este post

Link para o post

2x12 alimentados por 500rms cada teoricamente teria 4 vezes o spl de 1 x 12 alimentado com 500 rms (vai ter o dobro de área e o dobro de potencia). Mas depende do uso, se aquecer a bobina ela perde eficiência.

Sim nesse caso vc vai ter um ganho de 06 db

03 por ter dobrado a área de superfície de cone

e mais 03 db por ter dobrado a potência, o que resulta no DOBRO do volume sonoro .

Não 4X o SPL (sound pressure level ) o qual é medido em decibéis .

Sim, eu entendi o que vc quis dizer, mas coloque em uma simulação e veja como talvez de 114 db de SPL vc passaria a ter 120 db (hipoteticamente)

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pitaco:

Subwoofers, podem ser dois Upgrade 10" modelo novo bobina simples 04 ohms enfiados dentro de uma caixa dutada (com divisória ) e 35 litros brutos pra cada sub.

Amp mono um Banda ICE 1200 de 01 ohm com carga de 02 ohms (subs de 04 ohms cada ligados em paralelo = 02 ohms) . Também pode ser ICE1500 01 ohm e também ICE1604 de 04 ohms (aí ligaria os subs em série = 08 ohms).

OBS: Sobre 2 subs de 12 com 500 rms aplicados renderem 4x o SPL de 01 sub de 12" com os mesmos 500 rms, NÃO PROCEDE .

Só equipamento top. Valew mesmo. mas infelizmente meu orçamento está curto. Não posso em hipótese alguma passar de 2.000, porém posso fazer com 1 upgrade agora, e outro para daqui a 6 meses.

Já está cortado o uso de dois subs no momento, ate pq só tenho $$$ pra comprar 1 módulo, ligando 1 sub em bridge.

Vamos supor que já se passaram 6 meses, eu teria um kit 2 vias, 1 upgrade (10, 12 ou 15). Eu compraria mais um sub (da mesma polegada é claro).

- A dúvida maior é: 1x10, 12 ou 15? (para daqui a 6 meses comprar mais um igual, sendo que, se for de 15 nem precisa, por isso penso em 1x 15)

- Outra dúvida: Dois upgrade de 350 rms alimentados com 500rms (250 rms cada) vale a pena, ou melhor manter somente um de 350rms alimentado com 500rms até ter $$$ pra comprar um outro módulo? (Essa seria a vantagem do de 15", não precisar comprar outro, tb não gastaria cm modulo)

Le la que são potencias diferentes, em um ele aplica 500wrms em um sub de 12, no outro são 500wrms em CADA subwoofer, 1000wrms total, em dois subs.

Quase isso, seria um Upgrade alimentado com 500 rms só pra ele, ou dois alimentados com o mesmo (250rms pra cada) e o tamanho dele, sendo que um alimentado por 500rms só rende 350. Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

O dobro do dobro seria 4x. Vamos apenas supor em potencia: Tenho 120db com 500w, 123db com 1000w e 126db com 2000w, 6db a mais ou 4 vezes mais potencia que antes.

Enfim, gosto dos módulos banda, desde os antigos até os atuais (hoje mesmo instalei um 2.4 e um 2500 pra um amigo em um trio), ja usei tambem o 3.6 daqueles brancos com duas vias e sub na bridge. Gosto do resultado deles, mas tem aquele dat ex4 por 550 nos classificados (tem que ver esta disponível ainda) com bom preço e é um bom amp. Usaria ele com duas vias e um sub, com 2000reais da pra montar algo bem bacana sim.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post

Link para o post

O dobro do dobro seria 4x. Vamos apenas supor em potencia: Tenho 120db com 500w, 123db com 1000w e 126db com 2000w, 6db a mais ou 4 vezes mais potencia que antes.

Enfim, gosto dos módulos banda, desde os antigos até os atuais (hoje mesmo instalei um 2.4 e um 2500 pra um amigo em um trio), ja usei tambem o 3.6 daqueles brancos com duas vias e sub na bridge. Gosto do resultado deles, mas tem aquele dat ex4 por 550 nos classificados (tem que ver esta disponível ainda) com bom preço e é um bom amp. Usaria ele com duas vias e um sub, com 2000reais da pra montar algo bem bacana sim.

Projeto atual:

mega capacitor 2 farad 150,00

upgrade 12 (350rms) 175,00

caixa bazooka 220,00

hurricane 650.4 (1200rms) 410,00

MVH-X588BT 500,00

2 vias JBL GX600C (140 rms) 400,00

TOTAL 1855,00

Se for colocar os fretes + instalação, já passou dos 2.000 facinho. :unsure: :unsure: :unsure: :unsure:

Estava olhando o Kit 2 vias audiophonic, pq o 6.2 tem só uma caixinha bem pequena de crossover, e o 6.3 tem uma caixa grande?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

Ja dei a opinião sobre o amplificador, o megacapcitor tem que ser de uma boa marca, senão é dispensavel, eu prefiro um dutada normal do que essas bazuca, mas se for optar por ela mesmo, veja se é bem construída, calcule o volume dela também.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja dei a opinião sobre o amplificador, o megacapcitor tem que ser de uma boa marca, senão é dispensavel, eu prefiro um dutada normal do que essas bazuca, mas se for optar por ela mesmo, veja se é bem construída, calcule o volume dela também.

concordo em tudo com o amigo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Me explica melhor do mega capacitor. Será que esses kits (jbl e audiophonic) vem capacitor ruim, ou vc está falando que as caixinhas pequenas tem mega capacitor ruim?

A Bazooka aparentemente é muito boa, mdf de 18mm e 59 litros. É da Pelego box. Não usa fibra.

Edit: Está falando dos capacitores do módulo? E quanto aos crossovers do kit 2 vias, vai ter diferença ou a caixa maior é enfeite?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

concordo em tudo com o amigo :legal:

Um módulo mais simples como o Hurricane h1 4.650, seria mais fácil e barato de consertar caso daria defeito, do que um DAT Ex4? A diferença de qualidade do som e muito grande? Pq um amigo meu falou que prefere ele do que um SD800.4.

E sobre os crossovers, vale a pena um Audiophone 6.3 no lugar de um 6.2, ou a caixinha de crossover maior é balela?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

O camarada do DAT não responde. Será que o Hurricane é tão ruim de qualidade? Sobre os mega capacitores, não entendi.

Compartilhar este post

Link para o post

O camarada do DAT não responde. Será que o Hurricane é tão ruim de qualidade? Sobre os mega capacitores, não entendi.

Projeto atual:

mega capacitor 2 farad 150,00

upgrade 12 (350rms) 175,00

caixa bazooka 220,00

hurricane 650.4 (1200rms) 410,00

MVH-X588BT 500,00

2 vias JBL GX600C (140 rms) 400,00

TOTAL 1855,00

Se for colocar os fretes + instalação, já passou dos 2.000 facinho. :unsure: :unsure: :unsure: :unsure:

Estava olhando o Kit 2 vias audiophonic, pq o 6.2 tem só uma caixinha bem pequena de crossover, e o 6.3 tem uma caixa grande?

Resumidamente: o capacitor armazena energia e libera em um momento de pico, um bom capacitor tem resistencia interna baixa e fornece essa energia de forma rapida, ajudando a bateria, que fornece a energia de forma lenta. Um megacapacitor com essas caracteristicas custa caro e pelo que você postou, mega de 2F por 150reais, deduzi que seria algum capacitor xingling ou algum que siga a mesma linha. Esses capacitores costumam mentir muito em sua capacitância e tem uma resistencia alta. Ou seja, você acaba ficando com um voltimetro grande e caro hehehehe

Mas o capacitores usando em um duas vias servem como filtro, e provavelmente essa diferença na caixa dos crossovers se deve a construção dos mesmos. Um crossover bem construido, calculado e com compenentes de boa qualidade faz toda diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu pitaco:

Subwoofers, podem ser dois Upgrade 10" modelo novo  bobina simples 04 ohms enfiados dentro de uma caixa dutada (com divisória ) e 35 litros brutos pra cada sub.

Amp mono um Banda ICE 1200 de 01 ohm com carga de 02 ohms (subs de 04 ohms cada ligados em paralelo = 02 ohms) . Também pode ser ICE1500 01 ohm  e também ICE1604 de 04 ohms (aí ligaria os subs em série = 08 ohms).

OBS:  Sobre  2 subs de 12 com 500 rms aplicados renderem 4x o SPL de 01 sub de 12" com os mesmos 500 rms, NÃO PROCEDE .

Tô num dilema desgraçads aqui. Como disse, a grana tá curta.

Dizem que o classe AB tem mais qualidade pra agudo, e o classe D é melhor pra grave pq gasta pouca energia.

Como o vendedor do DAT Ex4 usado não me responde, e o SD800.4d tem praticamente a mesma potência do Hurricane 4.650, sendo o hurricane classe AB. Então vamos lá:

Hurricane 650.4 (800rms)

Pontos positivos: classe AB (tocaria melhor os agudos certo?)

Muitas regulagens de LPF e HPF

Pontos negativos: gastão de energia

SD800.4d Evo (1000rms)

Pontos positivos: Um pouco mais forte que o Hurricane. Gasta menos energia por ser classe D.

Pontos negativos: Regulagem LPF e HPF fixas em 80hz para cada

Tô ficando loko pra decidir aqui, ajuda aí gente.

:pirou::banghead

Quanto fica o corte LPF de um bomber upgrade de 12 em uma caixa de 56 litros?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

Essa diferença em modulo AB, seria mais notada num som SQ

No seu caso, que é um som pro Dia a Dia com boa qualidade

pode ir na sd800.4 que vai te atender bem

A sd tem boa potência, bem falada por quem usa, eu mesmo gosto dos módulos da sd
só tive problema com uns das primeiras linhas, esses novos sempre tocaram bem sem problema com proteção e led que acusa o problema

E corte pode ser o fixo de 80 hz, que toca legal, ou pode usar pelo player e deixa o módulo em full

Compartilhar este post

Link para o post

Essa diferença em modulo AB, seria mais notada num som SQ

No seu caso, que é um som pro Dia a Dia com boa qualidade

pode ir na sd800.4 que vai te atender bem

A sd tem boa potência, bem falada por quem usa, eu mesmo gosto dos módulos da sd

só tive problema com uns das primeiras linhas, esses novos sempre tocaram bem sem problema com proteção e led que acusa o problema

E corte pode ser o fixo de 80 hz, que toca legal, ou pode usar pelo player e deixa o módulo em full

O audiophonic club 6.3 não é considerado um SQ?

To achando que o Hurricane vai tocar mais encorpado os médios graves e agudos do kit 2 vias. Oq vc acha?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já foi recomendado várias opções para vc

E acho que em nenhuma, foi recomendado o Hurricane, nem por qualidade e nem por potência

Se tiver pensando em qualidade realmente, poderia usar a sd400.4evo para o kit e sub, e depois fazer um upgrade de um modulo mais forte para o sub

Mas nessa faixa de preço que procura, acredito que o melhor CxB novo vai ser sd800.4evo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já foi recomendado várias opções para vc

E acho que em nenhuma, foi recomendado o Hurricane, nem por qualidade e nem por potência

Se tiver pensando em qualidade realmente, poderia usar a sd400.4evo para o kit e sub, e depois fazer um upgrade de um modulo mais forte para o sub

Mas nessa faixa de preço que procura, acredito que o melhor CxB novo vai ser sd800.4evo

Ok, me rendo aos mais experientes. Vou de sd800.4d. Se eu quiser dar um UP no som, da pra manter o sd800 e regaçar um sd1200.1 mais pra frente, mais muitas águas vão rolar até lá.

Atualizando tabela:

EQUIPAMENTO   mega capacitor Technoise 2f   upgrade 12 (350rms)   caixa bazooka   sd800.4d   Pioneer MVH-X588BT   kit 2 vias Audiophonic 6.3   TOTAL = R$ 1850,00  

Cara, tive uma idéia muito loka sobre filtro subsônico, vocês vão me dizer se vai dar certo. Estive lendo que é muito bom colocar um filtro HPF no subwoofer. No manual do upgrade recomenda que seja de 40hz (filtro subsônico). Com o HPF, o sub deixa de gastar energia com frequencias baixas inaudíveis melhorando a eficiência, pois vai ter 100% para trabalhar somente nas principais frequencias, além de proteger a bobina de batidas.

Vamos ao X da questão: Olhando na tabela de cortes HPF, ví que para um corte de 40hz a 4ohm com 6db a 8a, precisa de um capacitor de 1000uf. Olhando na internet achei um capacitor 1000uf 400v (aguenta 400w) 

Nunca ví ninguém usar capacitor em subwoofer, Será que vai dar certo?

link do capacitor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722889814-capacitor-eletrolitico-1000uf-x-400v-105-radial-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, me rendo aos mais experientes. Vou de sd800.4d. Se eu quiser dar um UP no som, da pra manter o sd800 e regaçar um sd1200.1 mais pra frente, mais muitas águas vão rolar até lá.

Atualizando tabela:

EQUIPAMENTO mega capacitor Technoise 2f upgrade 12 (350rms) caixa bazooka sd800.4d Pioneer MVH-X588BT kit 2 vias Audiophonic 6.3 TOTAL = R$ 1850,00

Cara, tive uma idéia muito loka sobre filtro subsônico, vocês vão me dizer se vai dar certo. Estive lendo que é muito bom colocar um filtro HPF no subwoofer. No manual do upgrade recomenda que seja de 40hz (filtro subsônico). Com o HPF, o sub deixa de gastar energia com frequencias baixas inaudíveis melhorando a eficiência, pois vai ter 100% para trabalhar somente nas principais frequencias, além de proteger a bobina de batidas.

Vamos ao X da questão: Olhando na tabela de cortes HPF, ví que para um corte de 40hz a 4ohm com 6db a 8a, precisa de um capacitor de 1000uf. Olhando na internet achei um capacitor 1000uf 400v (aguenta 400w)

Nunca ví ninguém usar capacitor em subwoofer, Será que vai dar certo?

link do capacitor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722889814-capacitor-eletrolitico-1000uf-x-400v-105-radial-_JM

Ninguém pra discutir?

E se eu fizer o LPF pelo aparelho, e HPF pelo Módulo? Fica bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém pra discutir?

E se eu fizer o LPF pelo aparelho, e HPF pelo Módulo? Fica bom?

Use o subsonico do amplificador, a maioria dos capacitores comerciais deteriora o som,e te falo mais um corte na casa dos 40 hz tira o peso do som,tem kit 2 vias que chega perto disso,na minha opinião um corte hpf na casa dos 30 hz já ameniza o esforço desnecessário do sub, sem contar que a música vai ficar mais emocionante.Digo isso com base em testes que fiz com meu sistema,40 hz deixa o som áspero agressivo, e seco.até 30 ele fica macio e coerente.

Compartilhar este post

Link para o post

Use o subsonico do amplificador, a maioria dos capacitores comerciais deteriora o som,e te falo mais um corte na casa dos 40 hz tira o peso do som,tem kit 2 vias que chega perto disso,na minha opinião um corte hpf na casa dos 30 hz já ameniza o esforço desnecessário do sub, sem contar que a música vai ficar mais emocionante.Digo isso com base em testes que fiz com meu sistema,40 hz deixa o som áspero agressivo, e seco.até 30 ele fica macio e coerente.

Sd800 não tem corte subsônico. Ou é LPH, ou HPF. Não faz os dois juntos. Os dois são fixos em 80hz. O sub é um bom ver upgrade.

Tô pensando em partir pro bb 3600. Deixar o corte da HU do sub em 100hz e o módulo em HPF 35hz. Será q da certo?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

O sd800 não tem essa opção, mas caso eu opte pelo bbuster 3600:

Dá certo usar o low pass do Player em 80hz, e usar o HPF do módulo em 30hz? Funciona?

Editado por Joc@

Compartilhar este post

Link para o post

O sd800 não tem essa opção, mas caso eu opte pelo bbuster 3600:

Dá certo usar o low pass do Player em 80hz, e usar o HPF do módulo em 30hz? Funciona?

Da sim,embora eu ache 80 hz um corte alto,eu prefiro 60 hz.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha situação é um tanto parecida com a sua, o meu amplificador banda também não tem filtro subsonico, e o fato de eu não utilizá-lo fazia com que o som embolasse muito nas baixas frequências, o recurso que eu utilizei foi o equalizador paramétrico do meu Player, eu atenuei em dois decibéis na faixa de 25 hz,no seu caso um corte subsonico na casa dos 30 Hertz acredito que deixarà o som bem agradável e macio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...