Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Oryon

Sistema Super Básico - Dúvida de Equipamentos

Recommended Posts

Power,

Terei tocando apenas o kit 2 vias na frente. Pensei que a ideia do player ter três saídas RCA era justamente para utilizar as saídas frontais e traseiras no Kit e a terceira para o subwoofer. Ficaria:

Saída Front - Para Woofers com cortes HP X e LP Y.

Saída Rear - Para Twiter com corte HP Y.

Nesse amplificador, existem quatro pares de saída, referentes aos quatro canais. Imaginei que cada par de saídas ficaria conectado assim:

Ch1 - Woofer Direito - Ganho de até 63W?

Ch2 - Woofer Esquerdo - Idem.

Ch3 - Twiter Direito - Ganho de até 15W?

Ch4 - Twiter Esquerdo - Idem.

O amplificador possui ajuste de crossover com maior grau de liberdade que o SD 400.4 EVO.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores,

O player faz cortes de 20 a 200 Hz com slopes de até 24 db/Oct. O amplificador faz cortes de 5 a 500 Hz com slopes de até 12 db/Oct. Os alto-falantes descem até 80 Hz e sobem até 20KHz.

Melhor usar o crossover mesmo, já que não tenho como fazer os cortes adequados para o Twiter via player ou amplificador.

Vou deixar no player apenas HP em 80 Hz com 24 dB/Oct.

É isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faria assim:

Amp 4 canais dat ex4. (Já que falou em usado, tem um por bom preço nos classificados. Não conheço o vendedor)

O Jeferson tinha um Mb Quart e teve sd 400.evo pergunta pra ele. Ele está vendendo o mbquart

2 rcas de dois canais. Front/ Rear

Rear l/r direto pro mid bass

Front l/r para o crossover do kit, e tw.

Amp tocando em full

Corte na hu em 24 db8 para os mids. Aí vai ter que testar a frequência que ele pode chegar sem distorção.

Esse amp é bem forte, dá pra usar sub no futuro.

Aliás, subwoofer não é dispensável em nenhuma música. Se vc ouvir um sq bem acertado vai ter certeza disso.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixaria o hpf em 50 hz, ja que não vai usar o sub, ou até deixaria desativado.

A sugestão é boa, o HP em 50 Hz a curva deverá estar plana em torno dos 80 Hz, tenho a possibilidade de descer um pouco mais com segurança. De toda sorte farei os testes nessa e em outras frequências como sugere nosso amigo abaixo.

Eu faria assim:

Amp 4 canais dat ex4. (Já que falou em usado, tem um por bom preço nos classificados. Não conheço o vendedor)

O Jeferson tinha um Mb Quart e teve sd 400.evo pergunta pra ele. Ele está vendendo o mbquart

2 rcas de dois canais. Front/ Rear

Rear l/r direto pro mid bass

Front l/r para o crossover do kit, e tw.

Amp tocando em full

Corte na hu em 24 db8 para os mids. Aí vai ter que testar a frequência que ele pode chegar sem distorção.

Esse amp é bem forte, dá pra usar sub no futuro.

Aliás, subwoofer não é dispensável em nenhuma música. Se vc ouvir um sq bem acertado vai ter certeza disso.

Meu nobre pode desenhar? Brincadeira. Porque não utilizar o crossover para o woofer? O corte HP será feito via HU, mas o LP para ele fica como? De outro modo esse woofer não teria impedimento de tocar no intervalo de frequências do twiter, correto?

Vou vasculhar os classificados ou mesmo esperar o surgimento de boas oportunidades, procurarei o Jeferson também. Estou sem pressa, o carro deve sair da pintura no final da semana que vem. Ainda quero revisar vidros, colocar couro nos bancos... Depois de tudo isso, vou ao instalador de som. 

Com relação ao subwoofer, gostaria de descordar do amigo. Desde o início disse que minha referência de áudio gravado é o sistema residencial. Sinceramente, não noto a mínima diferença entre stereo com subwoofer ativo ou inativo ao ouvir música erudita, por exemplo.

Nos meus testes as diferenças eram evidentes em gêneros como reggae e eletrônica - com excursionamentos vigorosos. Meu subwoofer é selado e possui 10 polegadas. Noto sua presença de fato, quando o uso em modo 5.1 para filmes. Como carro é outra novela, você deve estar certo e posso sentir falta mesmo.

Obrigado pelas informações e dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, não é a melhor situação os mids ficarem sem os cortes de alta, mas como não tem sub talvez valha a pena ter a possibilidade de dar um ganho sem aumentar os tw.

Precisa testar, vai depender também da resposta do conjunto. Ex. Essa escolha seria boa para o kit dat ck650 que sobra tw, mas seria péssima para o morell tempo que responde muito flat.

Quanto ao grave que vem das portas, ele é muito inferior se comparado a uma caixa residencial usando mesmos speaker. Nesse ponto um sub, mesmo que com corte a 60hz vai incorpar frequências acima, tanto pelo decaimento do corte, quanto pela oitavas secundárias. (Não sei se estou usando a linguagem correta).

Um teste prático, se você pegar um trecho de música onde só tenha voz e tocar em um sub cortado em 60hz 24db/8, você ainda escuta voz.

O range de frequência que compõe a voz é grande, vai do sub ao tw. O "o" desce muito, assim como o "s" sobe muito.

Muitos outros instrumentos tem a mesma característica.

Acho que as frequências que mais sofrem usando a furação das portas vai até uns 300hz, daí pra cima creio que vai se tornando mais fiel.

Estou bolando uns dorpod para ver se incremento essas frequências.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caro,

Agora sim, compreendi perfeitamente. Porque as caixinhas que tenho aqui normalmente impressionam bastante alguns amigos mais atentos... Mas de toda sorte o subwoofer, ainda ficará de fora. Vou seguir e ler esse tópico todo, obrigado pela sugestão.

Conversei com o Jeferson, muito gente boa. A mudança dele na realidade foi porque decidiu montar um sistema mais simples mesmo, mas considera o MB Quart superior ao SD 400.4 EVO, achou esse último muito artificial e com colorações. Acho que estou no caminho certo.

Quero ver depois seu tópico.

Vamos adiante meu amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Oryon, tem mais dois aspectos importantes que esqueci de citar:

1 - acoplamento - numa caixa residencial vc normalmente tem um acoplamento que gera um ganho em torno de 3dbs, e os crossover são projetados já levando em consideração os efeitos da caixa, resultando em maior rendimento e dando a impressão que o som vem de um único transdutor, facilitando o efeito palco.

2 - caixa - cada porta tem um tamanho, rigidez, vedação, e posicionamento diferentes. Normalmente temos como consequência respostas muito diferentes para um mesmo midbass, com desacoplamento (supondo que os tw estão sobre o painel). Os tw elevam o palco, porém, quanto maior o ganho do mid, mais o palco tende a descer, e tudo vai depender também do quanto os tw descem. Em um cenário melhor temos os kit 3 vias que levam o maior range de frequência para cima do painel buscando acoplamento e um palco melhor, depois os 2 vias com tw tops descendo muito, e os kits mais simples com tw descendo menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre,

Observação perfeita! Existem ainda outros fatores como maior controle de vibrações, acústica do ambiente, projeto de ressonância das caixas orientadas a modelos ideais, materiais envolvidos, etc... É uma covardia de fato, exigir performance adequada na região do grave para esses modestos alto falantes em arranjo precário.

Retomando a questão do amplificador... Qual deveria comprar? Considerando:

01 - Importação via Ebay ou Amazon;

02 - Sinergia com Focal PS130 e Alpine CDE-HD149BT;

03 - Classe AB ou AD;

04 - Quatro canais - Pot. de 40-80W em 4 Ohms;

05 - Corte Teewter - HPF > 3 KHz e Slope > 6 dB/oct;

06 - Corte Woofer - LPF < 3 KHz e Slopes > 6 dB/oct;

07 - Preço compatível ao projeto.

Verifiquei que o amplificador Blaupunkt GTA 470 DSP, atende as condições de 3 a 7. Mas nunca ouvi falar desta marca e também não tenho a mínima ideia se tal equipamento estaria enquadrado no item 2. 

Até mais,

Editado por Oryon

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, percebeu porque digo que sub é muito importante no automotivo.

Quanto a amp posso te recomendar o que conheço, por isso recomendo o ex4, que é um ab de boa qualidade. Depois apoiei sua escolha pelo focal, uma vez que deve casar bem com seu kit por ser do mesmo fabricante, e ambos da linha de entrada. Outro amp que gosto bastante são os sony xplod antigos, mas os novos não conheço. Queria ter escutado o som do Floyd para poder opinar.

Já escutei os JL, e também gostei.

Hertz escutei um set apenas monomarca e não gostei.

Mbquart nunca escutei, por isso sugeri falar com o Jeferson.

Fosgate só tive classe D tocando sub, gostei.

Nacionais só ouvi taramps e detestei.

Enfim, não me sinto à vontade em recomendar amps que só ouvi falar, a não ser que o objetivo seja custo, aí sd parece meio óbvio.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo... Este Blaupunk animou-me justamente por possibilitar fazer o crossover ativo, as atenuações chegam até 48 dB/oct. Vi uma imagem dele aberto, possui um transformador toroidal parrudinho o que revela uma qualidade construtiva. O preço via importação também animou-me.

Não encontrei opinião sobre suas qualidades aqui. Mas vi alguns sistemas montados com ele, pena que os usuários não deram relato da experiência. Eu vou encomendar um mesmo... Ou é isso ou ficar com o crossover passivo do kit o qual não há relato de bom trabalho.

Se não ficar bom, saberão em algumas semanas. Agora vou colocar o amplificador na mala mesmo, o manual não recomenda a instalação a baixo do painel do carro. Vou gastar um pouco mais com cabos e terei a flexibilidade de usar um subwoofer no futuro, caso mude de ideia. Mas a priori não terá subwoofer.

Fazendo a customização dos cortes nele, só precisarei de um par de RCA mesmo não é? Essa função ficará desabilitada no player.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Se comprar um Amp 4 canais depois é só ligar outra saída rca pro Sub.

No mais, pro Kit, 1 rca.

Esse Kit me agradou mto usado num Amp AB c/ cortes pelo player/Cross do kit. No Amp deixei full.

Compartilhar este post

Link para o post

Oryon eu tive o focal 130 A1, e gostava muito. Tinha um cross bem razoável, mas parece que a nova linha de entrada economizaram no cross.

Outra forma de vc postergar o sub seria fazendo um dorpod dutado.

Editado por apalareti

Compartilhar este post

Link para o post

Power e Alexandre,

Os produtos automotivos da Focal é dividida em três grupos: Elite, Performance e Integration. Nesta ordem do sofisticado ao básico. O kit que comprei é do seguimento Performance, que por sua vez é dividido em três categorias: Expert, Access e Auditor.

O kit 2 vias PS130 é da linha Expert. Então não é tão ordinário assim, como imaginei. Digo, fiz uma imagem ruim do crossover passivo. Posto agora que o A1 130 do Alexandre é uma linha passada da série Access e tinha qualidade e que Power também gostava do crossover, tranquilizo.

Nos fóruns internacionais não encontrei referência a esse Blaupunkt. Falam sempre que é um produto alemão, etc... Mas nada de impressões de usuários. Desanimei por não ter certeza quanto a qualidade dele. Volto a questão de um amplificador AB com qualidade à altura do kit.

Não percebi ainda o amplificador da Focal que casa com ele. Vou olhar esse EX4. E ler mais um pouco para firmar uma posição.

Compartilhar este post

Link para o post

O RE dtx750-4 está em promoção este mês e casaria bem para fazer bi-amp no Focal

Compartilhar este post

Link para o post

PR Nor,

Qual o preço meu caro?

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Está com 25% de desconto

Te mandei um link outro dia

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Acabei pegando o Focal Solid 4 mesmo. Li muito sobre ele e em relação ao FPP 4100 as mudanças são sutis. Apesar de ser a linha de entrada passada da Focal, de modo geral é um amplificador com boas qualidades.

Classe AB, baixa distorção harmônica, chassi em liga de alumínio para melhor dispersão térmica, transformador toroidal bem construído, proteção dos controles de ganho e corte, etc...

Vi muito elogios em alguns fóruns internacionais. Destacando principalmente a suavidade e clareza do mesmo. Então o sistema está completo, ficou assim:

Head Unit Alpine CDE-149BT;

Power Focal Sólid 4;

Kit Focal PS130;

O carro atrasou na pintura, quando recebê-lo irei no instalador verificar a melhor posição para o amplificador, para comprar os cabos:

RCA Ley Line Giza - 1 Par;

Alimentação Shok - 2 Und;

Speaker Shok - 4 Pares;

Os cortes serão feitos pelo crossover do kit. Fica como alternativa de upgrade comprar um amplificador com DSP satisfatório.

No mais quero registrar meu agradecimento a todos que colaboraram de inúmeros modos, especialmente ao Apalareti e Power07.

Quando tudo estiver pronto, farei algumas fotografias e uns dois vídeos para compartilhar o resultado final e minhas impressões. Em novo tópico!

Meu agradecimento aos administradores pelo espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

qual dessses e melhor para tocar dois medio de 300wts rms, duas D305TI, e dois tweeters.

Booster BA-4610d

Taramps TS1200 x4

Roadstar power two

Booster BA-XM 3600

Compartilhar este post

Link para o post

qual dessses e melhor para tocar dois medio de 300wts rms, duas D305TI, e dois tweeters.

Booster BA-4610d

Taramps TS1200 x4

Roadstar power two

Booster BA-XM 3600

Apesar de fugir totalmente do topico, hoje, com o dolar la em cima, eu escolheria alguma opção nacional ao inves dos xingling. Ficaria entre SD e Banda.

Compartilhar este post

Link para o post

achei o

stetsom venon 15000.4

banda expert 1200

banda digital 12.4

taramps ts 1200x4

qual desse tocaria dois altofalantes de 300wts rms, duas cornetas D305ti e dois tweeters?

ou seria melhor ligar os falantes e cornetas em um deles e arrumar outro modulo p tweeter ?

Compartilhar este post

Link para o post

achei o

stetsom venon 15000.4

banda expert 1200

banda digital 12.4

taramps ts 1200x4

qual desse tocaria dois altofalantes de 300wts rms, duas cornetas D305ti e dois tweeters?

ou seria melhor ligar os falantes e cornetas em um deles e arrumar outro modulo p tweeter ?

Kilber22,

Estes questionamentos ficarão mais adequados em outro tópico, pois este destinou-se a discutir as inúmeras dúvidas num projeto com característica próximas ao SQ. O que difere dos seus objetivos. Certamente o colega terá visibilidade maior e auxílio mais eficaz num tópico novo, talvez aqui ou na seção de trios.

Desde modo colabora para melhor organização do fórum, pesquisas de outros leitores e a si próprio.

Cordialmente,

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Em breve teremos fotografias e minhas impressões. Está mais próximo do que longe... O amplificador ainda não chegou. Também não consegui defini um instalador a loja que tinha em vista aqui em Salvador, foi uma decepção. Aproveito para compartilhar a experiência:

O preço da instalação fica em função dos equipamentos utilizados - o que me pareceu uma prática ruim - afinal o processo de instalação de um kit 2 vias, amplificador e player, não deveria diferir em dificuldade de uma marca para outra.

Para a instalação ter um preço menor é necessário utilizar o cabeamento da loja. Então fiz o o orçamento e os cabos custariam R$ 600, quando questionei de quais produtos se tratavam, acreditem em mim, os cabos para alto-falantes eram esses simples que compra-se por R$ 0,50 o metro.

Aí pedi o orçamento apenas da instalação, com os cabos por minha conta. Inacreditavelmente o preço anterior (R$ 300), saltaria para R$ 800. Acreditam? Esta é a loja que supostamente tem maior credibilidade por aqui. Condizente com os relatos de ser extorsiva. Lá eu não retorno.

Enquanto vou definindo a loja e aguardo a chegada dos outros amplificadores. O Kit PS130, vem com quatro crossovers. Daí quero ligar cada woofer e cada tweeter a um canal de amplificação do Solid4. Mas o manual não fala nada a respeito do ganho máximo para o tweeter, poderiam dar-me uma recomendação?

Até mais,

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...