Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
R&N@N

Graves de baixa potência 18" ou 15"

Recommended Posts

Então, a T18 tem uma característica peculiar: Ela exige um falante como citei acima!

Mas oferece praticamente 3db em relação á DUTADA! Ou seja, uma T18, com 500~600wrms aplicados num sub800, se colocada do lado de uma SB850 (com 2 sub800 e 1.600wrms aplicados), não passa vergonha! Ou seja, você aplica menos da metade da potência pra ter quase o mesmo rendimento! hehehehe

Ela toca de várias formas. "In natura", sem processamento, ela responde forte a partir de 45hz com pico começando nos 80~100hz. Dessa forma ela suporta os 800wrms normal, mas o timbre fica meio picudo e enjoativo, e toca BEEEM mais que uma SB850! 

Processada, ela perde um pouco do SPL e da potência admissível, mas começa a responder flat nos 38hz, subindo até +2db por volta de 42hz, depois desce novamente e segue flat até 90~120hz! 

Claro, se quiser, tem como fazer ela subir mais! Mas como eu usava médios parrudos, 80hz tava show, com decaimento lento! Aí os médios começavam em 120hz com decaimento lento também! Ou seja, as duas se "cruzavam" em 100hz (médio e sub).

SE tiver como fazer, super recomendo!

Segue o projeto:

Projeto+caixa+sub+grave+T-18.JPG

essas medidas são em cm ou mm, me interessei nessa caixa sempre gostei de um sub-grave de presença

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

essas medidas são em cm ou mm, me interessei nessa caixa sempre gostei de um sub-grave de presença

mm. Imaginem uma caixa de 18" com mais de 7 metros de altura kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Em milimetros!

pq se fossem centimetros, a caixa teria 620 centimetros de lado, ou seja, 6 metros e 20! uhashusuhsa

Compartilhar este post

Link para o post

olhando bem pareceu uma pergunta sem noção, mas as marcações tipo (10R) e um 5 na lateral meio que confundio na hora

mas voltando essa caixa cairia bem eu tenho um wpu velhinho aqui seria uma boa usar como medio... eu quero um subgrave bom e

essa caixa parece ser ideal só tinha umas marcações que não entendi direito, mas é melhor eu pesquisar mais um pouco primeiro qual falante usarnngYGrV.jpgAifQVff.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

WPU1205, dos melhores falantes que já tive! Tido como inqueimável! 

Compartilhar este post

Link para o post

Sem falar no timbre linha 12,15,1805 timbre maravilhoso, tocava meus 1805 full saia uma voz limpa encorpada e até agudo do bixinho, qdo ainda se fazia falante pra tocar música.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem falar no timbre linha 12,15,1805 timbre maravilhoso, tocava meus 1805 full saia uma voz limpa encorpada e até agudo do bixinho, qdo ainda se fazia falante pra tocar música.

Boa tarde, Solano;

Saberia dizer se o WPU1809 responde similar ao WPU1805? Pq vi no site da JBL USA um woofer 18WS600 que na verdade é o WPU1809 com outro nome na minha opinião... Os parâmetros são praticamente idênticos... E no manual disponível pra download (que também é idêntico ao do WPU1809) diz que ele responde baixas e médias-baixas frequências (low and mid bass) e suave transição entre a frequência vocal (smooth transition into vocal range).

As diferenças dos parâmetros são essas:

WPU1809/18WS600

Watts 450/600

Vas 328,5/375

Qts 0,45/0,43

Qes 0,46/0,44

Qms 18,03/18,79

No. 2,60%/2,99%

X-max 3,75/3,8

X-lim 13 21

Bl 20,7/19,2

Le 1,701/1,702

A potência RMS do 18WS600 ta 600w mas a potência AES permanece 450w como no WPU1809

Posso estar enganado, pq afinal de contas, não sou entendido no assunto, mas na minha opinião eles vão se comportar semelhantes, o que levaria a conclusão de que o WPU1809 também responde tais frequências... Inclusive na simulação no WinISD praticamente não há diferença entre os dois na caixa sugerida no manual (que é a mesma nos dois modelos, volume e sintonia iguais)

Grande abraço.

Link do site:

http://www.jblpro.com/www/products/selenium/18ws600#.V4z1OKa5eSE

No site tem também os "irmãos gêmeos" do WPU1209 e WPU1509

Editado por TatuadorAnderson

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma coisa... Todos dizem que não é legal deixar falantes de 18" subirem além dos 120/150hz, mas existem fabricantes como a eminence que "dizem" ser possível usar em alguns modelos de 18" até acima dos 500hz... Será possível?

http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Sigma_Pro_18A_2

Diz no manual:

Usable Frequency Range 41Hz - 2.4Khz

Editado por TatuadorAnderson

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, Solano;

Saberia dizer se o WPU1809 responde similar ao WPU1805? Pq vi no site da JBL USA um woofer 18WS600 que na verdade é o WPU1809 com outro nome na minha opinião... Os parâmetros são praticamente idênticos... E no manual disponível pra download (que também é idêntico ao do WPU1809) diz que ele responde baixas e médias-baixas frequências (low and mid bass) e suave transição entre a frequência vocal (smooth transition into vocal range).

As diferenças dos parâmetros são essas:

WPU1809/18WS600

Watts 450/600

Vas 328,5/375

Qts 0,45/0,43

Qes 0,46/0,44

Qms 18,03/18,79

No. 2,60%/2,99%

X-max 3,75/3,8

X-lim 13 21

Bl 20,7/19,2

Le 1,701/1,702

A potência RMS do 18WS600 ta 600w mas a potência AES permanece 450w como no WPU1809

Posso estar enganado, pq afinal de contas, não sou entendido no assunto, mas na minha opinião eles vão se comportar semelhantes, o que levaria a conclusão de que o WPU1809 também responde tais frequências... Inclusive na simulação no WinISD praticamente não há diferença entre os dois na caixa sugerida no manual (que é a mesma nos dois modelos, volume e sintonia iguais)

Grande abraço.

Link do site:

http://www.jblpro.com/www/products/selenium/18ws600#.V4z1OKa5eSE

No site tem também os "irmãos gêmeos" do WPU1209 e WPU1509

Similares sim, diria até "irmãos". Mas iguais não são!

Mais uma coisa... Todos dizem que não é legal deixar falantes de 18" subirem além dos 120/150hz, mas existem fabricantes como a eminence que "dizem" ser possível usar em alguns modelos de 18" até acima dos 500hz... Será possível?

http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Sigma_Pro_18A_2

Diz no manual:

Usable Frequency Range 41Hz - 2.4Khz

Se tu tentar usar um sub tocando até 500hz vai entender!

A range que solta a "voz" (120~2khz ou mais) vai estar boa parte no sub.. aí a voz sai "tremida".

Mas funciona sim.. inclusive numa das caixas de mais alta qualidade em PA atualmente (Mackie HD 1531) corta por aí!

~500hz do grave pro médio!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim são bem semelhantes e devem se comportar com resposta semelhante, devem ter feito ele com material mais moderno porém os 600 dele deve equiparar aos 450 do wpu1809 assim como os Sub800 e sub800st que tem parâmetros iguais mas o imã do antigo sub800 é mais parrudo aguenta mais potencia na pratica pois tem um conjunto motor mais forte, acredito que do 450/600 acontece o mesmo ao observar o maior Bl do 1809.

Funcionar full funciona, e se em dutada em se tratando de selenium wpu sobe bastante até o médio tranquilamente a baixa/média potencia só que ai q vem o x da questão o falante com um uma banda muito extensa faz o amplificador trabalhar mais fraco clipando mais cedo pois o amplificador fica com um range enorme pra enchegar e trabalhar a resistência de frequencias tão distintas. Tem amplificador digital q até corta qdo enxerga uma carga full infinita.

O ideal é dividir a via de no máximo 10x da banda mais baixa para a banda mais alta.

Ex Via grave 30Hz a 300Hz = 10x

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Bloom e Solano pelas respostas!

Sempre aprendo um pouco mais lendo os posts do fórum!

Entendi que não da pra fazer milagre... O melhor é deixar cada falante com o que ele entrega de melhor... Vai ter aquele médio que até se esforça ali no grave e aquele grave que quebra um galho até a aquisição de um médio pra completar... Mas no fim das contas é melhor cada um no seu quadrado! KKK

Grande abraço!

Antes de encerrar deixa eu já abusar um pouco do conhecimento de vcs... Estou querendo montar um mini trio visando uma qualidade legal, baixa potência e alta eficiência... Pensei em exatamente um WPU1809 pro grave + um 10PW7 pros médios e um D220TI pra completar.

O que me dizem... Vale a pena?

Desde já meu muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Podia ser WPU + 2x 10pw3 + d220ti, pra dar uma folga aos médios!

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito, até porque 10pw3 pra achar ta difícil qdo acha tão pedindo 500 pila no par kkkkkkkkkkk.

Tou com 4 d220ti e é perfeita plana e sobe mais q tweeter o q é raro pra ti.

Compartilhar este post

Link para o post

D220 ti é o melhor driver de 1 polegada na minha opinião. tem uma resposta bastante plana até uns 18Khz.

Em segundo lugar as hdt500 da hinor que nunca mais vi e acho que estão descontinuadas.

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

Muito PA grande (inclusive Ricardo Sá, daqui) usa elas nos lines menores!

São 2x12" +ti 2" nos grandes (pra eventos grandes) e ESX 608 (ou over LA208) + d220ti pra eventos médios e pequenos!

Compartilhar este post

Link para o post

WPU1205, dos melhores falantes que já tive! Tido como inqueimável! 

sim esses bichinhos já passaram por tudo que é modulo 1 par já foi tocado por 1 p.one, banda ice 1800, TA-1200, mas deixei eles guardados e  deles minha mãe molhou e entortou a borda de raiva toquei ele até abrir queria reformar, mas por aqui não encontro ninguém que faça o serviço, se alguém tiver uma dica de reparo eu aceito

olha como o outro ficou queria deixar eles zero bala tocam muito vkDxv3q.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...