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[FullPower] Aprenda a cuidar e a recuperar os faróis do seu carro

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Texto: Laner Azevedo / Fotos: Laner Azevedo e divulgação

Em 1898, surgiu nos Estados Unidos o Columbia, o primeiro carro que podia ser equipado com faróis elétricos. Antes dele, os veículos iluminavam a estrada com lamparinas alimentadas por acetileno. A inovação chamou atenção na época, mas demandava certos cuidados. Os frágeis filamentos se rompiam com o trepidar do piso e os dínamos não davam conta da corrente necessária. A tecnologia desde então foi evoluindo rápido, das lâmpadas incandescentes ao Xenôn. Até chegarmos ao Led, que é algo comum nos carros de hoje. O futuro, ao que tudo indica, é o uso do laser. Ele já pode ser encontrado, como opcional, no farol do Audi R8.

O novo Audi R8 tem, como opcional, faróis com laser. Tecnologia dura mais, gasta menos e gera mais luz.

O novo Audi R8 tem, como opcional, faróis com laser. Tecnologia dura mais, gasta menos e gera mais luz.

Enquanto o laser não chega aos carros populares, é preciso cuidar bem dos faróis convencionais. Para todo lado que se olhe, é comum ver carros circulando com essa peça danificada ou aspecto ruim, passando a impressão de que se trata de um veículo mais velho do que realmente é. O que faz muita gente persistir em utilizar um carro que transmite desleixo, e que pode até mesmo ser perigoso na condução noturna, são os elevados preços destes componentes — que no caso dos carros importados, chegam a custar pequenas fortunas. Mas nem tudo está perdido. Há profissionais especializados não só na revitalização e restauração deste importante componente, como também em sua customização, tornando-os não só mais eficientes como bem mais bonitos, e o melhor, a um custo bastante acessível. Um deles é o engenheiro Leonardo Mazzotti, especialista no assunto e proprietário da Lantech. Segundo ele, a maioria dos faróis pode ser reparada a um custo bastante inferior ao de uma peça nova original.

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Farol polido: Fazer o polimento do verniz amarelado na lente plástica do farol dá um resultado de peça nova no carro. Trincado: Dependendo da extensão dos danos, não é recomendável restaurar a lente do farol

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O serviço mais solicitado na Lantech é o polimento da lente plástica do farol. Com ele, é possível eliminar a cor amarelada que não só da à peça o aspecto de velha, como reduz em até 60% sua eficiência. Segundo Leonardo, esse inconveniente acontece em grande parte dos carros, principalmente nos faróis mais protuberantes em relação à carroceria. Ele explica que a sujeira impregnada por um longo período e produtos abrasivos utilizados na lavagem podem contribuir para um envelhecimento precoce das lentes. Isso causa a queima do verniz que envolve as lentes.

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A customização permite colocar os “angel eyes” e ainda fitas de LED como piscas

E é justamente a raspagem do verniz velho a primeira etapa da restauração. Em seguida vem o polimento da lente e a aplicação de uma nova camada de verniz. O preço é razoável, custa a partir de R$ 30 por peça e leva um dia para ficar pronto. Portanto, falta de grana e disponibilidade de ficar sem o carro não são mais desculpas para rodar por aí com o farol de calhambeque abandonado.
Não se preocupe se o seu problema estiver na carcaça dos faróis ou das lanternas. Ao sofrerem impacto, elas podem rachar ou quebrar nos pontos de fixação. Segundo o Leonardo da Lantech, essas partes podem ser soldadas e até mesmo substituídas. No entanto, não é todo o estrago que pode ser remediado. “Quanto mais torcida a peça, maior a chance de uma futura infiltração de água”, adverte o engenheiro. “Só realizo reparos em que posso garantir a qualidade do trabalho. Por isso, há casos em que sugiro a troca da peça ao invés do conserto”.

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A carcaça e os defletores do farol podem receber acabamento cromado. Sistema de iluminação com xenon também é uma tendência

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Para quem quer ir além da revitalização, há a possibilidade de customizar os faróis. O serviço pode melhorar o visual e a eficácia da iluminação. A prática tem se tornado cada vez mais comum entre os fãs das carangas modificadas. Quando perguntado sobre qual dentre as customizações é a mais procurada em sua loja, Leonardo não pestanejou em responder: máscara negra com pintura do refletor no estilo Euro. Para quem está por fora, nós traduzimos… Trata-se de pintar de preto parte do farol, deixando apenas o refletor óptico com aspecto cromado, que posteriormente recebe a coloração amarelada ou alaranjada para se enquadrar no estilo Euro.

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O “olhar” amarelado de algumas carangas é inspirado nas customizações que surgiram na Europa

Esse tipo de customização leva este nome justamente por ter surgido no velho continente, a Europa. O processo para fazê-lo é relativamente fácil. O farol é aberto e toda a cola que une a lente a sua base é retirada. O passo seguinte é a pintura do defletor em preto fosco, obviamente tendo cuidado para que ela não atinja o refletor ótico, que por sua vez receberá uma espécie de verniz em tom amarelado ou alaranjado. Para que esta mudança não comprometa a eficiência do farol, é preciso ficar atento à transparência da cor escolhida, já que ela não pode reduzir a reflexão da luminosidade gerada pela lâmpada, reduzindo assim o facho de luz e seu foco. O tempo necessário para este trabalho é, em média, de dois dias. O custo parte de R$ 300.

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Os pontos de fixação podem rachar ou se romper. Reparos são possíveis, mas um estrago maior exige troca do item

Mas os horizontes para quem busca personalizar os faróis de um carro vão além da máscara negra e do Euro Look. O “retrofit”, que é a instalação de projetores de xenôn no lugar do foco do farol, ganha, a cada dia, mais admiradores. Este sistema, similar ao de carros da Mercedes-Bens, BMW e Audi, não só oferece um visual bem mais arrojado, como é nitidamente mais eficiente que os faróis convencionais. Isso porque seu foco é mais definido, potente e ainda tem a vantagem de não ofuscar os carros que circulam na direção contrária. Como em toda modificação, é preciso ter certos cuidados. Segundo Leonardo, há no mercado projetores de origem chinesa que são bem mais baratos, mas, são nitidamente inferiores aos componentes americanos.

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O top da customização é mudar por completo o farol, mantendo apenas a carcaça e a lente. Nestes casos, os refletores são substituídos pelos projetores retrofit com xenôn, e instaladas LED em formato de aro — os famosos “angel eyes” utilizados nas BMW. O toque final são as barras de LED contínuo, que também podem ter a função de setas. Com tudo isso, a iluminação é melhorada e o visual passa a ser o mesmo das naves mais nervosas. Se você pensa em dar a sua caranga este presente, é preciso ter em mente que o serviço leva de quatro a cinco dias para ser realizado. A quantia a ser investida é bem respeitável, parte de R$ 1.500. Em alguns anos, quem sabe, a gente vai poder comprar faróis com laser para os carros populares. LED, então, vai ser comum nas ruas do futuro.

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