Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Sign in to follow this  
marcelomoti

[FullPower] VW Gol ganha transformação extrema, rodas 18“ e tração tra

Recommended Posts

FOTO_ABRE

Da Redação / Fotos: João Mantovani

Este Gol ganhou o prêmio de Melhor Rat do BGT 2015, o que chama a atenção é a ousadia e polêmica do projeto. Para entender melhor como nasceu o Gol Badass (que em tradução livre do inglês quer dizer malvadão) é bom saber quem é Fernando Morita (veja quadro abaixo). A bagagem que ele traz, os desenhos que saem da prancheta dele e os carros únicos que eles produzem na AmoritzGT já dão ideia que o “golzinho alargado” não é uma travessura de molecada. Este Volkswagen segue tendências gringas, aplicadas num nacional com história: um ícone.

BOX Morita

gol-badass-fullpower-13
Os primeiros desenhos do projeto estavam na gaveta de Fernando desde 2014. Com outros projetos em andamento e sem espaço no estúdio, o Gol ficou esperando na fila a hora de nascer. A inspiração veio do outro lado do mundo. “A gente se espelhou no trabalho de carrocerias alargadas da RWB (Liberty Walk e Rocket Bunny) e buscamos um clássico brasileiro. O Gol quadrado é um ícone, por isso fizemos nele”, explica Fernando.

gol-badass-fullpower-14
Em junho de 2015, a equipe da AmoritzGT decidiu tirar o Gol Badass do papel e levá-lo para o BGT. No começo, até se buscou algum cliente. “Depois percebemos que deveríamos fazer um carro nosso para colocar todas as ideias em prática e com investimento controlado”, conta. O hatch, na cor prata, chegou ao estúdio e o primeiro passo foi adaptar a mecânica. Um buggy foi o doador do motor, transmissão e eixo para que o Volkswagen virasse tração traseira. O acerto do boxer 1.8, que tem dois Weber 40, e toda a parte mecânica ficaram a cargo de Clóvis Augusto de Souza, da equipe da AmoritzGT. As suspensões traseira e dianteira foram refeitas para o novo conjunto e para acomodar as rodas. Um trampo que levou cinco meses para ficar pronto, que ainda incluía reforços estruturais para compensar as mudanças no assoalho.

gol-badass-fullpower
Na frente, onde antes estava o motor, fica o tanque de combustível. O bocal sai no meio do capô, assim como nos Porsche de corrida antigos. Enquanto tudo isso rolava, Fernando já começava a moldar os para-lamas alargados. Tomando como referência as rodas de 18” que já estavam montadas no carro, mas ainda receberiam um toque de personalização. As redondas são BMW e BBS, porém, as calotas ao estilo turbofan foram feitas sob medida. Também foram moldados especialmente para este projeto os spoilers dianteiro, traseiro e lateral.

gol-badass-fullpower-6
Enquanto o Gol ia ganhando forma, a cor final do carro foi discutida. “As cores da AmoritzGT são cinza, vermelho e preto. Como o carro ia ter essa pagada de mau, decidimos pelo preto”, diz Fernando. Segundo ele, o objetivo não era ter o carro mais caro do BGT, por isso a pintura ganhou o aspecto sujo. O truque, além do impacto no visual, era algo viável financeiramente. Para conseguir o efeito, o Gol foi pintado e ganhou uma camada de sujeira. Em seguida, toda a carroceria foi envernizada. Se você tem mania de limpeza, vai se coçar todinho ao ver este Volkswagen. Ainda mais com o interior cru e na lata.

gol-badass-fullpower-15
Por dentro, o Goleta deixa expostas suas entranhas. Nem parede corta fogo existe. A maior parte do que se vê (e não é muita coisa) dentro do carro já estava no estúdio. O volante com caveira, as manoplas e maçanetas internas vieram de restos na oficina. Os bancos de vibra de vidro, que imitam os da Porsche, foram feitos em moldes antigos. O couro que os reveste também é sobra. Com uma voz rouca e aspecto maltratado, o Gol Badass causa polêmica por onde passa.

gol-badass-fullpower-5

Em Águas de Lindóia, as opiniões foram divididas. “A maioria gostou, principalmente a molecada mais ligada em videogames. A gente percebeu que uma parte do público não gostou da proposta, mas faz parte”, diz o designer. A boa notícia para quem gostou é que a AmoritzGT pretende vender alguns componentes do Gol Badass sob encomenda. Ainda é possível encomendar carros 100% exclusivos com os caras. Eles vão pensar, desenhar e fabricar o carro dos seus sonhos.

gol-badass-fullpower-16
Alguns puristas acham a modificação no clássico pesada. Outros veem no trampo do Morita algo corajoso. A verdade é que não dá para ficar indiferente com este Rat Look. Num universo em que o objetivo é personalizar automóveis, é bom ver caras que tomam um caminho novo. Você pode gostar ou não, esse é o preço de quem faz parte da vanguarda.

Ficha Técnica:

Motor > 4 cilindros boxer, 1.8
Alimentação > carburador, gasolina
Potência > 80 cv (estimados)
Torque > 13 kgfm (estimados)
Transmissão > Manual, 4 marchas, tração traseira
Freios > Discos (diant.) tambores (tras.)
Pneus > 305/660
Rodas > Aro 18”
Upgrade > Tração, suspensão, motor, rodas, pneus, capô, transmissão
Empresas > AmoritzGT

Mais Fotos:

gol-badass-fullpower-9gol-badass-fullpower-8gol-badass-fullpower-7gol-badass-fullpower-3gol-badass-fullpower-2gol-badass-fullpower-4

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
4bOM-65Fuew

Veja notícia original

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei bizarro até pra Rat, mas gostei..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...