Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ketto

[AJUDA] Nova caixa pioneer 310 pra montana

Recommended Posts

pessoal, vou fazer uma caixa nova pro pioneer 12" 310, quero por atraz dos bancos da Montana Sport 1.8, que tamanho e modelo de caixa devo usar? coloco o sub entre os bancos ou atraz de um deles? quanto ao duto, deixo ele pro lado, pra frente, pra cima?

 

O motivo da nova caixa é que a atual parece n estar rendendo, n da grave, ela ficou muito comprida e o ima do altofalante fica muito proximo do fundo da caixa. Ja estou com  a chapa de 18mm, só falta a litragem pra fazer.

 

Ouço basicamente hip-hop, musica eletronica e country.

 

 

Se puderem me ajudar, agradeço.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

45l, sintonia em 35hz. Testei varias caixas, o que mais agrada pra ouvir vários estilos foi essas medidas. Se couber com um duto retangular de mdf é bom, ou usa dois dutos de 3" ou 1 de 4". So simular no software, se precisar de ajuda nessa parte da um toque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego, mesmo pra pickup como a montana, essa caixa de 45L fica bom?

 

pq o sub vai ficar atraz do banco e o duto provavelmente pra lateral.

 

Ja tenho uma caixa, mas ela ficou muito comprida e estreita, o sub quase pega no fundo e parece q n rende. Ja vi outros pioneers tocando ( em outros carros) e nem se compara, o meu nem treme o carro rsrs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa sua caixa tem qual volume? ta bem travada? sabe os tamanhos do duto? O que ta usando de modulo? Montei em pickup com sub logo atras do banco e o resultado era animal.
Questão de ser estreita e comprida nao influencia em nada, sendo que minha caixa atual é assim para ocupar um espaço menor no porta-malas e o sub rende o esperado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a caixa deve ta com uns 54L e esta muito bem feita, bem firme. O duto era embaixo do sub, acabei fechando ele, pq era só o acabamento do duto, agora é na lateral com uns 20cm de cano + -.

o set é esse: pioneer 12 400wrms 2+2 e módulo SD600.1 1ohms. A ligação ja verifiquei umas 3x pra conferir se ta em 1ohms e esta certo.

 

Olha a foto da caixa:

 

Se n me engano ela tem:

Comprimento: 1m

Largura em cima: 6cm

Largura em baixo: 22cm

Altura: 54cm

desconsidere o duto.

 

1235062_714072895276617_1925978904_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

talvez seja por esse recorte atraz q o sub n rende oq deveria:

 

na metade da caixa tem 20cm de largura.

na parte debaixo tem 15cm.

 

1175282_714072888609951_2011537230_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arruma esse duto, sintoniza em 35hz a caixa antes de trocar, vê se esta bem vedada, veja se ja nao te agrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mudei um pouco o duto de 3". coloquei +32cm de cano, inverti, tirei fora, deixei sem, coloquei cano pra fora. n ficou bom, a melhor ficou com só o duto pra fora, tipo inverter o acabamento contra a caixa.

 

se n tiver conserto, vou fazer outra, ja tenho chapa de 18mm aqui, só falta as medidas certas, estive pensando em algo:

 

Altura: 50cm

Comprimento: 80

Largura Cima: 15

Largura Baixo: 20

 

da 49,24L. Seria demais?

 

ou faço com 46cm de altura que da 44,99L

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao sei pq vai fazer outra caixa....soh corta essa e diminui a largura pra diminuir a litragem....como q o duto cabe ali? tem curva ou fica pra fora??

sintonia tem q ser ali nos 37~38hz....a caixa antiga era grande boa pra toca hip hop e bem macio, se nao te agradou faz ai nessa de 45l q vai te dar mais ataque e spl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Victor, o duto fica na lateral da caixa, nas fotos acima o duto esta no chao, aquele da frente esta fechado agora.

 

Sim Diego, esses valores eu tirei da calculadora que tem no site, coloquei mdf de 18 e preenchi com os dados, só n sei fazer a sintonia a 35~38hz como vcs dizem, tem algum programa q eu uso pra fazer isso certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa pequena com sintonia muito baixa não vai fazer o subwoofer render bem nas baixas frequência. O que vai acontecer é que a caixa nessa configuração vai matar a resposta do subwoofer.

 

Se o espaço é limitado, Faz a caixa selada. Se couber uma caixa de até 45 litros, esse volume de caixa selada vai proporcionar boas respostas para o estilo musical que você curte Ketto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montei varias caixas, com pouco volume, com muito volume, sintonia alta, sintonia baixa. Umas se saem bem em alguns aspectos e mal em outros. Pra agradar e tocar bem no geral é isso que eu passei. Senão ou sobe muito o delay, ou ganha muito em alta e perde em baixa, bobina batendo e etc.. Pra usar com headroom, descer um pouco e subir um pouco é isso ai que eu passei mesmo. Selada perde muito subgrave na minha opinião, mas o som fica bem bacana, como curto muito hip hop, slow bass, rnb, eu prefiro dutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm prefiro dutada, pelas poucas caixas seladas que ouvi tocando, vou fazer uns testes de litragem, vou fazer uma caixa grande e depois ir diminuindo até chegar no 45L, vai dar trabalho mas só assim pra ter certeza de q vai ficar bom, minha maior duvida é questão do duto e sintonia, como eu faço isso? uso algum programa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa programa sim, tem o winisd ou o bassbox, eu preferia o bassbox, mas não estou achando mais pra download.
Caixa selada é caixa voltada para qualidade, resposta rapida e plana. Subgrave e spl tem que ser caixa dutada. O que não pode fazer é caixa grande com sintonia alta, a sintonia voce vai cortar daquela frequencia pra cima, ou seja, perde tudo o que estiver abaixo, e ainda fica embolando. E a caixa grande deixa o subwoofer lento, descontrolado e em alguns casos até estraga o subwoofer por excesso de excursão. Um voluminho a mais ajuda a ter um ganho sim, mas sem exageros igual eu tenho visto aqui no forum.
Não adianta fazer sintonia muito baixa no pioneer porque ele não desce horrores, então ja aproveita pra ter um ganho em alta.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...