Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
AlexB

[Honda fit] SQ de entrada e DIY

Recommended Posts

Olá, sou novo aqui no fórum e nesse tópico vou falar sobre o meu som, buscar dicas e indicações, compartilhar o pouco que sei e mostrar as etapas de montagem do meu som, com dirfeito a alguns DIY.

 

Bom vamos lá, resumindo a história, no final do ano passado eu estava a fim de dar um upgrade no som do meu fit, coisa simples só uma melhorada. Na procura, conheci o fórum e lendo sobre o SQ fui pegando gosto pela coisa. Pesquisei bastante, li muito e fui montando meu set, pesquisei cerca de um a dois meses até escolher e comprar meu set, e mesmo assim errei em algumas escolhas como cabos, mas ta dando por enquanto. Meu set não é o melhor mas acho que foi um excelente custo beneficio. É composto por:

 

Amplificador: DAT PR 4160

Subwoofer: Questo 8" QL300. (Estou atualmente trocando de sub)

Kit 2 vias: NAR 650 CS3.

RCA: Technoise série 800.

Speaker: Technoise 2,5mm para o kit e 3,0mm para o Subwoofer.

Alimentação e fusível: Foi o kit da technoise 4awg CCA.

 

Aqui algumas fotos do set atualmente.

 

Mid:

gqE95fF.jpg

 

Tweeter:

6E4nwYM.jpg

 

E o amp com o sub:

vQLpe5k.jpg

 

 

 

 

Estou mudando algumas coisas em breve, e nos próximos posts irei postar os DIY que eu fiz, que foi da instalação do som (Como passei os fios, etc) e o DIY da coluna do tweeter. Também o que estou mudando no set e pedirei algumas dicas.

Valeu galera, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei passando o 12v e o remote.

Para passar o positivo do cofre ao interior eu tive que tirar a roda do lado do motorista e tirar o paralamas, ai dará pra ver uma borracha aonde passa o chicote do cofre pro interior do veículo, nessa borracha tem 3 "canudos" pra passagem da fiação, mas sómente dois são usados, o outro só tinha o relevo mas não estava furado, ai com uma faca eu abri um furo. Pra passar o fio por esse buraco que eu fiz (muito pequeno, foi bem complicado, perdi mais de uma hora só nisso) consegui inserindo um alicate com o bico fino até atravessar a borracha e pelo outro lado, prendi o cabo no alicate e puxei. Passou muito apertado, vedou muito bem. Segue a foto de como ficou.

jwwi403.jpg

 

 

 

No interior, esse cabo sai um pouco acima de onde abre o capo. Pra ter acesso foi preciso apenas soltar a proteção que fica acima dos pedais, essa proteção é presa por presilhas de pressão e uma trava "giratória", basta girar pra abrir a trava e puxar que essa parte sai.

 

Pra levar até o porta malas foi fácil, só tirar as proteções plásticas da lateral puxando-as. Na coluna central é preciso tirar o cinto pra tirar a colula. Na parte traseira é necessario tirar o cinto e também o banco pra tirar a proteção lateral do porta malas que inicia na parte do banco traseiro. Cada um dos bancos traseiros é preso por 2 parafusos, bem fácil tirar. A proteção lateral do porta malas é presa por 3 parafusos philips.

 

 

No terra, eu usei uma daquelas alças, que tem 4 no porta malas e servem pra prender a bagagem. Tirei, lixei bem, passei um WD40 pra não oxidar, e fixei o parafuso.

K3MdW1y.jpg

 

 

Para os speakers e RCA foi a mesma coisa, só que pelo outro lado. Na frente para passar para a HU, tirei a proteção plastica que fica sobre os pés do passageiro, e passei por cima dela. Essa proteção é presa por um parafuso e presilhas. Tirei o porta luvas para facilitar a visualização.

 

Para passar os cabos speakers para a porta foi complicado, foi difícil passar o fio pela borracha que ja passam os outros fios. Ali tem uma espécie de canudo que cabe só eles ali dentro, é quase impossível passar algo por ali.

 

Pra prender na porta usei baffles de mdf de 18mm, colei uma camada de eva nos 2 lados dele para absorver a vibração. Segue uma foto de como ficou.

gqE95fF.jpg

 

Os crossovers eu prendi próximo aos pés dos dois lados, no passageiro eu prendi aonde ficava o extintor, e no lado do motorista eu prendi aonde na lateral de onde abre o capo.

MEWtvus.jpg

 

Para o tratamento, não houve muita complicação, comprei 10mx20cm de manta asfáltica auto colante Seladin, cortei e colei,por dentro e por fora. Segue um foto de como ficou.

2DFcaYl.jpg

 

 

 

 

 

.

Editado por AlexB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DIY das colunas do tweeters.

 

Inspirado nas colunas do Jerferson aqui do forúm, decidi fazer as minhas também. Eu comprei: Massa plástica,resina,lixas e courvin, gastei uns R$ 70,00 em materiais. O Courvin, achei em uma estofaria uma cor praticamente idêntica a cor da coluna olhem só:

8aBpfwL.jpg

 

Mãos a obra, comecei alinhando os twiters com um cilindro de papel alumínio e o próprio copo que vem junto com o tweeter, cortei o cilindro e colei com cola quente, fui ajustando até ficar com o direcionamento que eu achei mais adequado.

1PuxCuw.jpg

CRfD2Xs.jpg

 

Com o tweeter direcionado, eu cobri com um pedaço de pano para fazer as "curvas" e com um pincel eu passei a resina pro cima, precisei passar 2 demãos de resina pra ficar bem firme.

Vh9tzn3.jpg

 

Depois de seco, eu passei massa plástica para fazer o acabamento, lixei muito até ficar certinho, a inexperiência acabou dificultando esse processo, mas deu certo, infelizmente tenho fotos só da massa plastica antes de lixar, depois dessa etapa não tirei mais foto.

sN1E1MW.jpg

 

Depois de bem lixado, eu cobri com o courvin, foi a parte mais difícil no processo para mim, é complicado trabalhar com cola e courvin, e a coluna tem um geometria um tanto complexa pra cobrir, não fiquei satisfeito com esse acabamento, tanto é que eu refarei esse procedimento, mas dessa vez com o tecido de "teto" do carro. Acredito ser mais fácil de trabalhar do que o courvin. Segue e foto de como ficou: 6E4nwYM.jpg

 

Bom, foi desse jeito que eu fiz minhas colunas, não ficaram perfeitas, mas como disse, eu refarei elas e espero que fique com um acabamento melhor.

Editado por AlexB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito do meu set:

 

Comprei essa semana uma caixa selada lateral e um rack para o amplificador lateral também. Porém a caixa selada lateral é de 10", e meu subwoofer é de 8". Então, por isso estou vendendo meu sub, e na procura de um sub de 10". Ja passou na minha cabeça:

Bombem upgrade

Nar SW1

Nar SW2

Hertz 250

GZIW 250x

Re Audio SRX

Re Audio SRI

Re Audio REX

Fosgate P1

 

Bom dentre as várias opções de subwoofer de até 300rms e 4ohms e de custo não muito elevado, não sei qual melhor opção para uma caixa selada.

 

Segue a foto da caixa e do rack que eu comprei:

831c0P2.jpg

Editado por AlexB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum!!

 

gosto mto e tbm sou adepto aos DIY's....da um zoio dps no meu la q tem bastante gambiarra....rrsrssss

 

já tive praticamente o mesmo set, toca legal!!!

 

instalação parece bem feita, colunas ficaram legal tbm.

vc não tratou as portas???

 

quais ups pretende fazerr????

 

 

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dica barata e boa, compra feltro, famoso cobertor de mendigo, e reveste a parte interna da forração das portas. Não precisa colar nem nada, só de uma boa tesoura que consiga cortar o feltro para fazer o acabamento interno. Na hora de encaixar tem alguns pontos que não vão deixar as travas chegarem na lata, só tirar com a tesoura. Dá uma boa diferença tanto de reprodução sonora quanto de isolamento acústico externo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum!!

 

gosto mto e tbm sou adepto aos DIY's....da um zoio dps no meu la q tem bastante gambiarra....rrsrssss

 

já tive praticamente o mesmo set, toca legal!!!

 

instalação parece bem feita, colunas ficaram legal tbm.

vc não tratou as portas???

 

quais ups pretende fazerr????

 

Opa, eu ja troquei uma idéia com você no seu tópico, inclusive foi suas colunas minha inspiração, haha.

Minhas gambiarras tão indo bem, to montando e aprendendo.

 

As portas eu tratei sim, só esqueci de comentar no primeiro post. Agora que eu terminei de editar o tópico já adicionei o resto da montagem e o resto das fotos, estão ali em cima.

 

E a respeito de qual ups eu pretendo fazer, por hora eu postei no terceiro post um up que estou fazendo, e pedi algumas sugestões de qual sub escolher.

 

Valeu, abraço!

 

Dica barata e boa, compra feltro, famoso cobertor de mendigo, e reveste a parte interna da forração das portas. Não precisa colar nem nada, só de uma boa tesoura que consiga cortar o feltro para fazer o acabamento interno. Na hora de encaixar tem alguns pontos que não vão deixar as travas chegarem na lata, só tirar com a tesoura. Dá uma boa diferença tanto de reprodução sonora quanto de isolamento acústico externo.

Obrigado pela dica, pretendo fazer isso em breve, vi que feltro betumado é indicado para isso ,né?

 

Valeu, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

a e mesmo....agora lembrei!!!

ahh blzz...agora tem mais fotoss do processo...rsrsss

 

a primeira é complicado mesmo de acertar....tbm tenho q refazer o acabamento das minhas colunas, pq quando comprei o tecido, peguei só um pedaço pequeno...e esse tecido tem meio q um lado certo de colocar, e como peguei um pedaço pequeno, esse lado q estica não ficou do lado certo.-_--_--_-

 

ficou mto bom o trampo todo !!!

gostei do porta malas, ficou bem clean, ainda tenho q embutir meu ampli, mas a preguiça nao deixa...rsrsss

 

Sub, acho q Nar e Re são opções boas e baratas. ...ve como estão os preçoss....

 

 

 

 

 

 

 

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a e mesmo....agora lembrei!!!

ahh blzz...agora tem mais fotoss do processo...rsrsss

 

a primeira é complicado mesmo de acertar....tbm tenho q refazer o acabamento das minhas colunas, pq quando comprei o tecido, peguei só um pedaço pequeno...e esse tecido tem meio q um lado certo de colocar, e como peguei um pedaço pequeno, esse lado q estica não ficou do lado certo.-_--_--_-

 

ficou mto bom o trampo todo !!!

gostei do porta malas, ficou bem clean, ainda tenho q embutir meu ampli, mas a preguiça nao deixa...rsrsss

 

Sub, acho q Nar e Re são opções boas e baratas. ...ve como estão os preçoss....

Esse mês eu comprei as caixas e surgiu imprevisto, a minha bateria me deixou na mão e eu tive que comprar outra. Então como o orçamentomento deu uma apertada, e não achei nenhuma opção de sub usado numa faixa de preço legal, estou pensando em pegar um Nar sw1 anunciado no ML por R$160,00 se não me engano, só pra quebrar o galho enquanto proucuro um sub melhor.

 

E o PM da foto ainda não é o meu, é do cara que eu comprei. Eu participo de um grupo de fit no fb, ai o cara anunciou o carro equipado com um morel máximo, dat 4160 e JL 10w0v3, e falou que se o comprador quisesse ele vendia o som junto. Ai ja adicionei o cara e disse que se o comprador do carro não quisesse o som, eu ficava com as caixas. Uma semana depois ele vendeu o carro sem o som, ai eu comprei a caixa dele. Ele vai despachar amanha por sedex pra mim.

Sorte que o amplificador é o mesmo, ai vai encaixar certinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dica barata e boa, compra feltro, famoso cobertor de mendigo, e reveste a parte interna da forração das portas. Não precisa colar nem nada, só de uma boa tesoura que consiga cortar o feltro para fazer o acabamento interno. Na hora de encaixar tem alguns pontos que não vão deixar as travas chegarem na lata, só tirar com a tesoura. Dá uma boa diferença tanto de reprodução sonora quanto de isolamento acústico externo.

 

Só tem que ter cautela com infiltração de água na porta. Já pensei em usar mas fico com receio.

 

 

Para o tratamento, não houve muita complicação, comprei 10mx20cm de manta asfáltica auto colante Seladin, cortei e colei,por dentro e por fora. Segue um foto de como ficou.

 

.

 

Quantas camadas você colocou de Seladin na parte interna? pois dependendo do peso ela se solta e vira uma inhaca só. Já aconteceu comigo. Fique atento ;)

Editado por Paulo.Assis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tem que ter cautela com infiltração de água na porta. Já pensei em usar mas fico com receio.

 

 

 

 

Quantas camadas você colocou de Seladin na parte interna? pois dependendo do peso ela se solta e vira uma inhaca só. Já aconteceu comigo. Fique atento ;)

 

Só usar soprador térmico que não solta nem a pau...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só usar soprador térmico que não solta nem a pau...

Eu usei, até começar a querer derreter a manta. Mas tinha 3 camadas e não segurou(suponho que pelo peso). Deu a maior dor de cabeça, fui abrir o vidro e a manta saiu junto com o vidro, foi 2 dias limpando a meleca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mês eu comprei as caixas e surgiu imprevisto, a minha bateria me deixou na mão e eu tive que comprar outra. Então como o orçamentomento deu uma apertada, e não achei nenhuma opção de sub usado numa faixa de preço legal, estou pensando em pegar um Nar sw1 anunciado no ML por R$160,00 se não me engano, só pra quebrar o galho enquanto proucuro um sub melhor.

 

E o PM da foto ainda não é o meu, é do cara que eu comprei. Eu participo de um grupo de fit no fb, ai o cara anunciou o carro equipado com um morel máximo, dat 4160 e JL 10w0v3, e falou que se o comprador quisesse ele vendia o som junto. Ai ja adicionei o cara e disse que se o comprador do carro não quisesse o som, eu ficava com as caixas. Uma semana depois ele vendeu o carro sem o som, ai eu comprei a caixa dele. Ele vai despachar amanha por sedex pra mim.

Sorte que o amplificador é o mesmo, ai vai encaixar certinho.

 

Pra pegar o SW1 estica um pouquinho e já pega o SW2 de uma vez... Acho que como usa um kit bem flat, o ideal é mesmo um sub mais "suave"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

gqE95fF.jpg

 

Alex, acho q tem algo errado aí... morderam o baffle! :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex, acho q tem algo errado aí... morderam o baffle! :vts

Kkkkkkkkkk

 

Nem me fala, eu fiz o baffle ai na hora colocar o forro da porta, tinha uma quina bem ali. Como eu tava sem serra fita, fiz na furadeira mesmo, varios furos até tirar aquela parte... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom Alex, estou para montar o meu honda city 2010 e já tenho ideia onde passar a fiação. abraço e bom trabalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica, pretendo fazer isso em breve, vi que feltro betumado é indicado para isso ,né?

 

Valeu, abraço!

 

Não precisa ser o betumado. A diferença para o normal é que ele tem uma camada de betume que só é útil se você for colar em alguma superfície. Quando comprei também era uns 20% mais barato.

 

Só tem que ter cautela com infiltração de água na porta. Já pensei em usar mas fico com receio

 

Não tem erro. Aquele plástico que fecha os buracos é justamente para não deixar a água entrar. Faz uns dois anos que coloquei no meu carro e moro em uma cidade que é uma desgraça para chover.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não tem erro. Aquele plástico que fecha os buracos é justamente para não deixar a água entrar. Faz uns dois anos que coloquei no meu carro e moro em uma cidade que é uma desgraça para chover.

 

Ah sim, eu tinha interpretado errado. Pensei que era na parte interna na porta(na lataria). Quando você mencionou o plastico eu assimilei na hora, rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usei, até começar a querer derreter a manta. Mas tinha 3 camadas e não segurou(suponho que pelo peso). Deu a maior dor de cabeça, fui abrir o vidro e a manta saiu junto com o vidro, foi 2 dias limpando a meleca.

 

Na chapa interna eu já fico receoso de já colocar uma camada. Já vi dois casos da manta descolar, um com duas camadas de auto adesiva e um com uma camada de manta comum aquecida com soprador. Eu tenho um rolo de Vedacit que comprei junto com feltro para colocar, mas na mesma época perdi o tesão do som automotivo e guardei o rolo em um canto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo trabalho!!

 

O meu fit é o 2009 (um modelo mais novo q o seu) mas as colunas são bem parecidas.. Eu pretendo fazer um "peitinho" pra um fullrange e um TW e colocar ele não na coluna, mas naquele espaço onde tem o vidro. Vamos ver se fica "bunito" kkkkkk

Editado por gilsonnvilela

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah sim, eu tinha interpretado errado. Pensei que era na parte interna na porta(na lataria). Quando você mencionou o plastico eu assimilei na hora, rs.

.

 

 

Sim achei estranho tu ter falado que entra água ali, na parte de dentro entra um pouco mas na parte de fora é difícil...

 

Ótimo trabalho!!

 

O meu fit é o 2009 (um modelo mais novo q o seu) mas as colunas são bem parecidas.. Eu pretendo fazer um "peitinho" pra um fullrange e um TW e colocar ele não na coluna, mas naquele espaço onde tem o vidro. Vamos ver se fica "bunito" kkkkkk

.

 

 

Deve ficar bonito sim, quando fizer compartilha pra gente!

Editado por AlexB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Alex, excelente DIY! Uma curiosidade: conseguiu passar os fios do kit pra dentro da porta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou o rack do amp e a caixa selada lateral. O rack lateral ja instalei, fiz umas gambiarras e acho que deu certo. Quando eu instalar a caixa e o pm ficar pronto, posto a foto. Ja deu pra ver que são muito bem feito, a caixa tem mais de 15mm bem reforçada mesmo.

 

 

To com algumas dúvidas e preciso de umas dicas dos senhores, vamos lá:

 

1: Como geralmente é fixado a caixa selada? Um parafuso atravessando a traseira da caixa parafusando no plastico de proteção lateral ja dá? Ou tenho que prender na estrutura metálica.

 

2: Ja vi algumas caixas seladas que o interior é forrado, o pessoal usa o que? Manta asfaltica? A superfície metálica poderia refletir ondas eletromagnéticas e gerar alguma interferencia?. E há uma vantagem significativa de forrar o interior?

 

3. O mesmo cara que eu comprei a caixa está com JL 10w0v3 com pouco uso parado. Acho que se eu der uma chorada ele me faz por R $ 350 com frete. Cairia bem no meu set? Ou existe um CxB melhor?

 

4. Estou pensando em trocar os cabos speakers, atualmente estou usando technoise cca (uma m**). 3 meses de uso oxidou. Conforme eu andava ou abria a porta dava mal contato só em um mid, tirei o mid pra ver o que tava errado e o bcabo tava oxidado uns 5cm pra dentro do fio. Cortei o pedaço oxidado resolveu o problema.

Enfim, to pensando em pegar os da shok classic, são 99% cobre? Ou então qual a indicação de vocês?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Alex, excelente DIY! Uma curiosidade: conseguiu passar os fios do kit pra dentro da porta?

Quando eu instalei em novembro o som eu sofri tanto no dia, que desisti de passar por dentro da borracha, ai eu forrei ele com fita isolante e passei pelo buraco mas por fora da borracha. Ai esse mes quando arrumei o cabo oxidado ja aproveitei pra tentsr de movo, foi sofrido demais, mas consegui passar por dentro com um passa fio. Mas fiquei mais de uma hora pendurado na porta tentando passar. :lol::lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu instalei em novembro o som eu sofri tanto no dia, que desisti de passar por dentro da borracha, ai eu forrei ele com fita isolante e passei pelo buraco mas por fora da borracha. Ai esse mes quando arrumei o cabo oxidado ja aproveitei pra tentsr de movo, foi sofrido demais, mas consegui passar por dentro com um passa fio. Mas fiquei mais de uma hora pendurado na porta tentando passar. :lol::lol:

 

Putz, que brabo... Estou analisando se em breve pego um Fit e já tô sondando sobre as dificuldades pra instalar som. Uma das coisas que quero poder fazer sem muito mistério no próximo carro é passar os fios speaker pra dentro da porta pela tomada e/ou conduite original, sem ser por fora, coisa que não fiz no meu devido à tomada que a VW usa ser justa demais.

 

Até achei na gringolândia um kit de ferramentas que me adiantaria bem pra fazer, mas confesso que desanimei :huh: :

 

https://www.ecstuning.com/News/Schwaben_European_Car_Electrical_Tool_Kit/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...