Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Guga_Mao

Cabos RCA

Recommended Posts

Olá gente. Estou interessado em montar dois cabos RCA DIY.

Vi um vídeo no YouTube onde uma pessoa afirmava que poderíamos construir um cabo RCA de altíssima qualidade utilizando cabos coaxiais da marca Van Damme modelo Silver Séries Lo-Cap e utilizando plugs banhado a ouro da marca NBT.

Entrei no site dos cabos Van Damme e descobri que existem três modelos desse cabo: Lo-Cap (baixa capacitância), Flat -Cap (média capacitância) e Hi-Cap (alta capacitância).

Confesso a todos que sou bem ignorante sobre o assunto e estou tentando aprender.

No caso, existe alguma vantagem em variar esses três tipos de cabo pensando em fazer uma conexão específica para tweeter, médio grave e subwoofer numa instalação com Crossolver ativo? Ou isso não influenciaria no resultado?

 

Gustavo Motta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença é que quanto menor a capacitância mais aberto e de agudos mais limpos e claros o cabo tende a ser

Não havendo nenhuma mudança nas demais características dos cabos, o Low-Cap vai tocar melhor de agudos, mas igual aos demais nas médias e baixas

 

Agora, prepara o bolso pra isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hummm. Interessante. Quer dizer então que eu posso usar o mais barato, que no caso seria o Hi-cap, para o sub?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos toques CristianoLO. Você é um cara muito gente fina. Sempre vejo você ajudando os iniciantes com sua experiência e conhecimentos adquiridos. Já encomendei 10m de cabo + conectores e pretendo postar umas fotos aqui depois de pronto. Vai demorar pq estão vindo da Inglaterra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já conhecia esse cabo de estudos anteriores e apesar de nunca ter tido a oportunidade de testá-lo em bancada, me parece um cabo bem interessante. Tem tudo pra ficar muito bom se for bem montado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bernardo, a solda no caso... Tenho mesmo que usar ela com prata? Isso faz diferença? Ou estanho resolve? Você já fez esse teste?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença de condutividade é muito pequena devido à baixa porcentagem da prata na solda, mas a diferença na durabilidade é grande, visto que a solda com prata fica mais quebradiça. Eu evito ao máximo o uso de solda, visto que elas representam um ponto de resistencia bem grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A diferença de condutividade é muito pequena devido à baixa porcentagem da prata na solda, mas a diferença na durabilidade é grande, visto que a solda com prata fica mais quebradiça. Eu evito ao máximo o uso de solda, visto que elas representam um ponto de resistencia bem grande.

Deixa eu ver se entendi. Você prefere usar estanho por ser mais resistente e ter praticamente a mesma condutividade e usar o mínimo possível de solda pra ter um resultado limpo e com menos alterações na resistência elétrica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas a questão é, e ouvindo? Com prata faz diferença? Eis a questão

Era exatamente onde queria chegar.

Gostaria de saber se alguém já fez esse teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso solda de estanho, mas somente quando necessário. Na linha da Ley Line só vai solda no caminho do sinal no conector P2 porque é impossível não usar. No RCA básico uso solda somente na malha e depois que ela é fixada ao conector na pressão, somente para reforçar a fixação. No restante dos conectores não deixo eles passarem nem perto da solda.

 

Mas a questão é, e ouvindo? Com prata faz diferença? Eis a questão

Nunca fiz esse teste, mas tenho certeza que não faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou insistir mais, pq a forma de fixar no conector RCA sem solda deve ser justamente o seu "pulo do gato". É o detalhe que faz a diferença.

Obrigado Bernardo pelos toques, que foram de grande importância para o meu aprendizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os pulos do gato estão em muitos detalhes durante a execução do cabo. Detalhes que só se aprende com muito estudo e principalmente prática na montagem. Os conectores que eu uso são próprios para uso sem solda, chamados solderless. Precisando de alguma ajuda ou dica, pode avisar que eu ajudo sim. Alguns poucos anos atrás eu estava mais ou menos na sua posição de hoje :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nem sabia que existiam esse conectores. Mas é isso ai, conhecimento nao nasce do nada, precisa de curiosidade e bons mestres.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

post-85046-1455651462,6901_thumb.jpgpost-85046-1455651488,0228_thumb.jpgpost-85046-1455651504,3846_thumb.jpgpost-85046-1455651515,6785_thumb.jpg

 

O que você acha desses aqui?

Estou pensando em um deles pra construir o primeiro cabo.

O vendedor afirma que eles são banhados a ouro, mas eu tenho minhas duvidas.

Eu li um post aqui no fórum sobre cabos onde o dono da Audiophonic afirma que conector banhado a ouro não existe e que são todos pintados de dourado.

Editado por Guga_Mao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O processo de banho de ouro é o mesmo pelas quais passam as semi-jóias. Existe sim e não é muito caro, pois é uma camada muito fina feita somente para evitar corrosão, já que o ouro é um metal nobre. Caso fosse realmente uma pintura, isso criaria uma camada isolante no conector.

 

Os conectores da WBT são bons sim. Muito bem feitos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li um post aqui no fórum sobre cabos onde o dono da Audiophonic afirma que conector banhado a ouro não existe e que são todos pintados de dourado.

Mas que bela DESinformação prestada por esse fabricante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Dizer que tem ouro 24K é mentira, é pintado de dourado. O grama do ouro bruto hoje está em R$123,80. Para um RCA de 2 vias, vai em torno de 0,5g de ouro, que precisa ainda passar pelo processo e custo de industrialização. E o RCA chega ao consumidor final, considerando as margens de lucro do fabricante, atacadista e varejista, a 50, 80 reais. Como pode isso?"

 

Acho que ele se referia somente ao mercado nacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele for considerar ele fazer uma peça, claro que custa isso

Mas vai fazer uma centena, milhar, pra ver o quanto cai isso

Outra coisa, a camada é de microns, vai quase nada de ouro ali

Mesma coisa que uma peça cromada, a quantidade de cromo é irrisória, tem um monte de coisa abaixo, que é o que efetivamente "vemos" quando se pega uma peça que está descascando

No caso do vanho de ouro se pegar un cabo assim e tentar, nem vai deacascar, vai só fazer um risco mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo. O ouro vai ali por eletrodeposição, é uma camada finíssima. 0,5g de ouro faz centenas de conectores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...