Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

[FullPower] Aceleramos o BMW 428 Gran Coupe em Interlagos no FULLPOWER

Recommended Posts

BMW 428 abre

Texto: Eduardo Bernasconi / Fotos: João Mantovani

O BMW 428i Gran Coupé é puro luxo, conforto e também garante performance exemplar com seu quatro cilindros 2.0 de um turbo só. São 245 cv e quase 40 kgfm de torque desde 1.250 rpm (!). É curtição e bom rendimento, apesar de não ter um aspecto esportivo e marcar 1.820 kg na balança. Seu câmbio automático animal de oito marchas tem trocas rápidas e os 100 km/h chegam 5s5. Aproveitamos um sábado de sol e o enfiamos no FULLPOWER LAP, sob o comando do piloto Dennis Dirani, do Centro Pilotagem Roberto Manzini.

bmw-428i-gc-fullpower-lap (3)
Como padrão, fazemos três voltas rápidas com os carros que encaram nosso quadro e o resultado divulgado é o melhor tempo no cronômetro. Com este tração traseira, não conseguimos fazer isso. Demos apenas uma volta e percebemos: havia potencial para baixar mais o tempo, porém um problema mecânico nos fez abortar a missão pouco depois da metade do percurso. Essa volta e meia apenas, com tráfego e margem para sentar mais o aço, o colocou entre os Top 8 do nosso ranking (até agora) com mais de 40 participantes.

bmw-428i-gc-fullpower-lap (5)

divulgação

Na prática, o sabadão estava bombando em Interlagos, pois aproveitamos um dos últimos treinos com pista aberta antes da reforma anual da Fórmula 1. Essa primeira e única volta completa nos mostrou um cupé quatro portas estiloso que rasga as retas a mais de 200 km/h, trocando de terceira até sexta marcha — sétima e oitava, nem pensar. A velocidade máxima limitada em 250 km/h ficou longe de ser atingida: o pico ficou em 202 km/h.

bmw-428i-gc-fullpower-lap (4)
Comparando com o VW Golf GTi, um esportivo de verdade que no nosso dinamômetro apresentou cavalaria semelhante à divulgada para este Série 4, o BMW virou mais rápido, apesar de o Golfão ganhar disparado em velocidade nas retas: tanto na dos Boxes quanto na Oposta, o Volkswagen passou a 210 km/h. Sabe onde o alemão da Bavaria ganhou? No miolo e nas frenagens. Equilibrado demais, contornou muito bem e parou demais nas aproximações. “Conjunto muito bom! Tração traseira animal, controle de estabilidade não se intromete e freios eficientes demais. Certamente daria para baixar perto de dois segundos no tempo total se tívessemos completado as três voltasâ€, comenta Dennis. Essa permissividade é conseguida apenas no modo Sport +, onde o carro fica totalmente na mão do piloto. Com rodas 19â€, calçadas com 225/40 na frente e 255/35 atrás, ele vem muito na mão.

bmw-428i-gc-fullpower-lap (7)

divulgação

A posição da tocada também é feita para qualquer biotipo. Regulagens elétricas para encosto, abas laterais e assentos dianteiros, volante com ajuste de profundidade e altura… Não há como reclamar da posição, seja alguém com estatura perto de 1m60 ou um gigante perto de dois metros: o Gran Coupe veste bem demais. Também, por cerca de R$ 230 mil, ele deve no mínimo vestir muito bem. Em uma busca rápida online, dá para achar alguns modelos 0 km por valores abaixo do sugerido pela BMW do Brasil: achamos por pouco mais de R$ 230 mil.

bmw-428i-gc-fullpower-lap (9)

divulgação

Sim, é caro. Mas, tem muita tecnologia embarcada: bloco e cabeçote do quatro cilindros em alumínio, injeção direta de combustível, por exemplo. O resultado é andar forte quando exigido e gastar pouco se assim desejar. Imaginou um carro que vire perto de dois minutos cravados em Interlagos e possa fazer um consumo perto de 15 km/litro?! Ele consegue.

bmw-428i-gc-fullpower-lap (2)
Na volta e meia que demos, o tempo graças ao trânsito de pista ficou em 2min2seg. Dois segundos mais rápido que Golf GTi. Se a profecia de Dirani estiver certa, de virar dois segundos mais rápido com pista livre e conhecendo mais o carro, seria tempo para encostar no Chevrolet Camaro e seus 406 cv. Mas, não foi desta vez. Quer saber o que aconteceu para termos de parar o teste? Nós também. Mas tanta eletrônica impediu que descobríssemos. O carro simplesmente apagou na metade do LAP, entrou em emergência, impedindo que funcionássemos o motor ou engatássemos marcha. Segundo a BMW do Brasil, um problema de lubrificação no terceiro cilindro foi a causa da pane.
Mesmo com esse contra-tempo, o BMW familiar surpreendeu. E o melhor: é facinho de deixá-lo ainda mais esperto, com preparação eletrônica. E temos que confessar: deu vontade de ter um BMW 428 Gran Coupé na garagem.

ranking

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
OZ0tSg9ghYc

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...