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y0shi

Novo carro e cheio de dúvidas! (Ford Focus 2009)

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Pessoal, acabo de trocar meu 206 1.4 Presence que ficou comigo por 5 anos de bons serviços prestados, porém família cresceu e eu precisei comprar um carro maior e com quatro portas. A princípio eu iria pegar um sedan, estava praticamente certo de pegar um Linea mas meu sogro veio e ofereceu uma proposta bem interessante, aí não tive como, peguei o Ford Focus!

 

O carro é de 2009 (segunda geração), modelo GLX com motor 2.0 Duratec (somente gasolina), está com 100 mil km rodados mas em ótimo estado de conservação. Ele é um baita carro e muito mais forte do que o Peugeot! Estou acostumando com ele ainda, porém com um carro novo estou cheio de dúvidas em relação a várias coisas.

 

Primeiro antes de tudo, meu mecânico só mexia com Peugeot, porém a primeira troca de óleo e filtro levei nele pois já é um mecânico que sempre mexeu no meu antigo carro e ele sempre funcionou bem. O manual recomenda óleo 5w30 (não diz se é sintético ou semi), porém o mecânico colocou 10w40 semi sintético. Ele disse que não há problema pois os carros da GM costumam sair com 5w30 também e muita gente faz a troca para esse. Fiquei meio com medo, a informação procede?

 

A segunda dúvida, a embreagem dele está meio pesada e isso costuma ser sinal de peça cansada. Cheguei a ouvir de gente que poderia ser regulagem por ser hidráulico, mas um carro com 100 mil km pode já ter a embreagem meio gasta. Meu antigo Peugeot tinha 160 mil km e a embreagem estava perfeita, porém sempre tive muito cuidado.

 

Enfim, sei que carros com km alta assim podem dar desgaste de peças, principalmente de itens sensíveis do tipo amortecedores e tudo mais. Eles me parecem bons e não sinto nada de errado. O ideal seria trocar em alguma kilometragem específica ou o melhor é usar até realmente ele apresentar algum problema?

 

Desculpem pelo longo post, mas estou cheio de dúvidas em relação a esse carro.

 

Valeu aí por quem me ajudar!

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Também tenho um Focus 2009

 

Sempre coloco o Óleo 5w30 sintético recomendado.( já rodei 90mil km e o carro esta com 120 sem problemas!!!)

 

Quanto a embreagem acredito que esteja normal. Também acho pesada (inclusive no modelo 2010(Flex) trocaram a embreagem e o cambio).

 

:legal:

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Também tenho um Focus 2009

 

Sempre coloco o Óleo 5w30 sintético recomendado.( já rodei 90mil km e o carro esta com 120 sem problemas!!!)

 

Quanto a embreagem acredito que esteja normal. Também acho pesada (inclusive no modelo 2010(Flex) trocaram a embreagem e o cambio).

 

:legal:

 

Opa, valeu pela resposta! Bom saber que provavelmente está tudo ok com a embreagem dele, pelo que vi pode chegar perto de uns 2 mil pra trocar rs.

 

O carro parece estar 100%, só estava com o óleo meio baixo quando peguei (mas o computador de bordo não estava emitindo nenhum aviso, então acho que não ocorreu nada de preocupante) e os pneus de trás já gastos além da conta, provavelmente desalinhados também pois o carro tem saído bastante de traseira. Já estou com 4 pneus encomendados e vou fazer alinhamento e tudo mais necessário pra ficar ok.

 

Deus me ajude com esse carro agora, pois o medo de ter custo alto de manutenção é grande rs.

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Tranquilo!!!

 

Também fiquei preocupado com o valor da manutenção. Mas graças a Deus está tranquilo. Ate agora(4 anos e 90 mil km) só gastei:

 

Pastilhas de freio R$135/D + M.O. e R$170/T C/ M.O. ( Rodaram 75 mil km )

Amortecedor R$ 650/T ;o dianteiro tive que trocar junto com uma balança por barbeiragem minha.

Coxim motor R$650 C/ M.O.

 

Além de manutenção normal!!!!

 

Não acho que seja muito dinheiro pro que rodei.

 

Abs

Emerson :legal:

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Aqui o nosso é similar ao seu, porém é um 2008 e é AT. Por via das dúvidas, vai de 5w30 sintético (aqui já são 206 mil km de alegria com ele, e só usando esse óleo).

 

Quanto a manutenção, não é das mais baratas, mas também está longe de ser cara. Pesquisando bem os preços acha muita coisa boa de primeira linha com preço legal (as vezes até mesmo as peças originais não dão tanta diferença de valor).

 

Se cuidar bem desse motor, vai durar muito! Mesmo estando rodado, o motor desse nosso aqui não dá sinais de querer abrir o bico tão cedo.

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