Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Hybrid

4 Tornado 2200 de 18 ou 4 Vulcano 3.8 de 15?

Recommended Posts

Bom pessoal estou com um projeto em mente em montar 4 Woofer, ou colocar 4x18 Selenium Tornado 2200 ou 4x15 Vulcano 3.8.

Moro em BH, e o estilo que o pessoal curte aqui é gravão estilo sds2.7 de 15p, curto funk, eletrônica, sertanejo e Rap, grave pesado mesmo.

Nesta situação, qual dos projetos vocês me indicam, os vulcano 3.8 acredito que bate mais de frente com os sds vocês concordam?

pretendo também no caso dos de 18, colocar 2 midbass e 2 D405 Trio, no caso dos de 15 colocarei 4 D405 Trio!

A Potencia eu vou colocar ou uma 8000 ou 10000

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba os vulcano tocam no mesmo estilo do target bass. Uma batida mais seca, creio não ser o que vc deseja.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse não é o cálculo certo da área de cone, não sei como é o certo, mas não é esse, e pq se for o Vulcano tem que ser 15"?

Edit:http://autoforum.com.br/topic/197180-area-de-cone-alto-falante-redondo/

Editado por lucasmoraes17

Compartilhar este post

Link para o post

O mais fácil é olhar para o parâmetro sd=área do cone. Essa sim pode ser somada. Outro parâmetro a se olhar seria o vd que é o volume de ar que o falante desloca.

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post

Link para o post

SD ( Área de cone )

1 Vulcano de 15'' = 0,0840 m²

1 Tornado de 18'' = 0,1197 m²

4 Vulcano de 15'' = 0,3360 m²

4 Tornado de 18'' = 0,4780 m²

VD ( Volume deslocado )

1 Vulcano de 15'' = 924 cm²

1 Tornado de 18'' = 1316 cm²

4 Vulcano de 15'' = 3696 cm²

4 Tornado de 18'' = 5264 cm²

Não é simplesmente somar as polegadas , alguns alto falantes com uma borda grande perdem muito em área de cone .

Uma coisa que pude perceber é que para equiparar os valores de 4 de 18'' , teríamos que adicionar mais dois falantes de 15'' ( isso levando em consideração as áreas de cone e volumes deslocado ) , numa comparação básica = 6 de 15'' +- 4 de 18'' .

Me corrijam se eu tiver falado alguma besteira .

Compartilhar este post

Link para o post

SD ( Área de cone )

1 Vulcano de 15'' = 0,0840 m²

1 Tornado de 18'' = 0,1197 m²

4 Vulcano de 15'' = 0,3360 m²

4 Tornado de 18'' = 0,4780 m²

VD ( Volume deslocado )

1 Vulcano de 15'' = 924 cm²

1 Tornado de 18'' = 1316 cm²

4 Vulcano de 15'' = 3696 cm²

4 Tornado de 18'' = 5264 cm²

Não é simplesmente somar as polegadas , alguns alto falantes com uma borda grande perdem muito em área de cone .

Uma coisa que pude perceber é que para equiparar os valores de 4 de 18'' , teríamos que adicionar mais dois falantes de 15'' ( isso levando em consideração as áreas de cone e volumes deslocado ) , numa comparação básica = 6 de 15'' +- 4 de 18'' .

Me corrijam se eu tiver falado alguma besteira .

Em termos de área e volume a conta está certa, mas pra dizer que precisa de 6 de 15" pra tocar igual 4 de 18" precisa olhar muitos outros parâmetros dos falantes.

Por exemplo, aplicando a potência nominal, 1100w rms no tornado e 1900w rms no vulcano, o vulcano vai dar mais spl. É claro que neste caso teria um gasto maior pra alimentar o vulcano, mas se 4 falantes é o limite do espaço e se tem grana pra montar o sistema com os vulcano essa opção tocaria mais alto.

E mesmo que se considere a mesma potência aplicada nos falantes, se o de 15 tiver uma sensibilidade mais alta que o de 18, isso pode compensar a área de cone menor e produzir praticamente o mesmo spl.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de área e volume a conta está certa, mas pra dizer que precisa de 6 de 15" pra tocar igual 4 de 18" precisa olhar muitos outros parâmetros dos falantes.

Por exemplo, aplicando a potência nominal, 1100w rms no tornado e 1900w rms no vulcano, o vulcano vai dar mais spl. É claro que neste caso teria um gasto maior pra alimentar o vulcano, mas se 4 falantes é o limite do espaço e se tem grana pra montar o sistema com os vulcano essa opção tocaria mais alto.

E mesmo que se considere a mesma potência aplicada nos falantes, se o de 15 tiver uma sensibilidade mais alta que o de 18, isso pode compensar a área de cone menor e produzir praticamente o mesmo spl.

Por isso botei em destaque que é somente as áreas de cone e volume deslocado :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AFF! de qualquer forma não vai ter mais área de cone?! somando ou não vai dar na mesma bos**

Não exatamente amigo , podemos ter por exemplo um sub de 12'' com uma enorme centragem voltado pra subgraves e um médio grave de 10'' , claramente falantes de propostas diferentes , porém o de 10'' com maior área de cone em relação ao de 12'' , no mais são muitas outras variáveis no som automotivo... Editado por Andrew Costa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...