Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
henrybr1

Kit 3 vias ATIVO

Recommended Posts

Boa noite pessoal, sou novo na parte de som automotivo, viso ao SQ e possuo os seguintes equipamentos, obs: a dúvida ao final.

Veículo Cruze LT

Central AVIC-F70TV

Amplificador DAT EX4 (possivelmente substituído por um Arc audio xdi600.4)

Cabos vão ser tchernov e shok

sub pioneer 12 (possivelmente substituído por um mais adequado para SQ da Arc audio ou JL)

Dúvida.

Estou adquirindo então ou um 3 vias Hertz HSK 163 ou um 3 vias Rainbow German GL.c6.3.

Vi em vários foruns gringos o pessoal falando em "run active on 3 way" ou seja usar o 3 vias ativo e não passivo, essa seria então a melhor forma de usar o 3 vias. Por isso a minha dúvida seria o que e como fazer 3 vias ATIVO?

seria só com processador de audio ou a central e crossovers que vem com os kits dariam conta?

Antes que perguntem a instalação vai ser feita com pessoal especializado.

Se puderem dar opiniões quanto aos 2 kits citados também será de grande valia.

Um grande abraço e feliz natal a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, até da pra ligar sem o processador... Mas eu fiz isso uma vez e não gostei do resultado não.

Vc precisaria de 8 canais nos amps (1 e 2 TW, 3 e 4 MR, 5 e 6 MB, 7 e 8 SUB)

No meu eu liguei o sub e midbass em um amp e fiz os cortes do mid bass por la. Ai liguei os tweeters e midranges no crossover do kit no segundo amp e fiz o corte pela HU. Ficou "legal", mas só o processador que deu acerto mesmo.

Alguns membros mais experientes do forum podem ter outras soluções, a que eu usei foi essa. Então minha dica é, se puder pegar um processador, vale a pena

Compartilhar este post

Link para o post

Ativo é bem mais fácil de acertar. Não necessariamente melhor, pois o custo com bons amps multiplica...

Faria meio ativo meio passivo... 2 canais tocando midrange e tw usando crossover passivo, 2 canais tocando médio-grave, mais o sub.

Neste caso, você precisa de cortes ativos para o sub (lowpass), para o midbass (bandpass, por exemplo entre 60 e 500Hz - alguns amplificadores conseguem fazer corte nesta faixa usando o crossover interno), e um hipass para o midrange + tweeter. Neste caso, pode ser que o interno do amp te atenda, ou pode ser que o player dê estes cortes nativamente.

Compartilhar este post

Link para o post

a forma que o Kleber indicou acho q seria ideal usando parte no cross passivo.....mas eu usaria mid bass e tw no passivo e junto com o Sub, colocaria o mid range separado...pois creio q seja o mais dificil de acertar, entao teria regulagens independentes p ele...o que seria muito importante...

Compartilhar este post

Link para o post

Meu set ( que nunca termina kkkkk ) é um 4way 100% ativo..

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso seria um 4 way e não 3

3 way = kit 2 vias + sub

4 way = kit 3 vias + sub

Verdade.. Bem observado

Ativo é bem mais fácil de acertar. Não necessariamente melhor, pois o custo com bons amps multiplica...

Faria meio ativo meio passivo... 2 canais tocando midrange e tw usando crossover passivo, 2 canais tocando médio-grave, mais o sub.

Neste caso, você precisa de cortes ativos para o sub (lowpass), para o midbass (bandpass, por exemplo entre 60 e 500Hz - alguns amplificadores conseguem fazer corte nesta faixa usando o crossover interno), e um hipass para o midrange + tweeter. Neste caso, pode ser que o interno do amp te atenda, ou pode ser que o player dê estes cortes nativamente.

Exatamente como eu fiz. No meu caso, não gostei do resultado, não consegui integrar bem o midbass com os midrange :(

Editado por TiagoMil

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos por responderem! Estou começando a entender, bem e se eu pegar um processador BIT TEN, o módulo xdi 600.4 da arc audio, talvez vou ter que devolver esse DAT, mas eu tenho um modulo pra tocar o sub, ficaria então os 4 canais do xdi e 1 modulo só pro sub, daria pra fazer assim? E ai como fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Do mesmo jeito que eu e o Kleberlpa dissemos, 100% ativo, só com com 8 canais de amplificação (2amps de 4 canais), não vejo outra forma de fazer

Compartilhar este post

Link para o post

hmm... Será que é possível colocar por ex: 2 canais para os midranges+midbass e 1 canal para cada tweeter (totalizando assim 4 canais - 1 amp)?

Compartilhar este post

Link para o post

7 canais, são suficientes...

No meu caso, to com o McIntosh 6 canais para tocar o kit 3way ativo e o DLS A6 para tocar o sub

Compartilhar este post

Link para o post

hmm... Será que é possível colocar por ex: 2 canais para os midranges+midbass e 1 canal para cada tweeter (totalizando assim 4 canais - 1 amp)?

Nunca vi nada assim cara, creio que seria dificil fazer o acerto pela HU sem processador ligando assim

7 canais, são suficientes...

No meu caso, to com o McIntosh 6 canais para tocar o kit 3way ativo e o DLS A6 para tocar o sub

Verdade, contando que o sub pode usar um unico canal mono.

Mas ai dificil achar um amp de 6 canais (sinceramente nem sabia que existia, esse seu McIntosh é novidade hehehe), então o mais facil de achar seria 2 amps de 4 canais.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa duvida é recorrente...

A melhor forma de se montar um sistema 4 vias ativo obviamente é tendo tudo separado, uma via do player ou processador para cada via de amplificação para cada transdutor

Sem todo recurso disponivel, é melhor deixar 2 canais para os mids, dois canais para midrange+tweeter e um canal para sub (ou dois se for fazer bridge), o que resulta em pelo menos 5 canais de amplificador

O corte ativo de frequências entre cada coisa deve ser feito pelo player/processador, ou se não der, pelos amplificadores (deve ser levado em consideração isso na hora de adquirir eles), ficando apenas o corte passivo entre midrange e tweeter

Usar um amplificador para midbass e midrange e fazer o corte entre eles de forma passiva é desperdício de amplificador e resulta perda de qualidade, pois os componentes passivos causam mais perdas nos médio-graves que nos médio-altos e agudos, dada a característica altamente resistiva dos crossovers boquetas que vem na maioria dos kits

Só se justificaria faze isso nas seguintes condições:

1- o player ou amp disponíveis não conseguem fazer corte na região dos 300~600Hz, que é onde normalmente se preve o corte entre midbass e midrange, então se faz necessário o crossovers passivo, e nesse caso se deixa o player cortando ativamente entre midrange e tweeter (a grande maioria dos players pra 3 vias só corts acima de 1k, na verdade são poucos q tem total liberdade de corte)

2- quer fazer um sistema 3 vias bastante enxuto, com apenas 3 canais de amplificação, e nesse caso se amplifica sub com um amp e midbass+midrange com outro amp, enquanto se faz a ligação dos tweeter diretamente no player (qquer player entrega por volts de 15W, mais que suficiente para os tweeters)

Ainda há a possibilidade de se amplificar somente sub e midbass, e se o player fizer corte entre midbass e midrange lá pelos 300~600Hz, usar ele pra amolificar diretamwnte midrange+tw, usando o cross passivo entre eles, mas pode ficar pouca potência se quiser alto nivel de SPL

Lembrando que cada escolha é uma renúncia

Um monte de amp pra tudo te deixa com maior dinâmica, pode escolher um amp wue prefira para cada coisa, mas o consumo de bateria pose ser extratosférico

Muito pouco amp, usando mais corte passivo te, trás economia em amps e energia, mas deixa o sistema engessado e com as perdas relacionadas ao cross

Usar o player como amplificador te deixa com um set extremamente barato mas cobra ao retirar dinâmica do sistema e não permite atingirnalto SPL

Editado por CristianoLO
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Essa duvida é recorrente...

A melhor forma de se montar um sistema 4 vias ativo obviamente é tendo tudo separado, uma via do player ou processador para cada via de amplificação para cada transdutor

Sem todo recurso disponivel, é melhor deixar 2 canais para os mids, dois canais para midrange+tweeter e um canal para sub (ou dois se for fazer bridge), o que resulta em pelo menos 5 canais de amplificador

O corte ativo de frequências entre cada coisa deve ser feito pelo player/processador, ou se não der, pelos amplificadores (deve ser levado em consideração isso na hora de adquirir eles), ficando apenas o corte passivo entre midrange e tweeter

Usar um amplificador para midbass e midrange e fazer o corte entre eles de forma passiva é desperdício de amplificador e resulta perda de qualidade, pois os componentes passivos causam mais perdas nos médio-graves que nos médio-altos e agudos, dada a característica altamente resistiva dos crossovers boquetas que vem na maioria dos kits

Só se justificaria faze isso nas seguintes condições:

1- o player ou amp disponíveis não conseguem fazer corte na região dos 300~600Hz, que é onde normalmente se preve o corte entre midbass e midrange, então se faz necessário o crossovers passivo, e nesse caso se deixa o player cortando ativamente entre midrange e tweeter (a grande maioria dos players pra 3 vias só corts acima de 1k, na verdade são poucos q tem total liberdade de corte)

2- quer fazer um sistema 3 vias bastante enxuto, com apenas 3 canais de amplificação, e nesse caso se amplifica sub com um amp e midbass+midrange com outro amp, enquanto se faz a ligação dos tweeter diretamente no player (qquer player entrega por volts de 15W, mais que suficiente para os tweeters)

Ainda há a possibilidade de se amplificar somente sub e midbass, e se o player fizer corte entre midbass e midrange lá pelos 300~600Hz, usar ele pra amolificar diretamwnte midrange+tw, usando o cross passivo entre eles, mas pode ficar pouca potência se quiser alto nivel de SPL

Lembrando que cada escolha é uma renúncia

Um monte de amp pra tudo te deixa com maior dinâmica, pode escolher um amp wue prefira para cada coisa, mas o consumo de bateria pose ser extratosférico

Muito pouco amp, usando mais corte passivo te, trás economia em amps e energia, mas deixa o sistema engessado e com as perdas relacionadas ao cross

Usar o player como amplificador te deixa com um set extremamente barato mas cobra ao retirar dinâmica do sistema e não permite atingirnalto SPL

otima resposta!!!

ja me ajudou aqui em algumas duvidas no 3 vias....

aos preguiçosos de plantão, chupinhadores que nao gostamm de ler...meus pêsames...rsrsss

vlww

Compartilhar este post

Link para o post
Meu set ( que nunca termina kkkkk ) é um 4way 100% ativo..

Uso 100% ativo tbém.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso uso mid e tw no canal front. MB no rear e Sw na saída normal. Como meu kit ta alinhado no painel facilita pelo uso do TA. Uso dois AMPS de 4 canais e está mesclado entre ativo e passivo

Editado por murilo_som

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...