Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BeLmOnT

Saindo Bravox Rave 15" entrando Omega Drive SBW 3k 18''

Recommended Posts

Boa noite pessoal acabei ganhando um bravox Rave de 15 pol 1.1k to afim de montar um triozinho de leve, nada exagerado, andei vendo os projetos e no forum não achei muita coisa.

Caixa do manual para 1 woofer 60 L dois dutos de 4x6 cm

Caixa com 84L brutos dois dutos 4x11cm

Caixa 66L brutos dois dutos 4x8 cm

Então esse projeto vai andar a passos de tartaruga pois bateram no meu carro preciso dar um grau, lanternagem e pintura e aproveitar pra fazer pintura geral arrumar td, deixar xique então a grana ficou curta mais eu já tenho algumas coisas.Vou colocar uma listagem de td que vou adquirir e o que já tenho.

Player Kenwood MP9090u ok

1 Bravox Rave 15 pol 1.1k 4 ohms ok

1 Fonte usina 30 Amp ok

1 Bateria 100 amp

1 crossover Taramps crx4 ok

1 ST 200 Selenium ok

1 D250x selenium ok

1 DTI 2540 Over ok

1 Sd 250.1 ok

1 Taramps HD 1.6k 4 ohms ok

1 médio grave de 8

Comprei vários ups para a parte de alimentação e aterramento e RCA.

Caixa ok

Então ainda não tenho em mente o módulo que vou adquirir pois preciso estar com carro arrumado pra ver o quanto de grana me restará, mais quero módulo usado entre 2k e 3k, bateria tb pretendo adquirir mais uma, e finalizando com médio grave de 6 pol para ocupar o mínimo de espaço possivel, queria relato de alguém que tenha ou já teve ou já ouviu esse rave tocando, pois pelo que andei lendo ele possui um bom spl mais se tratando de um woofer os mais entendidos vão me responder. Como disse nada exagerado, somente pra curtir com carro em movimento e de vez enquando um xurras no sítio abrir a mala e tocar de leve.

Obs. possuo set SPL, então nunca montei trio vou precisar ler bastante e contar com a ajuda do pessoal.

Trio pré finalizado.

Editado por BeLmOnT

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sonoridade parecida ao selenium tornado 15'', se não for igual. Já vi um par em um stetsom 2k5 em caixa de 75litros brutos + 2 x dutos 4'' x 10cm, tocavam bem macios apesar de não ser um volume tão alto. Eu faria um esforço e pegaria um 8'' pelo menos, a caixa não vai ter muita diferença para um 6''. Se a intenção for economizar espaço mesmo a ti 2540 já dá conta do recado, porém a combinação d200 + st 200 fica muito boa também na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post
Sonoridade parecida ao selenium tornado 15'', se não for igual. Já vi um par em um stetsom 2k5 em caixa de 75litros brutos + 2 x dutos 4'' x 10cm, tocavam bem macios apesar de não ser um volume tão alto. Eu faria um esforço e pegaria um 8'' pelo menos, a caixa não vai ter muita diferença para um 6''. Se a intenção for economizar espaço mesmo a ti 2540 já dá conta do recado, porém a combinação d200 + st 200 fica muito boa também na minha opinião.

Tornado vi um par de 18 ontem tocando grave eh xique, grave pesado gordo de perto uma porrada no peito e de longe grave gostoso de ouvir, se for parecido já é meio caminho, fico feliz, minha intenção era um sds de 18 mais esse apareceu de graca vamu nele. Gostei dessa litragem que vc falou, estava analizando entre médio +dti ou st200+d200 pode ser que eu fique com a segunda opção por já estar montado, gosto bastante do som mais mesmo assim senti a falta do médio grave pra ficar som perfeito

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei o Woofer, pensei que estivesse detonado mais tá bom de mais, a primeira vista está td em ordem. Aguardando andamento do projeto.

20151116_205709_zpsyd3kuxv1.jpg

20151116_205638_zpse8j1ftze.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, esse AF é muito bom, se vc quer qualidade o driver da Over Dti 2540,já vai atender a sua necessidade,mais se fosse vc adicionaria um MG de 8 polegadas, como o amigo ali acima citou, que iria ficar top,as medidas da caixa para esse AF segundo o fabricante são essas:Altura:50cm, Largura:54 profundidade:31cm, essas dimensões são externas,já são contando a madeira que é de 20mm.duto retangular, a medida do duto é: Altura:4cm, Largura:50cm, Profundidade:19cm

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, esse AF é muito bom, se vc quer qualidade o driver da Over Dti 2540,já vai atender a sua necessidade,mais se fosse vc adicionaria um MG de 8 polegadas, como o amigo ali acima citou, que iria ficar top,as medidas da caixa para esse AF segundo o fabricante são essas:Altura:50cm, Largura:54 profundidade:31cm, essas dimensões são externas,já são contando a madeira que é de 20mm.duto retangular, a medida do duto é: Altura:4cm, Largura:50cm, Profundidade:19cm

Blzz amigo, estou apostando bastante nesse woofer minha intenção seria um sds 18 mais é o que temos para o momento, sem grana e tentando enxugar o máximo possível. Agora vem o porém preciso de uma caixa com profundidade pequena pois não tenho espaço pq tenho uma botija de gás atrás, mais podendo compensar na largura. vou postar as medidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal andei fazendo umas medidas pra ver como ficam as coisas, fazer uns esboços e ver cm sai. as medidas são as seguintes:

62 altura ( Tive que subir um pouco a altura por causa da base do porta malas pois sem espaço o falante não entraria ficará na altura da tranca da mala)

70 largura ( Simulando no site com essa largura ficou legal mais pode ser aumentada)

23 profundidade ( Essa profundidade foi a que consegui por causa dos suportes do gás, ainda ficou uns 3 centimetros para o imã encostar na parte de trás não sei se tem algum problema quanto a isso)

Simulando as medidas no site com mdf de 2 cm/20mm ficou com a litragem de 72L, tirando o woofer fica em 65L dois dutos de 4x8, vou baixar um desses programas que simulam e ver o que dá. Se eu quizer posso tenho espaço disponível para aumentar a largura até 95 cm. O que me dizem to no caminho certo ou tá td errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, creio que você venha de um som usando subwoofer, se você conseguir tirar 80 litros brutos já dá uma boa diferença, acredite, apenas 8 litros a mais já dá pra descer um bocado a mais! Não vejo necessidade de usar mdf de 20mm, 15mm bem feita e travada vai na boa, uso nos meus 18'' 3k mdf de 18mm e já está bom, não tem necessidade de tudo isso não, fora que dá pra tirar um volume maior na caixa!

Para amplificação você tem duas possibilidades: se a intenção for por mais um 15'' futuramente, procuraria um amplificador na faixa de 3k rms usado mesmo, se acha muitos usados bons, agora se for permanecer apenas com um falante a Banda lançou um amplificador de 1600 rms à 4 ohms, o ice 1604 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706719228-amplificador-banda-ice-1604-4ohms-frete-gratis-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal vou montar essa parada o mais rápido que eu pensava, acabei fazendo uns rolos e peguei um Taramps HD 1.6k em 4 ohms, não é a ultima maravilha mais dá pra fazer um barulho, a caixa eu mesmo vou fazer, vai ficar faltando bateria e médio grave, putz acabei vendendo um over de 8 que tinha aqui dei mole, o negócio é comprar outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, creio que você venha de um som usando subwoofer, se você conseguir tirar 80 litros brutos já dá uma boa diferença, acredite, apenas 8 litros a mais já dá pra descer um bocado a mais! Não vejo necessidade de usar mdf de 20mm, 15mm bem feita e travada vai na boa, uso nos meus 18'' 3k mdf de 18mm e já está bom, não tem necessidade de tudo isso não, fora que dá pra tirar um volume maior na caixa!

Para amplificação você tem duas possibilidades: se a intenção for por mais um 15'' futuramente, procuraria um amplificador na faixa de 3k rms usado mesmo, se acha muitos usados bons, agora se for permanecer apenas com um falante a Banda lançou um amplificador de 1600 rms à 4 ohms, o ice 1604 http://produto.merca...rete-gratis-_JM

Então irmão meu problema maior é espaço, e futuramente não pretendo colocar outro será somente esse, pensei nisso até cogitei pegar um módulo 3k mais achei melhor recuar pq teria que alimentar bem pra tocar tranquilo,nesse meio tempo quando ia fechar com um 3k acabei tendo imprevisto, bateram no meu carro, então o didim foi pro saco, mais consegui uns rolos e peguei um taramps HD 1.6k 4ohms, vou fazer umas simulações e subir mais esse volume, vou diminuir o mdf então, obrigado amigo vou ver se consigo fazer essa caixa no feriado.

Compartilhar este post

Link para o post

Hj fiz a caixa pro woofer, calculei e acabou saindo maior litragem do previsto, será que vai dar zica? Pelo simulador daqui do forum está dando 103 litros sem tirar o woofer, tirando ele fica em torno de 95 sem tirar os dutos que serão dois de 4 pol, achei essa litragem muito alta, tb tenho que testar a caixa pra ver se vai se acomodar bem no carro pq a profundidade ficou em 27 externa com mdf de 20mm (Foi o que achei) sendo que se montasse de outra forma ficaria com profundidade externa de 23 e interna de 19 e o woofer iria encostar o imã na parte de trás fo** isso ae, mais pelo menos to tentando fazer essa bagaça sozinho sem ficar pagando rios de dinheiro por uma bosta mau feita. Alguém pode me dar uma orientação se essa litragem está muito fora da realidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Dos males o menor amigo, antes maior volume do que menor, se você achar que estiver muito puxado pra sub e perdendo muito rendimento aberto é só vc fazer volume dentro da caixa com pedaços de madeira, garrafas pet, entre outros. Resumindo, teste com esse volume de 103 litros mesmo, talvez fique de seu agrado :legal:.

Compartilhar este post

Link para o post

Dos males o menor amigo, antes maior volume do que menor, se você achar que estiver muito puxado pra sub e perdendo muito rendimento aberto é só vc fazer volume dentro da caixa com pedaços de madeira, garrafas pet, entre outros. Resumindo, teste com esse volume de 103 litros mesmo, talvez fique de seu agrado :legal:.

Pow irmão vou fazer isso mesmo, vou testar nessa litragem se agradar tá show, tb posso diminuir sem problemas mais dá uma trabalheira do cão, mais ainda não selei ela por completo parafusei estou aguardando e testar no porta malas se estiver td certinho por passar massa plástica em td dai veda maneiro. Provavelmente pegarei o módulo semana que vem, iria montar esse fds, mais vou ter que viajar a trabalho, só volto na segunda e darei continuidade ao projeto na quarta, mais adiantando que a caixa ficou bem montada muito pesada, bem travada, acho que não vai vibrar nada darei uma bela mão de massa plástica por dentro e por fora dai fica mais show ainda. Depois posto umas fotos bacanas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal hj foi o dia de testar a bagaça e ver se entrava no carro, pois bem, de manhã fui fazer isso, e qual foi o resultado? A caixa não entrou tentei de td que eh jeito e nada estava pegando no suporte que segura a botija de gás, então mãos a obra, estava com 27 de profundidade, acabei diminuindo para 25, deu uma trabalheira danada mais no final deu certo a caixa entrou de boa ficou do jeito que eu queria ficou um pouco alta (7 cm acima do tampão) mais gostei do resultado. Ficou 87 L já tirando o woofer dois dutos de 4x8cm. A parte da voz vai ficar na lateral da caixa, ficou uma sobra d espaço e vou aproveitar e botar a caixa com a ST 200 e o D250x, vai ficar assim até comprar um médio grave de 6 ou 8 pol. e ainda não testei mais acho q a bateria vai caber nesse buraco se couber sobra mais espaço pra bateria extra.Já xapei massa plástica a caixa ficou travadona acho que não terá problemas com vazamento, agora só está faltando forrar, colocar o woofer e botar pra tocar

20151125_190405_zpsx0egmxfb.jpg

20151125_190338_zpsts4esfd0.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei intrrigado agora fiz uma simulação do comprimento do duto está bem baixa.

Duto 4x8 Sintoniza em 28Hz

Duto 4x5 sintoniza em 33Hz

Duto 4x1 sintoniza em 47Hz

Duto 4x0,5 sintoniza em 50Hz

Nesse caso diminuindo o duto vai aumentando a frequencia? Entendi nada :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei intrrigado agora fiz uma simulação do comprimento do duto está bem baixa.

Duto 4x8 Sintoniza em 28Hz

Duto 4x5 sintoniza em 33Hz

Duto 4x1 sintoniza em 47Hz

Duto 4x0,5 sintoniza em 50Hz

Nesse caso diminuindo o duto vai aumentando a frequencia? Entendi nada :blink:

Saporra deve tá td errado achei um tópico antigo que sugere o seguinte:

84L brutos 54Hz dois dutos 4x11cm ficou praticamente flat o grafico e um excelente controle de cone xmax 5,34mm, F3 em 48Hz.

Acho que vou nessa ai e já era.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, quanto mais curto o duto mais alta a sintonia. Use canos de pvc, pois ai vc vai aumentando e abaixando a sintonia até se adequar ao seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to confuso pq o seguinte diminuindo o duto a frequência aumenta pelo programa do forum, agora essa sintonia que vi em um post de 54hz duto 4x11 se fosse pelo programa ficaria em torno de 20 hz pra baixo, que eu saiba vc aumenta o duto e a frequência desce to entendendo nada fico sem.saber o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to confuso pq o seguinte diminuindo o duto a frequência aumenta pelo programa do forum, agora essa sintonia que vi em um post de 54hz duto 4x11 se fosse pelo programa ficaria em torno de 20 hz pra baixo, que eu saiba vc aumenta o duto e a frequência desce to entendendo nada fico sem.saber o que fazer.

No WinISD dois duto de 4x11 com 87l (é 87l a sua caixa né?) ficaria com 55hz e teria um pico de 4db entre 60 e 65hz. Se fizer com 2 duto de 4x20 a resposta fica plana, não varia nem 0,4db após o pico e fica com sintonia em 45hz.

Mas em ambos os casos passa do xmax com os 1600rms, a excursão fica praticamente a mesma nos dois casos considerando a mesma potência.

Compartilhar este post

Link para o post

No WinISD dois duto de 4x11 com 87l (é 87l a sua caixa né?) ficaria com 55hz e teria um pico de 4db entre 60 e 65hz. Se fizer com 2 duto de 4x20 a resposta fica plana, não varia nem 0,4db após o pico e fica com sintonia em 45hz.

Mas em ambos os casos passa do xmax com os 1600rms, a excursão fica praticamente a mesma nos dois casos considerando a mesma potência.

Entao Marcelo se jogar um meio termo sera que rola. o unico problema e que nao sei simular os parametros nesses programas, mais jogaria um meio termo entre 50 e 60 hz, um duto entre 4x13 mais ou menos deve descer um pouco mais, quero algo que seja seguro que toque sertanejo, uns bass de vez enquando uns funk pra mulherada nos xurras, seja bem misto que toque pra fora razoavelmente.

Edt. desculpe as palavras se acento e outras coisas teclado desconfigurou.

Editado por BeLmOnT

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando mais vou dar uma procurada nisso estava pensando nos cortes que tenho que fazer, faco pela HU ou modulo. Na HU que sera a mesma um Kenwood MP9090u LPF esta em 60 hz mais tem a opcao 80hz ou 120hz, agora no modulo tem as opcoes , High Pass e Low Pass como nao manjo de trio nem sei por onde comecar, pelo que andei lendo posso fechar High Pass em 50hz e Low Pass em 800 hz. A caixa vai ser sintonizada em 50 ou 60 Hz.

Editado por BeLmOnT

Compartilhar este post

Link para o post

Ficaria bom em 55hz, dois dutos de 4in x 11cm. Usando hpf 55hz ou preferencialmente em 60hz pode aplicar os 1600rms sem se preocupar com o x-max. Fica com um pico de 2db aos 65hz.

Estranhamente minha Internet funciona no celular e não no computador, amanhã posso postar uns print.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando mais vou dar uma procurada nisso estava pensando nos cortes que tenho que fazer, faco pela HU ou modulo. Na HU que sera a mesma um Kenwood MP9090u LPF esta em 60 hz mais tem a opcao 80hz ou 120hz, agora no modulo tem as opcoes , High Pass e Low Pass como nao manjo de trio nem sei por onde comecar, pelo que andei lendo posso fechar High Pass em 50hz e Low Pass em 800 hz. A caixa vai ser sintonizada em 50 ou 60 Hz.

A HU tava regulada pra tocar subwoofer? No woofer terá que fazer corte hpf, 55hz ou 60hz seria bom pra não se preocupar com x-max, mas pra ouvir de boa dá pra baixar um pouquinho. E fazer corte lpf, o valor depende do gosto de 120hz a 200hz ficaria bom. Já comprou o médio? O ideal seria por o bravox pra tocar pra ter uma idéia de como fará o corte lpf dele, se gostar mais de um corte de 120hz por exemplo o ideal seria pegar um médio que desça bem pra não ficar buraco.

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post

Link para o post

A HU tava regulada pra tocar subwoofer? No woofer terá que fazer corte hpf, 55hz ou 60hz seria bom pra não se preocupar com x-max, mas pra ouvir de boa dá pra baixar um pouquinho. E fazer corte lpf, o valor depende do gosto de 120hz a 200hz ficaria bom. Já comprou o médio? O ideal seria por o bravox pra tocar pra ter uma idéia de como fará o corte lpf dele, se gostar mais de um corte de 120hz por exemplo o ideal seria pegar um médio que desça bem pra não ficar buraco.

Então irmão o corte estava para sub mesmo em 60hz pois tenho set de spl, então cortes podem ser os seguintes.

Hu 60hz

HPF no módulo fechado em 55hz

LPF no módulo 120/200hz podendo ser regulado e ver qual frequência me agrada.

Bass Boost vou deixar zerado

Ganho vou regulando até sentir leve piscada no clip ou distorção.

ainda não comprei médio ainda não vou ter que começar sem pq o negócio está meio estreito pra mim por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Revi algumas configurações e vou aplicar da seguinte forma.

HU- Flat

HPFem 50 Hz

LPF entre 250/300 HZ

Acabei encomendando um médio grave da oversound 100w8 o mesmo que tinha, toca muito bem com DTI, então a unica coisa que está faltando é o módulo que ainda não peguei, provavelmente agora na segunda pego, encapar a caixa, fazer toda remontagem, instalar a fonte, módulos caixa para médio e estára pronto. E uma boa bateria.Estarei viajando fds nem sei se lá pega cel, um bom fds pra tds ae.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...