Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcelo Osnar

Projeto de caixa

Recommended Posts

Em resumo tu já sabe alinhar um sistema... o começo, mas já é boa coisa! Ele tocar flat já ajuda MUITO!

Em tempo: Podes ir praticando nos sons dos amigos!

Em tempo2: Esse app profissional custa 12 dinheiros, vale TOTAL =D

Comprei o app pro, agora liberou alguns recursos bem úteis.

Agora deixei o eq do médio e driver tudo flat. Estava testando de ouvido aqui percebi que o grave tava um zum zum zum, tive que mecher um pouquinho no eq.

Pra testar o grave (de ouvido) me parece mais fácil com músicas em que o foco não é o grave, fica mais fácil de ver onde tá sobrando.

Teria algumas dicas pra ajudar nos testes?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dica? Só as de sempre: Pega uma música que tu conhece BEM o timbre dela, ouve ela num fone de ouvido de qualidade (ou num sistema residencial BEM flat) e tenta fazer o do carro tocar o mais parecido possível!

Compartilhar este post

Link para o post

Gravei dois vídeos. No primeiro o eq está em flat na via do driver

https://www.dropbox....182553.mp4?dl=0

No segundo fiz alguns ajustes no eq para reduzir os picos do driver

https://www.dropbox....184816.mp4?dl=0

Ambos os vídeos foram gravados no mesmo volume. Usando fone de ouvido e com o volume alto dá pra perceber bem a diferença. Acho que ainda está passando do limite o driver. Mas agora estou em dúvida se tenho que corrigir ainda mais as frequências de pico ou baixar o volume da via toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece estar tocando MUITO bem! Pena ser de longe, se não eu dava um jeito de ir ouvir =\

Compartilhar este post

Link para o post

Parece estar tocando MUITO bem! Pena ser de longe, se não eu dava um jeito de ir ouvir =\

A via de médio está com o limiter ligado, mas por não ter led clip a regulagem foi feita baseada em tabelas e no achismo. Vou desligar o limiter e comparar, nessa música que estou usando nos vídeos parece estar faltando médio, quando sobe o volume o grave bate com força, o agudo também aumenta bem, mas o médio parece parar no meio do caminho.

Uma dúvida, posso cortar o fio do transmissor do controle longa distância (o transmissor que fica apontado pro rádio)?

Pretendo colocar a central do controle ao lado do voltímetro, mas daí preciso colocar um engate rápido pra quando precisar tirar a caixa não ter dor de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente resolvi mexer na fiação que liga a bateria do cofre à bateria auxiliar (feita por um instalador tempos atrás). Estava com fio de 16 mm. E tive uma surpresa, o fio positivo da bateria do cofre até o disjuntor e do disjuntor até o relé auxiliar era de 4 mm.

Estava esquentando e muito.

20151221_180554.jpg

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post

Link para o post

A via de médio está com o limiter ligado, mas por não ter led clip a regulagem foi feita baseada em tabelas e no achismo. Vou desligar o limiter e comparar, nessa música que estou usando nos vídeos parece estar faltando médio, quando sobe o volume o grave bate com força, o agudo também aumenta bem, mas o médio parece parar no meio do caminho.

Uma dúvida, posso cortar o fio do transmissor do controle longa distância (o transmissor que fica apontado pro rádio)?

Pretendo colocar a central do controle ao lado do voltímetro, mas daí preciso colocar um engate rápido pra quando precisar tirar a caixa não ter dor de cabeça.

Testei aqui o limiter na via do médio, o threshold estava em -24db (em todos os vídeos anteriores estava assim). Aí resolvi mudar o threshold para -12db. O resultado foi muita distorção. No vídeo abaixo o badalar do sino deixa bem claro, no início o volume estava relativamente baixo e dava para ouvir nitidamente, após aumentar o volume o som ficou horrível.

https://www.dropbox.com/s/anq0e49noeqnwx6/20151221_172738.mp4?dl=0

Vou ajustar o limiter na via do driver, após o teste na via do médio acredito que seja um pouco de distorção que está presente na via do driver.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei aqui o limiter na via do médio, o threshold estava em -24db (em todos os vídeos anteriores estava assim). Aí resolvi mudar o threshold para -12db. O resultado foi muita distorção. No vídeo abaixo o badalar do sino deixa bem claro, no início o volume estava relativamente baixo e dava para ouvir nitidamente, após aumentar o volume o som ficou horrível.

https://www.dropbox....172738.mp4?dl=0

Vou ajustar o limiter na via do driver, após o teste na via do médio acredito que seja um pouco de distorção que está presente na via do driver.

Uma sugestão:

1- Desliga todo o limiter em todas as vias e ajusta os cortes como desejar(12/24 db etc), e calibra o som para uma resposta mais plana possível em médio volume.

2- Não ajuste só um limiter por via, e sim todos para o máx do teu som, senão qd aumentar o volume uma das vias vai ficar com menor pressão!

2-

Compartilhar este post

Link para o post

Ajustei o som em 2/3 do volume máximo, volume 26 (vai até 39). Deixei de forma que aparentemente estivesse equilibrado o volume das vias. Comecei pelo grave, no 26 é quando começa a clipar. Daí, ajustado os ganhos do médio e driver pra equilibrar com o grave no volume 26. Daí ajustei o limiter do grave. Depois ajustei o limiter no médio e deixei.

Aparentemente o que acontece é que no volume 26 o médio já está no limite e o grave e driver ainda rende um pouquinho mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Ajustei o som em 2/3 do volume máximo, volume 26 (vai até 39). Deixei de forma que aparentemente estivesse equilibrado o volume das vias. Comecei pelo grave, no 26 é quando começa a clipar. Daí, ajustado os ganhos do médio e driver pra equilibrar com o grave no volume 26. Daí ajustei o limiter do grave. Depois ajustei o limiter no médio e deixei.

Aparentemente o que acontece é que no volume 26 o médio já está no limite e o grave e driver ainda rende um pouquinho mais.

Neste caso existe 2 soluções:

1- baixar o limiter do grave e do driver

2- aumentar um pouco dos médios...talvez um módulo + forte resolva!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O driver tá sem limiter, o do médio já está no máximo -24 db, 1ms de atack. Vou estudar a possibilidade de aumentar a ampliação, acho que melhora mas não resolve. Gostaria de ver a curva de resposta dele, porém o suporte da eros não respondeu meus contatos.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje percebi que o sds rasgou, provavelmente foi durante algum vídeo desses que postei pois foram os únicos momentos que ouvi o som com volume alto.20151230_151946.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Tenso hein!...manda esta foto para garantia....

Compartilhar este post

Link para o post

Tenso hein!...manda esta foto para garantia....

A borda toda está marcada, tá rasgando o cone inteiro (em volta).

Já desanimei de som novamente.

Mandei cola pra fazer barulho pelo menos amanhã, depois vou vender tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para com isso rapaz... tava indo tão bem ! É só mandar pra garantia e ir ocupar a cabeça com outra coisa... Rapidinho volta e tá tudo certo !

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas rolou isso! Em duas apenas, na verdade!

Engraçado q eu usava 4, tocando no mesmo amp, mesmo tempo e mesmas músicas!

2 rolou e 2 não! Sendo que as que rolou eram mais novas, mas estavam devidamente amaciadas! Talvez seja defeito recorrente dos modelos novos

Compartilhar este post

Link para o post

As minhas rolou isso! Em duas apenas, na verdade!

Engraçado q eu usava 4, tocando no mesmo amp, mesmo tempo e mesmas músicas!

2 rolou e 2 não! Sendo que as que rolou eram mais novas, mas estavam devidamente amaciadas! Talvez seja defeito recorrente dos modelos novos

Estava tocando com 121,4l 48hz e corte em 40hz, segundo o manual. A borda inteira ficou rachada, isso que nem forcei por muito tempo. Desânimo total.

Compartilhar este post

Link para o post

Rolou o mesmo comigo! Como uso pra fins profissionais (tenho uma casa de eventos), troquei os falantes! Mas se fosse pra curtição, teria insistido na marca!

Compartilhar este post

Link para o post

Estava tocando com 121,4l 48hz e corte em 40hz, segundo o manual. A borda inteira ficou rachada, isso que nem forcei por muito tempo. Desânimo total.

Desanima não irmão, som é isso mesmo, tb to passando um fiasco com o meu aqui, mais to tentando resolver, um hora chega no que a gente quer, no mais persistência e paciência é a chave. AT no falante e já era.

Compartilhar este post

Link para o post

Colei ele e tá tocando aparentemente bem, mas percebi mudanças no grave.

Talvez estivesse tocando com problemas vários dias porque quando percebi o problema não tava tocando, foi apertando o cone com a mão, nem estava pensando em encontrar um defeito, só apertei e percebi um rangido.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sei não viu, no meu antigo target bass (antigo pq era velho mesmo), eu surrava ele, as vezes batia na tranca do porta malas, dava soco nele, chutava e nada acontecia, nem um furinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Na virada do ano o som tocou legal, até abusei um pouco pra ver no que dava e aguentou bem.

Hj resolvi gravar uns vídeos pra comparar o áudio com os vídeos anteriores. Na primeira música aguentou, mas na segunda já começou a descolar.

Em volume médio dá pra usar um bom tempo, mas se erguer já era (como já esperava).

Ainda tenho um pouco de cola pra ir remendando.

Vídeo com o cone colado

https://www.dropbox.com/s/ceazpsh4jlsjvvz/20160107_151339.mp4?dl=0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...