Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marcelo Osnar

Projeto de caixa

Recommended Posts

Normal tem alguns estaladores que acham q todos os falantes tem que tocar igual(pancadão) e a unica coisa que importa é só os watts!!! a muito mais a se olhar e poucos sabem sequer usar um programa de simulação, por isso quando eles acertam uma caixa q toque bem acabam usando aquele modelo para todos os falantes.

Vc pode cortar os drivers em 1500 12db se não me engano e se seu crossover tiver corte em 24 ou 48 db pode baixar mais ainda, claro na hora do racha vc aumenta ele ok. Quanto ao corte do sds tem que ver em qual sintonia ira ficar a sua caixa pois ela mesma ja faz um corte de 24 db abaixo da sintonia então se vc sintonizar em 50hz vc pode usar corte acima disso(com corte 55hz vc ja protege bem seu falante e ja pode quase dobrar a potencia aplicada).

Segundo a simulação que fiz na caixa dele (alterada a sintonia), vai poder mandar 2,5Kw com excursão de 12mm, com HP=45Hz (mas não pode haver reforço de graves no CD), resposta plana até 55Hz....a caixa está com 60L, livres!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo a simulação que fiz na caixa dele (alterada a sintonia), vai poder mandar 2,5Kw com excursão de 12mm, com HP=45Hz (mas não pode haver reforço de graves no CD), resposta plana até 55Hz....a caixa está com 60L, livres!

hand26

com 60 lts vc não ter nada abaixo de 50hz nem baixando a sintonia, simulei aqui no winisd e com esse volume de 60 litros e sintonia abaixo de 50 hz eu só tenho perda de spl e nada abaixo de 50hz. Gostei dela em 55hz e usaria nesse caso corte em 55 a 60hz. Agora com caixa de 80 lts eu ja consigo esposta acima de 45hz.

Compartilhar este post

Link para o post

com 60 lts vc não ter nada abaixo de 50hz nem baixando a sintonia, simulei aqui no winisd e com esse volume de 60 litros e sintonia abaixo de 50 hz eu só tenho perda de spl e nada abaixo de 50hz. Gostei dela em 55hz e usaria nesse caso corte em 55 a 60hz. Agora com caixa de 80 lts eu ja consigo esposta acima de 45hz.

Nesta configuração, vai ter resposta plana á partir de 55Hz e corte no cross(HP=45Hz)( limitar Xmáx=12mm)...vai tocar dentro que ele escuta!

Compartilhar este post

Link para o post

Ts15 ou dg15. Ou uma boa e velha dutada

Editado por gruvaa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho q nem a ts15 nem a dg15 entra na mala, só a dutada comum mesmo, mas eu queria uma caixa tipo a ts ou dg. O carro é um chevette a caixa fica toda escondida

Editado por Jhon Connor

Compartilhar este post

Link para o post

Xii.. Então so dutada msm, ts15 tem 55cm de altura, a DG acho q 65cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta configuração, vai ter resposta plana á partir de 55Hz e corte no cross(HP=45Hz)( limitar Xmáx=12mm)...vai tocar dentro que ele escuta!

Escuto bastante rock e um pouco de dance e eletrônica, não gosto de batidas muito longa pois acaba embolando. Pelo que comparei no WinISD em 55hz não há muita diferença entre 60l e 80l, com 80l a resposta é a partir de 49,5hz e com 60l a partir de 52hz, porém com 80l atinge a linha 0db já nos 55hz contra 62hz com 60l

x.jpg

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post

Link para o post

Olhe ai pra terem uma ideia, é aprox isso>>

5uVur2j.jpg

como podem ver a caixa fica totalmente escondida no porta malas

Editado por Jhon Connor

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o projeto da caixa especial para qualidade em Trio que fiz para cliente

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a LT que você tinha comentado???

Sim, mas esta o cliente teve que diminuir um pouco, não ficou 100% como devia...e o cel não pega muito bem os graves!

Na realidade não é pura LT e nem dutada (vented)...ela é Híbrida, desenvolvimento meu!

[¨]

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida em relação ao formato da caixa. Se eu fizer uma caixa com 40cm de profundidade até uma altura de 25cm, depois essa profundidade aumenta pra 60cm e sobe com essa profundidade até 50, ficaria tipo um degrau no fundo da caixa, isso iria interferir no som?

Caixa_6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já fiz varias assim e respeitando o volume da caixa não da mudança perceptível! pode fazer sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já fiz varias assim e respeitando o volume da caixa não da mudança perceptível! pode fazer sim!

:legal: nesse formato consigo a litragem certa.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe me informar o diâmetro do furo a ser feito na caixa pra colocar um eros sds 2.7 18"? A caixa já está pronta, só falta o furo, mas tô sem o falante pra poder medir.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe me informar o diâmetro do furo a ser feito na caixa pra colocar um eros sds 2.7 18"? A caixa já está pronta, só falta o furo, mas tô sem o falante pra poder medir.

Tenta neste fone:Suporte Telefônico: 0800-771 5455

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta neste fone:Suporte Telefônico: 0800-771 5455

:legal:

Já tinha pedido pelo suporte deles, agora pouco eles responderam por e-mail, 42,6cm.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sendo você, tentaria pegar um volume próximo do indicado no manual! E tentaria fazer a caixa do médio dutado também, pra facilitar as baixas dele! À depender do caso, dá pra fazer o médio tocar a partir de 80hz, dando MUUUITA folga pro grave!

Montei com o sds de 18 e um 310lc, seria uma boa opção deixar assim como sugeriu?

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando aqui. Set já montado, faltando apenas acertar as configurações e alguns ajustes estéticos (principalmente na fiação).

- Eros SDS 2.7k 18", caixa com 121,4l (descontado o duto, mas sem descontar o falante) sintonia 48hz

- Eros 310lc, caixa sem duto de 15l

- Selenium d220ti

- DAD 3000.4

- Power One

- Expert PX1

- 150a de bateria auxiliar

Estou tentando equalizar o som de forma a extrair o máximo de todas as vias de forma equilibrada e sem por em risco os equipamentos.

Cortes

- sds: 40 a 110hz, ambos em 12db

- 310lc: 110 a 1500hz, ambos em 12db

- d220ti: 1500 a 20000hz, ambos em 48hz

Usando o app no celular e pink noise no som tentei ajustar aqui.

Estava assim

Screenshots_2015-12-17-14-28-05.png

Vídeo com o eq flat

https://dl.dropboxus...1217_174625.mp4

Aí consegui deixar assim

Screenshots_2015-12-17-15-25-42.png

Vídeo depois de mexer no eq

https://dl.dropboxus...1217_174341.mp4

Teve um problema, o mic do celular não capta bem o grave o subgrave e por esse motivo no fim o grave sobressaiu e muito. Só que tem um lado bom: o grave ficou muito mais forte, e o volume onde o clip começa ascender não mudou e com ajuda do limiter mesmo o clip começando no volume 26, consigo chegar no volume 39 (o máximo) com o clip piscando da mesma maneira que no 26, ou seja, consegui melhorar o rendimento do grave.

E as frequências que mexi fazem bastante sentido; um ganho nos 50hz (por causa do corte em 40hz), uma atenuação em 63hz (corrigi o pequeno pico em 65hz que a caixa produz), uma atenuação em 125hz (o grave acaba em 110hz e o médio começa em 110hz, o que estava gerando um pico).

Joguei toda a equalização que fiz no WinISD. A equalização matou o médio e acredito que tenha feito o mesmo com o driver. Amanhã vou ir subindo os ganhos da equalização do médio e do driver pra deixar equilibrado com o grave. Vou manter as correções feitas na tentativa de alinhar o som pra ver se me livro dos picos. E pedi pro suporte da eros as curvas de resposta do sds e do 310lc, acho que pode ser útil pra acertar porque percebi que em algumas frequências fiz uma equalização muito forte e tive que mexer na próxima pra corrigir o erro da equalização anterior. Acredito que olhar nos pontos críticos é mais fácil, a equalização do grave já provou isso, os pontos de equalização são exatamente aqueles em que se tem algum fator influenciando (como cortes e cruzamento de frequência).

Comparação no WinISD, em amarelo somente com hpf e lpf, sem eq. Em azul além dos cortes tem a equalização que foi feita no px1. Tem um erro aí nessa comparação, porque simulei a equalização com caixa dutada... mas o importante é que fica claro que a equalização reduziu e muito o rendimento do médio além de deixar a resposta muito ruim

4.jpg

Nesse outro vídeo mostro o clip do controle expert (ele ascende junto com o led do amp), dá pra ver a excursão do cone e também abaixo o volume (2 ou 3 vezes) até o ponto onde começa o clip e depois aumento até o máximo. O limiter do px1 deixa clipar, mas fica bem estável, no volume máximo (39) o led pisca da mesma forma que no volume 27 mais ou menos, com isso o rendimento do grave aumenta nitidamente (no vídeo abaixo o médio e o driver esta bem abaixo do ideal, por causa da equalização mal feita... acredito que o ajuste do grave esteja finalizado).

https://dl.dropboxus...1217_170626.mp4

P.S.

1- alimentação abaixo do ideal

2- mic do celular não é dos melhores

3- o vídeo ficou de ponta cabeça

4- o driver tem um esquema pra deixa-lo virado pra frente, mas precisa estar com o tampão pra isso

5- via de médio e driver ainda longe do ajuste ideal

Compartilhar este post

Link para o post

Em resumo tu já sabe alinhar um sistema... o começo, mas já é boa coisa! Ele tocar flat já ajuda MUITO!

Em tempo: Podes ir praticando nos sons dos amigos!

Em tempo2: Esse app profissional custa 12 dinheiros, vale TOTAL =D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...