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[FullPower] VW Fusca 1971 ganha motor 1.9 turbo de 250 cv

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Texto: Carlos Cereijo / Fotos: João Mantovani

Este Fusca 1971 turbo já estava entre a família Takeda, responsável pela oficina especializada Restaurakar de São Paulo, bem antes de chegar às mãos de Daniel Shoji Hayama. André Takeda é cunhado de Daniel e antigo proprietário do Volkswagen. Há sete anos, o carro chegou à garagem do customizador com funilaria e pintura para restaurar e motorização como saiu da fábrica. Depois de toda desmontada, a caranga começou a receber as melhorias. “A cor original é Azul Diamante, mas decidi na época deixa-la só um pouco mais claraâ€, explica André. A tapeçaria estava boa e foi mantida intocada.

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O motor original 1.5 foi aposentado, deu lugar a um bloco 1.6 já com turbo. Com essa receita o Volkswagen ficou com André por três anos, antes do cunhado assumir o projeto. Foi aí que o carro, agora do Daniel, começou a receber as formas que você vê nas fotos. Não era o primeiro Fusca dele, que hoje tem ainda um Itamar 1994 e um 61.

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Como a carroceria estava zerada, a atenção foi para o interior. O estilo com madeira foi deixado no painel e nas portas. Já a alavanca de câmbio e o volante vieram da Empi. Já os mostradores são da linha Bege da Cronomac. Essa grafia dos instrumentos surgiu por uma demanda da Restaurakar, depois entrou para o portfólio da Cronomac. O conta-giros foi posicionado ao lado da coluna de direção, abraçado com o shif-light. Logo abaixo do painel original vêm três relógios. Eles mostram pressão de óleo, pressão de combustível e pressão na turbina. Escondida no porta-luvas está a FT250. O sistema de injeção já denuncia a mudança importante que André providenciou para o Fusca.

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Coração turbo

Emerson Renato, da Concept Car, ficou responsável pela nova proposta de motor para o Fusca. A fórmula escolhida, e que está no carro até hoje, foi de bloco 1.6 redimensionado para 1.9 com turbo e injeção da FuelTech, FT250, com corpo duplo de 40mm.

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Para gerar estimados 250 cv, o turbo MasterPower trabalha com 1,2 kg de pressão. Ela fica deslocada, longe dos olhos de quem abre a tampa traseira desavisado. A customização que deixou o 1.9 quase todo preto também foi feito por Anderson Takeda. Esse visual mais sóbrio do motor é a tendência, segundo a equipe da Restaurakar.

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Da prateleira da Mahle vieram os pistões de 94 mm forjados, bielas e virabrequim são originais e aguentam o tranco. Cabeçote de 8 aletas também é original, com válvulas de 35 mm na admissão e 31 mm na saída. Balancis Empi 1.25 e molas são especiais se juntam ao comando, que é original das últimas Kombi a ar. Os bicos injetores Iwp foram retrabalhados para 80 libras/hora. A German, loja especializada que fica no bairro da Mooca, em São Paulo, fez escapamento o de inox. â€œÉ um carro para curtir no fim de semana, ir aos encontros do clubeâ€, explica Daniel.

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Redondo

O Fusca roda redondo pelas tortuosas estradas de Mogi das Cruzes. “Não era um carro de pista, mas sim algo que funcionasse em várias oportunidadesâ€, explica o preparador da Concept Car. No ensaio fotográfico, era fácil de manobrar o Volkswagen, com injeção bem acertada em todas as rotações. Já as trocas de marcha acontecem sem solavancos, o câmbio é da versão 1600. A embreagem é parruda para suportar a força extra. Ela foi encomendada na Ceramic Power, com platô para 980 libras. Disco de embreagem é lona hd.

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A preparação não ficou só no motor e carroceria. Suspensão mais baixa estava na lista de André. A equipe da Katraka, localizada na Zona Leste da capital paulista, ficou com a responsa. As rodas, de 17 polegadas e tala 7, são réplicas de Fuchs cromadas.

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“Esse estilo de personalização usado no Fusca remete ao German Lookâ€, explica André Takeda. Na suspensão traseira está um kit de facão regulável. Encurtada em 2 cm, a bitola dianteira dá outa personalidade ao Fusca. As mangas de eixo da Empi foram deslocadas. “No German look a referência são os Porsche, de onde se transplantam parte mecânica e peças para conseguir desempenho. No Fusca do Daniel há alguns elementos desse estilo, mas não os componentesâ€, conta o customizador.

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Da família
Daniel faz parte da família Takeda, tanto pelos laços da árvore genealógica quanto pela paixão pelos Volkswagen a ar. “A gente brinca que ele precisou gostar dos VW para poder entrar para a famíliaâ€, brinca o cunhado André.

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Por enquanto o Fusca 71, que ficou seis meses parado nessa última customização, não vai receber mais nada. Já com o Fusca 1961 a história é diferente. “Ainda vamos decidir o que fazer com eleâ€, conta Daniel enquanto coça o queixo. Acho que, em breve, Mogi das Cruzes vai ter outro Volkswagen de primeira desfilando.

Ficha Técnica

Motor >> 4 cilindros boxer, 1.9
Alimentação >> Injeção eletrônica, etanol
Potência >> 250 cv (estimados)
Torque >> 30 kgfm (estimados)
Transmissão >> Manual, quatro marchas, tração traseira
Freios >> Discos, tambores
Pneus >> 205/40
Rodas >> Aro 15†x 7,5â€
Upgrade >> Motor, suspensão, rodas, pneus, interior
Empresas >> Restaurakar, Concept Cars

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Veja notícia original

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Esse ficou muito bonito!!! Sonho de infância um Fusca assim... :rever1:

 

Um camarada daqui tinha um numa cor bem parecida com a desse (fotos abaixo), o famoso azul calcinha.

 

sGQh7Fe.jpg

 

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