Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

[FullPower] VW Fusca 1971 ganha motor 1.9 turbo de 250 cv

Recommended Posts

Texto: Carlos Cereijo / Fotos: João Mantovani

Este Fusca 1971 turbo já estava entre a família Takeda, responsável pela oficina especializada Restaurakar de São Paulo, bem antes de chegar às mãos de Daniel Shoji Hayama. André Takeda é cunhado de Daniel e antigo proprietário do Volkswagen. Há sete anos, o carro chegou à garagem do customizador com funilaria e pintura para restaurar e motorização como saiu da fábrica. Depois de toda desmontada, a caranga começou a receber as melhorias. “A cor original é Azul Diamante, mas decidi na época deixa-la só um pouco mais claraâ€, explica André. A tapeçaria estava boa e foi mantida intocada.

MANT6186
O motor original 1.5 foi aposentado, deu lugar a um bloco 1.6 já com turbo. Com essa receita o Volkswagen ficou com André por três anos, antes do cunhado assumir o projeto. Foi aí que o carro, agora do Daniel, começou a receber as formas que você vê nas fotos. Não era o primeiro Fusca dele, que hoje tem ainda um Itamar 1994 e um 61.

MANT5865
Como a carroceria estava zerada, a atenção foi para o interior. O estilo com madeira foi deixado no painel e nas portas. Já a alavanca de câmbio e o volante vieram da Empi. Já os mostradores são da linha Bege da Cronomac. Essa grafia dos instrumentos surgiu por uma demanda da Restaurakar, depois entrou para o portfólio da Cronomac. O conta-giros foi posicionado ao lado da coluna de direção, abraçado com o shif-light. Logo abaixo do painel original vêm três relógios. Eles mostram pressão de óleo, pressão de combustível e pressão na turbina. Escondida no porta-luvas está a FT250. O sistema de injeção já denuncia a mudança importante que André providenciou para o Fusca.

MANT5869
Coração turbo

Emerson Renato, da Concept Car, ficou responsável pela nova proposta de motor para o Fusca. A fórmula escolhida, e que está no carro até hoje, foi de bloco 1.6 redimensionado para 1.9 com turbo e injeção da FuelTech, FT250, com corpo duplo de 40mm.

MANT5886

Para gerar estimados 250 cv, o turbo MasterPower trabalha com 1,2 kg de pressão. Ela fica deslocada, longe dos olhos de quem abre a tampa traseira desavisado. A customização que deixou o 1.9 quase todo preto também foi feito por Anderson Takeda. Esse visual mais sóbrio do motor é a tendência, segundo a equipe da Restaurakar.

MANT5919
Da prateleira da Mahle vieram os pistões de 94 mm forjados, bielas e virabrequim são originais e aguentam o tranco. Cabeçote de 8 aletas também é original, com válvulas de 35 mm na admissão e 31 mm na saída. Balancis Empi 1.25 e molas são especiais se juntam ao comando, que é original das últimas Kombi a ar. Os bicos injetores Iwp foram retrabalhados para 80 libras/hora. A German, loja especializada que fica no bairro da Mooca, em São Paulo, fez escapamento o de inox. â€œÉ um carro para curtir no fim de semana, ir aos encontros do clubeâ€, explica Daniel.

MANT5923
Redondo

O Fusca roda redondo pelas tortuosas estradas de Mogi das Cruzes. “Não era um carro de pista, mas sim algo que funcionasse em várias oportunidadesâ€, explica o preparador da Concept Car. No ensaio fotográfico, era fácil de manobrar o Volkswagen, com injeção bem acertada em todas as rotações. Já as trocas de marcha acontecem sem solavancos, o câmbio é da versão 1600. A embreagem é parruda para suportar a força extra. Ela foi encomendada na Ceramic Power, com platô para 980 libras. Disco de embreagem é lona hd.

MANT6204
A preparação não ficou só no motor e carroceria. Suspensão mais baixa estava na lista de André. A equipe da Katraka, localizada na Zona Leste da capital paulista, ficou com a responsa. As rodas, de 17 polegadas e tala 7, são réplicas de Fuchs cromadas.

MANT6198
“Esse estilo de personalização usado no Fusca remete ao German Lookâ€, explica André Takeda. Na suspensão traseira está um kit de facão regulável. Encurtada em 2 cm, a bitola dianteira dá outa personalidade ao Fusca. As mangas de eixo da Empi foram deslocadas. “No German look a referência são os Porsche, de onde se transplantam parte mecânica e peças para conseguir desempenho. No Fusca do Daniel há alguns elementos desse estilo, mas não os componentesâ€, conta o customizador.

MANT6469
Da família
Daniel faz parte da família Takeda, tanto pelos laços da árvore genealógica quanto pela paixão pelos Volkswagen a ar. “A gente brinca que ele precisou gostar dos VW para poder entrar para a famíliaâ€, brinca o cunhado André.

MANT6492

Por enquanto o Fusca 71, que ficou seis meses parado nessa última customização, não vai receber mais nada. Já com o Fusca 1961 a história é diferente. “Ainda vamos decidir o que fazer com eleâ€, conta Daniel enquanto coça o queixo. Acho que, em breve, Mogi das Cruzes vai ter outro Volkswagen de primeira desfilando.

Ficha Técnica

Motor >> 4 cilindros boxer, 1.9
Alimentação >> Injeção eletrônica, etanol
Potência >> 250 cv (estimados)
Torque >> 30 kgfm (estimados)
Transmissão >> Manual, quatro marchas, tração traseira
Freios >> Discos, tambores
Pneus >> 205/40
Rodas >> Aro 15†x 7,5â€
Upgrade >> Motor, suspensão, rodas, pneus, interior
Empresas >> Restaurakar, Concept Cars

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
FVFdWHRqNUU

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse ficou muito bonito!!! Sonho de infância um Fusca assim... :rever1:

 

Um camarada daqui tinha um numa cor bem parecida com a desse (fotos abaixo), o famoso azul calcinha.

 

sGQh7Fe.jpg

 

8eOV67g.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...