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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Andre Silva

kit 3 vias frontal - mistura de marcas...

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caros...

 

ouvi, pela primeira vez, um sistema de 3 vias na frente, no caso do WagnerK daqui de Curitiba, e curti muuuuuito o resultado, e agora fiquei afim de testar um no meu carro (Jetta MK6).

 

procurei uns mid da Focal e não acho só eles para comprar, pelo menos até agora.

estava vendo no Classificados e o DRM_Sound tem um par de mid L3 (primeira versão).

 

pergunta do nooba aqui, acham que daria pra incluir o L3 junto ao KR2 pra formar um kit 3 vias com bom resultado...???

alguma experiência nesse sentido..???

 

ideia seria fazer um sistema biamplificado usando:

- processador Bitone (usando o crossover ativo dele)

- amps PDX5 + Wharf flex 4/3/2

 

valeu...

Editado por Andre Silva

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Meu 3 vias tinha uma via de cada marca

Rola, mas as coisas tem que ter um certo casamento se timbre pra funcionar bem, fora o acerto beem feito

Seria PDX para pra vias altas e sub e Wharf pra mids em bridge?

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imagino isso mesmo, PDX5 tocando kit nas colunas e sub + Wharf tocando as portas, mas imagino tocando 2 canais apenas, mas não em bridge.

 

agora, do casamento de timbre que é justamente a minha maior dúvida... :-)

 

estou aberto a ideias e sugestões...

Editado por Andre Silva

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Usei por um tempo um 3way frank.

Um dos melhores set q ja tive.

Tw mbq

MR dls

Mid focal

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No meu 3 vias o problema era justamente o casamento entre MB e Full. Pois meu limitador era o cross do player em 250hz.

 

Depois que o Wagner fez minhas colunas, pude usar ajuste de TA para TW e Full no mesmo canal com cross passivo, e aí consegui mudar a forma de ação do player e contornado o problema.

Editado por Fortes

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pela parte do crossover, acho que com o BitOne não terei problemas de cortes... :-)

 

agora pintou outro mid, um Vifa 1808.

 

não exigo grandes coisas do sistema, quero apenas uma coisa "razoável" dentro do possível do equipameto pra curtir o som bem tranquilo.

gostava do kit 2 vias, mas sempre achei que faltava algo ainda...

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pela parte do crossover, acho que com o BitOne não terei problemas de cortes... :-)

 

agora pintou outro mid, um Vifa 1808.

 

não exigo grandes coisas do sistema, quero apenas uma coisa "razoável" dentro do possível do equipameto pra curtir o som bem tranquilo.

gostava do kit 2 vias, mas sempre achei que faltava algo ainda...

 

e porque não usar o kit 2 vias que tu gosta e adicionar um midrange ou fullrange?

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Mas é bem isso que estou analisando e vendo de opiniões de outros que já fizeram isso...manter o kit KR2 e adicionar os mid.

Pelo classificado achei estas duas opções mas não tenho referência deles

Legatia L3

Vifa 1808

 

;-)

 

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Amigo, tb uso kit 3 frank.

 

Twt AD + Mid AD (de outra linha) + Midbass Exodus

 

Enfim, como o pessoal comentou, ter falantes de linhas ou marcas diferentes pode ter impacto no timbre e deixar o acerto mais difícil. No meu caso o twt e midrange da mesma marca ficam perfeitos e tenho um pouquinho de problema pra acertar o midbass, até pq ele é de um patamar inferior aos outros dois. Mas o resultado final está ótimo.

 

O L3 que vc quer é um midrange muito bom, um dos que eu mais gostei de ouvir, quando bem acertado. Os L3 que eu ouvi pelo menos estavam com uma resposta mais agradável até do que os L3SE da mesma marca que eu já ouvi.

 

Agora o que vc poderia ir atrás seria de um midrange Focal mesmo pra ficar dentro da marca. Procurar o midrange do Utopia, do KRX3 ou algum assim pra mim seria a primeira escolha. As vezes vc acha aqui mesmo nos classificados um Focal 3W2 por não muito mais que esse L3.

 

Eu sei que sai caro importar, mas só pra deixar registrado:

 

http://www.ebay.it/itm/COPPIA-MID-FOCAL-UTOPIA-Be-3-W2-Be-100-WATTS-NUOVI-/331083135215?hash=item4d1617b8ef

 

http://www.ebay.it/itm/Focal-coppia-medi-4kslim-4k-slim-100-W-Nuovi-Garanzia-/231673974077?hash=item35f0d84d3d

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Pelo que vejo a maior dificuldade e o casamento do TW com MR do que o MB com MR.

A num ser que vc pegue um MB muito limitado, que num suba muito, pois exige muito mais do MR.

Se for um MB que suba além dos 2k e bem mais tranquilo, porque quando vc faz o MR descer muito próximo da FS dele ele fica com efeito semelhante a uma "Corneta"..

Editado por gustavomp3

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Na verdade o midrange corneta quando vc faz ele subir muito, não baixar.

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Acho desperdício usar mr acima dos 2khz

Se for assim, fica num 2way

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A grande vantagem de se fazer um 3 vias nesse estilo Frankenstein é que se pode optar por mid bass mais ao estilo de subs pequenos

 

Muitas vezes os fabricantes usam o mesmo midbass para kits 2 e 3 vias, então ele obrigatoriamente tem que subir, limitando na hora de descer

Lógico que ainda ficam todas as vantagens de um sistema 3 vias, mas qdo se consegue um midbass que desça mais, melhor, não? Então pegar um midbass que tenha uma resposta boa até uma oitava acima do ponto de corte entre ele e o midbass já é o suficiente (se for cortar em 500Hz, não precisaria responder bem acima de 1000Hz)

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Acho desperdício usar mr acima dos 2khz

Se for assim, fica num 2way

 

EXATO!!!!

 

A grande vantagem de se fazer um 3 vias nesse estilo Frankenstein é que se pode optar por mid bass mais ao estilo de subs pequenos

 

Muitas vezes os fabricantes usam o mesmo midbass para kits 2 e 3 vias, então ele obrigatoriamente tem que subir, limitando na hora de descer

Lógico que ainda ficam todas as vantagens de um sistema 3 vias, mas qdo se consegue um midbass que desça mais, melhor, não? Então pegar um midbass que tenha uma resposta boa até uma oitava acima do ponto de corte entre ele e o midbass já é o suficiente (se for cortar em 500Hz, não precisaria responder bem acima de 1000Hz)

 

:+1 :+1

 

Além de que, o que me fez apaixonar pelo 3 vias, foi o palco sobre o painel, alto, além da suavidade das frequencias de até 10k hz tocadas pelo full...

 

Pra mim, não tem kit 2 vias(DOS QUE EU OUVI!!!) que bata essa sensação do 3 way.

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Eu com scan 7000 + mid 15W em pezinho o palco ficava alto e as altas perfeitas. A única deficiência que eu via naquele set de falantes era uma naturalidade maior de alguns midrange para reproduzir caixa de bateria, tambor esses instrumentos de percussão.

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Eu com scan 7000 + mid 15W em pezinho o palco ficava alto e as altas perfeitas. A única deficiência que eu via naquele set de falantes era uma naturalidade maior de alguns midrange para reproduzir caixa de bateria, tambor esses instrumentos de percussão.

 

Em relação a foco, achava melhor o 206 que o seu set atual.

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Pelo que vejo a maior dificuldade e o casamento do TW com MR do que o MB com MR.

A num ser que vc pegue um MB muito limitado, que num suba muito, pois exige muito mais do MR.

Se for um MB que suba além dos 2k e bem mais tranquilo, porque quando vc faz o MR descer muito próximo da FS dele ele fica com efeito semelhante a uma "Corneta"..

 

a FS dos L3, L3SE é muito mais baixa que 2kHz.

 

O corte mínimo recomendado é de 160Hz em 24db/8ª

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Pra mim, não tem kit 2 vias(DOS QUE EU OUVI!!!) que bata essa sensação do 3 way.

 

 

Quando o midbass está direcionado fica tão bom quanto, Fortes.

 

No Palio do guilhermefkn ficou comprovado isso.

 

Tinha os revelator 18W em pezões direcionados e tweeters illuminators D3004-6020-00

 

Quando ele adicionou o L3SE nas colunas com o Illuminator, a mudança foi extremamente sutil.

 

Não acho que valeu o investimento.

 

A vantagem do 3 vias pra mim é pra quem não abre mão de instalar os midbass nas portas

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Deixa eu me expressar melhor, eu gosto de trabalhar com os falantes na faixa de linearidade por isto citei isto... Se for fazer os cortes na região não linear do falante vc vai ter problemas sérios. ..

Pra isto vc tem q dar uma boa margem de segurança..

No geral vejo q o corte e na faixa de 500Hz pra MR...

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Deixa eu me expressar melhor, eu gosto de trabalhar com os falantes na faixa de linearidade por isto citei isto... Se for fazer os cortes na região não linear do falante vc vai ter problemas sérios. ..

Pra isto vc tem q dar uma boa margem de segurança..

No geral vejo q o corte e na faixa de 500Hz pra MR...

 

Já é um baita ganho. Não conheço tweeters que toquem nessa faixa.

 

Midrange não segue regra de tweeter de cortar duas vezes acima da FS

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Deixa eu me expressar melhor, eu gosto de trabalhar com os falantes na faixa de linearidade por isto citei isto... Se for fazer os cortes na região não linear do falante vc vai ter problemas sérios. ..

Pra isto vc tem q dar uma boa margem de segurança..

No geral vejo q o corte e na faixa de 500Hz pra MR...

Na minha opinião, 400hz, 500hz a melhor faixa pra um MR "trabalhar"

So nw entendi onde entrou os 2khz da sua resposta anterior....

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