Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dgrilo

Subwoofer Queimou? Galera me ajudem por favor!

Recommended Posts

Montei meu som ontem a noite.

(Ganho da potência em torno de 60% para o sub)

 

Utilizei ele normalmente, porém com músicas com mais graves e tal (Cheguei até usar uns Testes de SPL).

E já no começo eu percebi um cheiro de queimado vindo dele, e foi ficando cada vez mais forte.

Depois de uns 30 minutos utilizando o mesmo sem parar, ele parou de funcionar.

Fiz todos os testes possíveis. (Saídas, RCA, está funcionando perfeito)

 

Será que foi o subwoofer?

Se foi, aonde arruma?

Editado por dgrilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sabia... Antes tive UXP e Fosgate ligado em SD 1.600 e nunca aconteceu nada! As vezes cheirava, eu pensei que era normal, pelo sub estar novo.

Sinceramente... esse pioneer me decepcionou demais... 30 minutos com 400 RMS. Como assim... ha é fo**...

Vejo gente ligar SD 1000 nele... e nada... não é possível... não mandei nem distorção, apenas tava com volume elevado.

 

Vale a pena arrumar ou comprar outro?

Editado por dgrilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

leva numa casa de reparo. fritou a bobina. cara sentiu cheiro de bobina pare na hora. excesso de potência também queima falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for novo tenta garantia, meu amigo queimou um eros 500 novo na primeira semana, e conseguiu garantia.

mas se tu viu que ele veio assim, cheirou queimado devia ter parado na hora e abaixado o volume. com certeza deu problema na bobina ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas sub é novo é tu mete já toda potencia? Acho que pelo menos amaciando com o tempo ele aguentaria não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então... fica bom se eu levar para arrumar?

fo**... eu achava que era normal esse cheiro aí... não imaginava que fosse o sub...

Provavelmente vou conseguir garantia. Caso eu não consiga, eu vou ver se arrumo e vendo ele.

Se houver a possibilidade de pegar o dinheiro de volta, seria melhor eu pegar um sub mais resistente? tipo um uxp?

Esse negócio de amaciar o sub, tem mesmo? achava que era mito isso daí...

Editado por dgrilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara os uxp novos ouvi falar que não estão mas tão resistentes como eram..

da pra arrumar sim, fica bom se o serviço for bem feito.

 

esse negocio de amaciar pouca gente faz, no começo é só usar uma semana por ai não abusando muito do volume. ,

mas acho que bobina não queima por causa disso, só se ele descolou algo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pegar outro 311 mesmo... gostei muito do resultado. Grave forte com bom timbre.

Entendi... o que possivelmente pode descolar do subwoofer nesses casos? (Vou tentar usar de desculpa para garantia.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode descolar a centragem. desalinhar a bobina, ai queima.

 

o próximo começa com calma, amacia ele pelo menos uma semana mais de boa antes de aplicar muita potencia.

 

Pioneer em um projeto bem feito rende muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano se fritou assim foi por distorção, qlqr sub com cheiro de queimado ja é anormal é a bobina nao aguentando dissipar o calor....

ganho no amp nao significa q se está a 60% esta mandando 60% dos 400w nao OK?? antes leia o artigo de regulagem de ganho se nao souber mecher. Axo q vc forçou a barra demais e o sub estava tocando mt bem mas com mt distorçao na vrdd e bye bye

edit: essa de amaciar sub tbm eu nao acredito, n existem provas q isso realmente funciona. N tem dessa q enqnto o sub é novo nao se pode aplicar a potencia nominal por ele especificada, se nao num viria rotulado 400w nele pow

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu consigo perceber bem a distorção... sei que ganho é regulador de voltagem. Por isso deixei em 60% para aplicar torno de 5v (mesma que a saída do player).

 

O fato do Loudness estar ligado faz diferença? Gera Distorção?

A caixa tem influência em alguma coisa? estava usando uma de 50L com 2 Dutos de 3".

Eu já tinha mandado fazer uma de 46 com 1 duto de 4", mas estava usando essa até a outra ficar pronta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando comprei meu questo, seja o 350 e agr esse 500, eram bem duros, qse não desciam, e agr dps de amaciados, é outra coisa, pelo menos eu, quando compro um alto falante, sempre deixo tocando moderado, ai dps de sentir que estão amaciados, ai dou um ganho no volume

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk aplico 3000rms pra 4 pioneer, o cheiro de queimado é forte kkkkk mais abaixo antes de queima, tenta deixa ganho baixo e sem bass boost

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bass boost detona mesmo o sub, sub novo tem que ir de boa e conforme for amaciando vai dandl um tapa no ganho, e tomar muito cuidado tb com subsônico, mas ai é fácil, só mandar trocar a bobina e o sub fica novo e tomar cuidado para não queimar de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A propósito o que vc tem montado? Quanto de bateria tem ai?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Player Pionner 6780

Tenho 2 Falantes de 6" nas portas dianteiras e 2 de 5" nas portas traseiras (Bravox).

Pioneer 311 S4 + Caixa de 46L Duto de 4"

Soundigital 800.4 Evo 4 (Cabo de 10mm)

57AH de Bateria (Somente a do Cofre)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bicho garantia de falante eu acho meio que impossível(salvo defeito de fábrica), só se o dono da loja for muito seu camarada e te der outro por que a fábrica classifica como uso indevido, ou seja alto falante não foi feito para distorcer.

 

11987023_850673051707138_8728513033611964791_n.jpg?oh=f7a1bee0c6321b08857d26dd6eaf26a9&oe=566BFB67

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente disso.

Vou solicitar garantia.

Sub não tocou nem 10 minutos com 400 rms. Veio fora da caixa e ainda com riscos no imã.

Acho que já estava com uso ou algo do tipo.

O som deu defeito já no momento da instalação.

Utilizava um Fosgate por mais de anos em 1600 RMS com Bass Boost Loud e a caralhada toda, e nunca nem cherou queimado nem nada.

Usei até 1 uxp na mesma potência.

Sub não queima fácil não... não foi distorção, mas acredito que foi o uso contínuo do sub em volume elevado em frequências baixas (hip hop etc).

Editado por dgrilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz a queima da bobina foi por excesso de distorção...

Saiba que ganho não é volume...

Ele é um "casador" de tensão, se vc tem um CD com 4v na saída vc tem q ajustar o ganho de entrada do amp pra 4v tbm!

Se vc aumentar além disto, tudo que vai passar é distorção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma SD 800.4 não tem força suficiente pra queimar um UXP por excesso de potência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fo** é que o SD não tem marcação pra saber aonde estão exatamente os 4 volts. Nem tem mínimo nem maximo. Não dá pra saber como se regula.

Tem idéia aonde deixa? Tipo no meio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem q regular no ouvido.

cara pelo q vc falou teu sub deve ter vindo zicado jah, pq queimar assim rapido eh meio fo** msm e seu amp deveria ta mandando rios de distorçao e como vc ja manja de som meio dificil ter feito essa cagada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso que estou querendo dizer victor. Não tenho como um sub mesmo com distorção queimar rápido.

Igual eu disse, acredito que foi o tempo mesmo... ficou direto lá tocando. Aí parou do nada. E desde o ínicio teve cheiro estranho... enfim...

Logo eu venho para dizer o que eu vou fazer com o sub. Se vou reparar, se vai trocar....

Tem algum vídeo explicando como que eu regulo o ganho na Soundigital? (Não tem indicação de valor)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eh no ouvido, ou se vc for numa loja fo** q tenha osciloscopio pra ver a onda se ta distorcendo ou q tenha um voltimetro true rms e fazer as contas pra saber qnt de potencia ta enviando ....fora isso nao tem outro metodo nao hahaha

e na vrdd nao foi rapido , vc largou 30min fritando a bobina....aposto q nunca um paini tocou tanto como nesses 30min huahuahua

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...