Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tugalol

Cabo Energia Comprometido?

Recommended Posts

Tenho um cabo 33mm da Technoise que estava instalado no meu antigo carro.

Quando tirei notei essa parte preta no cabo bem aonde ficava a divisão do COfre do Motor para a parte de dentro do carro.

Acho que está queimado.

O cobre desse cabo já era ou será que somente queimou o plastico?

segue algumas fotos.

20150720_222421.jpg

20150720_222432.jpg

20150720_222438.jpg

20150720_222508.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entupiu, senhor.

Isto aí aconteceu porque você passou o fio por um furo em um metal. Com a corrente, houve uma indução sobre este metal, que formou um curto circuito e que produziu bastante calor nesta região. Muito provavelmente você passou o cabo por um furo bem estreito.

O que ocorreu aí é mais ou menos isto aqui:

O mesmo efeito ocorre em um fogão por indução, e tem um nome: corrente de Foucault.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_de_Foucault

Editado por Kleberlpa
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa não sabia dessa!! Mto boa a explicação!

Na verdade o cabo passou por uma borracha de vedação e não por metal, mas estava sim MTO apertado para passar, lembro que eu e o cara que fez minha caixa sofremos para passar o fio!

Mas entao esse cabo ja era? Nao consigo reaproveitar para o proximo som?

Dessa vez vou passar ele com Techflex.

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser que esta borracha tenha prensado tanto assim o cabo e o manchado, a razão provavelmente tenha sido de indução sim.

Tem que ver se a capa está queimada ou apenas manchada.

Comprometido ele não está não, pode continuar usando sim. Se o isolamento ficou ruim naquele ponto, dê uma melhorada com fita isolante e pau na máquina.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade o cabo passou por uma borracha de vedação e não por metal, mas estava sim MTO apertado para passar, lembro que eu e o cara que fez minha caixa sofremos para passar o fio!

Honestamente, se resolve, eu não sei..

Além do techflex, coloquei um conduíte de uns 4cm ( 2cm para dentro do habitáculo do carro, 2cm para dentro do cofre do motor ) e vedei por dentro e por fora com silicone ( para que não entrasse água de jeito algum - e não entra )

Devo ter uma folga de uns 3mm entre a lata do carro ( que na verdade, é uma vedação de borracha que eu furei ) e o conduite..

Cabo Shok Referente 0awg

Compartilhar este post

Link para o post
A não ser que esta borracha tenha prensado tanto assim o cabo e o manchado, a razão provavelmente tenha sido de indução sim.

Tem que ver se a capa está queimada ou apenas manchada.

Comprometido ele não está não, pode continuar usando sim. Se o isolamento ficou ruim naquele ponto, dê uma melhorada com fita isolante e pau na máquina.

Vale a pena eu descascar essa parte preta para ver como ficou o cobre e depois eu fecho com fita isolante e termo retrátil?? Ou é melhor nem descascar pra não perder a proteção do plástico?

Honestamente, se resolve, eu não sei..

Além do techflex, coloquei um conduíte de uns 4cm ( 2cm para dentro do habitáculo do carro, 2cm para dentro do cofre do motor ) e vedei por dentro e por fora com silicone ( para que não entrasse água de jeito algum - e não entra )

Devo ter uma folga de uns 3mm entre a lata do carro ( que na verdade, é uma vedação de borracha que eu furei ) e o conduite..

Cabo Shok Referente 0awg

Boa idéia essa do conduite!! Só não sei como vou fazer isso.. To sofrendo pra achar alguma borracha de vedação que passe esse cabo no meu carro (Peugeot 308)

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena eu descascar essa parte preta para ver como ficou o cobre e depois eu fecho com fita isolante e termo retrátil?? Ou é melhor nem descascar pra não perder a proteção do plástico?

Não. O cobre está igualzinho, no máximo com uma leve coloração.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. O cobre está igualzinho, no máximo com uma leve coloração.

Se a capa esta daquela cor por aquecimento, provavelmente o cabo estará avermelhado... mas nada demais, mete auto fusão por cima.

Sobre o efeito, poucos eletricistas conhecem heheh por isso que passam cabos separados em tubos de meta e depois não sabem pq esquenta...

Compartilhar este post

Link para o post

Se a capa esta daquela cor por aquecimento, provavelmente o cabo estará avermelhado... mas nada demais, mete auto fusão por cima.

Sobre o efeito, poucos eletricistas conhecem heheh por isso que passam cabos separados em tubos de meta e depois não sabem pq esquenta...

Entao mesmo que esteja avermelhado.. Para usar como positivo no carro, nao teria muito problema perder rendimento no AMP, ou perder isolamento, esquentar novamente, por fogo em td, sei la rss..

Compartilhar este post

Link para o post

Entao mesmo que esteja avermelhado.. Para usar como positivo no carro, nao teria muito problema perder rendimento no AMP, ou perder isolamento, esquentar novamente, por fogo em td, sei la rss..

Se vai usar no limite, troque pra garantir....

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai usar no limite, troque pra garantir....

Vou usar pra tocar um sd1000 (sub de 750 rms) + um Mosconi tocando uns 150 rms nos kits..

Total de 750 rms classe D + 150 classe AB..

Esse cabo de 33mm tem 2,5 metros só..

Compartilhar este post

Link para o post

Cobre é metal... se ele tivesse fundido até daria pra dizer algo, mas do jeito que está não afeta em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é. Inclusive pra painel elétrico que lide com grandes correntes parece que tem até norma.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é. Inclusive pra painel elétrico que lide com grandes correntes parece que tem até norma.

A própria passagem de cabos em eletrocalhas tem os arranjos corretos, mas explicar que isso faz sim diferença prum eletricista é difícil....

Compartilhar este post

Link para o post

e parece que esse "aperto" agil como uma resistencia ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...