Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rattao

Ruído no novo projeto

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Aproveitei este feriadão para montar o meu novo projeto no carro. Eu mesmo fiz a instalação!

Bom, o carro é um VW FOX Rock in Rio 2014. O carro vem com um player 2 din original que é o mesmo do Jetta. O set é o seguinte:

Player original 2 din (mesmo do jetta)

02 conversores fio/rca da Scorpion, com anti-ruído + remote para o módulo

02 Cabos RCA da Stinger SPI2317

01 Amplifificador DAT EX5 Exclusive c/ controle de sub (instalado no banco traseiro, sobre uma placa de MDF de 18mm)

01 Kit 2 vias Focal Integration IS 165 (Importado antes de ser pelo Paraguay) instalado com suporte de mdf de 18mm

01 Par de Coaxial Focal Integration IC 165 (Importado antes de ser pelo Paraguay) instalado com suporte de mdf de 18mm

Cabeamento 2,5mm technoise para os falantes passado novos, direto do ampl.

Cabo de alim. do ampl. da technoise.

Subwwofer, ainda não possuo! :( :( :( Aceito sugestões! (Não quero perder muito porta malas...) O sinal para o canal do sub, puxei um Y dos cais traseiros.

Apesar do Player ser original, o som ficou excelente, claro e limpo como eu queria, sem distorções aparentes! Claro que está faltando um grave agora... O problema é um barulho chato que vem do ampl. Um zunido estridente, somente escuto ele quando o volume está muito baixo, não vem dos falantes nem dos twiters. Quando acelero o carro, o barulho não se altera. No começo achei que era interferencia, mas passei o cabo de alimentação pela esquerda, e os RCAs pela direita do carro. Até quando chegam no ampl., eu deixei o rca do lado oposto... Li em alguns tópicos, que o DAT faz um barulho proveniente da ventoinha de refrigeração, que alguns não ligam pois o barulho some quando aumenta o som... Mas fiquei preocupado com o barulho (ruído), pra mim, me incomoda e muito, se o som estiver alto some, mas é só a musica baixar um pouco, e lá está ele. Fiquei preocupado em ser alguma coisa ligada errada. Alguém tem alguma dica?

Bem, é isso. Me desculpem o texto gigante...

Editado por rattao

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ruído é do Cooper mesmo?

Desliga pra fazer um teste.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu carro está com um barulho agudo porem quando eu acelero, o barulho aumenta. Li que é um barulho gerado pelo alternador...

Ouvi também que o DAT EX5 faz barulho nas ventoinhas, mas aparentemente este não é o teu problema.

No meu carro anterior, quando eu ligava o som no cabeamento RCA, ele fazia um zumbido estranho, também não mudava com a aceleração. Ai quando eu desconectava do RCA e ligava nas saídas amplificadas do player, o barulho parava. Nunca descobri o motivo... Esses problemas enchem o saco!

Compartilhar este post

Link para o post

Se o barulho nao altera com a aceleração e nao sai nos falantea e tweters.....nao deve ser ruido d interferências...

Provavel q o que esteja escutando eh do cooler mesmo....o meu faz tbm..meu é Pr4160...

Mass nao chegaa a ser taoo alto assim naoo...da pra escutar qndo está no zero vol, mas nada absurdo naoo...

Mas q twm o barulho temm simmmm...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um Ex5, e faz barulho no cooler mesmo, porem como o meu esta no porta malas, o barulho dele fica abafado la atras.

Compartilhar este post

Link para o post

já experimentou ligar o remoto do ampli direto sem passar pelo conversor ?? ou melhor desligue o positivo e negativo do conversor !!! e faz um teste :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa galera, boa noite!

Obrigado pelas respostas! Vou tentar fazer alguns testes com os conversores pra ver se resolve, dai posto aki os resultados!

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal, ontem dei uma fuçada no som para tentar resolver o ruído, obtive os seguintes resultados:

- Os testes foram feitos com o mute do player acionado, (sem som);

- Só ligando o pós chave, sem dar partida, aparece ruído nos falantes;

- Somente ligando o Player, sem a chave, aparece o ruído;

- Com o motor ligado, aparece o ruído;

- Tirei a alimetação (positivo e negativo) do conversor RCA, o ruído diminuiu um pouco, mas continua;

- O remote, tirei do conversor rca, e liguei em uma saída remote do Player, o ruído continuou a mesma coisa;

- Desconectei os RCAs do Ampl., o ruído dos falantes parou. Com isso, cheguei bem perto do ampl. e pude escutar o barulho que o cooler faz. O ruído existe sim, mas fica imperceptivel quando estou no banco dianteiro; Não me incomodou, pois não escutei;

- Depois das alterações, liguei o som, e com um volume agradável (não alto), o ruído praticamente some. Mas é só a música cortar um pouco de agudo, que o ruído aparece....

Algumas conclusões que tive, ruído devido a alternador e motor não é, pois mesmo somente com player ligado, o ruído existe. Não parece ser o amplificador que está enviando o ruído do cooler, ou mesmo amplificando esse ruído nos falantes. Estou desconfiando dos conversores RCA, e do próprio Player que é original.

Alguém tem alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Rattao, eu instalei o player original do gol (é um pouco diferente) e também tenho o EX5... Para te falar, nem o barulho do cooler eu consigo escutar.

Fiz a instalação com conversor RCA da Technoise, cabos RCA série 800 da Technoise, alimentação é a linha pro competition também da technoise, e não deu ruído nem distorção.

Para não falar que não tinha nada, meu tw estava dando um chiado nas músicas, mas fiz uma equalização boa pelo módulo e parou.

Tenta ajustar as equalizações do módulo para ver se melhora.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu passei a fiação toda separada (positivo e remote pela esquerda; RCAs pelo meio; speaker pela direita) e um dia desses acelerando na rodovia ouvi um ruido agudo quando acelerava. Pesquisei um pouco aqui e antes de partir pra aterrar RCAs ou qualquer coisa, fui olhar a fiação lá atrás, chegando no porta malas. Vi que em determinado ponto os RCAs estavam próximos demais dos outros cabos, e dei uma reorganizada, afastando-os e colocando-os cruzados nos pontos que era impossível de separar. Resolveu! De repente isso pode te ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. isso ta com cara de problema de aterramento nos cabos RCA ou no conversor..

O que seria esse problema de aterramento, e o que eu poderia fazer para resolver?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu passei a fiação toda separada (positivo e remote pela esquerda; RCAs pelo meio; speaker pela direita) e um dia desses acelerando na rodovia ouvi um ruido agudo quando acelerava. Pesquisei um pouco aqui e antes de partir pra aterrar RCAs ou qualquer coisa, fui olhar a fiação lá atrás, chegando no porta malas. Vi que em determinado ponto os RCAs estavam próximos demais dos outros cabos, e dei uma reorganizada, afastando-os e colocando-os cruzados nos pontos que era impossível de separar. Resolveu! De repente isso pode te ajudar.

O ruído do meu pelo visto é igual ao seu, quando acelera aumenta, parece um assobio agudo...

Então, no meu fiz mais ou menos a mesma coisa. A diferença é que passei os cabos dos falantes junto com os RCAs do lado direito. Alimentação do lado esquerdo.

O que seria aterrar os RCAs? Os meus RCAS são da STINGER, e não tem como ligar alguma coisa neles...

Compartilhar este post

Link para o post

O ruído do meu pelo visto é igual ao seu, quando acelera aumenta, parece um assobio agudo...

Então, no meu fiz mais ou menos a mesma coisa. A diferença é que passei os cabos dos falantes junto com os RCAs do lado direito. Alimentação do lado esquerdo.

O que seria aterrar os RCAs? Os meus RCAS são da STINGER, e não tem como ligar alguma coisa neles...

Pega um pedaço de fio qualguer e liga na carcaça metalica do conector, a qualquer ponto terra do carro ou amplificador...

O ruido deve alterar..

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca precisei fazer aterramento, mas achei essa imagem no fórum mesmo, num tópico que falava sobre o assunto de ruídos:

bb304f187b16304e3a63a60edc430df5.jpg

Já aterramento dos RCAs deixaria pra fazer depois de esgotar todas as possibilidades (isso se eu realmente fizesse), pois com certeza tem alguma coisa que não seja RCA provocando o ruído.

Depois tenta passar os RCAs (sinal) de um lado e os cabos de falante e positivo (que são energizados) pelo lado oposto do carro, pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo outro conselho !!! os cabos de alimentação do player se for fino tbm da ruídos eu tenho um pioneer deh-8550 bt mixtrax que tbm passava ruídos para o som quando ligava o rca no modulo porem os cabos de alimentação era original do plug do carro !!!

depois de fazer todos os testes possíveis ( troquei de modulos duas veses, troquei cabo rca 3 vezes, aterrei o rca ) sem nenhum sucesso resolvi trocar os cabos do player [¨]

passei um positivo e um negativo de 2,5mm² novo direto na bateria e o ruído desapareceu totalmente :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos!

Obrigado pelas outras dicas! Vou testar algumas agora só no fim de semana.... vou tentar puxar alimentação para o player direto da bateria com cabo de bitola maior. Também pensei na possibilidade de aterrar a carcaça do player, se me lembro ela não é aterrada... se não der certo, vou remover os RCAs e passalos pelo meio do carro...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Ratão, ja tive som montado com conversores RCA também e sei o quanto é chato ficar ouvindo este zunido e infelizmente a solução definitiva para este problema é difícil para encontrar.

Atualmente tenho um amp DAT EX5 instalado no meu carro e o único som emitido por ele é o do Cooler que só é perceptível com o carro desligado e com o volume muito baixo, ou seja: só encomoda quem está procurando pelo em ovo ou ouve som no carro as 3 hs da manhã com o carro parado na garagem. Kkk.

Como mesmo concluiu que o amplificador somente esta amplificando um ruído que está recebendo na entrada, pois como mencionou que ao remover os RCA da entrada o ruído some, não seria justo alterar o título do tópico pois lá menciona como sendo o amplificador o causador do problema, e vc já comprovou que não é!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Ratão, ja tive som montado com conversores RCA também e sei o quanto é chato ficar ouvindo este zunido e infelizmente a solução definitiva para este problema é difícil para encontrar.

Atualmente tenho um amp DAT EX5 instalado no meu carro e o único som emitido por ele é o do Cooler que só é perceptível com o carro desligado e com o volume muito baixo, ou seja: só encomoda quem está procurando pelo em ovo ou ouve som no carro as 3 hs da manhã com o carro parado na garagem. Kkk.

Como mesmo concluiu que o amplificador somente esta amplificando um ruído que está recebendo na entrada, pois como mencionou que ao remover os RCA da entrada o ruído some, não seria justo alterar o título do tópico pois lá menciona como sendo o amplificador o causador do problema, e vc já comprovou que não é!

Modificado! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera!

Como prometido, vou postar aqui algumas coisas que fiz para tentar eliminar o ruído!

- Os conversores eu mantive desligados , somente com os RCAS passando por eles.;

- Removi os cabos RCA do lado do passageiro para passar pelo meio do carro; (Aqui uma surpresa, um dos cabos estava rompido em um dos canais), corri na loja, e comprei um cabo novo! Brincadeira de 79,00 mangos!

- Repassei os cabos RCAs pelo meio do carro, sem nenhum outro fio por perto;

- Resolvi também repassar os fios duplos para os falantes; ( ao invés de deixar na parte de baixo nos cantos, repassei todos pelo teto, junto as guarnições) deu menos trabalho do que imaginei...

- Testei os falantes depois que refiz a solda, e nova surpresa, um dos falantes coaxiais está danificado! Toca o twiter, mas não tem movimento nenhum do cone! OpO Deixei sem!

- Testei o som, o kit duas vias está ótimo, som incrível, e não tem ruído nenhum! :rever1: :rever1:

- Já o outro coxial, o que achei que não estava com defeito, quando tiro todo o som, ou coloco no mute, faz uma chiadera chata! Mas quando vou aumentando o volume ele toca muito bem! Estou achando que ele também está com defeito.... pasmafaute será?

- Liguei as saídas traseiras no canal mono do ex5, e coloquei um sub de 8" que peguei de uma caixa de um som sony residencial, ficou até bacaninha! E o melhor, sem ruído!!! :rever1: :rever1:

Considerações:

- Tudo indica que os dois coaxiais estavam gerando o ruído?

- Agora sem eles, mesmo quando acelero o carro, não escuto o ruído de um assobio fino...

- Será que compensa mandar arrumar? São Focais originais, da época antes de ser importado pelo Paraguai...

- Se compensa arrumar, alguém sabe onde, ou quem indicar?

Compartilhar este post

Link para o post

e ai fez os testes ??? conseguiu fazer o barulho sumir ??

Opa! Desculpa pela demora em responder, mas postei agora pouco!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera!

Como prometido, vou postar aqui algumas coisas que fiz para tentar eliminar o ruído!

- Os conversores eu mantive desligados , somente com os RCAS passando por eles.;

- Removi os cabos RCA do lado do passageiro para passar pelo meio do carro; (Aqui uma surpresa, um dos cabos estava rompido em um dos canais), corri na loja, e comprei um cabo novo! Brincadeira de 79,00 mangos!

- Repassei os cabos RCAs pelo meio do carro, sem nenhum outro fio por perto;

- Resolvi também repassar os fios duplos para os falantes; ( ao invés de deixar na parte de baixo nos cantos, repassei todos pelo teto, junto as guarnições) deu menos trabalho do que imaginei...

- Testei os falantes depois que refiz a solda, e nova surpresa, um dos falantes coaxiais está danificado! Toca o twiter, mas não tem movimento nenhum do cone! OpO Deixei sem!

- Testei o som, o kit duas vias está ótimo, som incrível, e não tem ruído nenhum! :rever1: :rever1:

- Já o outro coxial, o que achei que não estava com defeito, quando tiro todo o som, ou coloco no mute, faz uma chiadera chata! Mas quando vou aumentando o volume ele toca muito bem! Estou achando que ele também está com defeito.... pasmafaute será?

- Liguei as saídas traseiras no canal mono do ex5, e coloquei um sub de 8" que peguei de uma caixa de um som sony residencial, ficou até bacaninha! E o melhor, sem ruído!!! :rever1: :rever1:

Considerações:

- Tudo indica que os dois coaxiais estavam gerando o ruído?

- Agora sem eles, mesmo quando acelero o carro, não escuto o ruído de um assobio fino...

- Será que compensa mandar arrumar? São Focais originais, da época antes de ser importado pelo Paraguai...

- Se compensa arrumar, alguém sabe onde, ou quem indicar?

intão tinha mais de um defeito vote !!! larga mão de recondicionar estes falantes nem compensa :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...